Como promover o bem-estar profissional no ambiente de trabalho?

Categoria: Qualidade de Vida

O bem-estar profissional, aquele sentido pelo colaborador no ambiente laboral, em grande parte deve ser estimulado pela empresa. Para isso, o melhor caminho é a implantação de programas que promovem a qualidade de vida na organização.

Dessa forma, estimular a motivação e o engajamento dos colaboradores com tais programas, invariavelmente, leva a melhores resultados na produtividade. Afinal, colaboradores satisfeitos com a empresa em que laboram costumam dar o seu melhor.

Continue a leitura e descubra como promover o bem-estar profissional no ambiente de trabalho.

O que é qualidade de vida e bem-estar?

A qualidade de vida de uma pessoa é o resultado de diferentes variáveis que atuam sobre ela e ao mesmo tempo caracterizam sua condição de vida. Assim, é importante levar em conta todos os fatores que podem afetar o seu bem-estar em todas as nuances (física, emocional, psicológica).

Por sua vez, esse bem-estar é o estado que se pode caracterizar como de satisfação quase plena. Aspectos como sensação de tranquilidade, além de conforto e segurança são próprios da condição de bem-estar.

Voltando à qualidade de vida, é preciso considerar todo o estado de saúde da pessoa, além de seus relacionamentos com amigos e familiares. Na verdade, qualquer evento ou interação que produza efeito sobre o bem-estar do indivíduo deve ser levado em conta na concepção do que seja qualidade de vida.

No entanto, o termo não aceita uma abordagem externa exclusiva para seu entendimento perfeito. Isso porque a qualidade de vida é aquela percebida pelo sujeito, e não a que pode ser teorizada pelos observadores. Assim, trata-se, antes de tudo, de uma percepção pessoal.

Na vida corporativa, quando se trata de qualidade de vida, faz-se referência ao bem-estar do colaborador a partir dos fatores inerentes ao ambiente laboral e que agem sobre ele. Portanto, fala-se também em qualidade de vida na empresa e, mais uma vez, como os colaboradores percebem essa condição em sua própria vida.

Dessa forma, surge o conceito de bem-estar profissional ou bem-estar no trabalho como parâmetro que determina a qualidade de vida na empresa. A organização e os seus colaboradores são afetados diretamente e, por essa razão, é necessário conhecer sua importância. Veja a seguir.

Qual a importância no ambiente corporativo?

O trabalho ou a vida profissional de uma pessoa ocupa mais da metade do tempo em que ela está desperta. De maneira geral, passa-se mais tempo com os colegas de trabalho do que com os próprios familiares.

Portanto, é preciso levar em conta o bem-estar profissional como relevante, além de considerar que essa condição afeta também a vida pessoal do indivíduo. Isso pode ser reconhecido pelo fato de que uma pessoa pode ser mais feliz (ou menos) em função do seu bem-estar no ambiente de trabalho.

Nesse sentido, vale conhecer os principais benefícios e vantagens da garantia de qualidade de vida na empresa e de bem-estar profissional. Acompanhe.

Melhoria da autoestima dos colaboradores

Toda pessoa se sente bem ao ser acolhida e considerada em suas demandas. Uma empresa atenta a essa realidade sabe investir na qualidade de vida e na geração de bem-estar profissional.

Por meio de iniciativas assim, sobretudo quando conduzidas por profissionais experientes em programas dessa natureza, promove-se a autoestima dos colaboradores. As consequências são sempre muito bem-vindas para a equipe e para a organização.

Redução na incidência de doenças ocupacionais

Doenças ocupacionais, costumeiramente, resultam direta ou indiretamente da qualidade do ambiente laboral. Sua evolução é responsável, em grande parte, pelas faltas e afastamentos que respondem por elevados custos para a empresa.

Assim, os programas de qualidade de vida e bem-estar no trabalho podem reduzir ou mesmo eliminar uma boa parcela desses casos, trazendo índices menores para o absenteísmo. Com isso, melhora a vida do colaborador e caem as faltas ao trabalho.

Aumento do engajamento

O acolhimento recebido na empresa e a sensação de bem-estar no ambiente de trabalho facilitam a dedicação e o engajamento dos colaboradores. Nessa direção, é papel da empresa demonstrar que cada um é parte da solução.

É possível fortalecer ainda mais o engajamento com demonstrações de que a participação da equipe nas atividades da organização é indispensável. Com engajamento se consegue redução na taxa de turnover na empresa.

Retenção de talentos

Quando uma empresa investe na qualidade de vida de seus colaboradores, promove o bem-estar profissional da equipe e aumenta o engajamento. É de se observar uma tendência de querer bem ao lugar onde se trabalha.

