O que é Análise Preliminar de Risco e como implementar na empresa?

análise preliminar de risco
Categoria: Ergonomia

Quando se trata de manter os colaboradores a salvo, é essencial analisar todo e qualquer risco, independentemente do segmento da organização. Foi seguindo essa premissa que a Análise Preliminar de Risco surgiu. Saiba mais sobre ela a seguir!

Um levantamento realizado pelo Observatório de Segurança e Saúde do Trabalho apontou que, entre os anos de 2012 e 2019, a cada 49 segundos acontece um acidente de trabalho em nosso país. Esses dados alarmantes reforçam a importância de uma área de Segurança do Trabalho e, principalmente, de como seu ofício deve ser bem executado a fim de manter as pessoas e o ambiente seguros.

O que é análise preliminar de risco?

A análise preliminar de risco consiste em uma avaliação prévia e aprofundada sobre os eventuais riscos envolvidos em um projeto ou atividade de trabalho. Esse estudo deve considerar todas as fases de realização e, com base nelas, propor medidas apropriadas para prevenir acidentes. Sua elaboração é uma medida obrigatória, assim como o ASO, prevista em algumas normas regulamentadoras:

  • NR 12 — segurança no trabalho em máquinas e equipamentos;
  • NR 18 — condições e meio ambiente de trabalho na indústria da construção;
  • NR 20 — segurança e saúde no trabalho com inflamáveis e combustíveis;
  • NR 33 — segurança e saúde no trabalho em espaços confinados;
  • NR 34 — condições e meio ambiente de trabalho na indústria da construção e reparação naval;
  • NR 35 — trabalho em altura;
  • NR 36 — segurança e saúde no trabalho em empresas de abate e processamento de carnes e derivados.

Também se pode citar a NR 17, conhecida como a norma da ergonomia, que alerta para a importância de se fazer uma análise ergonômica do trabalho, isto é, das condições do ambiente, a postura do empregado ao realizar suas atividades laborais etc. Esse levantamento também considera fatores psicossociais e organizacionais, que impactam diretamente na satisfação e produtividade dos colaboradores.

Embora a técnica seja comumente associada ao setor de segurança do trabalho, ela foi originada na área militar para averiguar os riscos na produção dos sistemas de mísseis, visando proteger os envolvidos na atividade. Hoje, são os profissionais de ST, assim como os engenheiros e membros da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa), os principais tutores de sua execução no ambiente organizacional.

Como acontece a análise preliminar de risco?

Além dos profissionais acima, na hora de fazer a APR, todos os funcionários envolvidos na atividade ou projeto devem participar a fim de que o máximo de informações sejam analisadas e, seus riscos, prevenidos. Algumas das questões a serem debatidas por esse grupo são essas.

Durante a atividade ou projeto, o colaborador ou a equipe de trabalho:

  • Estarão expostos a alguma fonte de perigo?
  • Estarão em contato com alguma fonte de perigo?
  • Se a resposta à pergunta anterior for afirmativa, por quanto tempo isso vai acontecer? Com que frequência?
  • Qual é a distância entre o colaborador e a fonte?

A fonte de risco mencionada pode se referir a uma condição (altura, por exemplo) ou um equipamento (uma máquina de corte, por exemplo). Portanto, os envolvidos devem pontuar respostas abrangentes e detalhadas, considerando cada etapa do processo. Para cada risco apresentado, medidas devem ser previstas para controlá-lo e proteger o colaborador.

Quais são os objetivos da análise preliminar de risco?

O principal intuito da APR é detectar os riscos envolvidos em uma atividade ou projeto. No entanto, sua implementação também é motivada por:

  • a organização dos procedimentos de segurança;
  • a sistematização das fases das atividades de trabalho;
  • a redução ou extinção de falhas humanas e mecânicas;
  • o compartilhamento de informações relacionadas aos riscos a que os colaboradores estão submetidos em suas rotinas de trabalho;
  • a previsão de problemas.

Além disso, a APR também facilita o ofício de outros setores, como o de Medicina do Trabalho, afinal, ela faz parte do Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA) e do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO). Considerando que grande parte dos acidentes de trabalho é ocasionada por falha humana, a APR é uma excelente aliada na preservação do ambiente e empregados.

Como implementar a análise preliminar de risco?

Há quem acredite que uma APR só se enquadra na rotina de grandes indústrias ou empresas de construção civil, mas não é assim. Mesmo onde não tem parque fabril — apenas áreas administrativas, os riscos ergonômicos são reais e podem ocasionar doenças ocupacionais. Por isso, implementar a análise preliminar de risco sempre é uma boa ideia. Se você deseja saber como fazê-lo, aproveite as dicas abaixo.

Reúna sua equipe de trabalho

Lembre-se que, na elaboração da APR, quanto mais gente envolvida, melhor. Toda informação é importante, pois todos os riscos, por mais leves que sejam, devem ser previstos. Então, reúna os membros do seu time ou dos responsáveis pela atividade ou projeto e estudem as condições envolvidas para iniciar a análise.

Para isso, essas pessoas devem ser treinadas nos conceitos de segurança, bem como na própria APR, a fim de que entendam sua importância e estejam prontas para participar do processo.

Analise o ambiente de trabalho

Os riscos ergonômicos nas empresas, eventualmente, passam despercebidos. Certifique-se de fazer um levantamento criterioso sobre o espaço de trabalho e observar como as tarefas são executadas pelos funcionários. Essa observação pode gerar vários insights e tornar o relatório detalhado, como deve ser.

