Blog da Beecorp

Qualidade de vida no trabalho

Academia corporativa: entenda como funciona e quais os benefícios

Já ouviu falar na academia corporativa? Toda empresa deve se responsabilizar (ou, pelo menos, se preocupar) com o bem-estar de seus colaboradores. É fundamental, então, buscar soluções para aumentar a qualidade de vida e os níveis de motivação e satisfação. Uma dessas soluções é a academia corporativa.

Vale ressaltar que o conforto, a saúde e a tranquilidade influenciam diretamente na execução das atividades da equipe e, consequentemente, no crescimento da empresa.

A academia corporativa é uma excelente maneira de trazer todos os benefícios da atividade física para o local de trabalho, contribuindo ativamente para motivar os colaboradores. Será que isso é mesmo possível?

Saiba o que é uma academia corporativa, como ela funciona e quais são os benefícios para as empresas que adotam essa estratégia. Confira!

O que é uma academia corporativa?

A instalação de uma academia corporativa deve contemplar não só o projeto técnico, com a montagem dos equipamentos, mas também a gestão do espaço por profissionais especializados. Dessa forma, é possível oferecer uma assistência próxima e personalizada aos colaboradores, com avaliação, montagem de ficha e acompanhamento na execução das atividades, o que potencializa os resultados.

O espaço físico tem uma estrutura similar à das academias comumente encontradas, mas montado dentro das empresas. Normalmente subdivide uma área para ginástica e treinamento funcional (atividades mais dinâmicas) e outra para os aparelhos de musculação.

A configuração desse espaço dependerá das necessidades dos funcionários, uma vez que o espaço é idealizado com o intento de trazer mais qualidade de vida para a equipe em questão.

A academia corporativa também atua diretamente na prevenção de acidentes e doenças ocupacionais. Muitas vezes, o colaborador precisa exercer força física para realizar suas funções dentro da organização, sendo fundamental o fortalecimento muscular.

Além disso, quem realiza mais esforço a nível mental ou trabalha muito tempo sentado tende a um estilo de vida mais sedentário. Logo, a existência da academia corporativa funciona como um estímulo para a manutenção da saúde, física e mental.

Como a academia corporativa funciona

O funcionamento da academia no local de trabalho promove um melhor estilo de vida, mais saudável, trazendo oportunidades para que os colaboradores de uma empresa tenham um momento, durante a jornada de trabalho, dedicado à atividade física, em prol dos benefícios que podem ser adquiridos.

O espaço pode ser arquitetado como uma academia tradicional: com equipamentos, estações de treinamento, halteres e até mesmo um profissional de educação física para orientar os exercícios (o que se recomenta fortemente). Outras sugestões interessantes seriam uma academia ao ar livre ou um espaço com aparelhos para o treino funcional.

Quais são os benefícios de uma academia corporativa?

Os exercícios físicos melhoram o desempenho cognitivo, visto que a prática de exercícios e atividades físicas facilita a comunicação entre os neurônios, por meio da liberação de “sinalizadores” bioquímicos.

Outro ponto importante a considerar é que esse tipo de atividade aumenta a produção da serotonina, o neurotransmissor que estimula o bem-estar emocional, a autoestima, o foco e a concentração. O resultado desses estímulos é a melhoria de atividades criativas e também da memória dos praticantes.

Por que as empresas estão adotando essa prática?

A existência de uma academia no ambiente de trabalho influencia diretamente a qualidade de vida e a motivação dos funcionários em suas tarefas de rotina. Vale salientar que, para enfrentar a globalização e a concorrência, as organizações precisam promover mudanças no ambiente de trabalho e no clima organizacional.

A empresa que apostar nessa ideia poderá, ainda, reter talentos com mais facilidade e manter uma boa posição competitiva no mercado de trabalho.

Com isso em mente, é possível afirmar que o investimento em uma academia corporativa traz uma série de benefícios para as empresas que a adotam. Veja alguns desses benefícios a seguir:

Amplia o desenvolvimento cognitivo dos funcionários

Praticar atividades físicas melhora a memória e ajuda as pessoas em seus processos de aprendizagem. É ideal para os funcionários antigos, mas também importante para os mais novos, que ainda estão aprendendo suas funções.

A concentração e a capacidade de inovação também são estimuladas. Logo, é mais fácil para a equipe ignorar as distrações que aparecem durante a jornada de trabalho.

Promove mais qualidade de vida

A atividade física garante aos seus praticantes uma vida mais saudável (a curto e longo prazo) e pode prevenir diversos tipos de doenças. Isso é muito importante no ambiente de trabalho, porque reduz diretamente os níveis de absenteísmo, ou seja, as faltas e afastamentos de suas funções devido a problemas de saúde.

Praticar exercícios físicos pode ser uma atividade terapêutica também. Isso porque pode melhorar a vida dos funcionários que sofrem com os altos níveis de estresse e dores consequentes disso.

Afinal, a rotina deles pode ser mental e fisicamente bastante cansativa. Incentivar a ginástica laboral, por exemplo, pode recuperar alguns movimentos que foram comprometidos pelo esforço de suas atividades profissionais.

Aumenta a produtividade

Os colaboradores que se ausentam alguns minutos de suas funções no trabalho, nesse caso, para se exercitar, retornam bem mais produtivos. Em análise rápida, parece contraditório, não é? No entanto, é exatamente o que acontece.

Quem se exercita pode ser considerado “mais feliz” devido à liberação dos hormônios que estão relacionados ao bem-estar. A consequência disso é ter um colaborador que retorna ao trabalho com muito mais disposição, foco e criatividade.

Como incentivar a prática de exercícios da sua equipe?

Não basta instalar uma academia corporativa. A empresa precisa mostrar aos colaboradores quais serão os benefícios que a adoção da prática a atividade física trará. Mesmo que apenas em um intervalo do horário de trabalho.

É uma maneira bastante eficaz de demonstrar que a empresa se importa com as pessoas e valoriza o trabalho e o bem-estar dos colaboradores.

Um bom exemplo são cartazes incentivando a visita e a prática de exercícios na academia corporativa, deixando claros os benefícios. A iniciativa pode rapidamente motivar os funcionários que transitam pela empresa.

Um evento de inauguração do espaço, com aulas de aproximação entre os funcionários, é uma ótima forma de motiva-los para a prática de exercícios. Pode-se fazer uma tradicional palestra ou reunião, exemplificando os pontos positivos da academia corporativa.

São diversos os benefícios que uma academia corporativa garante, tanto para os colaboradores quanto para a empresa que vai abrigar esse incrível espaço para seus funcionários. Vale a pena adotar esse ambiente e usufruir de tantas conveniências.

Gostou de conhecer um pouco mais sobre a academia corporativa? Então, o que acha de entrar em contato com a BeeCorp? Somos uma empresa especializada na gestão integrada da segurança, saúde e qualidade de vida em todo o Brasil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *