Esgotamento emocional nas empresas: entenda as causas

Esgotamento emocional
Categoria: Saúde

Determinadas situações no trabalho, principalmente quando são recorrentes, combinadas a um estilo de vida pouco saudável, podem levar os colaboradores ao chamado esgotamento emocional. Nesse momento, a produtividade é altamente prejudicada e o problema pode ser acompanhado de outras doenças, tornando-o ainda mais grave.

A preocupação da empresa com a saúde e a qualidade de vida dos colaboradores contribui para evitar ou reduzir esses acontecimentos, ao mesmo tempo em que gera impactos positivos para os resultados.

Preparamos este artigo para explicar melhor o que é esse esgotamento, como ele se difere dos níveis normais de estresse, qual é o papel da organização nesses casos e como promover um bom ambiente de trabalho para os trabalhadores. Confira!

O que é o esgotamento emocional?

Ele pode ser definido como um distúrbio decorrente de severos níveis de estresse e pode afetar pessoas em qualquer ocupação. Os sintomas incluem:

  • esgotamento psicológico e físico;
  • irritabilidade;
  • fadiga;
  • insônia;
  • isolamento;
  • comportamentos agressivos;
  • hipertensão;
  • problemas na concentração.

Dentro do contexto do trabalho — além dos transtornos físicos, emocionais e mentais enfrentados pelo colaborador —, o problema acarreta índices elevados de absenteísmo e afastamento, além de queda na produtividade.

Quais são as diferenças entre esse esgotamento e um nível normal de estresse?

Enquanto o estresse pode ser definido como uma tensão emocional gerada em decorrência de desgastes em situações corriqueiras, o esgotamento emocional vai além. É uma sensação mais profunda, que pode deixar a pessoa incapaz de realizar suas atividades e inapta para o trabalho.

O que piora (e muito) o quadro é que, geralmente, pessoas com essa condição dificilmente enxergam soluções para sair dessa situação. Isso gera ainda mais frustração e exaustão — o que vale tanto para o trabalho quanto para outras áreas da vida, como relações afetivas e familiares.

Qual deve ser a postura da empresa nesses casos?

Fatores pessoais influenciam, mas muitos casos se devem a situações vividas no ambiente de trabalho. Dessa forma, pode-se dizer que a empresa também tem responsabilidade sobre a saúde psicológica dos seus empregados. Por isso, precisa oferecer condições positivas e promover o bem-estar ocupacional.

Isso é feito por meio da implantação de programas de qualidade de vida no trabalho, estimulação da comunicação entre os colaboradores e a diretoria (que os permite dar feedbacks sobre as situações vividas na empresa), promoção de práticas que estimulam os cuidados com a saúde, entre outras iniciativas.

A pesquisa de clima organizacional é uma ferramenta muito útil para identificar os fatores que têm potencial para agravar as situações de estresse e levar ao adoecimento dos trabalhadores. Ela pode ser realizada periodicamente e serve como indicador de quais ações precisam ser adotadas para minimizar essas situações.

Como promover a qualidade de vida no trabalho?

Preocupar-se com a qualidade de vida dos colaboradores é um passo importante para evitar que o esgotamento emocional surja. Para promovê-la, uma série de iniciativas podem ser adotadas na empresa. Explicaremos algumas delas nos tópicos a seguir.

Reconhecimento profissional

As pessoas, geralmente, sentem necessidade de serem reconhecidas pelo trabalho desempenhado. É por meio disso que elas sabem que o esforço traz algum benefício e não está sendo em vão.

Por outro lado, quando o colaborador só recebe feedbacks negativos e passa por muita cobrança (sem o retorno positivo), tem a tendência de adoecer ao longo do tempo ou ter o estresse agravado, chegando ao esgotamento.

Comunicação bilateral

Feedbacks positivos são importantes para gerar motivação, mas permitir que os trabalhadores também façam suas avaliações sobre a empresa é ainda mais relevante. Abrir um canal que os permita emitir opiniões a respeito do trabalho é fundamental para que eles se sintam importantes.

Porém, é preciso que isso seja feito sem que eles sofram retaliações quando uma falha for apontada, por exemplo. Deve-se investir em uma relação transparente e aberta, no sentido de que ambas as partes dialogam para chegar aos melhores resultados possíveis para todos os envolvidos.

Rotina de exercícios

A prática de atividades físicas ajuda o cérebro a liberar hormônios que atuam diretamente na diminuição do estresse, promovendo a sensação de bem-estar e relaxamento. Além disso, ela é importante para a saúde física e o combate e controle de doenças.

Adotar uma rotina de exercícios dentro da empresa é uma estratégia que pode contribuir para o aumento da produtividade. A ginástica laboral, por exemplo, no início do expediente ajuda a iniciar bem o dia, aumentar a disposição dos colaboradores, melhorar a interação entre eles e trazer a sensação de satisfação.

Alimentação saudável

Assim como a prática de atividades físicas, uma alimentação saudável também exerce influência sobre a saúde e o bem-estar das pessoas. A combinação entre esses dois fatores potencializa os resultados e os benefícios são inúmeros.

Analise a possibilidade de realizar palestras sobre bons hábitos alimentares, conte com a ajuda de nutricionistas, entre outras ações que contribuem para a conscientização dos colaboradores.