Dessa forma, tem início o processo de retenção de talentos em uma organização. Na verdade, um plano de benefícios voltado para fazer evoluir aquele bem-estar no trabalho é um dos diferenciais mais importantes também para a atração de novos talentos.

Como promover a qualidade de vida e o bem-estar profissional?

A promoção da qualidade de vida e do bem-estar profissional deve ser objetivo permanente nas empresas, não importa o segmento a que pertença, nem o porte que apresente. Qualquer empresa é resultado do desempenho de seus colaboradores.

Portanto, esse cuidado será sempre um investimento em melhoria de produtividade, em aprimoramento da imagem da empresa e no bom andamento dos negócios. Veja, a seguir, importantes iniciativas que podem ser adotadas para esse fim.

Ouça sua equipe

Leve em conta que a boa comunicação é uma estrada de duas mãos. Desse modo, o melhor fluxo das informações se dá quando os dois sentidos podem estar ativos.

Deixe sua equipe dizer o que pensa a respeito de como se sente, quais são suas dores profissionais e principais dificuldades. Da mesma forma, descubra o que é bem recebido e que propicia níveis de satisfação com a empresa.

Incentive a prática de atividades físicas

Uma vida saudável, mental e fisicamente, não dispensa a adoção de uma atividade física costumeira, de modo a evitar o sedentarismo. Nesse sentido, é preciso que seja incorporada à rotina, de modo que as vantagens fisiológicas e psicoemocionais sejam aproveitadas em sua plenitude.

Implante a flexibilidade

Veja como a natureza das atividades da empresa pode receber maior flexibilidade, sobretudo quanto à jornada de trabalho. O bem-estar profissional convive melhor com os resultados apresentados do que com a precisão do relógio de entrada e saída.

Dê visibilidade aos resultados positivos

A psicologia ocupacional há muito sabe que o maior valor para os colaboradores, de maneira geral, é o reconhecimento de seu desempenho. Assim, não perca a oportunidade de aproveitar os resultados obtidos e providencie visibilidade para eles.

Ofereça suporte psicológico aos colaboradores

Implante um programa de apoio psicológico personalizado aos colaboradores de modo a ampliar o sentido do acolhimento que a empresa proporciona. Para tanto, considere traçar antes o perfil emocional com maior prevalência na organização e conhecer as principais dores que afligem a equipe.

Como você pode ver, o bem-estar profissional pode ser influenciado por diferentes fatores. No entanto, pode ser estimulado na empresa, principalmente adotando-se programas de qualidade de vida.

Entre em contato conosco e descubra toda a experiência que a BeeCorp pode colocar à disposição de sua empresa para a construção do bem-estar profissional de seus colaboradores.

BLOG DA BEECORP
Você também pode se interessar
Qualidade de Vida
Sentimentos e emoções: entenda tudo sobre esses conceitos

Sentimentos e emoções: entenda tudo sobre esses conceitos Por: Christine Ornelas

Os sentimentos são a percepção que cada pessoa tem sobre as suas próprias emoções. É algo mais subjetivo, porém, percebido de maneira consciente. Basicamente, é o sentido que cada...
Qualidade de Vida
Terapia: entenda a importância e qual a mais indicada para você

Terapia: entenda a importância e qual a mais indicada para você Por: Paola Sobral

A busca pelo equilíbrio emocional e mental é uma jornada fundamental na vida das pessoas. Nesse caminho, a terapia (online ou presencial) emerge como uma ferramenta valiosa. Afinal, ela...
Qualidade de Vida
Paralisia do sono: entenda o que é e como evitar

Paralisia do sono: entenda o que é e como evitar Por: Felipe Alvares

Causada, principalmente, por traumas, estresse e outros transtornos psiquiátricos, a paralisia do sono pode ser evitada. Uma das maneiras é manter a saúde mental em dia. Esse distúrbio consiste...
Qualidade de Vida
Endorfina: tudo sobre esse hormônio e como aumentar

Endorfina: tudo sobre esse hormônio e como aumentar Por: Luíza Terra

Embora a sensação de bem-estar envolva nossas emoções, ela está relacionada a eventos químicos que acontecem em nosso organismo. Para que uma pessoa se sinta bem, seu cérebro precisa...
Qualidade de Vida
Narcisismo: entenda tudo sobre o Transtorno de Personalidade Narcisista

Narcisismo: entenda tudo sobre o Transtorno de Personalidade Narcisista Por: Paola Sobral

O narcisismo é um transtorno de personalidade que leva o indivíduo a ter um comportamento arrogante, insensível e manipulador. O narcisista acredita ser especial e superior, com direitos especiais....
Qualidade de Vida
Auriculoterapia: você sabe o que é e para que serve?

