Quick Massage e produtividade: entenda a relação

Por 15 de fevereiro de 2018Qualidade de vida no trabalho
Quick Massage

Quick Massage é um termo em inglês que significa massagem rápida. Como o próprio nome já diz, é uma massagem rápida (dura aproximadamente 15 minutos) que utiliza-se de uma cadeira especial e movimentos inspirados em técnicas orientais para proporcionar o relaxamento muscular em poucos minutos. Esse tempo já é suficiente para sentirmos os benefícios em nosso corpo.

 

Que o ambiente corporativo pode ser desgastante, todo mundo sabe. O que muitas pessoas ainda não sabem é que trabalhar sob pressão afeta negativamente o clima organizacional, as relações interpessoais e a integração da equipe, além de gerar muita insatisfação. Afinal, quanto mais felizes e satisfeitos estão os funcionários, mais produtivos e dispostos eles serão. Que tal uma quick massage?

Nenhum trabalhador está livre da aceleração do ritmo de vida em todo o mundo e da demanda por grande velocidade na entrega de suas tarefas. Com tantas metas, preocupações e desafios, é comum encontrar pessoas cansadas, nervosas e agitadas nas empresas. Por isso, para alcançar bons resultados, é fundamental que os gestores encontrem maneiras de aliviar as situações, e essa é uma boa pedida para isso.

Não sabe como funciona essa alternativa de relaxamento? Continue a ler e desvende o universo dessa possibilidade. Boa leitura!

Por que investir na quick massage?

Com uma economia tão instável, pode ser um desafio ainda maior sustentar a sua empresa no mercado, concorda? Tantas oscilações e obstáculos exigem a contratação de funcionários qualificados, comprometidos e eficientes — essas três características são apenas algumas que diferenciam uma boa equipe de uma ruim.

Cá entre nós, existem soluções simples, práticas e bem interessantes para ajudar você a construir um ambiente de trabalho agradável e garantir o bem-estar dos colaboradores em sua empresa. Não importa qual seja o seu nicho de trabalho: vale tudo para proporcionar o melhor aos seus funcionários!

Que tal realizar palestras e apresentações sobre como ser mais produtivo? Por que não inserir exercícios de alongamento em suas agendas? Os seus funcionários já possuem plano de saúde?

Vale a pena, também, ouvir a opinião de todos sobre o espaço físico em que trabalham, assim como propor gincanas, criar uma sala de jogos e até mesmo elaborar competições oferecendo premiação em dinheiro ou dias de folga. Viu só como pode ser fácil motivar alguém?

Todas as opções acima são válidas, mas existe uma que se destaca quando o assunto é transformar o seu empreendimento: quick massage! Implante essas rápidas sessões de massagem em seu ambiente de trabalho e reduza a preocupação com a tensão, o estresse ou com os afastamentos de seus funcionários.

O que é e como funciona a quick massage?

O termo quick massage vem do inglês e significa massagem rápida, já que sua duração é de, aproximadamente, 15 minutos por sessão. Não há necessidade de usar roupas especiais nem óleos específicos para receber essa massagem.

Basta uma cadeira adequada e um profissional qualificado para que o funcionário recupere suas energias ali mesmo, no ambiente de trabalho. O principal objetivo da quick massage é o relaxamento muscular das regiões dorsal, cervical e dos membros superiores, além de melhorar a postura, equilibrar o fluxo energético do corpo e desbloquear as tensões.

Esses resultados são atingidos imediatamente por meio de pressões com a polpa dos dedos, cotovelos e palmas das mãos. Essa técnica de relaxamento surgiu nos anos 80, no centro de Nova York, em Manhattan, nos Estados Unidos. O criador e disseminador da técnica foi o massoterapeuta David Palmer.

Na época em que a quick massage surgiu, David trabalhava para a famosa empresa Apple e vivenciava um alto índice de funcionários afastados no trabalho por motivos médicos — principalmente por LER (Lesão por Esforço Repetitivo) e DORT (Distúrbio Osteomuscular Relacionado ao Trabalho).

