Fatores de risco psicossociais e organizacionais: como quantificar por meio da AET

Fatores Psicossociais
Categoria: Cases de sucesso

A complexa análise dos fatores psicossociais e organizacionais pode ser realizada através da psicodinâmica do trabalho. O termo, criado por Christophe Dejours, tem origem franco-belga e mistura conceitos de medicina, ergonomia e psicanálise.

A ideia é avaliar o ambiente no qual o profissional está inserido e identificar os fatores do trabalho que têm influência sobre as pessoas — apontando as questões que afetam a produtividade e podem levar ao surgimento de doenças ocupacionais.

Neste post, explicaremos melhor este assunto, como é feita uma análise ergonômica do trabalho completa e quais os benefícios que o método pode proporcionar, contando com a ajuda do Dr. Andre Fusco, médico do trabalho do Itaú Unibanco.

Se interessou? Então continue a leitura e saiba mais!

Como uma Análise Ergonômica do Trabalho ajuda a identificar os fatores psicossociais e organizacionais?

Atualmente, encontramos questionários e outros métodos para identificação dos fatores psicossociais e organizacionais. Podemos destacar alguns:

  • Self Reporting Questionnaire (SRQ20);
  • Job Content Questionnaire (JCQ);
  • Job Stress Scale (JSS);
  • Health and Safety Executive (HSE).

O Itaú Unibanco, de forma inovadora percebeu que as atuais AETs não focam nas questões cognitivas e psicofisiológicas. Realizar uma análise quantitativa e qualitativa  poderia explicar algumas possíveis causas do adoecimento mental.

Cada empresa tem uma realidade diferente, com particularidades, culturas, modelos de negócio e organização distintas. Por isso, medir a influência dos fatores de risco que afetam a saúde mental dos profissionais é um desafio, que pode ser superado com uso da psicodinâmica do trabalho.

É esse conceito multidisciplinar (com aspectos da medicina, ergonomia e psicanálise) que faz uma análise qualitativa de condições psicofisiológicas. Eles ajudam a avaliar a empresa através do ponto de vista dos trabalhadores,  para entendermos as possíveis influências negativas do ambiente, da empresa, do modelo e organização do trabalho, entre outros pontos.

A psicodinâmica do trabalho

Como afirma o Dr. Andre Fusco, responsável técnico pela área de saúde ocupacional do Itaú Unibanco, “a psicodinâmica do trabalho é quase uma análise psicanalítica das respostas que as pessoas dão para os estímulos que o trabalho traz. A partir disso você percebe a influência que o trabalho tem na pessoa”.

Vale destacar que “a psicodinâmica do trabalho não estuda o doente, mas estuda os colaboradores saudáveis. No processo de adoecimento, caso exista uma condição de trabalho que influencia negativamente o colaborador e que do ponto de vista psíquico não supre as necessidades básicas, a maior parte das pessoas não adoece”, de acordo com o Dr. Andre.

Geralmente, as pessoas compensam a insatisfação por meio de meditação, atividade física, mindfulness, conversa com o cônjuge e amigos e qualquer outra estratégia que ajude a resistir ao estresse no trabalho. Contudo, quando elas se tornam ineficazes, a pessoa pode adoecer — e consequentemente desenvolver doenças como gastrite, depressão, burnout, entre outras.

Sendo assim, a utilização de métodos que focam apenas a doença, as equipes se limitam aos fatores que desencadeiam o problema, fugindo da causa raiz, que é a influência que o ambiente de trabalho pode provocar no estado emocional do profissional.

Dessa forma, foi necessário analisar a fundo a rotina laboral de uma agência para desenvolver um modelo eficiente. Para isso, foi feita uma imersão no modelo de negócio, observando e avaliando a percepção das pessoas que trabalhavam na unidade avaliada.

Assim, foi possível aprimorar as ferramentas utilizadas e construir um método de análise psicofisiológica — de acordo com o que a NR-17 recomenda — baseado na psicodinâmica do trabalho. Isso significa que o foco está na causa raiz dos problemas, e não na consequência que é a doença.