Auriculoterapia: você sabe o que é e para que serve? Por: Luíza Terra

A partir de Auriculoterapia é possível tratar diversos problemas que afetam a saúde do ser humano, a partir de um mapa de pontos no pavilhão auricular. Nesse sentido, a...
Qualidade de Vida
LGBTQIAPN+: o que significa cada letra e o contexto por trás da sigla

LGBTQIAPN+: o que significa cada letra e o contexto por trás da sigla Por: Felipe Alvares

A sigla LGBTQIAPN+ representa diferentes identidades de gênero e orientações sexuais. Por ser mais abrangente, ela acolhe uma quantidade maior de pessoas. Também substitui as siglas GLS e LGB,...
Qualidade de Vida
Resiliência: entenda o conceito e como ser mais resiliente

Resiliência: entenda o conceito e como ser mais resiliente Por: Paola Sobral

O significado de resiliência vem da física, que significa a capacidade de um material voltar ao seu estado original após sofrer alguma deformação. No campo da Psicologia, se refere...
Qualidade de Vida
Fonoaudiologia: entenda tudo sobre essa profissão

Fonoaudiologia: entenda tudo sobre essa profissão Por: Anderson Rodrigues

O fonoaudiólogo é o profissional da área de saúde graduado em fonoaudiologia. Ele auxilia pessoas de todas as idades no desenvolvimento ou no restabelecimento de funções e habilidades relacionadas...
SOLUÇÕES EM DESTAQUE
Qualidade de vida, Saúde e Ergonomia
Preparado para transformar pessoas e negócios?
O investimento em saúde, segurança e qualidade de vida impacta diretamente nos resultados da sua organização.
Fale com nossos especialistas
x

Solicite uma proposta







    Assine nossa newsletter

      Autor
      Carina Martins

      Head de Marketing e Inside Sales BeeCorp | Jornalista e Especialista em Comunicação Corporativa

      14 Comentários

      1. […] é, portanto, uma associação de aspectos que envolvem a já citada saúde, a segurança e o bem-estar do colaborador. Isso no que se refere a todos os fatores envolvidos com as condições que ele encontra para […]

      2. […] cuidamos do colaborador por completo, para que ele tenha tranquilidade e bem-estar também fora da empresa, e isso se reflita de uma forma positiva no seu comportamento dentro da […]

      3. […] rotinas, por sua vez, afetam diretamente o bem-estar dos colaboradores, que precisam operar constantemente em intensa atividade. Ritmos assim […]

      4. […] sentido, o DDS oferece diversos benefícios, principalmente quando associado a programas de bem-estar e qualidade de vida. Veja os […]

      5. […] uma iniciativa da própria empresa, como um plano de saúde ou os componentes de programas de bem-estar e qualidade de vida no […]

      6. […] para ser executada com a postura mais adequada, de modo a manter a integridade física e o bem-estar do empregado. Acompanhe algumas situações mais […]

      7. […] a sensação de bem-estar envolva nossas emoções, ela está relacionada a eventos químicos que acontecem em nosso […]

      8. […] mais? Continue a leitura e conheça sobre as Normas Regulamentadoras e sua relação com a saúde e bem-estar do […]

      9. […] engajamento do colaborador, aumentando o número de faltas e de afastamentos. Logo, é necessário promover o bem-estar e a saúde do indivíduo no ambiente de […]

      10. […] técnicas ergonômicas ajudam a reduzir as ausências e os afastamentos, melhorando a sensação de bem-estar e a saúde dos funcionários enquanto efetuam sua jornada de […]

      11. […] implementar ações que previnam acidentes e doenças ocupacionais. Isso também visa proporcionar bem-estar e qualidade de vida aos funcionários. Por […]

      12. […] relatados e os que podem ocorrer. Há, ainda, a possibilidade de identificar se há relação das ocorrências com o trabalho ou com os hábitos de […]

      13. […] da organização. Com isso, a empresa vai construindo uma imagem interna de real envolvimento com o bem-estar e com a saúde da sua equipe, ao mesmo tempo em que promove a sensação de pertencimento entre os […]

      14. […] solidariedade pode ser considerada pelas empresas ao pensar em ações para garantir o bem-estar profissional da equipe. Para isso, é preciso engajar os colaboradores na causa, fazendo com que eles se sintam […]

      Deixe um comentário

      O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

      Fale com consultor!

      Fale com um consultor

        Cadastrar currículo