A partir de Auriculoterapia é possível tratar diversos problemas que afetam a saúde do ser humano, a partir de um mapa de pontos no pavilhão auricular.
Nesse sentido, a oferta de práticas da medicina alternativa, como a Auriculoterapia ou a quiropraxia, pode ser uma grande aliada para manter o equilíbrio da saúde ocupacional. Isso porque cuidado com a qualidade de vida dos colaboradores é uma das preocupações que toda a empresa deve ter para garantir um bom clima organizacional e alta produtividade.
Entre outros tópicos, você vai entender sobre a Auriculoterapia:
Ficar muito tempo sentado ou realizar movimentos repetitivos gera desconfortos, dores nas costas e na coluna. Além disso, as tensões físicas e cargas psíquicas que podem afetar os colaboradores de uma empresa, são as grandes causadoras do absenteísmo e da baixa produtividade.
Essa técnica também tem o foco na saúde mental. Confira também nosso guia de como mantê-la no dia a dia:
Neste artigo, explicamos o conceito da técnica de Auriculoterapia, suas origens, indicações e contraindicações. Também mostraremos como as sessões são realizadas, quantidade de aplicações necessárias e os benefícios que elas podem proporcionar. Boa leitura!
Afinal, o que é Auriculoterapia?
Trata-se de uma técnica de medicina alternativa baseada nos mesmos preceitos da acupuntura. Porém, nesse caso, é criado um microssistema no pavilhão auricular, ou seja, na parte externa da orelha, para serem estimulados pontos que promovem efeitos em todo o organismo, no estado mental e emocional. Um outro exemplo da medicina alternativa é a quiropraxia.
Sementes de mostarda na orelha
Os estímulos da Auriculoterapia podem ser realizados com aplicação de sementes de mostarda nos pontos, que permanecem coladas na pele por cerca de alguns dias. Esse é o meio mais seguro e menos invasivo.
Também podem ser posicionadas esferas magnéticas ou aplicadas agulhas filiformes. Essa última opção por meio da técnica francesa.
Existem, ainda, outras opções de materiais e estímulos que podem ser aplicados, como agulhas intradérmicas, cristais e laser. Essa técnica é adotada para curar alterações na saúde ou fazer sua prevenção, além de aliviar sintomas como uma medida paliativa.
Porque dói o ponto da Auriculoterapia?
A técnica da Auriculoterapia é realizada através de pontos da orelha, um micro sistema que impacta diversas condições e órgãos do corpo humano. Por isso, é normal sentir dor ao sensibilizar uma área estratégia com alguma aplicação.
Como a técnica surgiu?
A Auriculoterapia é uma técnica milenar com suas raízes na acupuntura. No entanto, registros do século IV a.C. mostram que os princípios aplicados nesse tipo de terapia já eram praticados por Hipócrates, considerado o pai da Medicina.
No século IV a.C. Hipócrates registrou, em seu livro “Geração”, que pequenas áreas atrás da orelha, quando cauterizadas, poderiam curar a esterilidade. E no século XVII, o médico português Zacutus Lusitanus prosseguiu com os estudos de Hipócrates, tratando com essa mesma técnica as dores no quadril.
Já no século XVIII, o médico e anatomista italiano Antônio Maria Valsalva, cuja principal pesquisa era a anatomia do ouvido humano, descreveu que as cauterizações na orelha seriam uma opção de tratamento para a dor de dente.
Cartografias dos pontos
Os chineses, em sua medicina tradicional, fizeram um mapeamento de cerca de 200 pontos auriculares que poderiam ser estimulados para tratar condições diversas.
Aproximando-se dos nossos dias, no século XX, o médico francês Paul Nogier dedicou 20 anos de estudos à Auriculoterapia, registrando 43 pontos relacionados aos órgãos e sistemas do corpo humano. Na escola francesa, há uma diferença na cartografia dos pontos em relação à escola chinesa.
Essa divergência encontrada nos mapas auriculares das duas escolas existe porque eles foram baseados em premissas diversas. Há, também, uma pequena variação da forma como o tratamento é conduzido em relação aos materiais utilizados para estimular os pontos.
Para que serve a Auriculoterapia?
A Auriculoterapia é uma opção da medicina alternativa que permite reinventar os cuidados com a saúde dos colaboradores.
Essa é uma técnica especialmente indicada quando o paciente não deseja ou apresenta algum impedimento para usar agulhas de acupuntura por qualquer motivo.
Ela também serve como complemento à terapia com agulhas para continuar o tratamento em casa. De qualquer forma, é sempre bom enfatizar que esse método deve ser entendido como um tratamento complementar, não substituindo o convencional da medicina ocidental.
Essa técnica tem uma ampla aplicação, mesmo para pessoas em grupos especiais, como os idosos. Por isso, é um método bastante seguro.
