Conheça os principais benefícios corporativos para oferecer aos funcionários

Benefícios Corporativos
Categoria: Qualidade de Vida

Gerenciar bem o capital humano é um grande diferencial. Além de atrair e contratar bons talentos, é preciso mantê-los motivados, seguros e felizes no trabalho. Para tanto, os benefícios corporativos podem ser uma ótima ajuda.

De maneira geral, os benefícios corporativos são induzimentos que complementam o salário, agregando segurança e bem-estar ao trabalho. Como exemplo, se pode citar o plano de saúde, o vale-cultura, as bolsas de estudo e assim por diante.

É possível dividi-los em benefícios obrigatórios (FGTS, férias, 13º salário e vale-transporte) e não obrigatórios, assim como financeiros e não financeiros.

Essa diversidade permite que o profissional de RH tenha muitas opções na hora de criar o pacote de benefícios. Quer conhecer os principais benefícios corporativos para oferecer e motivar seus funcionários? Boa leitura!

1. Plano de saúde

Também chamado de assistência médica, o plano de saúde é o benefício mais popular. Em algumas classes trabalhistas, é, também, obrigatório. Segundo a Aon, em pesquisa veiculada na Exame, 99,8% das empresas contam com esse benefício.

O grande diferencial do plano de saúde é a sensação de segurança transmitida aos profissionais, uma necessidade básica em qualquer indivíduo. Por esse motivo, continua sendo popular, demandado pelos sindicatos e pelos próprios profissionais.

No entanto, por conta do custo elevado, cerca de 70% das empresas já redesenham o benefício saúde. Sabe-se que ele custa entre 5% e 10% da folha, então é preciso planejá-lo com atenção. Assim, também se poderá manter a saúde financeira do negócio.

2. Vale-cultura

O dia a dia no trabalho é corrido e cansativo. São muitas as metas, pressões e indicadores que devem ser alcançados, o que gera estresse e cansaço nos profissionais. Para mitigar esses efeitos, uma ótima opção dentre os benefícios corporativos é o vale-cultura.

Esse vale é um auxílio financeiro dado aos profissionais para que participem de eventos culturais, tenham momentos de lazer e descontração. O dinheiro pode ser gasto para ir a museu, cinema ou espetáculos ou comprar livros, CDs e DVDs.

3. No dress code

A verdade é que os locais de trabalho estão cada vez mais descontraídos, uma estratégia para instigar a criatividade e a inovação dos profissionais. Nesse sentido, um grande benefício corporativo — e sem custo — é o no dress code.

Em tradução livre, o termo significa “sem código de vestimenta”. Isso quer dizer que o profissional não é obrigado a usar o uniforme da empresa e que tem mais liberdade para se vestir para o expediente de trabalho.

Bastante usado em startups, é um benefício descontraído, inovador e que não gera custos adicionais à companhia. Ele permite a atração de talentos que querem fazer parte de um negócio com menos regras, mais valores e um grande propósito.

4. Assistência odontológica

Com efeitos similares ao plano de saúde, agregando bem-estar e segurança aos profissionais, a assistência odontológica também é muito usada. Ao entrevistar 536 empresas, a Aon descobriu que 92,4% delas oferecem esse benefício.

É possível compartilhar os custos do tratamento odontológico, o plano geralmente cobrindo 50% ou mais dos custos do serviço de tratamento — como restauração, clareamento, extração ou tratamento de canal.

5. Bolsa de estudo

Sem dúvida, esse benefício agrega valor para o empregador e o empregado. A bolsa de estudo permite que os profissionais participem de cursos, feiras ou eventos com bolsa integral ou parcial, parte dos custos sendo pagos pela própria organização.

As bolsas podem ser destinadas a cursos de pós-graduação, graduação, técnicos e diversos outros, como no estudo de uma segunda língua. Isso permite que os talentos desenvolvam continuamente suas competências técnicas e comportamentais.

É inegável que a empresa também é beneficiada. Ela passa a ter profissionais mais competentes, capazes de realizar suas tarefas diárias com maestria e atender com qualidade aos clientes finais. Logo, pode atingir objetivos genéricos e desafiadores.

