Como promover o bem-estar profissional no ambiente de trabalho?

Categoria: Qualidade de Vida

O bem-estar profissional, aquele sentido pelo colaborador no ambiente laboral, em grande parte deve ser estimulado pela empresa. Para isso, o melhor caminho é a implantação de programas que promovem a qualidade de vida na organização.

Dessa forma, estimular a motivação e o engajamento dos colaboradores com tais programas, invariavelmente, leva a melhores resultados na produtividade. Afinal, colaboradores satisfeitos com a empresa em que laboram costumam dar o seu melhor.

Continue a leitura e descubra como promover o bem-estar profissional no ambiente de trabalho.

O que é qualidade de vida e bem-estar?

A qualidade de vida de uma pessoa é o resultado de diferentes variáveis que atuam sobre ela e ao mesmo tempo caracterizam sua condição de vida. Assim, é importante levar em conta todos os fatores que podem afetar o seu bem-estar em todas as nuances (física, emocional, psicológica).

Por sua vez, esse bem-estar é o estado que se pode caracterizar como de satisfação quase plena. Aspectos como sensação de tranquilidade, além de conforto e segurança são próprios da condição de bem-estar.

Voltando à qualidade de vida, é preciso considerar todo o estado de saúde da pessoa, além de seus relacionamentos com amigos e familiares. Na verdade, qualquer evento ou interação que produza efeito sobre o bem-estar do indivíduo deve ser levado em conta na concepção do que seja qualidade de vida.

No entanto, o termo não aceita uma abordagem externa exclusiva para seu entendimento perfeito. Isso porque a qualidade de vida é aquela percebida pelo sujeito, e não a que pode ser teorizada pelos observadores. Assim, trata-se, antes de tudo, de uma percepção pessoal.

Na vida corporativa, quando se trata de qualidade de vida, faz-se referência ao bem-estar do colaborador a partir dos fatores inerentes ao ambiente laboral e que agem sobre ele. Portanto, fala-se também em qualidade de vida na empresa e, mais uma vez, como os colaboradores percebem essa condição em sua própria vida.

Dessa forma, surge o conceito de bem-estar profissional ou bem-estar no trabalho como parâmetro que determina a qualidade de vida na empresa. A organização e os seus colaboradores são afetados diretamente e, por essa razão, é necessário conhecer sua importância. Veja a seguir.

Qual a importância no ambiente corporativo?

O trabalho ou a vida profissional de uma pessoa ocupa mais da metade do tempo em que ela está desperta. De maneira geral, passa-se mais tempo com os colegas de trabalho do que com os próprios familiares.

Portanto, é preciso levar em conta o bem-estar profissional como relevante, além de considerar que essa condição afeta também a vida pessoal do indivíduo. Isso pode ser reconhecido pelo fato de que uma pessoa pode ser mais feliz (ou menos) em função do seu bem-estar no ambiente de trabalho.

Nesse sentido, vale conhecer os principais benefícios e vantagens da garantia de qualidade de vida na empresa e de bem-estar profissional. Acompanhe.

Melhoria da autoestima dos colaboradores

Toda pessoa se sente bem ao ser acolhida e considerada em suas demandas. Uma empresa atenta a essa realidade sabe investir na qualidade de vida e na geração de bem-estar profissional.

Por meio de iniciativas assim, sobretudo quando conduzidas por profissionais experientes em programas dessa natureza, promove-se a autoestima dos colaboradores. As consequências são sempre muito bem-vindas para a equipe e para a organização.

Redução na incidência de doenças ocupacionais

Doenças ocupacionais, costumeiramente, resultam direta ou indiretamente da qualidade do ambiente laboral. Sua evolução é responsável, em grande parte, pelas faltas e afastamentos que respondem por elevados custos para a empresa.

Assim, os programas de qualidade de vida e bem-estar no trabalho podem reduzir ou mesmo eliminar uma boa parcela desses casos, trazendo índices menores para o absenteísmo. Com isso, melhora a vida do colaborador e caem as faltas ao trabalho.