Na busca de soluções para o problema, David Palmer teve a ideia de criar uma massagem mais rápida e que pudesse ser feita na posição sentada. Ele se baseou nas técnicas de massagem oriental, como o Shiatsu e o Anmá e, assim, desenvolveu uma cadeira especial para a prática.

Com ela, é possível proporcionar conforto ao colaborador e viabilizar o trabalho do massoterapeuta no ambiente corporativo. Além de confortável, a cadeira ocupa um pequeno espaço e é facilmente transportada, o que traduz a praticidade de sua implementação.

Para receber a massagem, o colaborador não precisa se despir e o massoterapeuta trabalha as áreas do corpo mais acometidas pelas atividades laborais, como a região cervical, os ombros, os braços e os antebraços, as mãos e do dorso até a área lombar.

Em quais casos a quick massage é indicada?

Essa etapa é muito útil para lidar com problemas como estresseansiedadedepressão, lesões por esforços repetitivos (LER) e até hipertensão arterial. Esses quadros, normalmente, são condições agravadas pela má postura contínua.

Além dessas indicações, há outros casos que influenciam a produtividade e que podem ser resolvidos com a quick massage. Entre eles, estão:

Dores de cabeça

As tensões musculares, principalmente na área cervical, contribuem para gerar dores de cabeça e até quadros de enxaqueca. Quando o trabalhador encontra-se com essa condição, ele tem maior dificuldade de produzir e, assim, a quick massage ajuda a contornar o problema.

Mau humor

O aspecto psicológico também é influenciado pelo ambiente de trabalho e um colaborador pode sofrer com o mau humor devido aos incômodos. Além de diminuir a produtividade, afeta o relacionamento interpessoal e aumenta o número de conflitos, situação que reduz a eficiência do time.

Dificuldade de concentração

Quando alguém está com dor ou se sente muito tenso, é difícil ter foco e atenção plena. No caso das equipes, basta um funcionário não conseguir se concentrar direito para que os projetos possam ser afetados. Com a quick massage é possível equilibrar o organismo e melhorar a capacidade de foco dos colaboradores.

Indisposição

Sentir-se mal no ambiente de trabalho não é incomum quando a preocupação com a saúde ocupacional não é intensa. Isso pode gerar afastamentos, saídas antecipadas ou perda de produtividade. Já com a massagem rápida, as pessoas se sentem renovadas e mais bem dispostas para realizar as atividades.

Quais são os benefícios da quick massage?

Apesar de ser um procedimento breve, ele é muito eficaz, relaxante, e oferece inúmeros benefícios para a empresa e o funcionário. Em primeiro lugar, podemos citar o combate ao estresse laboral, já que a técnica ajuda a relaxar profundamente o corpo e a mente, pois reduz a tensão muscular e o excesso de agitação mental.

Assim, o colaborador se revigora, se reequilibra, adquire mais disposição e a sensação de fadiga é minimizada. Outro grande benefício alcançado é a diminuição da incidência de doenças ocupacionais, como LER/DORT.

A técnica ajuda no aspecto fisiológico, aumentando a circulação sanguínea e fazendo com que os músculos fiquem prontos para responder às exigências dos exercícios sem que ocorra qualquer lesão.

Confira, a seguir, as principais vantagens que as rápidas sessões de quick massage oferecem.

Benefícios para a empresa

O empreendimento é um dos maiores beneficiados pela abordagem, que atua em várias frentes para a otimização operacional e do espaço, em geral. Essa técnica traz como pontos positivos:

Reduz os gastos com assistência médica

Prevenir é sempre mais barato que remediar. Como a quick massage promove relaxamento, ela evita o acúmulo de tensões. Como resultado, a empresa precisa gastar menos com assistência médica por questões relacionadas à má postura dos colaboradores.

