7 erros da gestão da saúde nas empresas

Gestão de saúde
Categoria: Saúde

Vamos falar sobre a gestão da saúde nas empresas? Sempre defendi que o ambiente empresarial é um campo fértil para a prevenção de doenças e a promoção da saúde.

Uniformidade, controle de informações e a possibilidade de gestão da medicina assistencial, a saúde ocupacional e as ações de qualidade de vida no trabalho, compõem a chamada Gestão Integrada de Segurança, Saúde e Qualidade de Vida. Todas as empresas acabam funcionando como organizações “de e para” a saúde, impactando nas pessoas, sociedade e economia.

Apesar disto, o custo com a saúde dos funcionários nas empresas cresce, dentre outros motivos, pela alta taxa de sinistralidade, a inflação médica e a incorporação de novas tecnologias ou tratamentos. Mas porque a sinistralidade aumenta mesmo com os investimentos em promoção da saúde?

Os sete erros

A revista Você RH de janeiro de 2014 listou os sete erros da gestão da saúde e eu fiz um pequeno esforço para adaptá-los:

1. Terceirização da saúde

Não se terceiriza a gestão da saúde. A saúde pode ser um grande negócio para empresa, mesmo este não sendo seu negócio principal.

2. Falta de indicadores de processo e de resultado na gestão da saúde

Quase tudo deve ser medido e controlado. O número de frequentadores da academia da empresa é um indicador de processo. Os indicadores de resultado são: estes frequentadores reduziram sua sinistralidade médica, perderam peso, se acidentaram menos?

3. Não saber se comunicar

A comunicação é o Tendão da Aquiles da gestão de saúde.

4. Coparticipação

Um erro, pois pode colocar barreiras para o tratamento efetivo, ou seja, como eu tenho que pagar, deixo de marcar uma consulta ou de fazer um exame importante.

5. Troca-troca de operadora

O critério de escolha não pode ser somente o preço mais baixo.

6. Atenção só aos crônicos

Como os hipertensos, diabéticos, obesos e cardiopatas. O saudável evolui rapidamente para a condição de crônico se não for contemplado nos programas.

A importância de uma boa gestão

O médico, principalmente o médico do trabalho e o clínico geral, são figuras muito importante neste processo, pois eles são a porta de entrada desta complexa cadeia. Não cobrar coparticipação de consulta com clínico geral e estimular a consulta com este profissional pode evitar os famosos vai e vem entre médicos de diversas especialidades.

Um exemplo prático: na consulta ginecológica de rotina há uma leve alteração nas enzimas do fígado. Esta paciente é encaminhada a um hepatologista que solicita uma série de exames de sangue e de imagem.

Todos normais, porém o Ultra Som revela um cisto no rim e a paciente é encaminhada ao nefrologista ou ao urologista. Este solicita outra série de exames de sangue e de imagem e adivinhe? Todos normais e a paciente vai conviver com o cisto pelo resto da vida.

Se o primeiro médico observasse que a paciente encontra-se fora do peso e com elevação dos Triglicérides, uma simples dieta reduziria os níveis das enzimas do fígado e este processo seria bem mais simplificado e menos dispendioso financeiramente. Era só fazer atividade física, dieta e repetir os exames em três meses.

Conclusão

Para finalizar, outras ações relacionadas à gestão da saúde, como o gerenciamento de internações, auditorias médicas, second opinion e gerenciamento de high users, muito comuns em consultorias especializadas, não funcionam se o paradigma continuar sendo a doença e não a saúde.

Estas ações são necessárias, porém estão no topo da pirâmide. Na base estão as ações de bem-estar. Aqui está o resultado!

Artigo escrito por Eduardo Arantes, Diretor Técnico da BeeCorp.

BLOG DA BEECORP
Você também pode se interessar
Saúde
Febre: o que é, causas, sintomas e mais!

Febre: o que é, causas, sintomas e mais! Por: Anderson Rodrigues

A febre é uma alteração comum associada a várias doenças. Infecções, estresse, viroses, entre outros problemas de saúde, como dor de cabeça intensa, podem ocasionar o aumento da temperatura...
Saúde
Ansiedade: quais são os sintomas e como controlar

Ansiedade: quais são os sintomas e como controlar Por: Paola Sobral

Essa sensação natural é um estado de angústia caracterizado pela sensação de medo, insegurança e incerteza. A ansiedade desencadeia diversos sintomas, como excesso de preocupação, pensamento acelerado, insônia, fobias,...
Saúde
Checkup: o que é feito, quais são os exames e frequência indicada

Checkup: o que é feito, quais são os exames e frequência indicada Por: Anderson Rodrigues

Muitas pessoas ainda costumam procurar o médico apenas quando estão doentes. No entanto, o ideal é que todos façam um checkup periódico para monitorar sua saúde, a fim de...
Saúde
Psicologia: áreas de atuação e o que faz um psicólogo

Psicologia: áreas de atuação e o que faz um psicólogo Por: Paola Sobral

A Psicologia se refere ao estudo do comportamento humano e sua relação com o meio. Ela se ramifica em diversas áreas específicas, como Psicologia Ocupacional, Comportamental, do Esporte, Clínica,...
Saúde
ASO: esclareça as principais dúvidas sobre o Atestado de Saúde Ocupacional!

ASO: esclareça as principais dúvidas sobre o Atestado de Saúde Ocupacional! Por: Anderson Rodrigues

O Atestado de Saúde Ocupacional (ASO) é um documento que comprova quando o trabalhador tem a condição de saúde adequada para executar certas funções. É uma exigência para todos...
Saúde
Dor nas costas: entenda suas causas e o que ela pode significar

Dor nas costas: entenda suas causas e o que ela pode significar Por: Douglas Araújo

Dor nas costas é uma forma de se referir a várias condições e sensação de desconforto na região lombar, dorsal e das nádegas. Afeta principalmente a movimentação, postura e...
Saúde
O que é CAT: entenda tudo sobre a Comunicação de Acidente do Trabalho

O que é CAT: entenda tudo sobre a Comunicação de Acidente do Trabalho Por: Alice Araujo

CAT é a sigla para Comunicação de Acidente de Trabalho. Trata-se de um documento que registra a ocorrência de um acidente de trabalho. É um informe obrigatório que precisa...
Saúde
Psiquiatra: o que trata, importância e quando buscar ajuda

Psiquiatra: o que trata, importância e quando buscar ajuda Por: Anderson Rodrigues

O psiquiatra é o médico que estuda e trata os quadros que causam adoecimento e sofrimento mental. Sua função é ajudar pessoas a superarem doenças ou transtornos mentais relacionados...
Saúde
Sedentarismo: o que é, quais são suas causas e consequências

Sedentarismo: o que é, quais são suas causas e consequências Por: Douglas Araújo

Combater o sedentarismo é indispensável. Sobretudo para garantir o equilíbrio da saúde física e mental. Porém, mesmo reforçando essa recomendação, ainda é muito grande o número de pessoas que...
SOLUÇÕES EM DESTAQUE
Qualidade de vida, Saúde e Ergonomia
Preparado para transformar pessoas e negócios?
O investimento em saúde, segurança e qualidade de vida impacta diretamente nos resultados da sua organização.
Fale com nossos especialistas
x

Solicite uma proposta







    Assine nossa newsletter

      Autor
      Felipe Lacerda

      Fundador e CEO BeeCorp | Escalou a BeeCorp para todo o Brasil, contabilizando mais de 900 clientes e 1 milhão de colaboradores beneficiados.

      Deixe um comentário

      O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

      Fale com consultor!

      Fale com um consultor

        Cadastrar currículo