Quiropraxia: o que é e quais seus benefícios para a saúde?

Quiropraxia: o que é e quais seus benefícios para a saúde?
O que é?
Como funciona?
Benefícios
É perigoso?
Para que serve?
Importância
Categoria: Saúde

Você sabe o que é Quiropraxia e para que serve? Trata-se de uma técnica de medicina alternativa que corrige incômodos musculares, assim como aqueles do sistema esquelético.

Entenda também:

  • Para que serve
  • Beneficios
  • Quem não pode fazer
  • Pessoas de todas as idades podem se submeter às sessões de tratamento que costumam ser de curta duração, entre 15 e 30 minutos. Os resultados também não demoram para serem percebidos pela pessoa. Por isso, é uma prática promovida nas empresas, assim como a Ginástica Laboral.

    Entenda também sobre outra prática que traz muitos benefícios para a saúde, a Quick Massage:

    O que é Quiropraxia?

    Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a “Quiropraxia é uma profissão da saúde que lida com o diagnóstico, o tratamento e a prevenção das desordens do sistema neuro-músculo-esquelético e dos efeitos destas desordens na saúde em geral”. Consta de manobras manuais no corpo do paciente visando principalmente a coluna e as articulações.

    Entre os principais objetivos da Quiropraxia destaca-se a atuação sobre a coluna vertebral com vistas a garantir que o sistema nervoso, assim como todo o corpo, estejam operando em sua plenitude. Faz uso de manobras no corpo do paciente para restaurar as condições das articulações, além de orientar hábitos e posturas.

    A Quiropraxia no Brasil é reconhecida como especialização da Fisioterapia. Existem, no entanto, duas instituições de ensino superior que oferecem a formação específica em Quiropraxia.

    Em todo o mundo existem mais de 100 mil profissionais de Quiropraxia, conforme a Organização das Nações Unidas (ONU). E essa área segue em desenvolvimento, sendo uma das que apresentam grandes oportunidades de crescimento.

    Assim como a Quiropraxia, outras técnicas alternativas de saúde se apresentam como importantes, sobretudo quando implementadas no ambiente organizacional. É o caso, por exemplo, da Auriculoterapia e da Reflexologia.

    Como funciona: entenda como é realizado o tratamento

    A quiropraxia tem uma indicação muito ampla, sendo que as sessões podem ser realizadas em pessoas de qualquer idade. Também estão liberadas para gestantes e indivíduos com lesões. O tratamento é realizado de uma forma muito individual, mas em todos os casos são feitas as manobras para realinhar o sistema musculoesquelético.

    Antes de dar início ao tratamento, a primeira sessão é destinada para avaliar por completo o paciente. São feitos testes neurológicos, ortopédicos e quiropráticos. Também pode ser necessário realizar exames de imagem, como radiografia, tomografia e ressonância magnética.

    O tratamento segue uma sequência, sendo dividido em três partes. A primeira, para aliviar a dor, depois para promover a estabilização e, por fim, para fazer a manutenção dos resultados.

    Isso porque no primeiro momento o quiroprata realiza manobras para desacelerar o processo inflamatório que está provocando a dor. Logo em seguida, restaura as funções do corpo e permite que ele tenha maior tolerância às situações estressantes externas. Por fim, a manutenção garante que o organismo mantenha o seu bom funcionamento.

    O profissional que realiza a quiropraxia é um médico?

    Para realizar se tornar um profissional habilitado para realizar a quiropraxia, é necessário a realização de um curso de nível superior. A graduação pode ser em fisioterapia ou especificamente em quiropraxia.

    Portanto, o profissional que realiza a quiropraxia não é um médico.

    Quais os seus benefícios para a saúde?

    As abordagens da Quiropraxia, ao realinharem a coluna vertebral e promoverem manobras nas articulações, aliviam a tensão muscular e a pressão sanguínea no local. Os resultados trazem alívio da dor e resgate da mobilidade e normalidade dos movimentos pelo paciente.

    Mas, não se trata apenas de alívio na dor. Veja a seguir os principais benefícios alcançados com as sessões de Quiropraxia.

    Alívio da dor

    Diferentes dores podem estar relacionadas às condições da coluna vertebral, especialmente em situações de ergonomia deficitária. Suas causas podem e devem ser tratadas. As abordagens quiropráticas são importantes aliadas na construção de qualidade de vida, promovendo o alívio da dor, em especial àquelas associadas à coluna.

    Melhora no desempenho

    Além de ser estressante, o mal-estar provocado por dores e incômodos, sobretudo aqueles com origens nas posturas, costuma ser um grande redutor do desempenho profissional. O tratamento proporcionado pela Quiropraxia, e a sensação de bem-estar que ela promove, resulta em melhoria nos resultados do trabalho.

    Diminuição do uso de medicamentos

    Com o alívio da dor, o consumo de medicamentos é reduzido consideravelmente. Além dessa consequência do tratamento quiroprático, existe também uma melhora acentuada na autoestima do paciente, que se vê livre da dependência anterior do consumo de remédios para dor.

    Resultados rápidos

    Embora alguns tratamentos sejam concluídos com mais tempo de prática, a Quiropraxia ganha adeptos especialmente pelas respostas rápidas que ela oferece. As sessões empregadas não são demoradas e o alívio da dor chega quase instantaneamente, atendendo às necessidades de casos urgentes.

    É importante ressaltar que o alívio de dores físicas tem impactos diretos na saúde mental. Sendo assim, a quiropraxia reduz sentimentos negativos, como o estresse.

    Melhoria na saúde mental

    O realinhamento da coluna vertebral pode trazer benefícios para a saúde mental. Além disso, é importante levar em conta que a convivência com a dor é um poderoso agente estressor, o que pode dificultar o bem-estar no cotidiano e desenvolver o sentimento de ansiedade e até quadros depressivos.

    Há riscos em realizar a quiropraxia?

    O procedimento pode parecer perigoso, mas não é!

    Quando realizada por um profissional capacitado, a técnica não oferece riscos. Assim como mencionado anteriormente, a técnica só traz ganhos para a saúde e o bem-estar.

    Para que serve a quiropraxia?

    Inicialmente, é bom reforçar que a Quiropraxia é empregada na prevenção de distúrbios relacionados ao desalinhamento da coluna vertebral, assim como no seu tratamento. Por isso, se diz que essa prática é indicada para tratar e evitar as subluxações, ou seja, desalinhamento das vértebras capazes de produzir efeitos na coluna vertebral, nas articulações, nos músculos e nos nervos.

    Desse modo, o tratamento quiroprático se aplica, por exemplo, à dor lombar, assim como nos braços e no nervo ciático, entre outras. A relação a seguir aponta as principais indicações:

    • dores na coluna e na região lombar;
    • dores de cabeça e no pescoço;
    • tensões musculares;
    • dificuldades de locomoção;
    • distúrbios no nervo ciático;
    • asma e outros distúrbios respiratórios;
    • tensão pré-menstrual;
    • cólicas e distúrbios gastrointestinais;
    • lesões esportivas e por esforço repetitivo;
    • desvios de postura;
    • síndrome do túnel do carpo;
    • hérnias de disco;
    • dores e dificuldades nas articulações;
    • fibromialgia.

    Para quem é indicado o tratamento por Quiropraxia

    De modo geral, não há restrição para se submeter ao tratamento pela Quiropraxia, a não ser que existam situações específicas como as mostradas mais adiante e que impeçam a pessoa de ser tratada. Assim, considere que podem ser pacientes tratados com a técnica:

    • crianças;
    • adolescentes;
    • adultos;
    • idosos;
    • gestantes;
    • lesionados;
    • atletas.

    Quem não pode fazer a Quiropraxia?

    Algumas situações específicas, por suas próprias características, devem ser consideradas impeditivas para o tratamento pela Quiropraxia. Por essa razão, a fase inicial de avaliação com um quiroprata profissional é indispensável para se proceder ao melhor encaminhamento.