Aumento do engajamento

O acolhimento recebido na empresa e a sensação de bem-estar no ambiente de trabalho facilitam a dedicação e o engajamento dos colaboradores. Nessa direção, é papel da empresa demonstrar que cada um é parte da solução.

É possível fortalecer ainda mais o engajamento com demonstrações de que a participação da equipe nas atividades da organização é indispensável. Com engajamento se consegue redução na taxa de turnover na empresa.

Retenção de talentos

Quando uma empresa investe na qualidade de vida de seus colaboradores, promove o bem-estar profissional da equipe e aumenta o engajamento. É de se observar uma tendência de querer bem ao lugar onde se trabalha.

Dessa forma, tem início o processo de retenção de talentos em uma organização. Na verdade, um plano de benefícios voltado para fazer evoluir aquele bem-estar no trabalho é um dos diferenciais mais importantes também para a atração de novos talentos.

Como promover a qualidade de vida e o bem-estar profissional?

A promoção da qualidade de vida e do bem-estar profissional deve ser objetivo permanente nas empresas, não importa o segmento a que pertença, nem o porte que apresente. Qualquer empresa é resultado do desempenho de seus colaboradores.

Portanto, esse cuidado será sempre um investimento em melhoria de produtividade, em aprimoramento da imagem da empresa e no bom andamento dos negócios. Veja, a seguir, importantes iniciativas que podem ser adotadas para esse fim.

Ouça sua equipe

Leve em conta que a boa comunicação é uma estrada de duas mãos. Desse modo, o melhor fluxo das informações se dá quando os dois sentidos podem estar ativos.

Deixe sua equipe dizer o que pensa a respeito de como se sente, quais são suas dores profissionais e principais dificuldades. Da mesma forma, descubra o que é bem recebido e que propicia níveis de satisfação com a empresa.

Incentive a prática de atividades físicas

Uma vida saudável, mental e fisicamente, não dispensa a adoção de uma atividade física costumeira, de modo a evitar o sedentarismo. Nesse sentido, é preciso que seja incorporada à rotina, de modo que as vantagens fisiológicas e psicoemocionais sejam aproveitadas em sua plenitude.

Implante a flexibilidade

Veja como a natureza das atividades da empresa pode receber maior flexibilidade, sobretudo quanto à jornada de trabalho. O bem-estar profissional convive melhor com os resultados apresentados do que com a precisão do relógio de entrada e saída.

Dê visibilidade aos resultados positivos

A psicologia ocupacional há muito sabe que o maior valor para os colaboradores, de maneira geral, é o reconhecimento de seu desempenho. Assim, não perca a oportunidade de aproveitar os resultados obtidos e providencie visibilidade para eles.

Ofereça suporte psicológico aos colaboradores

Implante um programa de apoio psicológico personalizado aos colaboradores de modo a ampliar o sentido do acolhimento que a empresa proporciona. Para tanto, considere traçar antes o perfil emocional com maior prevalência na organização e conhecer as principais dores que afligem a equipe.

Como você pode ver, o bem-estar profissional pode ser influenciado por diferentes fatores. No entanto, pode ser estimulado na empresa, principalmente adotando-se programas de qualidade de vida.

Entre em contato conosco e descubra toda a experiência que a BeeCorp pode colocar à disposição de sua empresa para a construção do bem-estar profissional de seus colaboradores.

Assine nossa newsletter

    Autor
    Carina Martins

    Head de Marketing e Inside Sales BeeCorp | Jornalista e Especialista em Comunicação Corporativa

    Preparado para transformar pessoas e negócios?
    O investimento em saúde, segurança e qualidade de vida impacta diretamente nos resultados da sua organização.
    Fale com nossos especialistas
    x

    Solicite uma proposta







      Fale com consultor!

      Fale com um consultor

        Cadastrar currículo