Quais são as principais diferenças do método adotado pela BeeCorp e a AET tradicional?

A BeeCorp considera que uma análise ergonômica do trabalho precisa ser completa, abrangendo diversos pontos como:

  • aspectos biomecânicos (altura da mesa, maciez da cadeira, quantidade de toques na digitação);
  • aspectos ambientais (temperatura do ar, iluminação, ruídos);
  • aspectos psicofisiológicos.

No mercado, de modo geral, encontra-se uma análise focada apenas nas questões biomecânicas e ambientais — negligenciando os fatores psicofisiológicos.

As AETs que vêm sendo desenvolvidas no Itaú Unibanco, por exemplo, já englobam os fatores psicossociais e organizacionais, considerando os três aspectos citados. Assim, chega-se a um resultado mais completo, cumprindo a NR-17 e em até certo ponto indo além do que a legislação exige.

A equipe responsável pelo método, estudou os modelos e levantou diversas hipóteses para alguns cargos do banco. Alguns pontos preliminares, ainda em estudo e consolidação, detectou a possibilidade de sobrecarga, alguma contradição na execução das tarefas e a sensação de injustiça.

Com base nessas descobertas, desenvolveu-se um questionário com 10 questões para aprofundar os pontos acima. Além disso, três atividades foram acompanhadas em tempo integral pelos ergonomistas. A análise dos resultados pode ajudar muito no modelo de negócios com a manutenção da segurança e saúde dos trabalhadores e impactos positivos na produtividade.

O Dr. Andre esclarece que “de acordo com a psicodinâmica do trabalho, o sofrimento é inevitável, podendo gerar doença ou não. Imagine uma criança aprendendo a andar de bicicleta, ela vai cair, ou seja, sofrer. Contudo, uma hora ela consegue e tem a recompensa disso.

De forma superficial, o sofrimento faz parte, mas quando não tem razão de ser e não traz recompensa, aí pode gerar um adoecimento. Portanto, é um olhar que a empresa faz para os aspectos subjetivos do trabalho.”

Quais são os benefícios do método?

Quando as condições ideais não são atendidas e não suprem as necessidades psíquicas, o profissional passa a não ver sentido no trabalho, se torna menos produtivo, desmotivado, adoece mais e não se sente satisfeito com a remuneração, por melhor que seja.

Por outro lado, promovendo ações como esta os colaboradores passam a ver mais sentido no trabalho, ter mais cuidado com as tarefas executadas, ter menos sensação de injustiça e passam a produzir mais e melhor. Tudo isso ajuda a reduzir custos com absenteísmos, sinistralidade, doenças e acidentes.

O Dr. Andre explica que “se a empresa não leva em consideração a relação colaborador e cliente, por exemplo, gera o descontentamento. Se o colaborador tem uma meta para vender o produto e quer batê-la para ser remunerado e ter o reconhecimento da chefia, mas vende um produto que os consumidores não precisam, ele passa por um conflito ético e moral, adoecendo mentalmente.”

Sendo assim, de forma geral, podemos citar os seguintes benefícios do método:

  • aumento da produtividade;
  • engajamento;
  • redução de processos trabalhistas;
  • melhora do clima organizacional;
  • satisfação de clientes e funcionários;
  • redução de turnover, treinamentos e contratações;
  • melhora da imagem da empresa.

Apesar de o principal objetivo das empresas ser a geração de lucro, a preocupação em entregar valor para os clientes e oferecer um ambiente agradável para os colaboradores deve estar no mesmo patamar.

Como vimos, os fatores psicossociais e organizacionais são determinantes para o desempenho das equipes e podem gerar reflexos consideráveis nos resultados — sejam eles positivos ou negativos.

O que achou deste post? Quer saber como melhorar o ambiente de trabalho e tornar os colaboradores mais felizes e motivados? Então entre em contato conosco agora mesmo e saiba como a BeeCorp pode ajudar!

BLOG DA BEECORP
Você também pode se interessar
Cases de sucesso
Qualidade de vida no trabalho: por que e quando investir?

