Blog da Beecorp

Benefícios corporativos
Qualidade de Vida

Benefícios corporativos: o que são, tipos e por que oferecer

Na sua vida profissional você já deve ter ouvido alguém dizer — ou até mesmo por experiência pessoal — que saiu de um trabalho porque encontrou outro melhor. Mas o que torna uma empresa realmente “melhor”, mais valiosa e atrativa para os colaboradores? 

Se um alto salário é a primeira coisa que vem à sua mente, é melhor repensar essa questão, pois os benefícios corporativos estão ganhando cada vez mais espaço na decisão dos trabalhadores, sobressaindo, muitas vezes, a preferência por bons salários. E não estamos falando apenas de vale-alimentação e transporte, por exemplo. 

Vantagens relacionadas à saúde, como planos e seguros saúde, são as mais importantes para 77% dos trabalhadores, de acordo com pesquisa realizada por uma consultoria. Por isso, convidamos você a fazer uma reflexão sobre a importância de oferecer benefícios realmente vantajosos para colher bons resultados no dia a dia da organização.

Entendendo o que são os benefícios corporativos

Os benefícios corporativos são os serviços que dão acessos a recursos que melhoram a vida do colaborador. São as facilidades oferecidas pela organização que viabilizam a acessibilidade ao transporte, à saúde, à educação, ao lazer e diversos outros recursos.

Porém, ao contrário do que muitas pessoas acreditam, existem benefícios que são direitos do trabalhador previstos por lei, como é o caso do vale-transporte. Esses são chamados de benefícios obrigatórios. 

Por isso, esses não podem ser vistos como um diferencial oferecido pela empresa e sim, apenas como o cumprimento de uma obrigação legal e trabalhista.

Já os benefícios opcionais, aqueles concedidos por vontade própria da organização, são ainda mais interessantes para os trabalhadores, pois tornam mais fácil o acesso a recursos que, sem eles, o profissional poderia não ter, como o alcance à saúde suplementar. Exemplo desse tipo de benefício é o seguro de saúde.

Porém, é importante ter em mente que, muito além de facilitar a vida do trabalhador, oferecer benefícios corporativos — principalmente quando eles realmente fazem sentido para a equipe — é uma forma de estreitar a relação da empresa com o seu time e reconhecer o quão valioso ele é para a organização.

Por que oferecer benefícios corporativos

Podemos dizer que a percepção sobre a cultura do trabalho tem mudado bastante de alguns anos para cá. Antes, o trabalho era visto como algo que fundamentava a vida profissional das pessoas e servia como alicerce para moldar todo o resto da carreira do trabalhador.

Hoje, os profissionais buscam organizações que tenham objetivos mais coerentes com seus propósitos. Isso quer dizer que, atualmente, as pessoas se preocupam mais em escolher empresas que estejam alinhadas com sua missão e visão de vida do que simplesmente em ocupar uma posição de trabalho.

Agora, muito mais do que esperar serem escolhidos por companhias que ofereçam bons salários, estabilidade e planos de carreira, são os profissionais que escolhem as empresas mais vantajosas para atuar. 

Dentro dessas vantagens, oferecer bons benefícios corporativos é um investimento para tornar a empresa mais atrativa no mercado e valiosa para seus colaboradores. E as prerrogativas não param por aí, pois, ao oferecer benefícios a empresa:

  • aumenta as chances de ter uma equipe mais produtiva e engajada; 
  • contribui com redução do absenteísmo, já que os colaboradores tendem a faltar menos por motivo de doença;
  • retém os melhores talentos, pois se torna mais competitiva, já que nem toda empresa oferece bons benefícios.

Exemplos de benefícios corporativos para oferecer na empresa

Nem precisamos abordar aqui os benefícios obrigatórios que devem ser disponibilizados pela sua empresa, pois existe uma legislação para isso, certo? Porém, é comum ter dúvidas em relação aos opcionais, por isso, selecionamos os mais atrativos de acordo com pesquisas de mercado.

Plano de saúde e odontológico

Volta e meia os serviços voltados para a área da saúde, como plano e seguro de saúde e assistência médica, junto dos planos odontológicos estão entre os benefícios corporativos mais desejados pelos trabalhadores. 

Entre os motivos estão a facilidade de acesso, de marcação de exames e consultas e a comodidade de não ter de depender do Sistema Único de Saúde.

Horários flexíveis

Quem não gostaria de ter liberdade para chegar ou sair do trabalho para resolver algum problema pessoal sem precisar prestar contas por isso ou ficar justificando o tempo todo? Ter autonomia nos seus horários é um benefício que vem ganhando espaço entre os mais desejados.

Home office

Assim como ter horários flexíveis, a possibilidade de atuar em home office é um desejo constante pelo mercado. Boa parte dos trabalhadores adoraria poder executar as atividades no conforto da sua casa, sem precisar enfrentar o trânsito todos os dias. Esse, inclusive, é um benefício que vem liderando preferências na escolha por um novo emprego.

Cursos e capacitações

Investir em cursos de idiomas, em capacitações e até na graduação dos colaboradores não é um benefício muito comum de ser oferecido pelo fato de ser bastante oneroso para as empresas. Porém, os custos são bastante individuais e isso deve ser avaliado por cada companhia.

No entanto, imagine o diferencial competitivo e o valor que a organização teria para profissionais que recebessem esse estímulo da empresa como forma de investimento na sua formação? Interessante não é?

Programas de bem-estar corporativo

Investir no bem-estar e na qualidade de vida do seu time é uma ótima maneira de ter uma equipe mais saudável, disposta e menos estressada no dia a dia, e isso é ótimo para promover um ambiente de trabalho mais leve e harmônico.

Nesse sentido, boas dicas são adotar estratégias de ginástica laboral, quick massage, mindfulness. Certamente, os colaboradores apreciarão momentos de relaxamento, descontração e de conexão pessoal.

Viu como não existe um segredo para oferecer benefícios corporativos na sua empresa? A lição mais importante é entender bem o seu time, identificar as reais necessidades e investir em vantagens que sejam realmente úteis e façam sentido para ele. 

Não hesite em conhecer melhor os seus funcionários, pois isso será o norte que você precisa para acertar na concessão dos benefícios corretos.

Ainda tem dúvidas sobre o assunto? Que tal conversar com uma empresa especialista em gestão de benefícios para colaboradores? É só preencher um formulário bem simples que entraremos em contato!

Conteúdo originalmente produzido pela equipe da Pipo Saúde, uma plataforma que nasceu para otimizar a relação das empresas na compra e gestão de benefícios de saúde para o seu time.