Organize os riscos

Depois de listá-los, classifique os riscos de acordo com sua potencialidade. Inclua as informações sobre os fatores de vulnerabilidade e as causas de acidentes. Em seguida, considere os eventuais danos que podem ser causados por esses riscos.

Defina as medidas preventivas

Tão importante quanto conhecer as ameaças é saber como se prevenir contra elas. Nesse momento, o responsável pela APR deve indicar as medidas coletivas de proteção, bem como definir os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) recomendados para cada atividade, informando como devem ser utilizados.

Também é nessa etapa que vai ser apresentado como lidar com o risco, caso ele se concretize, a fim de que não se agrave. Todos os profissionais envolvidos precisam compreender as diretrizes da APR.

Ainda que a análise preliminar de risco se faça mais presente no dia a dia de setores como o de segurança do trabalho e medicina do trabalho, a empresa deve se preocupar em conscientizar a todos sobre a importância de manter o ambiente seguro, além de preservar a saúde física, mental e social de seus empregados.

Sua empresa já realiza a análise preliminar de risco? Comente abaixo sobre sua experiência!

BLOG DA BEECORP
Você também pode se interessar
Ergonomia
Entenda agora como funciona o processo eleitoral da CIPA

Entenda agora como funciona o processo eleitoral da CIPA Por: Ana Flávia Oliveira

Para formar a CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e Assédio), é preciso passar por um processo de eleição, no qual se escolhem os representantes da comissão. O...
Ergonomia
CIPA: você sabe o que é e o que faz?

CIPA: você sabe o que é e o que faz? Por: Ana Flávia Oliveira

CIPA é a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e Assédio que atua na prevenção de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais. Seu objetivo é promover saúde, preservando a...
Ergonomia
Ergonomia: conceito, tipos e benefícios no trabalho

Ergonomia: conceito, tipos e benefícios no trabalho Por: Ana Flávia Oliveira

Ergonomia é o conjunto de regras e procedimentos que visam os cuidados com a saúde do profissional, dentro e fora do seu ambiente de trabalho. Regulamentada pela NR 17,...
Ergonomia
Tudo que você precisa saber sobre segurança do trabalho

Tudo que você precisa saber sobre segurança do trabalho Por: Ana Flávia Oliveira

Segurança do Trabalho (ST) é um conjunto de medidas de prevenção adotadas para proteger os colaboradores de uma empresa. Para isso, são reduzidos os riscos de acidentes de trabalho...
Ergonomia
Como escolher uma cadeira ergonômica para escritório

Cadeira ergonômica: como escolher uma para escritório Por: Felipe Alvares

Muitas pessoas podem considerar a beleza como um critério importante ao escolher uma cadeira para o seu escritório. Pensam na combinação da peça com o restante do mobiliário, mas...
Ergonomia
Nr17

Como a NR 17 pode reduzir o absenteísmo dentro das empresas? Por: Ana Flávia Oliveira

O absenteísmo nas empresas refere-se à ausência de um colaborador no período de trabalho, seja por algumas horas ou até mesmo por vários dias. Mas qual a sua relação...
Ergonomia
Conheça sobre Normas Regulamentadoras e sua relação com a saúde e bem-estar do trabalhador

Conheça sobre Normas Regulamentadoras e sua relação com a saúde e bem-estar do trabalhador Por: Ana Flávia Oliveira

Um conjunto de documentos normativos da legislação trabalhista representa importante papel para a segurança, saúde e bem-estar dos colaboradores de uma empresa: são as Normas Regulamentadoras, conhecidas por sua...
Ergonomia
Riscos ocupacionais: entenda mais e os 5 tipos!

Riscos ocupacionais: entenda mais e os 5 tipos! Por: Luíza Terra

Um dos principais focos de atenção em Saúde e Segurança do Trabalho (SST) reside nos riscos ocupacionais. São aquelas situações, condições ou procedimentos que oferecem possibilidade de danos à...
Ergonomia
Principais riscos ergonômicos encontrados nas empresas

Principais riscos ergonômicos encontrados nas empresas Por: Ana Flávia Oliveira

Os riscos ergonômicos são todas as condições que afetam o bem-estar, sejam elas físicas, mentais ou organizacionais. Podem ser compreendidas como fatores que interferem nas características psicofisiológicas do profissional,...
SOLUÇÕES EM DESTAQUE
Qualidade de vida, Saúde e Ergonomia
Preparado para transformar pessoas e negócios?
O investimento em saúde, segurança e qualidade de vida impacta diretamente nos resultados da sua organização.
Fale com nossos especialistas
x

Solicite uma proposta







    Assine nossa newsletter

      Autor
      Ana Flávia Oliveira

      Especialista em Enfermagem do Trabalho, Ergonomia aplicada ao Trabalho e Gestão de Pessoas

      4 Comentários

      1. […] todas as empresas realizem a Avaliação Preliminar de Risco Ergonômico (APRergo) ou simplesmente APR (Análise Preliminar de Risco), um processo suportado por metodologias do Mapeamento Ergonômico, que definirá um sistema de […]

      2. […] do local de trabalho eram feitas com a AET, agora, privilegia-se a avaliação ergonômica preliminar (AEP) para situações que requerem a adoção de medidas preventivas e adaptativas das condições […]

      3. […] para saná-los. Os principais riscos identificados em uma organização deverão estar apontados na análise preliminar de risco (APR). Ainda, é indispensável dispor de medidas preventivas para cada tipo de risco ocupacional […]

      Deixe um comentário

      O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

      Fale com consultor!

      Fale com um consultor

        Cadastrar currículo