Jovens talentos querem mais que oportunidades de trabalho

Jovens Talentos
Categoria: Qualidade de Vida

Já foi a época dos profissionais buscarem empregos apenas pelo salário. A juventude, denominada geração Y, preocupa-se também com a saúde, deseja aliar felicidade e profissionalismo, criar boas relações com os colegas e um ambiente de trabalho leve e agradável.

Uma pesquisa realizada em 2014 pela Oxford Economics, revelou que recentes ingressantes no mercado de trabalho buscam crescer na corporação dentro de uma equipe integrada, pois se importam com o bem-estar. Essa é uma geração que deseja reconhecimento, mas que precisa ter a sensação de pertencimento para se motivar e engajar.

Os jovens talentos querem mais que oportunidades de trabalho, buscam qualidade de vida. Saiba mais neste artigo e entenda como eles estão se relacionando no ambiente de trabalho. Acompanhe!

A importância do equilíbrio entre vida profissional e pessoal

Uma pesquisa da Fundação Instituto de Administração (FIA/USP) realizada com cerca de 200 jovens de São Paulo revelou que 99% dos nascidos entre 1980 e 1993 só se mantêm envolvidos em atividades que gostam e que 96% acreditam que o objetivo do trabalho é a realização pessoal.

Essa é uma geração que considera o trabalho algo importante, mas que não o valoriza mais que a vida pessoal. Eles buscam justamente o equilíbrio entre os dois lados. Querem viver intensamente as experiências de trabalho e crescer profissionalmente, mas não querem colocar os relacionamentos, saúde, família e lazer em segundo plano.

Uma oficina sobre carreiras com estudantes da Faculdade de Administração da USP, confirma isso e mostrou que a prioridade da maioria dos jovens profissionais é ter “estilo de vida”, ou seja, integrar o emprego às necessidades familiares e pessoais – e não o contrário.

As empresas precisam compreender essa nova tendência e demonstrar que respeitam essa nova postura. Só assim poderão contar com a valiosa contribuição que essa juventude de talentos traz para o ambiente corporativo.

Uma geração de jovens talentos que valoriza o bem-estar

Além desse equilíbrio, os jovens profissionais, qualificados e capacitados, desejam o bem-estar corporativo. Eles valorizam as empresas que cuidam das pessoas e que as reconhecem como profissionais e membros importantes da equipe.

É uma geração que necessita de reconhecimento, se esforça ao máximo, buscando sempre uma alta performance. Por tudo isso, a promoção do bem-estar é tão efetiva, independente da natureza dessas ações. Os profissionais ganham em saúde, segurança e qualidade de vida, enquanto a empresa ganha em engajamento, motivação, produtividade e diminuição de absenteísmo.

O incentivo à prática de atividades físicas, através de grupos de corrida e caminhada ou da concepção de uma academia corporativa, por exemplo, estimula o cuidado com a saúde e o corpo, além de oferecer momentos de lazer e descontração.

Assim como investimentos em ginástica laboral, que ajudam efetivamente na prevenção de doenças ocupacionais, como LER e DORT. A quick massage, por sua vez, combate o estresse, melhora a disposição e motivação, oferecendo um equilíbrio físico, emocional e mental.

Já as intervenções ergonômicas, são importantes para proporcionar um ambiente de trabalho confortável, adaptado às condições psicofisiológicas dos trabalhadores, oferecendo condições favoráveis e adequadas para se obter um bom rendimento.

Através da implementação do bem-estar corporativo, os jovens talentos se cuidam, relaxam e aliviam o estresse. É possível quebrar a monotonia e a repetitividade das atividades, promovendo ainda a interação entre os membros da equipe e fortalecendo o sentimento de pertencimento.

A busca por um ambiente de trabalho diferenciado e estimulante

Os jovens talentos são ávidos por novidades. Pertencentes a era da internet e das tecnologias digitais, cresceram em meio a muitos estímulos. Possuem a habilidade de realizar múltiplas tarefas ao mesmo tempo e são muito ágeis, mas se concentram por tempo determinado.

Por isso, necessitam de pausas e nesses intervalos precisam de realizar atividades estimulantes, que quebrem a monotonia. Carlos Honorato, professor da FIA (Fundação Instituto de Administração), explica que: “é a era dos indivíduos multitarefas”.

Ao mesmo tempo em que estudam, são capazes de ler notícias na internet, checar a página do Facebook, escutar música e ainda prestar atenção na conversa ao lado. Para eles, a velocidade é outra. Os resultados precisam ser mais rápidos, e os desafios, constantes.

Para conseguir o engajamento e a dedicação dessa geração, empresas inovadoras e de sucesso, como a Google e o Facebook, investem em ambientes de trabalho descontraídos, flexíveis e que permitem a conciliação entre vida pessoal e profissional.

O ambiente de trabalho precisa ser alegre e possibilitar que os jovens saiam da rotina, trabalhem em diferentes postos de trabalho, tenham um pouco de entretenimento ou até mesmo descanse um pouco. Quanto mais interativo e diferente o ambiente se faz, melhor eles trabalham e mais conseguem produzir.