Qualidade de vida no trabalho: por que e quando investir? Por: Luíza Terra

Em um mercado competitivo, não é incomum o colaborador se sentir pressionado a obter um resultado cada vez melhor. No entanto, se não houver um equilíbrio entre produtividade e qualidade...
Cases de sucesso
Investir em pessoas

Investir em pessoas: por que é tão importante? Por: Carina Martins

Poucas organizações já nascem com a percepção de que é necessário investir em pessoas e proporcionar bem-estar físico e mental aos colaboradores. Por isso, quando uma empresa aplica esses...
Cases de sucesso
Fatores Psicossociais

Fatores de risco psicossociais e organizacionais: como quantificar por meio da AET Por: Ana Flávia Oliveira

A complexa análise dos fatores psicossociais e organizacionais pode ser realizada através da psicodinâmica do trabalho. O termo, criado por Christophe Dejours, tem origem franco-belga e mistura conceitos de...
Cases de sucesso
Planejamento estratégico

Entenda como pensar no bem-estar dos funcionários é essencial para o planejamento estratégico das empresas Por: Carina Martins

Cada vez mais os gestores entendem que as empresas são resultado da ação dos colaboradores. Porém, para que eles tenham um bom desempenho, é necessário que a companhia invista...
Cases de sucesso
saúde e qualidade de vida

Como reinventar o cuidado com a saúde e qualidade de vida dos colaboradores? Por: Carina Martins

Em grandes empresas, a preocupação com saúde e qualidade de vida dos colaboradores caminha lado a lado com a busca por melhores resultados. Programas, campanhas e ações podem ser...
Cases de sucesso
Bem estar corporativo

Bem-estar corporativo: como ele impacta as políticas de saúde das empresas? Por: Felipe Lacerda

Funcionários engajados e motivados são resultado de muito mais do que bons salários ou de atividades gratificantes. Para que eles realmente caminhem junto da organização, é preciso investir no...
Cases de sucesso
startups

Por que as startups, como a MaxMilhas, tem em seu DNA o cuidado com os colaboradores Por: Carina Martins

A preocupação com o bem-estar dos funcionários é uma das prioridades das empresas modernas. Nesse sentido, cada vez mais startups vêm desenvolvendo ações e programas de cuidados com seus...
Cases de sucesso
Tecnologia e saúde

Tecnologia e saúde: como inovar na saúde corporativa? Por: Carina Martins

Para que serve a inovação? Sem dúvida, ela revolucionou muitas das nossas atividades diárias e, nas empresas, tem sido um fator para o ganho de eficiência e redução de...
Cases de sucesso
Reabilitação

Reabilitação corporativa: esclareça suas principais dúvidas Por: Carina Martins

Quando uma empresa investe e cuida dos seus colaboradores, além de proporcionar mais saúde e qualidade de vida, ela também ganha em continuidade operacional, na retenção de talentos e,...
Preparado para transformar pessoas e negócios?
O investimento em saúde, segurança e qualidade de vida impacta diretamente nos resultados da sua organização.
Fale com nossos especialistas
x

Solicite uma proposta







    Assine nossa newsletter

      Autor
      Ana Flávia Oliveira

      Especialista em Enfermagem do Trabalho, Ergonomia aplicada ao Trabalho e Gestão de Pessoas

      3 Comentários

      1. […] disso, considere que fatores psicossociais e organizacionais podem estar por trás dos efeitos das mudanças de ambiente de trabalho. Veja o próximo […]

      2. […] voltados à saúde mental, como para gestão e controle do estresse, é fundamental mapear os fatores de riscos psicossociais. Verifique como eles afetam a equipe, impactam o bem-estar e a produtividade dos colaboradores para […]

      3. […] deve ser feito e de sua validade. A verdade é que a periodicidade depende da função e do grau de risco ocupacional que o trabalhador está exposto. Quanto maior o grau de risco ocupacional, menor o tempo de […]

      Deixe um comentário

      O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

      Fale com consultor!

      Fale com um consultor

        Cadastrar currículo