Diminui o número de faltas e afastamentos por problemas de saúde

Por ajudar a melhorar a qualidade de vida e o funcionamento do organismo do funcionário, a técnica é uma forma de diminuir a taxa de absenteísmo, em geral. Tanto as faltas quanto os afastamentos e licenças médica são reduzidos, de modo a melhorar a integração da equipe.

Representa uma melhoria no ambiente de trabalho

O cuidado com a saúde e com o bem-estar, por si só, já é determinante para ter um bom clima no local de trabalho. Com a quick massage isso é especialmente intenso, já que as pessoas ficam mais relaxadas e capazes de desempenhar as suas funções conforme o esperado.

Aumenta a produtividade do empregado

Livre de dores causadas por problema na coluna ou de postura, o trabalhador se concentra melhor e passa um tempo maior em sua função. Eventualmente, essa técnica ajuda a aumentar a produtividade de todo o time.

Tem baixo custo

Contratar serviços de quick massage é muito mais barato que custear licenças, afastamentos e contratações temporárias. Além disso, o ganho de produtividade também aumenta o custo-benefício e torna essa opção muito em conta.

É flexível e rápida

Como visto, esse tipo de procedimento não exige um lugar especial nem preparações específicas. O local de realização, que é a cadeira planejada para a etapa, pode ser movido de acordo com as necessidades e, como o nome supõe, a técnica não ocupa muito tempo do trabalhador.

Reduz o índice de acidentes de trabalho

Quanto mais os colaboradores estão dispersos ou sem concentração, maiores são os riscos de acidente. Por causa da massagem, há maior atenção e foco, o que contribui para aumentar a segurança.

Reconecta o funcionário

A pequena pausa na rotina oferecida faz com que o indivíduo se reconecte consigo, com os outros, com seu meio. Isso gera relações intensamente produtivas e um ambiente agradável.

Estimula a criatividade do funcionário

A melhora na circulação sanguínea e a eliminação de dores e incômodos fazem com que a pessoa se sinta melhor e pronta para criar. Com isso, é uma forma de estimular a criatividade, gerar novas soluções e trazer maior capacidade de resolução.

Incentiva o poder de decisão, a comunicação e a atitude dos trabalhadores

Diante da sensação de bem-estar, os colaboradores se sentirão mais aptos a se comunicar e a decidir corretamente. Isso favorece a integração de times e amplia a proatividade do funcionário.

Resgata a energia perdida durante o expediente

A rotina de trabalho pode ser estressante e desgastante. Com a quick massage, há uma reposição dessas energias, de modo que surge um novo ânimo para que o trabalhador se sinta melhor.

Benefícios para os funcionários

Além de a empresa ser uma grande favorecida, os colaboradores recebem impactos positivos diretos na saúde e na forma de trabalhar. A seguir, veja quais são os pontos de maior destaque:

Reduz as dores musculares e tensões

A má postura é uma das maiores causadoras de incômodos corporais. Com a massagem rápida, é possível eliminar tensões e “nós” musculares, além de reforçar certas áreas. Com a atuação constante, a postura é corrigida e as dores se tornam menos frequentes. Eventualmente, isso também significa a redução nas queixas.

Melhora a concentração e o entendimento

A capacidade cognitiva está ligada ao funcionamento do restante do organismo. Graças à quick massage, é possível eliminar dores e tensões e ampliar as atividades do cérebro. Com isso, os colaboradores ficam mais concentrados e conseguem processar melhor as informações.

Alivia o cansaço mental e físico

Quem fica muito tempo em pé, sentado ou carregando peso sabe que o trabalho pode causar cansaço. Com a técnica, é possível relaxar física e mentalmente, o que alivia a sensação de exaustão.

Melhora a disposição, a motivação e o humor

Quanto mais cansados corpo e mente estão, mais difícil é se sentir feliz e bem-disposto. Eventualmente, isso leva à desmotivação com o trabalho. Portanto, a prática adequada da massagem ajuda a garantir melhores efeitos psicológicos e de relacionamento.

