APS: entenda as vantagens de oferecer a atenção primária à saúde dentro da sua empresa

APS - Atenção Primária à Saúde
Por: Anderson Rodrigues

APS ou Atenção Primária à Saúde é um conceito que coloca o indivíduo e não a doença no centro da atenção. Ela cuida da base dos problemas, evitando que se agravem, e previne o surgimento de novas doenças. A APS integra ações preventivas e oferece uma atenção integral à saúde do paciente com tratamentos e monitoramento.

Já ouviu falar em APS? A atenção primária à saúde está ganhando destaque como uma vantajosa alternativa para reduzir o absenteísmo, a sinistralidade dos planos de saúde e, consequentemente, os custos da empresa. Através de cuidados primários, as hipóteses de evolução dos problemas de saúde que afetam os profissionais reduzem, evitando muitas vezes que eles se ausentem da empresa. Sendo assim, é uma medida importante na promoção da qualidade de vida e no aumento da produtividade. Confira porque o cenário é favorável para se investir em uma APS na sua empresa e qual a diferença para a atenção secundária e terciária. Além disso, apresentaremos quais os reflexos financeiros desse investimento e demais vantagens. Boa leitura!

O que é atenção primária à saúde (APS)?

A atenção primária à saúde, também conhecida pela sigla APS, trata-se do primeiro contato de assistência à saúde de uma pessoa, assim como os cuidados de rotina de que ela necessita para manter-se bem ao longo de sua vida. O modelo visa atender de 80% a 90% das necessidades de saúde de uma pessoa e fornecer programas para a prevenção de doenças e promoção da qualidade de vida. Em uma visão geral, o objetivo da APS é cuidar da saúde das pessoas e não tratar doenças. Nesse sentido, quando o atendimento primário à saúde é realizado por um médico da família, os resultados são ainda melhores. Com um olhar mais holístico e um atendimento mais próximo, o médico da família atua diretamente na promoção da saúde e ajuda a envolver o paciente em ações preventivas. Potenciais enfermidades podem estar vinculadas a uma má alimentação, ao sedentarismo ou ao uso indevido de medicamentos sem receita médica. Uma breve investigação dos hábitos e dos sintomas poderá ser suficiente para orientar uma mudança no estilo de vida e combater os sintomas. Ao investir em um atendimento de atenção primária no ambulatório da empresa, é possível cuidar a base dos problemas de saúde e evitar que eles se agravem e subam de nível. Além disso, a tendência é que os colaboradores reduzam a marcação de consultas e exames fora da empresa. Com isso, o impacto na sinistralidade médica é enorme, além de tantos outros benefícios. O elevado custo dos planos de saúde já é uma situação crítica em muitas empresas, sendo cada vez mais difícil custearem em totalidade as modalidades do plano de saúde. Muitas empresas acabam transferindo, por meio da coparticipação, parte das despesas com consultas e exames para seus colaboradores — uma prática que onera o bolso e a satisfação do trabalhador.

Quais os princípios essenciais da APS?

Princípios são os valores que norteiam uma determinada atividade caracterizando, entre outras, a sua maneira de operar. São os princípios que definem a direção do desenvolvimento de um processo. Desse modo, a APS opera a partir de um conjunto de 4 princípios básicos ou atributos que conferem a essa linha de atendimento à saúde os pressupostos que a tornam eficiente. Acompanhe e conheça cada um.

1. Primeiro contato

Essa é a principal característica da APS, ou seja, constitui a porta de entrada ao atendimento médico ou o primeiro cuidado com o paciente. A avaliação introdutória realizada em âmbito de APS pode direcionar para um especialista, se pertinente, mas o médico generalista deve fazer a primeira abordagem.

2. Continuidade do atendimento

Também conhecida por longitudinalidade, diz respeito à continuidade no tempo da relação médico-paciente. A familiaridade dessa relação facilita muito o sucesso do atendimento. Da mesma forma, agiliza as ações preventivas, as medidas são tomadas em tempo hábil e, de maneira geral, com menor utilização dos serviços.

3. Integralidade da atenção

O princípio da integralidade da atenção aponta para a necessidade de se avaliar a situação do colaborador dentro de um contexto mais amplo e holístico em que está inserido. Além disso, já devem ser tomadas as medidas para o tratamento ou encaminhamento para tal, sempre que pertinente.

4. Coordenação

O atendimento deve ser coordenado entre os diversos níveis de atenção. Essa responsabilidade cabe à APS de modo a integrar e organizar os cuidados posteriores necessários.

Quais são as diferenças entre a atenção primária, a secundária e a terciária?

No Brasil, a gestão de saúde pública determinou uma divisão de três níveis de atenção ao sistema de saúde: primário, secundário e terciário. Esse modelo foi adotado conforme as propostas do Sistema Único de Saúde (SUS) e da Organização Mundial de Saúde (OMS).

Atenção Primária à Saúde (APS)

APS é o nível básico que visa a atender a procedimentos simples e medidas de prevenção e promoção da saúde, da segurança e do bem-estar em empresas, conforme explicamos acima.

Atenção Secundária à Saúde (ASS)

Os casos que não são tratados de forma preventiva na APS estão sujeitos a evoluírem para a necessidade de uma atenção secundária. Dessa forma, o nível secundário de saúde é composto por um sistema especializado que visa a atender a necessidades de média complexidade.