    Veja, a seguir, as principais restrições:

    • existência de tumores malignos;
    • distúrbios articulares (artrite reumatoide, deslocamentos ósseos);
    • ocorrência de fraturas;
    • presença de osteoporose severa;
    • existência de infecções ósseas;
    • distúrbios circulatórios;
    • presença de espondilite anquilosante;
    • histórico de cirurgia na coluna;
    • distúrbios neurológicos (mielopatia aguda, hipertensão intracraniana).

    Qual a sua importância no ambiente organizacional?

    Os ambientes ocupacionais muitas vezes são responsáveis por gerar situações de incômodos, de dores e até do surgimento de distúrbios na coluna. Em sua grande parte, essas ocorrências se manifestam como a conhecida e temida dor nas costas e as limitações que ela impõe.

    Inúmeras atividades profissionais adotam procedimentos por vezes imperceptíveis, mas que vão acumulando tensões que, em algum momento, passam a se manifestar. Essas incidências são restritivas e responsáveis pela queda no rendimento e no desempenho do trabalho.

    Muitas vezes, as dores aumentam o absenteísmo e constituem a causa do afastamento do colaborador por vários dias para tratamento. Assim, além da redução na qualidade de vida dos trabalhadores, observam-se perdas na produtividade da empresa e aumento dos custos envolvidos.

    Por essa razão, a implantação de Quiropraxia no ambiente organizacional representa uma importante iniciativa que pode significar:

    • redução nas queixas dos colaboradores (situações de riscos ergonômicos);
    • melhoria da qualidade de vida na empresa;
    • melhoria na autoestima dos colaboradores;
    • melhoria na produtividade;
    • melhoria na imagem da empresa.

    Diante de todas essas vantagens, considere a adoção da Quiropraxia em sua empresa e colha os benefícios com os seus colaboradores. Aproveite para tratar do tema quando for organizar uma SIPAT.

    A BeeCorp tem soluções de saúde e bem-estar, como a Quiropraxia, para todo tipo de negócio. Quer saber como podemos implementar esse tratamento para o seu time? Desenvolva uma solução personalizada para a sua empresa com um de nossos especialistas!

    BLOG DA BEECORP
    Você também pode se interessar
    Qualidade de Vida
    Auriculoterapia: você sabe o que é e para que serve?

    Auriculoterapia: você sabe o que é e para que serve? Por: Luíza Terra

    A partir de Auriculoterapia é possível tratar diversos problemas que afetam a saúde do ser humano, a partir de um mapa de pontos no pavilhão auricular. Nesse sentido, a...
    Qualidade de Vida
    Reflexologia

    Reflexologia: o que é e por que oferecer aos colaboradores? Por: Felipe Alvares

    Reflexologia é a técnica terapêutica que trata dores, funcionamento dos órgãos e emoções por meio de pressão digital aplicada em determinados pontos, principalmente na planta dos pés. Essa técnica...
    Qualidade de Vida
    Ginástica laboral: o que é, tipos e principais benefícios

    Ginástica laboral: o que é, tipos e principais benefícios Por: Carina Martins

    Ginástica Laboral é o tipo de ginástica realizada no trabalho com exercícios de curta duração (entre 10 e 15 minutos) com o objetivo de melhorar a saúde e a...
    SOLUÇÕES EM DESTAQUE
    Qualidade de vida, Saúde e Ergonomia
    Preparado para transformar pessoas e negócios?
    O investimento em saúde, segurança e qualidade de vida impacta diretamente nos resultados da sua organização.
    Fale com nossos especialistas
    x

    Solicite uma proposta







      Assine nossa newsletter

        Autor
        Douglas Araújo

        Educador Físico, Enfermeiro e Terapeuta Complementar

        2 Comentários

        1. […] Sendo assim, está relacionada a outras soluções nesse sentido, como auriculoterapia, quiropraxia, reflexologia e até o […]

        2. […] massoterapeuta pode fazer uso de técnicas como a quiropraxia. Ela lida com problemas de saúde relacionados ao sistema neuro-músculo-esquelético. Seu foco em […]

        Deixe um comentário

        O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

        Fale com consultor!

        Fale com um consultor

          Cadastrar currículo