Alimentação saudável: como adotar e aumentar a produtividade no trabalho

Alimentação saudável: como adotar e aumentar a produtividade no trabalho
Conceito
Alimentação saudável e a produtividade
Importância
Benefícios
Como ter uma alimentação equilibrada
Alimentação não saudável
Alimentos da alimentação saudável
Consequências de uma alimentação inadequada
Como ter uma alimentação saudável?
Promoção da alimentação saudável na empresa
Categoria: Qualidade de Vida

Para pensar o que é alimentação saudável, podemos considerar que os nutrientes dos alimentos que ingerimos abastecem nossas células e constituem nosso corpo. Por isso, nossa alimentação impacta na capacidade de concentração, sentimento de bem-estar, capacidade de lidar com adversidades e muito mais.

Entenda neste conteúdo, entre outros:

  • Benefícios de uma alimentação saudável
  • Como ter uma alimentação equilibrada
  • O que fazer para se ter uma alimentação saudável?
  • A alimentação influencia diretamente na produtividade dos funcionários e pode causar uma série de problemas. Quando os hábitos alimentares são desequilibrados do ponto de vista nutricional, há consequências como: indisposição, fadiga e má digestão. Além de causar danos seríssimos à saúde mental e física, como pressão alta.

    No ambiente corporativo, a relação entre a alimentação saudável e o desempenho profissional é muito grande — os reflexos são facilmente percebidos no desempenho e produtividade de um colaborador.

    Caso queira aprofundar os conhecimento sobre o assunto, confira também nosso material gratuito:

    O que é ter uma alimentação saudável?

    Gastronomia, alimentos funcionais, fitness e mais uma infinidade de termos e expressões, cada um com suas próprias razões, estão envolvidos quando se trata de alimentação. Mas, nesse meio todo, o que seria de fato uma alimentação saudável e não apenas prazerosa?

    Uma alimentação saudável é aquela capaz de fornecer todos os nutrientes de que o organismo necessita para estar bem e equilibrado. Ao mesmo tempo, para ser genuinamente saudável não deve vir acompanhada de elementos estranhos à boa nutrição, como conservantes, corantes e outros produtos da indústria alimentar.

    Nesse sentido, a fim de que contenha os nutrientes necessários, a alimentação deve ser variada, mas tão equilibrada quanto possível. E, ainda, para ser saudável deve ser segura ou isenta de contaminantes biológicos como fungos e bactérias e de produtos químicos de qualquer origem.

    Deve ser ressaltado, que outros aspectos não referentes ao alimento em si e sua qualidade também são essenciais na caracterização de uma alimentação saudável. É o caso da forma como o alimento é ingerido, assim como as condições em que se faz a refeição.

    Considere, por exemplo, alimentos adequados, variados, de natureza salutar, mas ingeridos às pressas, em um ambiente de tensão ou de estresse. Uma alimentação assim não poderá ser considerada saudável.

    O Ministério da Saúde (MS) produziu uma boa referência resumindo os principais aspectos de como consolidar a prática de uma alimentação saudável. Trata-se do prospecto Dez Passos para uma Alimentação Saudável, que você pode acessar neste link.

    A alimentação saudável e a produtividade

    A relação entre alimentação saudável e produtividade já foi tema de estudos inclusive da Organização Internacional do Trabalho, atestando que uma alimentação inadequada no ambiente de trabalho pode reduzir até 20% da produtividade e da eficiência dos colaboradores.

    Uma alimentação saudável e balanceada, com a possibilidade de um acompanhamento nutricional, é a base para manter nosso organismo e fornecer os nutrientes necessários para realizarmos as atividades do nosso dia a dia com eficiência.

    Se o sistema digestivo estiver comprometido pela falta ou pelo excesso de nutrientes, outros sistemas do corpo humano serão afetados, como a memória, o raciocínio e a concentração — processos cerebrais essenciais para o desenvolvimento de qualquer atividade.

    Esses processos são essenciais para evitar problemas cognitivos, como a procrastinação.

