Conheça o Por Você: programa de qualidade de vida da CBA

Por 20 de setembro de 2018Qualidade de vida no trabalho
Por Você - Programa de qualidade de vida CBA

A promoção do bem-estar e da qualidade de vida nas empresas é uma excelente estratégia para garantir empregados mais saudáveis e motivados — questões que geram um impacto direto nos resultados do negócio.

Pensando nisso, resolvemos trazer para o blog o case de sucesso do Programa Por Você, da CBA (Companhia Brasileira de Alumínio). Confira como funciona e quais são os benefícios alcançados. Quer saber mais sobre o assunto? Então continue com a leitura!

Como se iniciou e como funciona o Programa Por Você da CBA?

O Programa Por Você iniciou-se há um ano e consiste na promoção da qualidade de vida por meio dos seguintes pilares: atividade física, alimentação saudável, exames e acompanhamento médico. Nesse primeiro ano, o Programa já tem quase 1.000 inscritos, e o cadastro de novos participantes está sempre aberto.

Segundo  Drª Jacqueline Benevenuto — coordenadora de Saúde Ocupacional da CBA, e responsável pelo Por Você: “Investimos continuamente no programa, pois  vemos um grande benefício na promoção do bem-estar e da qualidade de vida. O empregado que tem uma boa saúde está mais feliz, motivado a produzir melhor e, além de tudo, se sente cuidado pela empresa”. Esse tipo de ação proporciona ganhos tanto para os empregados, como para a empresa.

Incentivo às atividades físicas

No que diz respeito às atividades físicas, a empresa promove grupos de corrida e caminhada em Sorocaba, Alumínio, São Paulo e Minas Gerais. De acordo com Jacqueline Benevenuto, existem vários cenários:

  • Alumínio: temos uma parceria para utilizar a academia da Associação Atlética de Alumínio. Os grupos na academia acontecem 3 vezes por semana, e os de caminhada e corrida, 2 vezes por semana, com encontros no período da manhã e da noite;
  • Em outras regiões: não existem parcerias com clubes, mas a CBA fez alguns convênios para trazer formas de desconto, além dos grupos de corrida e caminhada.
  • Em todas as cidades: são promovidas corridas de rua (9 até o momento), pagas integralmente pelo programa da CBA. Na última, houveram 100 inscritos em Sorocaba. A próxima é a Corrida das Estações (em São Paulo capital), com cerca de 75 inscritos. Em Sorocaba, a próxima será a de prevenção ao Câncer de Mama.

Também é realizado um campeonato anual de futsal, que acontecerá em outubro/novembro deste ano.

Todos os empregados, independentemente de cargo, podem participar do programa. Eles são captados por meio de campanhas da comunicação interna, da divulgação direta do programa ou nos próprios exames periódicos — em que a indicação é realizada diretamente pelos médicos da CBA.

Como participar?

O primeiro passo é se inscrever no programa, o que pode ser feito nos próprios ambulatórios da empresa. Depois, o empregado precisa fazer um exame médico — como eletrocardiograma, exame laboratorial e avaliação médica — disponibilizado pela CBA.

A partir daí, o empregado estará apto para entrar no programa, participando das atividades físicas e sendo acompanhado pela nutricionista.

Acompanhamento nutricional

Na parte de nutrição, o atendimento é feito por nutricionistas (oferecidas pelo programa), que fazem consultas de avaliação inicial e os acompanhamentos em busca de uma reeducação alimentar. De acordo com Jacqueline, têm-se visto ótimos resultados em relação à isso.

Nesse conceito de reeducação alimentar, também foram realizadas adaptações nos refeitórios. Entre as mudanças implementadas, estão a melhoria nos conceitos de alimentação e no preparo dos alimentos, a oferta de mais variedades de salada (para aqueles que possuem dietas mais restritivas), entre outros.

Campanhas de saúde

Além do incentivo à prática de atividades físicas e a adoção de melhores hábitos alimentares, são promovidas campanhas de fomento à saúde no Programa Por Você. Jacqueline destaca: “Mensalmente, trazemos vários temas de saúde nos comunicados do Por Você. Este mês, tivemos a prevenção do colesterol, por exemplo.”

Podemos citar também outros temas já explorados, como:

  • vacinação contra a gripe;
  • DST/AIDS;
  • prevenção do câncer de mama e do câncer de próstata;
  • hidratação adequada e proteção solar.
  • prevenção da diabetes.

Inclusão familiar

Dentro dos eventos promovidos, também é priorizado a inclusão da família. Na Corrida Insana (corrida de rua com obstáculos infláveis), por exemplo, foi possível contar com a participação dos filhos de vários empregados.

Como foi definida a parceria com a BeeCorp?

A CBA preparou o escopo do Programa e a BeeCorp se moldou às demandas levantadas. Jacqueline destaca “com a BeeCorp temos as nutricionistas, os professores de educação física e as campanhas sazonais. Promovemos eventos bem legais, com explicações sobre os alimentos, temperos e a pirâmide alimentar. Já realizamos gincanas e disputas com exercícios e brindes, medição de IMC, avaliação física, distribuição de alimentos saudáveis, ginástica laboral, cadeira de massagem, entre outras.”

Quais os resultados já observados pelo Programa?

Como o programa é recente, acabou de completar um ano, Jacqueline ressalta que ainda não é possível precisar números a respeito de sinistralidade e taxas ligadas à produtividade. Porém, apesar de ainda estar em fase de balanço, já é possível apontar algumas melhorias, como os resultados sobre a perda de peso.

Em um total de 939 inscritos (nas unidades de Alumínio, Sorocaba, São Paulo, Poços de Caldas e Miraí), analisando aqueles colaboradores que já passaram pela primeira consulta e pelo retorno com a nutricionista, observou-se:

  • Redução de pessoas consideradas obesas e com sobrepeso;
  • Aumento no número de pessoas com a faixa de peso ideal.

Quais as expectativas para o próximo ano?

Jacqueline afirma: “queremos atingir mais de 40% dos empregados no próximo ano, participar de mais corridas de rua, além de conquistar maiores coberturas de academias.”

Quais os benefícios do programa?

De maneira geral, pode-se dizer que o programa incentiva os empregados a investirem neles mesmos. “Traz mais saúde, mais equilíbrio da vida pessoal com a laboral, mais interação entre as equipes e mais participação da família junto à empresa”, destaca Jacqueline.

Quando uma organização decide investir em seus empregados — promovendo saúde, alimentação saudável, prática de atividades físicas e qualidade de vida —, os benefícios alcançados são vantajosos para todos.

Enquanto os empregados percebem mudanças positivas nos hábitos e nas condições físicas, a empresa ganha em produtividade e resultados.

O que achou deste case de sucesso? Ficou com alguma dúvida sobre como uma empresa pode se beneficiar com um projeto semelhante ao Programa Por Você? Deixe um comentário e participe da conversa!

BLOG_CTAs_Protagonista

Comentários

Comentários