As ações motivacionais nas empresas trazem diversos benefícios. Elas estão ligadas aos resultados da empresa, já que aumentam a produtividade, o engajamento do time e a eficiência. De acordo com uma pesquisa do HayGroup, funcionários motivados são até 43% mais produtivos.
Para explorar todos esses pontos positivos, é fundamental recorrer às medidas adequadas. Elas têm que ser viáveis para a empresa, ao mesmo tempo em que geram benefícios para as pessoas. Com ações práticas e o auxílio correto, alcança-se a melhoria de performance.
Na sequência, veja 7 exemplos de ações motivacionais nas empresas e saiba como aplicá-las.
1. Lembranças de datas comemorativas
Uma medida simples, mas que oferece resultados robustos, consiste em se lembrar de datas comemorativas e que sejam importantes para o colaborador. Nesse caso, o aniversário é o principal motivo de comemoração e uma mensagem sincera por parte da empresa tem ótimo impacto. O empreendimento pode considerar oferecer algum presente, como uma bonificação ou um vale-compras.
Também é importante focar em outros momentos do ano. Dia dos Pais e Dia das Mães são ótimas opções para valorizar os funcionários que têm filhos. Já o Dia Internacional da Mulher foca no público feminino. Em épocas como Páscoa e Natal, pode-se oferecer agrados, como chocolates, panetones e cestas especiais.
Há, ainda, a chance de comemorar o aniversário de empresa do funcionário. Parabenizá-lo por mais um ano no negócio demonstra que a gestão realmente acompanha e se importa.
2. Cumprimentos por momentos importantes dos colaboradores
Além das datas tradicionais, há muitos acontecimentos que podem — e devem — ser celebrados com o colaborador. Quando o profissional se casa ou tem um filho, a organização tem a chance de fazer parte. Enviar uma mensagem cordial e oferecer uma folga extra como cortesia pode ser uma ótima alternativa.
Situações importantes acontecem com as pessoas também no âmbito profissional e elas devem ser igualmente reconhecidas. Isso significa, por exemplo, parabenizar o colaborador que se destacou ou que superou as expectativas.
Em relação à capacitação, vale celebrar o esforço que um funcionário fez para concluir um novo curso ou aperfeiçoamento. Essa cultura do feedback e do reconhecimento consiste em uma das melhores ações motivacionais nas empresas.
3. Personalização das estratégias
Para deixar os colaboradores engajados, não basta enviar mensagens padronizadas, sem nenhuma autenticidade ou que são claramente automáticas. A humanização do contato é cada vez mais importante, então a personalização das estratégias tem que ser considerada.
O ideal é que as ações sejam voltadas para necessidades específicas. Um vendedor, por exemplo, provavelmente ficará mais feliz com uma comissão de destaque, enquanto alguém da área administrativa pode preferir uma folga extra. Ter esse cuidado de personalizar a atuação, sempre considerando as necessidades da força de trabalho, faz a diferença.
4. Desenvolvimento de metas claras
Muitas vezes, as pessoas ficam desmotivadas porque não sabem quais são as expectativas em relação ao seu trabalho. Sem visibilidade sobre quais são os resultados que devem ser alcançados, não entendem como se destacar. E sem um propósito para oferecerem o melhor desempenho, perdem engajamento.
Então, é fundamental criar metas claras e que sejam desafiadoras. Elas precisam tirar as pessoas da zona de conforto, mas, ao mesmo tempo, têm que ser viáveis de serem de alcançadas.
Vale até incluir colaboradores nesse processo, de modo a identificar claramente os desafios e as possibilidades. Essa definição conjunta, associada a uma comunicação ampla, permite que todos ofereçam o melhor rumo aos objetivos.
5. Valorização da criatividade
Durante muito tempo, havia a ideia de que os funcionários deveriam fazer aquilo que lhes era mandado. O chefe repetia e a equipe apenas seguia os procedimentos, conforme cada um foi orientado.
O problema é que uma atuação do tipo não traz autonomia e desperdiça o potencial criativo e de novas soluções. Entre as ações motivacionais nas empresas, portanto, está a valorização da criatividade e da busca por caminhos diferentes.
É importante oferecer ferramentas e, principalmente, um ambiente seguro para que os colaboradores possam exercer a criatividade. Desse modo, as pessoas se sentem parte do sucesso da empresa e ainda podem expressar suas opiniões e visões. Para o negócio, é algo que dá origem a alternativas pouco usuais, mas com grande impacto e baixo custo.
6. Envolvimento nos projetos
Por um lado, é essencial deixar que as pessoas apresentem novas saídas e soluções. Por outro, também é crucial que todos participem da execução e da construção dos resultados. Isso oferece, em primeiro lugar, maior conhecimento sobre o que é importante e a atuação do empreendimento.
Além do mais, é um jeito de fazer com que os colaboradores sintam que são elos essenciais para o bom desempenho da empresa. Isso aumenta o senso de responsabilidade e o engajamento, o que leva a uma ampliação da motivação.
Para ter sucesso na tarefa, vale a pena selecionar os profissionais certos para alguns projetos. Inclusive, é um jeito de integrar equipes diferentes e de abrir novas possibilidades na carreira.
7. Estímulo ao bem-estar corporativo
Todas essas ações motivacionais nas empresas são importantes e conduzem a um aumento na produtividade. Contudo, elas não atingem os resultados esperados se as condições certas não estiverem disponíveis.
Tanto no aspecto físico, quanto relacional e cognitivo, é fundamental que os colaboradores tenham uma abordagem positiva. Para isso, as ações de estímulo do bem-estar corporativo são indispensáveis.
Vale a pena investir em ações para a saúde ocupacional, como academia corporativa, acompanhamento nutricional e ginástica laboral. Para cuidar da mente, gestão e controle do estresse e Quick Massage são essenciais.
Também é possível criar campanhas de vacinação, dar workshops e oficinas, trabalhar o Teatro Empresarial e muito mais. O importante é pensar no bem-estar dos colaboradores e em quais medidas tornam o ambiente de trabalho agradável.
As ações motivacionais nas empresas são essenciais para engajar os talentos e obter melhores resultados. Desde as simples até aquelas com foco no longo prazo, há muitas opções para trabalhar esse quesito tão necessário.
Ao colocar essas medidas em prática, a sua empresa transmite uma mensagem melhor. Para ter um desempenho otimizado, saiba como fortalecer a marca empregadora do seu negócio.
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