    É seguro dizer que a alimentação pode ser responsável pelo baixo rendimento de um profissional em muitas situações, independentemente do tipo de atividade que ele exerce. Logo, incentivar melhores hábitos alimentares é um investimento não só na saúde dos funcionários, mas também para os resultados da empresa.

    Se somos o que ingerimos, o que será de uma equipe que se alimenta mal? Inicialmente, podemos pensar que será uma equipe com a saúde mais fragilizada, vulnerável e com baixo desempenho.

    Claro que existem outros impactos que afetam diretamente o desempenho do colaborador. Mas, uma alimentação saudável pode trazer vários benefícios para a empresa — dentre eles, o tão almejado aumento da produtividade.

    Quer saber também como aumentar a performance a partir do estimulo do hormônio da felicidade?

    Além da alimentação saudável, é importante cuidar da saúde mental para garantir a produtividade. Veja, neste ebook, como aumentar a endorfina

    A importância da alimentação saudável

    Os altos índices de afastamentos por doenças ou dificuldades de exercer alguma função muitas vezes são desencadeados por distúrbios, como a obesidade, insônia e doenças crônicas. Além de acometer uma grande parcela dos profissionais no Brasil, a má alimentação contribui muito para o desenvolvimento desses fatores.

    Pessoas que têm uma alimentação balanceada e saudável são mais vigorosas e dispostas para cumprirem a jornada de trabalho, mesmo naqueles dias que parecem mais longos e cansativos.

    Manter a educação alimentar no trabalho é importante para afastar doenças, como anemia, hipertensão, diabetes, entre várias outras que podem contribuir para a elevação do índice de absenteísmo.

    Em uma alimentação saudável, determinados nutrientes, como o ômega 3, ajudam a constituir a chamada bainha de mielina, membrana que envolve os neurônios e otimiza o funcionamento cerebral. Assim, há uma melhora do raciocínio, da memória e da concentração. 

    É por isso que o mundo corporativo vem adotando cada vez mais a promoção da alimentação saudável como estratégia de qualidade de vida no trabalho. E o resultado é muito satisfatório, assim como o retorno sobre o investimento.

    Não somente o plano de carreira e benefícios tornam um ambiente próprio para maior produtividade. A alimentação tem papel fundamental e, quando ignorada, pode comprometer os resultados.

    Quais são os benefícios de uma alimentação saudável?

    Uma refeição saudável e nutritiva traz diversos benefícios para o ser humano, seja no ambiente laboral ou fora dele. Por isso, alimentar-se bem é um verdadeiro investimento pessoal — em longevidade, vitalidade e disposição para exercer todas as atividades da vida profissional e pessoal.

    Consumir verduras, legumes, carboidratos e proteínas, controlar o consumo de bebidas alcoólicas e praticar atividades físicas representa um conjunto de boas práticas para melhorar nesse sentido. Veja, a seguir, alguns dos principais benefícios da alimentação saudável.

    Melhoria no desempenho

    Aquela fadiga causada pela alimentação em excesso e gordurosa, que deixa a pessoa com o metabolismo lento, compromete seriamente o desempenho nas atividades diárias. Esse é um impacto notável quando um funcionário não se alimenta bem e é evidenciado por indicadores de produtividade.

    Ao contrário, quando o funcionário se alimenta de forma balanceada e adequada, o desânimo após a refeição se esvai e ele retoma as atividades com disposição e energia, fato que ocasiona o aumento no nível das entregas.

    Qualidade de vida

    O conjunto de fatores — sono, sistema imunológico, estresse, humor — que proporciona a qualidade de vida ao ser humano pode ser harmonizado por uma alimentação enriquecida e balanceada.

    Uma alimentação equilibrada, em horários definidos e sintonizada com as necessidades de cada um, mantém o bom funcionamento do corpo e evita o desenvolvimento de doenças oportunistas à espera de uma baixa na imunidade para se alojar.

