Os diversos benefícios da atividade física já não são segredo para ninguém. Quando um indivíduo abraça essa prática, é possível desfrutar de uma série de vantagens para sua saúde e qualidade de vida — seja no âmbito pessoal ou profissional.
Mas, infelizmente, nem todos investem na ideia, principalmente após a chegada da tecnologia, que, de forma indireta, incentiva a população a levar uma vida mais sedentária.
Por essa razão, é de extrema importância que as empresas realizem, frequentemente, campanhas para promover a prática regular de exercícios físicos, como uma maneira de manter o bem-estar de seus funcionários.
Quer saber mais sobre o assunto? Continue a leitura e descubra como conscientizar as pessoas sobre a importância de manter o corpo em movimento!
O que é atividade física
Atividade física é qualquer movimento do corpo que consome energia, ou seja, promove um gasto energético acima do nível de repouso. Ela é percebida como um comportamento que pode influenciar a aptidão física — capacidade de realizar as atividades do dia a dia com tranquilidade e sem muito esforço — e ainda assumir-se como determinante na saúde física, mental e na capacidade funcional.
São exemplos de atividade física:
- Atividade aeróbia (correr, caminhar, nadar, pedalar, subir degraus etc.);
- Atividade de fortalecimento muscular (treino com halteres, agachamentos, flexões etc.);
- Atividade de fortalecimento ósseo (pular corda, jogar tênis etc.).
Segundo a Organização Mundial de Saúde a falta da atividade física na rotina já é o quarto principal fator de risco para a mortalidade em todo o mundo. Além disso, é uma importante aliada para a conquista e preservação da saúde mental.
O que é exercício físico
Exercício físico é um conceito menos abrangente, sendo considerado uma subcategoria da atividade física. O exercício físico é toda atividade física planejada, estruturada e repetitiva que tem como objetivo melhorar um ou mais componentes da aptidão física.
Algumas atividades diárias podem provocar adaptações positivas nos índices de aptidão física, no entanto, não devem ser consideradas como exercício físico. Um exercício físico é toda atividade física sistematizada que conta com uma duração de tempo específica e sequências de movimentos para diferentes partes do corpo.
Algumas ocupações profissionais e tarefas rotineiras, como as atividades domésticas, podem repercutir favoravelmente na aptidão física, mas não são consideradas exercícios físicos.
Um exemplo de exercício físico é a ginástica laboral.
Atividade física e a saúde dos brasileiros
Realizar exercícios físicos é indicado para todos indivíduos. No entanto, não são todas as pessoas que conseguem seguir essas recomendações — fato que pode levar ao sedentarismo e comprometer, significativamente, a saúde.
Ao que tudo indica, esse cenário tem se agravado por conta do avanço da tecnologia em nosso dia a dia. Serviços de streaming, jogos eletrônicos e smartphones fazem com que as pessoas passem mais tempo conectadas ao universo on-line, deixando de lado as práticas esportivas ou qualquer outra atividade capaz de manter o corpo em movimento.
De acordo com um estudo realizado pela Organização Mundial da Saúde, em 2018, um em cada quatro adultos apresenta características de sedentarismo. Já outra pesquisa, elaborada no mesmo ano pelo Ministério da Saúde, indica que a maioria das doenças que mais matam no país são originárias de um estilo de vida nada saudável.
O uso de medicamentos, a má alimentação, o excesso de trabalho e a falta de exercícios físicos são alguns dos fatores que influenciam o índice de morte causada por doenças entre os brasileiros. Das complicações, podemos destacar o câncer, os problemas cardiovasculares, doenças respiratórias e demais condições que afetam o fígado.
Em um primeiro momento, o estilo de vida sedentário pode até parecer inofensivo, mas ele é o principal causador da obesidade — que, consequentemente, está relacionada ao surgimento de doenças crônicas, sendo a hipertensão arterial, o colesterol alto, a osteoporose e a diabetes bons exemplos delas.
Por trazer tantos problemas à saúde, esse é o tipo de tema discutido em campanhas como o Setembro Amarelo, Outubro Rosa e Novembro Azul.
Fora isso, os grandes índices de gordura também fazem com que o corpo permaneça em constante estado pré-inflamatório, produzindo, assim, determinadas citocinas capazes de inibir a ação dos receptores de insulina, localizados nos tecidos-alvo. Como resultado, o organismo sofre um quadro de resistência à insulina, o que causa a temida diabetes do tipo II.
Entenda a relação da alimentação com a produtividade e saiba como garantir alta performance!
Principais benefícios da Atividade Física
Ao realizar uma atividade física, é possível notar que essa prática é responsável não somente por aumentar a qualidade de vida do indivíduo, como também melhorar os níveis de estresse. Entre as suas principais vantagens, podemos ressaltar:
- redução da tendência à depressão;
- aumento da sensação de energia não somente para o trabalho, mas também para aproveitar o tempo livre;
- auxílio na realização das atividades diárias, eliminando o cansaço e aumentando, assim, a produtividade;
- ajuda a dormir e a repousar melhor;
- melhora da autoimagem;
- melhora a circulação do sangue e mantém ossos e articulações saudáveis;
- ajuda a controlar o peso;
- aumenta a disposição no dia a dia;
- promove bem-estar físico;
- previne doenças mentais, como a Síndrome de Burnout
- controle de casos de hipertensão.
Preparamos um vídeo com os principais benefícios da atividade física para você compartilhar com sua equipe. Confira!