Atenção Terciária à Saúde (ATS)

Os casos mais complicados culminam na atenção terciária. O nível de atenção terciária à saúde visa a atender a situações de alta complexidade, assim como a procedimentos cruciais à preservação da vida.

Quais são os profissionais da APS?

Geralmente, as equipes que operam em APS devem ter natureza multiprofissional e interdisciplinar. O atendimento é básico, mas o espectro é amplo, isto é, as possibilidades são inúmeras por isso, a importância do generalista. Assim, médico de saúde da família ou especialista em clínica médica com capacitação em APS, assim como um enfermeiro generalista são indispensáveis, além de outro profissional da saúde de nível superior. O atendimento pode ser complementado por outros profissionais como nutricionistas, terapeutas e fonoaudiólogos, entre outros.

Quais os programas da APS?

Na APS, diversos programas podem ser implementados e a saúde pública no Brasil é pródiga nesses exemplos. Assim, por exemplo, são programas atuantes com sucesso consagrado no país:
  • Equipes de Consultório de Rua;
  • Programa Melhor em Casa;
  • Projeto Brasil Sorridente;
  • Programa de Agentes Comunitários de Saúde.

Quais são as vantagens de oferecer a APS no ambulatório médico da empresa?

A manutenção de um ambulatório médico nas dependências da empresa favorece o negócio financeiramente, além de oferecer maior comodidade, segurança e saúde aos colaboradores. Imaginamos aqueles atendimentos que não precisam de exames mais apurados ou especialidades médicas: situações de alteração de pressão arterial, estado febril por resfriado, dor de cabeça e pequenos acidentes serão atendidas na empresa e, dependendo da gravidade, o funcionário retomará suas atividades normalmente. Agora, imagine integrar esse gerenciamento ambulatorial à atenção primária. As vantagens são ainda maiores. Confira!

Acompanhamento médico próximo e personalizado

Mesmo em uma empresa com um número grande de colaboradores, a relação entre médico e paciente na empresa será mais próxima do que o atendimento em consultórios e hospitais. Afinal, o acompanhamento periódico ao colaborador cria um vínculo maior e mais proximidade. Além disso, o tempo de atendimento médico costuma ser maior, sendo possível acompanhar de perto os problemas relatados e os que podem ocorrer. É possível também identificar se há relação das ocorrências com o trabalho ou com os hábitos de vida.

Redução do absenteísmo

A perda de eficiência e de qualidade em função da falta de trabalhadores adequada afeta a entrega e o fluxo de caixa. A APS na empresa evitará que o funcionário se ausente por muito tempo, já que o intuito é antecipar os fatos e evitar que ele fique doente.

Uso racional do plano de saúde

Com o acompanhamento próximo e adequado na empresa, o colaborador recorrerá ao uso do plano de saúde apenas em casos de real necessidade — quando precisar de um especialista e/ou exames detalhados. Dessa forma, possivelmente muitos colaboradores passarão quase o ano inteiro sem sequer utilizar os serviços da assistência médica.

Rápido atendimento em casos de emergência

Um mal súbito ou um acidente repentino terão rápido atendimento da equipe do ambulatório médico. Além disso, o médico conhecerá o histórico e poderá ajudar no entendimento das causas da emergência. O gerenciamento de um ambulatório no dia a dia não é fácil e nem sempre a empresa dispõe de profissionais para esse trabalho. Contar com uma empresa especializada é o melhor caminho para quem deseja investir na atenção primária à saúde e obter resultados significativos. Os ganhos são os mais variados. Veja:
  • Redução do índice de absenteísmo médico;
  • aumento da produtividade;
  • melhoria no planejamento de ações preventivas;
  • atendimento adequado aos grupos de risco;
  • controle e acompanhamento médico;
  • redução da sinistralidade no plano de saúde;
  • atendimento rápido em casos de emergência;
  • melhoria do relacionamento da empresa com o trabalhador;
  • agilidade dos exames médicos (admissionais, demissionais, periódicos e de retorno ao trabalho);
  • mapeamento da saúde ocupacional;
  • gerenciamento integrada do atendimento assistencial e ocupacional;
  • atendimento médico, ocupacional e assistencial;
  • informatização do gerenciamento.
Se um indivíduo tem necessidades de saúde, bem-estar e segurança, a inclusão da APS (atenção primária à saúde) na empresa vai ao encontro de uma cultura de cuidados preventivos — fundamental para manter os colaboradores engajados, motivados e produtivos — e custos mais baixos. Se você gostou deste post e percebeu a oportunidade de melhorar as questões de saúde e bem-estar da sua empresa com redução expressiva dos custos, entre em contato conosco para conhecer melhor nossos serviços e especialidades!
Author
Anderson Rodrigues
Com mais de 20 anos de carreira, ele é referência no Brasil em gestão de saúde corporativa e já ajudou os principais grupos empresariais do país a transformar pessoas e negócios através do bem-estar, como: Grupo Fiat, Localiza, Unimed, Vale, Anglo American, AngloGold, entre outros. Médico de formação (UFMG) com especializações em medicina do trabalho, ergonomia, perícia e gestão de serviços de saúde, se destaca no mercado pelo seu diferencial de gestão em grandes empresas nacionais e multinacionais dos ramos de: alimentos e bebidas, siderurgia, finanças/bancário, telefonia, metalurgia, mineração, automobilístico, autopeças, máquinas pesadas, construção civil pesada, varejo, terceirização e serviços.
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