Entenda a importância de uma cultura organizacional e como desenvolvê-la

Cultura Organizacional
Categoria: Qualidade de Vida

Hoje, para que uma empresa possa sobreviver, é preciso monitorar constantemente as variáveis do ambiente externo e construir uma cultura organizacional sólida e eficaz. Essa cultura representa a forma como as coisas são feitas no dia a dia.

Não é à toa que muitos especialistas dão tanta atenção ao assunto. Para Peter Drucker, considerado o pai da administração moderna, a cultura de uma empresa devora a estratégia no café da manhã. Assim, é possível considerá-la crucial para o sucesso.

Existem diversas empresas que atribuem seu crescimento à sua sólida cultura, como a Ambev (focada na alta produtividade), a Amazon (centrada nos clientes), Pixar Animation (focada na inovação) e a Southwest Airlines (centrada nos colaboradores).

Pensando nisso criamos um post especialmente para você. Hoje vamos falar sobre a importância da cultura e sobre como desenvolvê-la em sua empresa. Continue lendo e fique por dentro do assunto. Boa leitura!

O que, exatamente, é cultura organizacional?

Primeiro, é preciso ter clareza sobre o que é cultura organizacional. Atualmente, muito se fala sobre o assunto e são diversos os conceitos utilizados. Em meio a tudo isso, fica cada vez mais complexo ter uma visão límpida e coerente do tema.

Então, para facilitar a interpretação, é importante que você considere a cultura de uma empresa como o conjunto dos valores, hábitos e crenças que são abraçados por seus funcionários. Essas características influenciam a forma de pensar, agir e reagir dos colaboradores e, por consequência, da empresa no mercado.

Isso significa dizer que, se uma empresa tem sua cultura focada na satisfação dos clientes, tudo o que ela fizer terá exatamente esse ponto como seu principal foco. Toda a empresa e seus funcionários entendem que os clientes são prioridades — e agem dessa forma.

Um caso muito interessante é o da Amazon, que tem sua cultura centrada no cliente. Nas reuniões com os diretores é comum que seu CEO, Jaff Bezos, deixe uma cadeira vazia para representar os clientes — e toda decisão deve ser tomada pensando neles.

Quais os impactos da cultura no empreendimento?

É importante entender que toda empresa tem uma cultura, seja ela amplamente compartilhada ou não. Essa cultura começa a se delineada ainda nos estágios iniciais do negócio, nas primeiras interações interpessoais. Mas qual o seu impacto na empresa?

Isso pode variar bastante de acordo com cada cultura. Veja alguns impactos:

1. Otimização do engajamento dos funcionários

Os funcionários passam cerca de 17 horas semanais de forma improdutiva, de acordo com pesquisa divulgada pela Microsoft. Ao desenvolver uma cultura de produtividade, em que cada profissional entende o que deve fazer, é possível otimizar os resultados.

Um exemplo disso é a distribuidora de bebidas Ambev. A gigante desenvolveu sua cultura com foco na alta produtividade e afirma que cada funcionário deve pensar (e agir) como dono, comprometendo-se pessoalmente com os resultados desejados.

2. Aumento da satisfação dos clientes finais

A satisfação dos clientes deve ser uma das principais prioridades para as empresas. Infelizmente, isso nem sempre é uma realidade. Estima-se que, em 2015, cerca de 86% dos clientes migraram para a concorrência por conta do mal atendimento.

Uma cultura sólida permite que os profissionais entendam a importância de satisfazer aos clientes finais. Uma empresa que entende muito bem disso é a Apple: a companhia tem um percentual de NPS (indicador de lealdade dos clientes) de 89%.

3. Diferenciação da companhia no mercado

O mercado encontra-se cada vez mais turbulento. A prova disso é que nunca se viu tantas empresas abrindo e fechando em um período tão curto de tempo. Em meio a tudo isso, é importante encontrar um diferencial que torne a companhia única.

Esse diferencial, muitas vezes, pode ser visto na própria cultura organizacional. Ao desenvolver uma cultura sólida, é possível atribuir uma personalidade ainda mais marcante à companhia e diferenciá-la das outras empresas no mercado.

4. Maior inovação para enfrentar os desafios

O mercado tem mudado a passos largos. Hoje, por exemplo, é possível falar em indústrias 4.0 — inteligência artificial, nanotecnologia, carros autônomos, etc. Para sobreviver, é importante que a empresa tenha uma cultura que propicie a inovação.

A Pixar Animation é um grande exemplo disso. Para seu fundador e presidente, Ed Catmull, grande parte do sucesso da companhia no lançamento dos seus filmes é graças à cultura de inovação que envolve a empresa e faz com que cada profissional seja criativo.

Como desenvolver uma cultura sólida?

A cultura de uma empresa não pode ser criada ou modificada de uma hora para outra. É preciso um trabalho longo e árduo, fazendo com que cada profissional incorpore determinados valores ao seu dia a dia no trabalho.

Mas existem algumas coisas que podem ajudar. Veja:

1. Crie um propósito de atuação

O propósito de uma empresa é algo que vai muito além dos recursos financeiros, envolve um objetivo muito maior e que inspira outras pessoas. Então, para começar, crie um propósito que mova as pessoas no sentido da cultura que deseja solidificar.

2. Estabeleça os valores da companhia

A declaração de valores são os inegociáveis de uma organização, coisas que ela jamais abriria mão — como honestidade, paixão, etc. Além disso, os valores representam o centro da cultura organizacional, algo que rege a atuação de cada funcionário.