Ergonomia

Adaptar os objetos e as condições de trabalho às necessidades dos colaboradores é o foco da ergonomia.

Garantir que o ambiente cause o mínimo de dano possível, fornecer as ferramentas adequadas de trabalho e criar procedimentos certos para a execução de determinadas tarefas são fatores relevantes para promover um bom ambiente de trabalho e a qualidade de vida dos trabalhadores.

Quick massage

Quick massage é uma massagem rápida que pode ser feita no ambiente de trabalho, durante os intervalos dos colaboradores. Ela ajuda a promover relaxamento, diminuir o estresse, melhorar o humor e tornar o clima mais agradável.

O esgotamento emocional é uma questão que precisa ser levada a sério pelas pessoas e empresas. É um problema que requer acompanhamento e pode ser evitado por meio das ações que foram citadas acima.

A organização precisa investir na felicidade dos seus trabalhadores e buscar atender suas necessidades. Além de ser benéfico para as pessoas, os negócios também saem ganhando, já que colaboradores motivados produzem mais e melhor.

Gostou deste artigo? Quer saber como criar um bom ambiente de trabalho? Então confira agora mesmo!

BLOG DA BEECORP
Você também pode se interessar
Saúde
Febre: o que é, causas, sintomas e mais!

Febre: o que é, causas, sintomas e mais! Por: Anderson Rodrigues

A febre é uma alteração comum associada a várias doenças. Infecções, estresse, viroses, entre outros problemas de saúde, como dor de cabeça intensa, podem ocasionar o aumento da temperatura...
Saúde
Ansiedade: quais são os sintomas e como controlar

Ansiedade: quais são os sintomas e como controlar Por: Paola Sobral

Essa sensação natural é um estado de angústia caracterizado pela sensação de medo, insegurança e incerteza. A ansiedade desencadeia diversos sintomas, como excesso de preocupação, pensamento acelerado, insônia, fobias,...
Saúde
Checkup: o que é feito, quais são os exames e frequência indicada

Checkup: o que é feito, quais são os exames e frequência indicada Por: Anderson Rodrigues

Muitas pessoas ainda costumam procurar o médico apenas quando estão doentes. No entanto, o ideal é que todos façam um checkup periódico para monitorar sua saúde, a fim de...
Saúde
Psicologia: áreas de atuação e o que faz um psicólogo

Psicologia: áreas de atuação e o que faz um psicólogo Por: Paola Sobral

A Psicologia se refere ao estudo do comportamento humano e sua relação com o meio. Ela se ramifica em diversas áreas específicas, como Psicologia Ocupacional, Comportamental, do Esporte, Clínica,...
Saúde
ASO: esclareça as principais dúvidas sobre o Atestado de Saúde Ocupacional!

ASO: esclareça as principais dúvidas sobre o Atestado de Saúde Ocupacional! Por: Anderson Rodrigues

O Atestado de Saúde Ocupacional (ASO) é um documento que comprova quando o trabalhador tem a condição de saúde adequada para executar certas funções. É uma exigência para todos...
Saúde
Dor nas costas: entenda suas causas e o que ela pode significar

Dor nas costas: entenda suas causas e o que ela pode significar Por: Douglas Araújo

Dor nas costas é uma forma de se referir a várias condições e sensação de desconforto na região lombar, dorsal e das nádegas. Afeta principalmente a movimentação, postura e...
Saúde
O que é CAT: entenda tudo sobre a Comunicação de Acidente do Trabalho

O que é CAT: entenda tudo sobre a Comunicação de Acidente do Trabalho Por: Alice Araujo

CAT é a sigla para Comunicação de Acidente de Trabalho. Trata-se de um documento que registra a ocorrência de um acidente de trabalho. É um informe obrigatório que precisa...
Saúde
Psiquiatra: o que trata, importância e quando buscar ajuda

Psiquiatra: o que trata, importância e quando buscar ajuda Por: Anderson Rodrigues

O psiquiatra é o médico que estuda e trata os quadros que causam adoecimento e sofrimento mental. Sua função é ajudar pessoas a superarem doenças ou transtornos mentais relacionados...
Saúde
Sedentarismo: o que é, quais são suas causas e consequências

Sedentarismo: o que é, quais são suas causas e consequências Por: Douglas Araújo

Combater o sedentarismo é indispensável. Sobretudo para garantir o equilíbrio da saúde física e mental. Porém, mesmo reforçando essa recomendação, ainda é muito grande o número de pessoas que...
SOLUÇÕES EM DESTAQUE
Qualidade de vida, Saúde e Ergonomia
Preparado para transformar pessoas e negócios?
O investimento em saúde, segurança e qualidade de vida impacta diretamente nos resultados da sua organização.
Fale com nossos especialistas
x

Solicite uma proposta







    Assine nossa newsletter

      Autor
      Paola Sobral

      Psicóloga BeeCorp | Pós-graduada em Terapia Cognitivo Comportamental pela PUC/PR e instrutora de Mindfulness pelo Mindfulness Centre Of Excellence

      Deixe um comentário

      O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

      Fale com consultor!

      Fale com um consultor

        Cadastrar currículo