    A obesidade é uma grande preocupação nos dias atuais. Além de uma enorme oferta de alimentos gordurosos, o sedentarismo é realidade para muitas pessoas, o que prejudica o bem-estar físico e mental.

    Logo, investir em uma boa alimentação e estimular a adoção de hábitos saudáveis, é a garantia de uma equipe disposta e engajada, com maior desempenho e qualidade de vida.

    Redução de acidentes de trabalho

    A alimentação inadequada torna o funcionário disperso e apático e, em determinadas funções, a atenção é vital para evitar acidentes que trazem danos seríssimos ao profissional e à empresa.

    Sendo assim, os acidentes de trabalho também podem ser evitados através de uma boa alimentação, que garantem colaboradores mais dispostos e atentos aos riscos da sua atividade.

    Redução de custos com doenças

    O absenteísmo afeta a empresa e seu desenvolvimento. Um funcionário ausente, além de comprometer a produtividade, por não poder contar com a mão de obra, impacta também nos custos da empresa.

    Nem sempre a empresa conseguirá substituir um funcionário de licença médica prolongada, o que deixa uma lacuna no processo produtivo. A melhor estratégia é cuidar preventivamente da saúde do trabalhador, oferecendo meios para manter bons hábitos e qualidade de vida.

    Investir na boa alimentação é um grande passo para evitar esses contratempos, tanto para o colaborador como para a empresa, o que certamente reduzirá os custos da empresa a longo prazo.

    Melhora do humor, satisfação com a empresa e redução da rotatividade

    É importante que a empresa demonstre que se preocupa com o bem-estar da equipe, pois a satisfação do funcionário é um fator essencial para o sucesso de ambas as partes — a fidelização nasce do sentimento de cuidados mútuos.

    Ao fomentar melhores hábitos, como alimentares, o colaborador percebe esse cuidado, reduzindo inclusive a rotatividade.

    A alimentação saudável também pode contribuir para evitar o mau humor ao liberar hormônios que intensificam a sensação de felicidade e tranquilidade. Uma equipe motivada é sinônimo de colaboração e compromisso coletivos.

    Melhor concentração e memória

    Ao consumir nutrientes que são bons para o organismo, em quantidades certas, o funcionário pode aumentar o nível de concentração e alcançar êxito nas atividades. Existem nutrientes, inclusive, que são favoráveis à melhora da concentração e da memória — é essencial incluí-los no cardápio.

    Como ter uma alimentação equilibrada

    De modo geral, uma alimentação saudável deve contar com aspectos como:

    • ambiente tranquilo;
    • ingestão sem pressa;
    • ausência de bebidas;
    • variedade de componentes;
    • rica em nutrientes necessários;
    • higienização adequada;
    • baixos teores de açúcar, sal e gorduras;
    • isenta de conservantes ou com teores mínimos.

    Estes e outros aspectos dessa caracterização de uma alimentação saudável são detalhados em uma publicação da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), também do MS, e são resumidos a seguir:

    • respeito e valorização às práticas alimentares culturalmente identificadas;
    • garantia de acesso, sabor e custo acessível;
    • fomento ao consumo de uma alimentação variada, harmoniosa e colorida;
    • garantia de uma alimentação segura.

    Alimentação não saudável

    Uma alimentação é considerada não saudável quando é incapaz de fornecer ao organismo os nutrientes de que precisa, em quantidade e qualidade adequadas para que tenha um bom funcionamento. Essa condição pode resultar do tipo de alimento, assim como das condições em que é ingerido. 

    Nesse sentido, alimentos não saudáveis não devem ser consumidos regularmente. Esses alimentos apresentam características, entre outras, como:

    • processamentos industriais muito intensos (ultraprocessados);
    • conteúdos de sódio, açúcares e gorduras elevados;
    • presença de conservantes químicos;
    • produção a partir de frituras.

    Dessa forma, uma alimentação pode ser não saudável quando, por exemplo, o indivíduo consome alimentos ultraprocessados ou muito salgados. Da mesma forma, uma refeição corrida, com muito carboidrato também é considerada não saudável.

    Quais são os alimentos da alimentação saudável?

    A partir de dois cenários, entenda como pensar os alimentos de acordo com os efeitos que promovem no nosso organismo.

    Os alimentos importantes para o funcionamento cerebral

    Alimentar-se bem ajuda a manter a saúde física e mental. Sentindo-se bem-disposto, o indivíduo consegue ter mais ânimo e foco para desempenhar suas tarefas. Maria Janaína Cavalcante, coordenadora de vigilância nutricional da Secretaria Estadual de Saúde de Goiás, afirma que:

    “melhor produtividade, menos acidentes de trabalho, menor índice de atestados médicos e boa saúde. Esses são os benefícios para os trabalhadores que se alimentam de forma correta e saudável”.

    Dessa forma, é interessante o consumo de alguns alimentos, pois eles contêm nutrientes importantes para o funcionamento cerebral, aumentando a concentração e a memória e melhorando o raciocínio. Veja alguns exemplos:

    • alguns alimentos, como linhaça, peixes, azeite extra virgem, óleo de coco e frutos do mar, são ricos em ômega 3, um ácido graxo, ou seja, uma gordura de boa qualidade que compõe a “bainha de mielina”, uma membrana que reveste os neurônios e que é fundamental para o funcionamento deles;
    • ovo, brócolis e couve-flor são ricos em colina, um nutriente que é um importante precursor da acetilcolina — neurotransmissor importante para o funcionamento cerebral;
    • nozes e castanhas, além de terem ômega 3 em sua composição, também contêm zinco e selênio, nutrientes importantes para o melhor funcionamento cerebral;
    • couve, rúcula, agrião, brócolis e outras folhas e vegetais de cor verde-escura, feijão, lentilha, ervilha, abacate e fígado bovino contêm ácido fólico (vitamina B9), nutriente importante para o desempenho cognitivo.

    Os alimentos que evitam lesões e aumentam o sistema imunológico

    Uma dieta saudável e equilibrada oferece nutrientes importantes não apenas para o funcionamento adequado do cérebro, mas também para os sistemas imunológico e musculoesquelético, abrangendo todo o organismo.

    Pessoas que se alimentam de forma adequada são menos suscetíveis ao adoecimento, são mais dispostas e produzem mais e melhor. Veja mais alguns exemplos de alimentos que devem ter o consumo estimulado:

    • alimentos ricos em proteínas, como ovo, carnes e laticínios, devem ser incluídos na dieta para ajudar a musculatura a se manter forte e menos suscetível a lesões;
    • alimentos de cor verde-escura, como couve, rúcula e os laticínios, são ricos em cálcio — nutriente fundamental para a saúde óssea e para a contração muscular — que, em quantidades adequadas na dieta, protege o sistema osteomuscular de lesões;
    • a vitamina E encontrada em peixes e óleos vegetais, como o azeite; a vitamina C encontrada nas frutas cítricas e a vitamina A, que pode ser obtida em leite, carnes, ovos e alimentos de cor alaranjada, têm ação antioxidante importante para o sistema imunológico e para a prevenção de envelhecimento celular precoce e têm ação anticancerígena.

    As consequências de uma alimentação inadequada

    A adoção de hábitos alimentares saudáveis não só combate o sobrepeso, mas também afasta outras doenças relacionadas, como: diabetes, hipertensão arterial e doenças cardíacas.

    Uma alimentação inadequada tem o efeito contrário, levando os colaboradores ao excesso de peso e ao adoecimento. Além das doenças crônicas, quem se alimenta mal fica mais suscetível a infecções e ao desenvolvimento de LER (Lesão por Esforços Repetitivos) e DORT (Dores Osteomusculares Relacionadas ao Trabalho).

    Os nutrientes entram na composição e no funcionamento de todo o organismo. O desequilíbrio na alimentação leva à falta desses nutrientes no corpo, e a saúde da pessoa fica prejudicada.