6. Vale-alimentação

Dos benefícios corporativos, uma ótima opção é o vale-alimentação. Ele permite que os profissionais tenham um orçamento dado pela empresa para que comprem produtos e alimentos em determinada rede de supermercados, açougues e mercearias, por exemplo.

Além agregar uma maior renda aos profissionais, permite que eles adotem uma alimentação mais saudável. Para a empresa, tem como vantagem a isenção de encargos sociais, como o FGTS e o INSS, sobre os valores concedidos.

7. Flexibilidade de horário

A própria flexibilidade de horário é um benefício, permitindo que os profissionais aproveitem melhor seu tempo e solucionem demandas pessoais. Esse benefício gera equilíbrio entre a vida pessoal e a profissional, aumentando a motivação dos talentos.

O mais interessante é que não oferece nenhum custo adicional à empresa, somente um planejamento adequado. Estabelecer um banco de horas, de que os profissionais possam extrair seu tempo extra de trabalho, é um excelente início.

A falta de flexibilidade de horários pode ocasionar desequilíbrio entre a vida pessoal e a profissional dos talentos. Como consequência, há insatisfação e aumento da turnover — ocasionando custos maiores à organização.

8. Home office

Aproveitando o “gancho” da flexibilidade de horários, é preciso falar no home office. Devido ao crescimento do mundo digital, quase tudo pode ser feito pela internet, por isso, o trabalho em home office tem se popularizado. Na mesma pesquisa da Aon, 17,5% das empresas já oferecem esse benefício, que, hoje, é considerado um dos mais atraentes.

São muitas as empresas que já permitem que seus talentos trabalhem de casa. Gigantes como a HP e a 3M são ótimos exemplos. Há, também, benefícios para a empresa, como a economia de energia e a redução de vale-transporte.

9. Parceria com prestadoras de serviço

Para finalizar, é possível destacar a parceria com empresas prestadoras de serviço. Desse modo, os talentos podem ter acesso a serviços com valores mais acessíveis ou totalmente custeados pela empresa, o que gera bem-estar e motivação.

Um ótimo exemplo é o programa de ginástica laboral, que pode ser desenvolvido dentro da empresa. Nele, são feitas intervenções ao longo do expediente de 10 a 15 minutos, em que os profissionais aprendem técnicas de alongamento, respiração, controle e percepção corporal.

Os benefícios são os mais diversos, sendo a qualidade de vida e o aumento da produtividade alguns dos principais. Comprovadamente, empresas que investem no bem-estar dos seus profissionais são, em média, 70% mais rentáveis e 86% mais produtivas.

Como pode observar, são diversos os benefícios corporativos. Para escolher o pacote ideal de benefícios, é preciso refletir sobre o perfil da equipe de trabalho, o orçamento disponível na empresa e a própria cultura organizacional. Então, você fará ótimas escolhas!

Este artigo foi escrito pela Convenia que é uma HR Tech, especializada em tecnologia para RH e departamento pessoal. Com soluções completas para sua empresa:

Com o software de gestão, rhConvenia, você automatiza todos os processos do departamento pessoal, elimina os riscos financeiros, processa folha de pagamento, aumenta a eficiência do time e tem mais tempo livre para trabalhar de forma estratégica.  Por meio do Clube Convenia, você oferece uma rede de benefícios com 10 categorias de busca e mais de 200 marcas espalhadas por todo o Brasil para seus clientes, colaboradores ou associados.  A corretora de seguros é integrada ao rhConvenia e você tem acesso as principais seguradoras, operadoras e fornecedores de mercado, para cotação e faz toda a gestão de benefícios pela plataforma, de maneira automatizada.

Gostou do artigo? Leia também:

BLOG DA BEECORP
Você também pode se interessar
Qualidade de Vida
Auriculoterapia: você sabe o que é e para que serve?

Auriculoterapia: você sabe o que é e para que serve? Por: Luíza Terra

A partir de Auriculoterapia é possível tratar diversos problemas que afetam a saúde do ser humano, a partir de um mapa de pontos no pavilhão auricular. Nesse sentido, a...
Qualidade de Vida
LGBTQIAPN+: o que significa cada letra e o contexto por trás da sigla

LGBTQIAPN+: o que significa cada letra e o contexto por trás da sigla Por: Felipe Alvares

A sigla LGBTQIAPN+ representa diferentes identidades de gênero e orientações sexuais. Por ser mais abrangente, ela acolhe uma quantidade maior de pessoas. Também substitui as siglas GLS e LGB,...
Qualidade de Vida
Resiliência: entenda o conceito e como ser mais resiliente

Resiliência: entenda o conceito e como ser mais resiliente Por: Paola Sobral

O significado de resiliência vem da física, que significa a capacidade de um material voltar ao seu estado original após sofrer alguma deformação. No campo da Psicologia, se refere...
Qualidade de Vida
Fonoaudiologia: entenda tudo sobre essa profissão

Fonoaudiologia: entenda tudo sobre essa profissão Por: Anderson Rodrigues

O fonoaudiólogo é o profissional da área de saúde graduado em fonoaudiologia. Ele auxilia pessoas de todas as idades no desenvolvimento ou no restabelecimento de funções e habilidades relacionadas...
Qualidade de Vida
Serotonina: como esse hormônio impacta o seu bem-estar

Serotonina: como esse hormônio impacta o seu bem-estar Por: Anderson Rodrigues

Vários aspectos da sua qualidade de vida são resultado dos seus hormônios. Isso inclui desde o seu humor até sua disposição e produtividade. Um dos principais hormônios para seu...
Qualidade de Vida
Yoga: o que você precisa saber para iniciar na prática

Yoga: o que você precisa saber para iniciar na prática Por: Felipe Alvares

A Yoga é uma prática que utiliza diversas técnicas com o objetivo de trabalhar o equilíbrio entre corpo, mente e espírito. Apesar de ser mais conhecida pelas posturas, a...
Qualidade de Vida
Sonhos: como eles podem favorecer sua saúde mental

Sonhos: como eles podem favorecer sua saúde mental Por: Felipe Alvares

Se você procurar no diário de Oxford, sonho é conceituado como conjunto de imagens, de pensamentos ou de fantasias que se apresentam à mente durante o sono. A qualidade...
Qualidade de Vida
Massoterapia: tipos de técnicas, benefícios e indicações

Massoterapia: tipos de técnicas, benefícios e indicações Por: Felipe Alvares

Massoterapia é a classificação dada para as técnicas que visam proporcionar saúde e bem-estar para as pessoas, como Quick Massage, reflexologia e Shiatsu. Ela pode ser aplicada, exclusivamente, por...
Qualidade de Vida
O que é pilates? Entenda os benefícios dessa prática e para que serve

O que é pilates? Entenda os benefícios dessa prática e para que serve Por: Carina Martins

Pilates é um método de treinamento que pode ser feito por pessoas de qualquer idade. Devido aos inúmeros benefícios do pilates para saúde, é uma prática recomendada por muitos...
SOLUÇÕES EM DESTAQUE
Qualidade de vida, Saúde e Ergonomia
Preparado para transformar pessoas e negócios?
O investimento em saúde, segurança e qualidade de vida impacta diretamente nos resultados da sua organização.
Fale com nossos especialistas
x

Solicite uma proposta







    Assine nossa newsletter

      Autor
      Felipe Lacerda

      Fundador e CEO BeeCorp | Escalou a BeeCorp para todo o Brasil, contabilizando mais de 900 clientes e 1 milhão de colaboradores beneficiados.

      1 Comentario

      1. […] saudável, impacta diretamente os colaboradores. Nesse caso, podem ocorrer: redução de benefícios, perda de qualidade de vida profissional, prejuízos para o clima organizacional, chegando […]

      Deixe um comentário

      O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

      Fale com consultor!

      Fale com um consultor

        Cadastrar currículo