Então, estabeleça um conjunto de valores que tenham conformidade com a cultura. Depois, compartilhe-os como uma premissa básica dentro da empresa.

3. Potencialize o processo de comunicação interna

O diálogo dentro da empresa é uma importante ferramenta. Com ela, é possível alinhar e conduzir as pessoas rumo aos objetivos desejados.

Para potencializar a comunicação, é importante investir em ferramentas que facilitem esse processo, tais como: intranet, mural de recados, aplicativos mobile, caixa de sugestões, sistemas especializados e redes sociais corporativas.

4. Invista no bem-estar da equipe

Cada profissional deve se comprometer com a cultura, abraçar os valores compartilhados e tomar para si o propósito da companhia.

Mas, para que isso de fato aconteça, devem se sentir valorizados pela empresa. Para isso, é importante que invista no bem-estar dos trabalhadores, mostrando que realmente se importa com eles.

Agora você sabe o que é cultura organizacional, sua importância e como desenvolvê-la em sua companhia. Não deixe de aplicar as dicas aqui compartilhadas e obter grandes resultados, tornando o empreendimento próspero e bem-sucedido.

Se você gostou do nosso conteúdo e está pronto para desenvolver uma sólida cultura organizacional, aproveite para nos seguir nas redes sociais (FacebookLinkedIn, Instagram, Twitter) e ficar sempre por dentro das novidades!

BLOG DA BEECORP
Você também pode se interessar
Qualidade de Vida
LGBTQIAPN+: o que significa cada letra e o contexto por trás da sigla

LGBTQIAPN+: o que significa cada letra e o contexto por trás da sigla Por: Felipe Alvares

A sigla LGBTQIAPN+ representa diferentes identidades de gênero e orientações sexuais. Por ser mais abrangente, ela acolhe uma quantidade maior de pessoas. Também substitui as siglas GLS e LGB,...
Qualidade de Vida
Resiliência: entenda o conceito e como ser mais resiliente

Resiliência: entenda o conceito e como ser mais resiliente Por: Paola Sobral

O significado de resiliência vem da física, que significa a capacidade de um material voltar ao seu estado original após sofrer alguma deformação. No campo da Psicologia, se refere...
Qualidade de Vida
Fonoaudiologia: entenda tudo sobre essa profissão

Fonoaudiologia: entenda tudo sobre essa profissão Por: Anderson Rodrigues

O fonoaudiólogo é o profissional da área de saúde graduado em fonoaudiologia. Ele auxilia pessoas de todas as idades no desenvolvimento ou no restabelecimento de funções e habilidades relacionadas...
Qualidade de Vida
Serotonina: como esse hormônio impacta o seu bem-estar

Serotonina: como esse hormônio impacta o seu bem-estar Por: Anderson Rodrigues

Vários aspectos da sua qualidade de vida são resultado dos seus hormônios. Isso inclui desde o seu humor até sua disposição e produtividade. Um dos principais hormônios para seu...
Qualidade de Vida
Yoga: o que você precisa saber para iniciar na prática

Yoga: o que você precisa saber para iniciar na prática Por: Felipe Alvares

A Yoga é uma prática que utiliza diversas técnicas com o objetivo de trabalhar o equilíbrio entre corpo, mente e espírito. Apesar de ser mais conhecida pelas posturas, a...
Qualidade de Vida
Sonhos: como eles podem favorecer sua saúde mental

Sonhos: como eles podem favorecer sua saúde mental Por: Felipe Alvares

Se você procurar no diário de Oxford, sonho é conceituado como conjunto de imagens, de pensamentos ou de fantasias que se apresentam à mente durante o sono. A qualidade...
Qualidade de Vida
Massoterapia: tipos de técnicas, benefícios e indicações

Massoterapia: tipos de técnicas, benefícios e indicações Por: Felipe Alvares

Massoterapia é a classificação dada para as técnicas que visam proporcionar saúde e bem-estar para as pessoas, como Quick Massage, reflexologia e Shiatsu. Ela pode ser aplicada, exclusivamente, por...
Qualidade de Vida
O que é pilates? Entenda os benefícios dessa prática e para que serve

O que é pilates? Entenda os benefícios dessa prática e para que serve Por: Carina Martins

Pilates é um método de treinamento que pode ser feito por pessoas de qualquer idade. Devido aos inúmeros benefícios do pilates para saúde, é uma prática recomendada por muitos...
Qualidade de Vida
Dependência emocional: como identificar e superar

Dependência emocional: como identificar e superar Por: Paola Sobral

Normalmente relacionada com experiências que ocorreram durante a vida, a dependência emocional precisa de muito apoio para ser superada. Cuidar da saúde mental e procurar ajuda de um profissional...
SOLUÇÕES EM DESTAQUE
Qualidade de vida, Saúde e Ergonomia
Preparado para transformar pessoas e negócios?
O investimento em saúde, segurança e qualidade de vida impacta diretamente nos resultados da sua organização.
Fale com nossos especialistas
x

Solicite uma proposta







    Assine nossa newsletter

      Autor
      Bárbara Campos

      Psicóloga e Especialista em Gestão de Negócios e Coaching

      2 Comentários

      1. […] com sua equipe e mantenha o clima organizacional sempre positivo e afinado com a cultura da empresa. Considere que a saúde financeira da organização é do interesse de […]

      Deixe um comentário

      O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

      Fale com consultor!

      Fale com um consultor

        Cadastrar currículo