A técnica da Auriculoterapia, pode ter o objetivo de prevenir ou tratar condições relacionadas à saúde física, mental e ao estado emocional, a depender dos pontos que serão trabalhados.
Confira outro material que vai te ajudar a evitar o desgaste emocional no trabalho:
A seguir, conheça algumas das principais indicações.
Dor pós-operatória
A dor é uma condição bastante comum na fase pós-operatória e a Auriculoterapia tem uma contribuição significativa para a recuperação de pacientes que realizaram cirurgias de quadril, joelho e odontológicas, minimizando o uso de analgésicos, inclusive, durante a internação hospitalar.
Controle da dor aguda e crônica
Dores agudas, como as de ouvido, cefaleias, menstruais, de garganta, decorrentes de hemorróidas, dores gestacionais e cólica biliar, também podem ser aliviadas com a estimulação das áreas certas.
Mesmo pacientes que sofrem com dores crônicas, como aquelas provocadas pela artrose e a artrite reumatoide, conseguem um bom controle delas. O efeito analgésico traz alívio e conforto, e isso pode contribuir significativamente com a qualidade de vida no trabalho, proporcionando bem-estar para os colaboradores que apresentam quadros como esses.
Ansiedade e depressão
Conforme explicamos, a Auriculoterapia tem a sua eficácia para tratar problemas mentais e emocionais. É por isso que a depressão e a ansiedade são outras condições tratadas com essa técnica.
Em casos de ansiedade, segundo relatos de experiência, o método apresentou eficácia nos pacientes que receberam a estimulação dos pontos certos, conferindo uma melhora significativa nos sintomas.
Para empresas, é um solução que pode ser incluida em programas de cuidado com a saúde mental da equipe. Essa prática pode reduzir o estresse, o que evita doenças ocupacionais, como a Síndrome de Burnout.
Tratamento oncológico paliativo
O câncer é uma doença que provoca muita dor, principalmente, nos casos em que ele está mais avançado ou em metástase. A Auriculoterapia é um método paliativo que ajuda a proporcionar alívio para essas dores, gerando mais bem-estar durante o tratamento dos tumores.
Sistema imunológico desequilibrado
O sistema imunológico é impactado positivamente pela Auriculoterapia, mantendo a sua estabilização. A técnica também regula os batimentos cardíacos, a pressão sanguínea, reduz o estresse, aumenta a vitalidade e a energia além de minimizar a suscetibilidade para doenças.
Quem pode fazer a Auriculoterapia?
O tratamento pode ser realizado em qualquer pessoa, independentemente da idade, sendo indicado para crianças, adultos e idosos. Os efeitos colaterais são praticamente nulos.
Nesse sentido, uma pesquisa realizada por autores chineses sobre a segurança das sessões, demonstrou que o efeito adverso mais comum é uma pequena irritação no local, mal-estar, pequenos sangramentos e náuseas. Contudo, esses efeitos foram constatados em menos de 5% dos pacientes tratados.
Para quem essa técnica não é indicada?
Não há contraindicações absolutas, porém, de acordo com o Colégio Médico Brasileiro de Acupuntura, alguns pacientes precisam ser tratados com mais cautela, como aqueles com infecções ativas, diabéticos, imunodeprimidos, diagnosticados com AIDS, e mulheres gestantes.
Além disso, ela não deve ser aplicada caso o pavilhão da orelha esteja machucado, apresentando úlceras ou eczemas. O paciente deve ser orientado para realizar uma consulta médica caso ocorra dor acentuada, prurido, sangramentos e edemas.
É preciso, ainda, observar os cuidados de higiene geral do paciente, tendo em vista que o Brasil é um país quente e úmido, o pavilhão auricular é muito sensível e o material orgânico utilizado, como as sementes, pode facilitar uma proliferação bacteriana.
Como essa técnica funciona?
A técnica estimula de maneira mecânica pontos específicos do pavilhão auricular, com o objetivo de aliviar dores e tratar problemas psíquicos e físicos. Além disso, pode contribuir para diagnosticar doenças por meio da observação de alterações nesses pontos.
O pavilhão auricular é considerado uma região muito importante do corpo humano por se tratar de um microssistema, podendo, dessa forma, refletir todas as mudanças fisiopatológicas de vísceras e órgãos dos sentidos, membros, tronco e tecidos.
Nesse sentido, quando ocorre um estado patológico em qualquer parte do corpo humano, é refletido na orelha com diferentes tipos de reações e localidades, específicas para cada enfermidade.
Quais são os pontos da Auriculoterapia?
Os pontos auriculares são zonas específicas localizadas na superfície auricular, que refletem de maneira fiel à atividade funcional de todo o organismo. Grande parte desses pontos apresenta a característica de tornar-se reativo quando há um processo patológico em sua zona correspondente no corpo.
