Protagonista da transformação: qual o seu papel na empresa?

Mulher sorrindo e refletindo

Provavelmente, alguma vez, você já pensou sobre o seu papel no mundo e na instituição profissional da qual faz parte, não é mesmo? Isso é muito comum, ainda mais porque estamos inseridos em uma sociedade que, cada vez mais, busca por aquele indivíduo que seja capaz de ser um protagonista da transformação.

Mas, afinal, você sabe o que é e como se tornar protagonista no seu ambiente de trabalho? Continue a leitura e fique por dentro do assunto!

O que é ser um protagonista da transformação?

Um indivíduo com esse perfil é aquele movido por desafios, sonhos e ambições, que busca fazer a diferença no mundo.

Esse processo de se tornar um protagonista, muitas vezes, está relacionado à própria trajetória no ambiente de trabalho. Essa capacitação e desenvolvimento do profissional é importante, inclusive, para a produtividade e as instituições vêm investindo nos seus colaboradores. Dessa forma, promovem mudanças positivas para a empresa e sociedade.

Como as empresas ajudam a formar um protagonista da transformação?

No competitivo mercado de trabalho, o principal anseio das organizações é que os seus colaboradores participem dos processos, não sendo considerados apenas como uma fonte de trabalho, ideias, sugestões e resultados.

Nesse sentido, os bons gestores procuram por colaboradores que se tornem protagonistas em seus processos. Só que nem todas as instituições estão preparadas para colocar essa ideia em prática.

O start inicial para as empresas formarem indivíduos capazes de assumir suas funções como protagonistas da transformação diz respeito à oferta de treinamentos, tanto de cunho profissional quanto de autoconhecimento.

Além disso, devem promover um ambiente laboral adequado, com equipamentos eficientes, infraestrutura apropriada e, principalmente, boas condições psicológicas e sociológicas, a fim de evitar o estresse, a ansiedade e a sobrecarga de trabalho.

Tomando esses cuidados, é possível transformar o ambiente de trabalho em um local que cultiva pessoas protagonistas da transformação. Com essa cultura estabelecida, a instituição só tem a ganhar, visto que o resultado é uma grande melhora no bem-estar dos colaboradores. Afinal, o espaço empresarial se torna mais colaborativo e inspirador.

O que fazer para ser um protagonista da transformação?

Se tornar protagonista é um estado que todos podem alcançar. Para isso, é preciso ter desejo de crescimento e investir em autoconhecimento e no seu potencial de adquirir novas habilidades.

Para ajudar na sua formação, separamos algumas dicas para você introduzir na sua rotina, a fim atingir o seu objetivo. Confira:

1. Tenha uma visão

Quem quer ser protagonista e fomentar a transformação, deve investir em uma visão explicável de futuro, ou seja, é preciso que haja uma organização sistêmica das ações. Pense sempre que todas as suas atividades devem possuir uma motivação maior, de modo que seja possível deixar um legado positivo por onde você passar.

2. Trabalhe com proatividade

O indivíduo que tem esse comportamento conhece a premissa de que tudo o que acontece externamente não depende dele, mas que vários outros acontecimentos dependem. Essa lógica é exatamente oposta a de uma pessoa reativa, que fica esperando as coisas acontecerem. O profissional proativo é aquele que consegue identificar todos os riscos e, assim, sabe como minimizá-los antes de se deparar com perdas de clientes, parcerias e lucros.

Nesse caminho, busque também identificar seus pontos fortes e fracos, pois isso vai expandir o seu desenvolvimento pessoal e agregar valores na sua carreira.

3. Seja a transformação que você deseja

O mundo se renova todos os dias, e, no contexto empresarial, isso quer dizer que você será sempre surpreendido por novas demandas profissionais. Para encarar esse processo contínuo e se adaptar durante a carreira, não há nada melhor do que se transformar em um agente de mudança!

Use tudo o que for novo a seu favor. Quando você se torna um protagonista de sucesso, consegue tomar ações que provocaram alterações necessárias para a melhoria das rotinas. Inicialmente, foque internamente, pois essa mudança precisa vir de você. Depois, quando já estiver bem fortalecida, aplique-a em seu empreendimento, no mercado e, por fim, na sociedade.

4. Utilize a criatividade

Reflita sobre isto: há dez anos, você chegou a imaginar que seria possível conversar com pessoas do mundo todo, por meio de um aplicativo instalado no smartphone? Com certeza, não.

Mas isso foi e está sendo possível, graças a grandes mudanças e tecnologias disruptivas, que provocam grandes quebras de antigos modelos, padrões e processos existentes no mercado.

Diante desse cenário de inovação, por que não deixar aflorar a sua criatividade? Pode ser que mais pessoas estejam dispostas a acreditar nela. Utilize a sua criatividade como diferencial!

5. Tenha foco

Todo protagonista que assume a liderança da sua própria vida tem o conhecimento da onde quer chegar e, para que isso seja possível, define metas.

Uma dica é criar metas do tipo Smart, ou seja, tangíveis e possíveis de acontecer. No momento em que você as escreve, pensando em como serão realizadas e em que prazos serão entregues, está aumentando significativamente a probabilidade de o sucesso atingir os seus objetivos.

6. Pratique a empatia

Ser um protagonista da transformação empático é conseguir se colocar no lugar do cliente e dos colegas e ter a percepção de seus desejos, necessidades e medos.

Muito diferente do indivíduo simpático, aquele que pratica a empatia não diminui ou tenta excluir os problemas das pessoas com quem se relaciona. Mais que isso, ele tenta compreender essas mesmas dores e, assim, consegue o seu sucesso ao pensar em soluções que realmente farão sentido para todos.

7. Valorize a colaboração

Geralmente, empresas que apresentam crescimento expressivo e se destacam em seus nichos de atuação são aquelas que se desenvolveram através da colaboração de muitas mãos. Elas até podem ter surgido da ideia de grupos seletos de sócios e investidores, mas, em vista da sua evolução, a inclusão de novos colaboradores se torna algo natural.

Entendendo esse processo, todo o protagonista da transformação sabe que valorizar o conhecimento e o empenho de todo o seu nicho de mercado (sócios, funcionários, parceiros e clientes) significa conquistar melhorias para os negócios.

8. Aja com transparência

Cada vez mais, as pessoas buscam relacionamentos com quem é de fato transparente. Logo, exponha os seus dados e metas! A tecnologia é uma ótima aliada para isso, e, se você tiver um plano eficiente para usar esse recurso a favor de uma divulgação clara e honesta, certamente conquistará a confiança de mais clientes, colaboradores e parceiros.

Quando mencionamos a expressão “protagonista da transformação”, é importante ter em mente que a autenticidade dela está em justamente demonstrar que assumir esse perfil não é um estado de algumas horas do seu dia, mas, sim, uma extensão de quem você é de verdade. Portanto, esteja sempre em busca da sua melhor versão.

Invista em treinamentos, experimente novos caminhos para continuar o que já está sendo feito com sucesso, conheça e tenha um bom relacionamento com pessoas diferentes e nunca se prenda ao que já sabe. Queira progredir sempre!

Viu só como se transformar em um protagonista da transformação é algo possível de alcançar? Para ampliar ainda mais seus conhecimentos, leia também o artigo, “6 benefícios de ter uma empresa especializada em bem-estar corporativo como parceira”.

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