Produz sensação de tranquilidade, relaxamento e paz

Mesmo que dure menos de 15 minutos, a massagem é capaz de desligar o colaborador do ambiente atual e gerar um forte sentimento de paz e tranquilidade. Com isso, o trabalhador se beneficia do grande relaxamento causado.

Reduz o estresse, a irritação e a ansiedade

Muitas vezes, sentir-se mal fisicamente afeta o estado de espírito. Dores e tensões musculares geram irritação e estresse e fortalecem a ansiedade. Com a quick massage, tudo isso é reduzido ou eliminado, o que contribui para a melhor qualidade de vida.

Diminui o risco de lesões musculares

Quando os músculos estão sob grande tensão, as fibras musculares podem se romper ou serem torcidas. Isso gera lesões que, dependendo do caso, são graves e exigem um longo período de recuperação. Com o apoio da quick massage de forma contínua, essas tensões são progressivamente eliminadas e os músculos ficam mais protegidos.

Controla a circulação sanguínea

O funcionamento dos músculos está diretamente ligado à circulação. Quando ela é adequada, há melhor nutrição e eliminação de toxinas dessas áreas. Graças à massagem rápida, a circulação é ativada, controlada e otimizada. Isso gera uma atuação diferenciada do organismo e melhora o desempenho dos vários sistemas.

Um estudo realizado em uma empresa do setor elétrico durante 8 semanas de aplicação da quick massage comprovou esses benefícios. Os resultados foram surpreendentes:

  • 40% dos participantes sentiram diminuição do estresse;
  • 50% deles relataram uma diminuição das dores musculares;
  • 75% dos colaboradores sentiram um maior relaxamento;
  • 70% obteve aumento da produtividade.

Qual a relação da quick massage com o aumento da produtividade?

De forma geral, uma simples massagem pode modificar o comportamento de uma pessoa, pois age diretamente nos campos físicos e psicológicos. No entanto, quando realizada no ambiente de trabalho, ela afeta também a produtividade dos funcionários.

Afinal, quem não trabalha melhor sem dores e tensões? As sessões de quick massage são um tiro certeiro para fortalecer a saúde dos trabalhadores e não deixar que a fragilidade impacte negativamente na produtividade. Maravilhoso, não?

Estima-se que 60% dos afastamentos de trabalhadores aconteça em decorrência de LER e é confirmado que ela responde por cerca de 75% de comunicados de acidentes de trabalho (ANDRADE, 1999).

As lesões por esforços repetitivos dos punhos, mãos e braços aumentaram cerca de 80% desde 1990, de acordo com o US Bureau of. Labor Statistics e, atualmente, constituem a categoria mais ampla de lesões no trabalho. Thais Helena Delboni, estudiosa do estresse no trabalho, explica que “essas lesões podem causar muita dor e incapacidade permanente”.

“Afinal, durante o trabalho, certos grupos musculares são solicitados para execução de movimentos, enquanto outros permanecem completamente sem função, relaxados. As articulações vão sofrendo uma diminuição em sua mobilidade, refletindo em pouca flexibilidade do corpo”, completa Delboni.

Portanto, a quick massage proporciona às empresas colaboradores mais dispostos e livres de tensões emocionais e físicas, o que impacta diretamente na rotina. Isso aumenta bastante a produtividade, uma vez que, quando se sentem melhor, os colaboradores passam a render mais, pois esquecem os problemas e focam apenas na realização de suas obrigações.

Podemos destacar, ainda, outros benefícios como:

  • melhora do clima organizacional com a promoção de momentos de relaxamento;
  • menos gastos com doenças e afastamentos, por meio da prevenção de doenças ocupacionais;
  • maior comprometimento dos colaboradores, que passam a se sentir cuidados pela empresa.