    As consequências de uma alimentação inadequada são sérias e causam graves danos à saúde ao longo dos anos. Os mais comuns em curto e médio prazo são cansaço, mau humor, falta de concentração, sonolência durante o dia e insônia à noite, além do tão temido sobrepeso.

    Sendo assim, uma alimentação saudável colabora para a prevenção e o tratamento de doenças crônicas e ainda contribui para um melhor estado geral de saúde, evitando uma série de problemas que afetam a vida em geral. 

    O que fazer para se ter uma alimentação saudável?

    Colocar em prática todo um planejamento alimentar não é algo simples. Para conseguirmos estabelecer e manter uma mudança de hábitos é necessário esforço e persistência. Essa mudança na dieta deve ser feita de forma planejada e inteligente, para que realmente aconteça. Veja algumas dicas:

    1. Tenha o objetivo sempre em mente: a mudança de hábitos é sempre motivada por um fator. Assim, lembre-se sempre desse fator, ele será um forma de motivação importante.
    2. Entenda o que você precisa: com a ajuda de um profissional, você entende de forma completa e assertiva sobre como deve ser sua alimentação. Dessa forma, o processo fica mais leve e fácil.
    3. Compartilhe com pessoas de confiança: com uma rede de apoio, uma mudança de hábitos é mais plausível.
    4. Elimine cenários incompatíveis: não ter em casa alimentos que não são indicados e não frequentar locais instiguem hábitos alimentares ruins, são dois bons exemplos.
    5. Planeje sua rotina: para conseguir fazer todas as refeições necessárias e comer os alimentos indicados, é preciso se organizar para ir ao mercado, cozinhar e se alimentar.

    A forma de promover uma alimentação saudável na sua empresa

    Além de incentivar o consumo de determinados alimentos e promover uma conscientização geral dos colaboradores, uma forma eficiente de proporcionar uma mudança de hábitos alimentares é por meio da reeducação alimentar.

    Com um programa de reeducação alimentar, os colaboradores serão orientados a adotar melhores hábitos não só no ambiente corporativo, mas por toda a vida. O programa contempla o diagnóstico nutricional dos colaboradores, a partir de uma análise completa e individual, além de orientações de um nutricionista.

    Tais orientações são repassadas de acordo com as necessidades do colaborador, a partir dos conceitos de grupos alimentares, como: energéticos (carboidratos), construtores (proteínas), reguladores (frutas e verduras) e energéticos extras (óleos, gorduras e açúcares).

    Uma prática simples e que traz grandes benefícios. Além de incentivar uma alimentação saudável, perpetua melhores hábitos, como a redução do consumo excessivo de álcool e o tabagismo. Esses aspectos impactam diretamente na autoestima e garantem mais saúde para o indivíduo.

    Assim, o colaborador passa por um trabalho intenso e construtivo, aprende mais sobre alimentação e sobre seu próprio organismo, conscientiza-se e obtém o apoio necessário para modificar seus hábitos alimentares.

    Investir em estratégias para a promoção da alimentação saudável é uma forma muito eficiente das empresas cuidarem de seus colaboradores. Colaboradores que se alimentam bem são mais saudáveis, portanto, adoecem menos e, consequentemente, faltam ou afastam-se com menor frequência.

    Inclusive, a alimentação saudável é um tema relevante de ser abordado em campanhas como no caso do Novembro Azul e do Outubro Rosa. Isso porque hábitos alimentares representam formas de prevenção dos cânceres de próstata e de mama.

    Em entrevista à Revista Viver Brasil, Anízio Dutra Vianna, gerente de inovação e sustentabilidade do Sebrae, apontou como o processo de reeducação alimentar favorece a motivação para trabalhar, assim como a diminuição da ansiedade e do estresse. Ele diz que:

    “tudo passa por um processo de reeducação alimentar, de conscientização da importância da atividade física. Quem tem hábitos saudáveis vai render mais, em relação a tudo”.