As mudanças nas relações de trabalho

Existe hoje uma geração extremamente talentosa, mas fora dos padrões que as empresas estão habituadas. Essa população jovem está modificando as relações de trabalho e levando as corporações buscarem alternativas inovadoras para mantê-los engajados e produtivos. Para eles é essencial o equilíbrio entre vida profissional e pessoal.

Cheios de ideias, mas com necessidades de reconhecimento e cuidado, esses jovens precisam de mais do que o salário como motivação. A ética da empresa, seus valores, seus objetivos, o posicionamento de mercado e o que oferecem aos seus funcionários são itens avaliados.

Afinal, estamos falando de profissionais que necessitam se identificar com a empresa para se dedicarem integralmente. Além disso, é preciso oferecer um bom ambiente de trabalho. A rigidez corporativa não se adapta ao perfil deles. É preciso um clima descontraído, um ambiente divertido, interativo e que oferece inúmeras possibilidades de aprendizado e crescimento.

O investimento no bem-estar corporativo é uma estratégia efetiva para atrair e reter esses profissionais. Então que tal levar isso para a sua empresa? Entre com contato com BeeCorp e saiba mais.

BLOG DA BEECORP
Você também pode se interessar
Qualidade de Vida
Auriculoterapia: você sabe o que é e para que serve?

Auriculoterapia: você sabe o que é e para que serve? Por: Luíza Terra

A partir de Auriculoterapia é possível tratar diversos problemas que afetam a saúde do ser humano, a partir de um mapa de pontos no pavilhão auricular. Nesse sentido, a...
Qualidade de Vida
LGBTQIAPN+: o que significa cada letra e o contexto por trás da sigla

LGBTQIAPN+: o que significa cada letra e o contexto por trás da sigla Por: Felipe Alvares

A sigla LGBTQIAPN+ representa diferentes identidades de gênero e orientações sexuais. Por ser mais abrangente, ela acolhe uma quantidade maior de pessoas. Também substitui as siglas GLS e LGB,...
Qualidade de Vida
Resiliência: entenda o conceito e como ser mais resiliente

Resiliência: entenda o conceito e como ser mais resiliente Por: Paola Sobral

O significado de resiliência vem da física, que significa a capacidade de um material voltar ao seu estado original após sofrer alguma deformação. No campo da Psicologia, se refere...
Qualidade de Vida
Fonoaudiologia: entenda tudo sobre essa profissão

Fonoaudiologia: entenda tudo sobre essa profissão Por: Anderson Rodrigues

O fonoaudiólogo é o profissional da área de saúde graduado em fonoaudiologia. Ele auxilia pessoas de todas as idades no desenvolvimento ou no restabelecimento de funções e habilidades relacionadas...
Qualidade de Vida
Serotonina: como esse hormônio impacta o seu bem-estar

Serotonina: como esse hormônio impacta o seu bem-estar Por: Anderson Rodrigues

Vários aspectos da sua qualidade de vida são resultado dos seus hormônios. Isso inclui desde o seu humor até sua disposição e produtividade. Um dos principais hormônios para seu...
Qualidade de Vida
Yoga: o que você precisa saber para iniciar na prática

Yoga: o que você precisa saber para iniciar na prática Por: Felipe Alvares

A Yoga é uma prática que utiliza diversas técnicas com o objetivo de trabalhar o equilíbrio entre corpo, mente e espírito. Apesar de ser mais conhecida pelas posturas, a...
Qualidade de Vida
Sonhos: como eles podem favorecer sua saúde mental

Sonhos: como eles podem favorecer sua saúde mental Por: Felipe Alvares

Se você procurar no diário de Oxford, sonho é conceituado como conjunto de imagens, de pensamentos ou de fantasias que se apresentam à mente durante o sono. A qualidade...
Qualidade de Vida
Massoterapia: tipos de técnicas, benefícios e indicações

Massoterapia: tipos de técnicas, benefícios e indicações Por: Felipe Alvares

Massoterapia é a classificação dada para as técnicas que visam proporcionar saúde e bem-estar para as pessoas, como Quick Massage, reflexologia e Shiatsu. Ela pode ser aplicada, exclusivamente, por...
Qualidade de Vida
O que é pilates? Entenda os benefícios dessa prática e para que serve

O que é pilates? Entenda os benefícios dessa prática e para que serve Por: Carina Martins

Pilates é um método de treinamento que pode ser feito por pessoas de qualquer idade. Devido aos inúmeros benefícios do pilates para saúde, é uma prática recomendada por muitos...
SOLUÇÕES EM DESTAQUE
Qualidade de vida, Saúde e Ergonomia
Preparado para transformar pessoas e negócios?
O investimento em saúde, segurança e qualidade de vida impacta diretamente nos resultados da sua organização.
Fale com nossos especialistas
x

Solicite uma proposta







    Assine nossa newsletter

      Autor
      Bárbara Campos

      Psicóloga e Especialista em Gestão de Negócios e Coaching

      Deixe um comentário

      O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

      Fale com consultor!

      Fale com um consultor

        Cadastrar currículo