Conforme comentamos, todas as regiões e órgãos do corpo humano estão representados no pavilhão auricular. A distribuição dos pontos se apresenta com um formato peculiar, como se a orelha fosse um feto em posição cefálica (de cabeça para baixo).
Os pontos
Você viu que a escola francesa e a chinesa apresentam suas diferenças no mapeamento dos pontos auriculares. Enquanto a primeira registrou 43, a segunda tem mais de 200, cada qual correspondendo a um determinado órgão ou sistema.
Além de pontos específicos para o tratamento de alergias (como as de origem emocional), existem pontos que:
- se ligam aos dedos da mão;
- tratam o ouvido interno;
- regulam a pressão sanguínea;
- correspondem à vesícula biliar, ao fígado, espinha, cervical, glândulas suprarrenais, e assim por diante.
É por isso que essa técnica precisa ser aplicada por um especialista com amplo conhecimento do método, uma vez que muitos desses pontos estão bastante próximos. Saber localizar e identificar cada um deles é fundamental.
Qual é o ponto da ansiedade na orelha?
Os pontos ShenMen e Tronco Cerebral foram os que apresentaram bons resultados na redução dos níveis de ansiedade.
Como a Auriculoterapia é realizada?
A Auriculoterapia é realizada com algumas pequenas variações da técnica, dependendo da escola. No caso da francesa, o método é voltado para a utilização de agulhas convencionais, semipermanentes, laser, infravermelho e, até mesmo, massagens auriculares. A escola chinesa aplica o método utilizando agulhas, sementes e cristais.
Após identificar a necessidade do paciente, é localizado o ponto relacionado ao problema que a Auriculoterapia pretende tratar. Após uma assepsia rigorosa podem ser posicionadas agulhas, que permanecerão na pele por 10 a 30 minutos. Os estimuladores ficam em contato com a orelha por vários dias.
As agulhas intradérmicas, esferas magnéticas, cristais ou sementes são posicionadas sobre esses pontos e fixadas com fita micropore. Permanecem ali por cerca de 7 a 10 dias, sendo retiradas posteriormente pelo terapeuta ou pelo próprio paciente.
Também é possível observar os pontos que estão manifestando alterações e fazer a prevenção de doenças ou até mesmo o diagnóstico delas.
Quantas sessões são necessárias?
A quantidade de sessões varia de acordo com as necessidades do paciente. Alguns podem precisar de um tempo maior de estímulo para promover o efeito esperado. Outros, com quadros mais leves, percebem bons resultados com uma quantidade menor delas.
Em geral, podem ser realizadas até dez sessões, o que varia também de acordo com o método escolhido. Ainda, o paciente pode se submeter a essa terapia periodicamente, como a cada seis meses ou um ano, também conforme a sua necessidade.
Quais são os benefícios da Auriculoterapia?
Os benefícios dessa técnica incluem a melhora dos sintomas tratados, em especial da dor. Esse tipo de terapia também contribui para alívio dos sintomas emocionais relacionados a diversas doenças, podendo agir diretamente nos casos de depressão e ansiedade. Além disso, a prática de cuidados pessoais, como no caso da Auriculoterapia, aumentam a autoestima.
Entre os principais benefícios, podemos destacar:
- ampla indicação;
- fácil aplicação;
- método indolor;
- raros efeitos colaterais.
Dessa forma, quando ofertada para os colaboradores, a técnica que trata dos pontos auriculares contribui para o bem-estar individual, refletindo em melhorias no ambiente corporativo.
Como vimos, não é apenas a medicina tradicional que pode contribuir com o melhor desempenho no trabalho, trazendo saúde e qualidade de vida para os colaboradores. Além da Auriculoterapia, existem outras técnicas da medicina milenar que podem ser aplicadas com esse objetivo.
Quer saber como a BeeCorp pode ser sua parceira para oferecer a Auriculoterapia e outras soluções de saúde e bem-estar para os seus colaboradores? Agende uma consultoria gratuita com um dos nossos consultores!
[…] importantes, sobretudo quando implementadas no ambiente organizacional. É o caso, por exemplo, da Auriculoterapia e da […]
[…] e Complementares (PICs). Além da quiropraxia, outras modalidades que integram esse conjunto são a auriculoterapia, yoga, pilates, acupuntura, meditação, osteopatia […]
[…] Como forma de presenteá-las, podem ser oferecidos momentos de relaxamento, como a Quick Massage, a Reflexologia ou a Auriculoterapia. […]
A auriculoterapia é um tratamento de micrositema muito eficiente, ja relatei muitas melhorias em pacientes com dores. Um mundo de diagnósticos e tratamentos a parte.