Prevenção de doenças
- os pulmões recebem mais ar e difundem uma quantidade maior de oxigênio no sangue;
- o coração aumenta de tamanho e pode bombear mais sangue por batimento. O órgão também bate mais lentamente em repouso ou durante o exercício;
- os músculos que utilizam o oxigênio para produzir energia adquirem tônus e podem queimar mais combustível, especialmente gordura.
As controvérsias conceituais quanto aos benefícios de saúde que podem ser obtidos pela prática do exercício físico devem ser levadas em conta pelo profissional da área. Há que se considerar a absolutamente desmotivadora recomendação de correr 8 ou 10 km, 3 ou 6 vezes por semana, para que os resultados sejam mais significativos.
Benefícios da atividade física na terceira idade
Além de ser extremamente recomendada para os indivíduos que estão no mercado de trabalho, a atividade física é uma prática quase que obrigatória para quem faz parte da terceira idade.
Como se sabe, todo ser humano acabará passando pelo processo de envelhecimento — uma transformação progressiva e que não conseguimos controlar. O ideal é que o cidadão invista em um envelhecimento com qualidade de vida, sempre mantendo em equilíbrio o lado biológico com o psicológico.
Se, antes, envelhecer era sinônimo de “fim da vida”, hoje, esse cenário mudou. De uns tempos para cá, e após conhecer os benefícios da atividade física, muitos idosos estão procurando manter o corpo em constante movimento. Ao seguir essa ideia, é possível deixar em dia todos os sistemas presentes no organismo e, inclusive, minimizar diferentes efeitos típicos da terceira idade.
Além de uma melhora extremamente relevante na qualidade de vida e bem-estar, existem alguns benefícios da atividade física para idosos que merecem ser destacados. Dentre eles, estão o aumento da condição física, a possibilidade de se manter independente por mais tempo, o controle das transformações que ocorrem durante essa fase e a prevenção da limitação das funções.
De todas, a grande vantagem que essa prática proporciona na terceira idade é a manutenção dos chamados sistemas fisiológicos por um período mais longo, evitando, assim, a sua diminuição rapidamente — fato este que ocorre mais frequentemente entre os indivíduos sedentários.
Em relação ao lado emocional, esse tipo de prática afeta alguns neurotransmissores presentes no cérebro e, com isso, é capaz de causar efeitos bem similares aos remédios antidepressivos.
Os exercícios físicos também são responsáveis por liberar dopamina e serotonina no organismo, dois elementos conhecidos por proporcionar a sensação de prazer e felicidade aos indivíduos.
Seguindo esse estilo de vida, o idoso poderá ter um grande bem-estar físico e mental, além de maior autoestima e disposição para não se isolar socialmente.
Incentivo à prática de atividade física
A medicina e a ciência do esporte, com seus médicos, preparadores físicos, técnicos esportivos, nutricionistas, fisioterapeutas e psicólogos, devem combater o sedentarismo. É preciso conscientizar as pessoas a esse respeito e estimular o incremento da exercício físico, seja por meio de atividades formais ou informais.
Os governos devem considerar a atividade física como questão fundamental de saúde pública, assim como a alimentação saudável. As empresas, por sua vez, precisam contribuir para a redução da incidência do sedentarismo e a massificação da prática orientada de exercícios físicos, principalmente por meio dos serviços de saúde ocupacional.
A implantação de programas de qualidade de vida no trabalho não deverá existir apenas para atender a obrigações legais ou por rotinas internas. É imprescindível exigir que o direito à qualidade de vida seja socializado. A prática de exercícios físicos regulares pode combater epidemias de doenças cardiovasculares, obesidade e o aumento dos gastos com saúde pública.
As mais recentes recomendações de saúde pública — de se acumular cinco sessões semanais de 30 minutos de atividades moderadas por dia — podem dar um implemento à capacidade física da maioria da população, considerando a alta prevalência de sedentarismo na sociedade e a dificuldade de mudança radical do hábito. Uma maneira de atingir esse padrão é a caminhada acelerada de 3,2 km diariamente.
A aptidão física, relacionada ao desempenho motor, deverá ser direcionada aos atletas. Aquela relacionada à saúde, por sua vez, precisará estar diretamente ligada a toda a população. A adoção de um estilo de vida mais ativo trará enorme benefício para a saúde pública e o bem-estar individual.
Um estilo de vida mais ativo não requer um programa de exercícios vigorosos e padronizados. Ao contrário: pequenas alterações na rotina do dia a dia e que aumentam a atividade física permitem que os indivíduos reduzam os riscos de doenças crônicas e podem contribuir para melhorar a qualidade de vida.
O sedentarismo não parece ser a única causa de qualquer doença importante, mas um estilo de vida fisicamente ativo melhora o estado geral de saúde e retarda muitos dos distúrbios funcionais que ocorrem frequentemente com o envelhecimento. A maioria dos adultos não é ativa o suficiente para assimilar os benefícios para a sua saúde.
Por isso, não se esqueça dos benefícios da atividade física e, sempre que possível, pratique os seus exercícios preferidos. Também é interessante levar esse pensamento para o seu ambiente de trabalho, incentivando os demais funcionários a aproveitarem as vantagens desse estilo de vida. Ao investir em bem-estar, todos saem ganhando!
O que achou deste artigo exclusivo sobre os benefícios da atividade física? Compartilhe esse conteúdo com outras pessoas que possa ser útil!