Ainda possui dúvidas? Fique atento aos últimos esclarecimentos

É comum que as pessoas tenham dúvidas sobre o desconhecido. Pensando nisso, separamos os sete principais questionamentos sobre a quick massage e esclarecemos todos agora. Confira:

1. Existe restrição ou qualquer funcionário pode receber a quick massage?

A resposta é simples: todos podem e devem receber a quick massage. Homens, mulheres, jovens ou idosos — não há contraindicação. Só é preciso certificar-se de que o massoterapeuta seja especializado e preparado para atender todas as pessoas.

2. Quantas vezes por semana é indicada?

A frequência varia de acordo com a pessoa e o estilo de vida dela, podendo ser realizada uma vez a cada sete dias, duas vezes por semana ou até todos os dias. O importante é saber que os benefícios são sentidos já na primeira sessão.

3. Gestantes podem receber a massagem?

Se a gestação estiver com mais de três meses, tranquila e livre de riscos, sim. No entanto, vale ressaltar que sempre é recomendável obter aprovação médica — o crescimento da barriga pode dificultar a aplicação e, por causa disso, é bom evitar a massagem sem autorização.

4. A cadeira específica é necessária ou pode ser outra?

A cadeira específica para a quick massage é indispensável para o sucesso da sessão, pois foi desenvolvida com um desenho especial para moldar o corpo da pessoa, de modo que, mesmo sentado, seja possível relaxar todo o torso e atingir os resultados esperados.

5. Por que não é preciso roupas especiais?

Uma das principais vantagens da quick massage é que ela pode ser realizada em qualquer ambiente, seja área interna ou externa, com ou sem pessoas ao redor. Isso só é possível porque não se utiliza óleos ou cremes especiais. A massagem é feita sobre a roupa da pessoa, evitando fricções diretas na pele.

6. Conversar durante a quick massage é permitido?

O ideal é evitar a falação, pois a intenção é deixar o funcionário relaxado e curtir ao máximo os momentos de distração dos afazeres.

7. Qual é a diferença da massagem em uma maca?

Devido ao design da cadeira, não é possível atingir todo o corpo da pessoa como na maca. As regiões de maior foco na quick massage são: pescoço, ombro, cabeça, braços, mãos e costas — em algumas situações, a coxa e a panturrilha também.

A quick massage é uma técnica simples, prática, rápida e muito eficaz. Ela permite às empresas proporcionar aos seus colaboradores um momento de relaxamento e de cuidado com a saúde.

Dessa forma, é possível reduzir o nível de estresse, alcançar uma maior disposição para o trabalho, diminuir as dores e tensões musculares e, assim, conseguir o tão almejado aumento de produtividade.

Além disso, investir no bem-estar dos colaboradores é, hoje, uma estratégia importante para superar os tempos de crise e tornar a empresa sustentável e os negócios lucrativos. Afinal, são as pessoas que farão a diferença para o alcance de metas e objetivos do seu negócio.

Então, que tal investir na sua equipe e implantar a quick massage na sua empresa agora mesmo? Uma sugestão pode ser realizar workshops e, neles, permitir que os seus funcionários realizem a quick massage.

Também é possível criar competições saudáveis entre os trabalhadores e, então, premiar o vencedor com uma sessão mais longa da massagem, apresentá-la no lugar do cafezinho dos eventos corporativos e até mesmo organizar dias comemorativos para oferecer os serviços.

Os programas de quick massage da BeeCorp são desenvolvidos de acordo com as necessidades de cada empresa, tanto em relação à periodicidade das intervenções, quanto aos procedimentos a serem realizados, que são definidos de acordo com o tipo de atividade laboral.

Não esqueça de que a sua função é investir na qualidade de vida dos seus funcionários — somente assim será possível aumentar o rendimento e melhorar os resultados de sua empresa. Afinal, para se destacar é preciso se arriscar!

Para contar com uma melhor atuação dos funcionários de sua empresa com a ajuda da quick massage, entre em contato com a BeeCorp e fale com um de nossos especialistas!

Gostou do artigo? Leia também:

Comentários

Comentários