    Além disso, uma alimentação saudável consegue aumentar o tempo de concentração e melhorar a memória e o raciocínio, deixando o funcionário mais focado e mais produtivo — os ganhos são evidentes em motivação e satisfação da equipe.

    DDS de alimentação saudável

    Em um Diálogo Diário de Segurança é pertinente discutir sobre alimentação saudável. Isso porque os colaboradores são incentivados a adotarem bons hábitos alimentares.

    Você pode utilizar este texto como base para um planejamento de como desenvolver uma discussão assertiva. Priorize dicas práticas e apenas introduza com conceitos.

    De forma breve, é necessário instruir sobre frequência média indicada de refeições, conhecimento sobre grupo alimentares, quantidade de água a ser ingerida diariamente etc.

    A adoção de hábitos alimentares saudáveis por parte dos colaboradores pode trazer muitos benefícios para a empresa. Continue conosco: somos especialistas em qualidade de vida e podemos ajudar a implantar um programa individualizado na sua empresa: agende uma consultoria gratuita.

    BLOG DA BEECORP
    Você também pode se interessar
    Qualidade de Vida
    Qualidade de vida: o que é? Ela pode ser medida?

    Qualidade de vida: o que é? Ela pode ser medida? Por: Felipe Lacerda

    Você possivelmente ouviu ou falou em qualidade de vida esta semana. Esse parece ser nosso sonho de consumo. Mesmo não sabendo bem o que ela significa, nós a queremos. Existe um...
    Qualidade de Vida
    Atividade física: qual a sua importância?

    Atividade física: qual a sua importância? Por: Felipe Alvares

    Qual é a melhor atividade física? Possivelmente você já ouviu, em algum momento da sua vida, a seguinte resposta: “aquela de que você gosta”. Contudo, um grande contingente de...
    Qualidade de Vida
    Esgotamento físico

    Esgotamento físico: veja as causas e como prevenir em sua empresa Por: Luíza Terra

    Jornadas intensas, tensão para solucionar impasses e pressão para cumprir prazos e compromissos. Todos esses fatores são muito comuns no universo corporativo, seja qual for o segmento. De fato,...
    SOLUÇÕES EM DESTAQUE
    Qualidade de vida, Saúde e Ergonomia
    Preparado para transformar pessoas e negócios?
    O investimento em saúde, segurança e qualidade de vida impacta diretamente nos resultados da sua organização.
    Fale com nossos especialistas
    x

    Solicite uma proposta







      Assine nossa newsletter

        Autor
        Carina Martins

        Head de Marketing e Inside Sales BeeCorp | Jornalista e Especialista em Comunicação Corporativa

        6 Comentários

        1. […] Organização Internacional do Trabalho mostrou que a alimentação adequada pode melhorar em até 20% a produtividade e eficiência dos colaboradores. Portanto, ajustar o tempo das refeições para serem feitas com calma também é […]

        2. […] e quais intervenções são baseadas em evidências para prevenir doenças pela promoção de uma alimentação saudável e de atividade […]

        3. […] uma forma de auxiliar os colaboradores é por meio da adoção de cardápios mais equilibrados e saudáveis, quando a empresa fornece alimentação no local. Do contrário, vale fazer parcerias […]

        4. Jefferson okl disse:

          Olá,
          Se você está procurando uma solução de bem-estar natural para desintoxicar o seu corpo, então Donna Detox é a escolha certa para você!

          https://go.perfectpay.com.br/PPU38CLMFBP

        5. […] mesma forma, alguns esforços para manter uma alimentação saudável podem nos lembrar da nossa mãe ou avó, quando nos orientavam e ofereciam bons alimentos. Os […]

        6. […]  A técnica Pomodoro, assim como os aplicativos complementares a ela, é a solução para manter a disciplina e garantir uma boa produtividade. Outra forma de otimizar o desempenho, é por meio da alimentação. […]

        Deixe um comentário

        O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

        Fale com consultor!

        Fale com um consultor

          Cadastrar currículo