Por que ter uma boa noite de sono faz bem para a saúde? Entenda!

Qualidade de Sono

De modo geral, observa-se que existem mais abordagens sobre alimentação, estresse, atividade física e tabagismo do que a respeito do sono. Este, por sua vez, parece ser um elo esquecido da qualidade de vida e da promoção da saúde. Por essa razão, o tema de hoje é sobre como ter uma boa noite de sono.

A necessidade aparente de sono varia de indivíduo para indivíduo. De todo modo, não dormir bem provoca inúmeros danos ao organismo e afeta a saúde emocional de qualquer pessoa.

Continue a leitura e descubra por que ter uma boa noite de sono faz bem para a saúde!

Quais são as fases do sono?

O sono é constituído por um ciclo de fases que se completa enquanto a pessoa dorme e que se repete algumas vezes ao longo da noite. Esse ciclo do sono vai de uma fase mais superficial até um sono mais profundo e relaxante:

  • fase 1 — adormecimento (sonolência);
  • fase 2 — sono leve (sono superficial);
  • fase 3 — sono pesado (início do sono profundo);
  • fase 4 — sono profundo;
  • fase 5 — sono REM (Rapid Eye Movement ou movimento rápido do olho).

A adoção de hábitos saudáveis é indispensável para que esse ciclo se renove diariamente e os benefícios que podem ser alcançados compensam.

Quais benefícios ter uma boa noite de sono traz à saúde?

A saúde física e mental necessita do sono de uma noite bem dormida todos os dias. Diversos processos vitais, sobretudo de recuperação e restauração, são efetivados adequadamente apenas quando o sono se completa. Veja os principais benefícios a seguir.

Previne a obesidade

É durante o sono que os hormônios (principalmente a leptina) relacionados ao controle do apetite são regulados. Assim, uma boa noite de sono é capaz de promover um aumento nos níveis de leptina, resultando em diminuição do apetite.

No entanto, dormir mal pode desregular os níveis desse hormônio, provocando um aumento do apetite e induzindo a um maior consumo de alimentos ricos em calorias. E você sabe onde isso vai dar, certo?

Combate a hipertensão

Existem duas situações diferentes para a pressão arterial (PA): a diurna, quando se está desperto, e a PA noturna, durante o sono. Uma noite de sono regular, sem distúrbios, promove uma significativa queda nos valores de PA, reduzindo as possibilidades de hipertensão.

Melhora a memória

Quando se dorme bem, o cérebro consegue processar adequadamente as informações recebidas durante o dia anterior. Com isso, assentam-se as bases de registro, favorecendo o correto armazenamento daquelas informações e garantindo a memória.

Auxilia o desempenho físico

O chamado hormônio do crescimento apresenta, entre suas funções, a manutenção do tônus muscular e a melhoria do desempenho físico. No entanto, a liberação desse hormônio necessita de períodos completos de sono ou será deficitária.

Sensação de bem-estar no trabalho

O efeito de uma boa noite de sono é facilmente percebido durante o dia na atividade profissional. Uma sensação de bem-estar no trabalho melhora as condições ocupacionais da pessoa, além de ser benéfico para toda a empresa.

O que fazer para ter uma boa noite de sono?

Uma boa noite de sono, para grande parte das pessoas, já não é um evento automático para o qual basta deitar e dormir. As atribulações da vida moderna trazem dificuldades para conciliar o sono e mantê-lo em níveis profundos e contínuos, como deveria ser. Às vezes, pode ser necessária alguma mudança de hábito.

Conheça alguns cuidados e dicas para dormir bem.

Cuidados gerais para uma boa noite de sono

Alguns cuidados facilitam a obtenção de uma noite bem dormida. Entre os principais, considere os seguintes:

  • implantar uma rotina de sono;
  • preparar o ambiente;
  • alimentar-se adequadamente antes de dormir;
  • adotar uma alimentação saudável ao longo do dia;
  • adotar uma atividade física.

Dicas para dormir bem

Carlos Carvalho, do Hospital do Coração (Hcor), em São Paulo, dá algumas dicas para ter uma boa noite de sono:

  1. pelo menos quatro horas antes de ir dormir, evite ingerir álcool e bebidas e alimentos com cafeína, como café, chás e chocolates. O estímulo da cafeína e o desconforto gástrico provocado pelas bebidas alcoólicas atrapalham o sono;
  2. procure ir para a cama sempre no mesmo horário, até mesmo nos fins de semana;
  3. mantenha a temperatura no quarto entre 18ºC e 26ºC;
  4. procure se alimentar três horas antes de se deitar, para que a digestão seja feita completamente antes de dormir;
  5. se não conseguir pegar no sono em 30 minutos, levante-se e procure realizar uma atividade relaxante, como ouvir música suave ou ler, para ajudar a dormir.

Quais problemas a falta de uma boa noite de sono pode causar?

De acordo com a OMS, 40% dos brasileiros têm distúrbio do sono. Por sua vez, a insônia é considerada fator de risco para uma série de doenças como pressão alta, diabetes, derrame e até obesidade.

Conheça, a seguir, os principais malefícios causados por noites mal dormidas:

  • fragilização do sistema imunológico (defesa contra as doenças);
  • maiores possibilidades de distúrbios da memória;
  • descontrole do apetite, sobretudo referente a carboidratos e gorduras;
  • fragilização emocional;
  • prejuízos na aparência pessoal;
  • possibilidade de perda de tecido cerebral.

Como dormir bem pode ajudar a melhorar o desempenho no trabalho?

Em razão dos benefícios de noites bem dormidas, assim como pelos danos trazidos por noites de sono ruim, facilmente se consegue perceber os efeitos sobre o desempenho da pessoa em sua atividade laboral. Assim, é importante que o assunto seja abordado e bem conduzido dentro dos programas de qualidade de vida da empresa.

Nesse sentido, considere, por exemplo, a possibilidade de acidentes do trabalho como resultado da desatenção e da memória prejudicada dos colaboradores que padecem de noites mal dormidas. Os riscos e os consequentes custos envolvidos pedem uma atenção especial sobre o tema.

Ao mesmo tempo, episódios de sonolência ao longo do dia reduzem significativamente a performance de qualquer trabalhador, por melhor perfil que apresente. Também deve ser considerada com especial atenção a incidência de elevados níveis de estresse e de irritação entre colaboradores com sono insuficiente.

Como se pode ver, uma boa noite de sono é capaz de trazer inúmeros benefícios à saúde. Ao contrário, dormir mal pode afetar profundamente o indivíduo e resultar em danos para o seu trabalho.

Se você gostou deste post, compartilhe com seus amigos nas redes sociais para que eles também disponham de boa informação.

BLOG DA BEECORP
Você também pode se interessar
Qualidade de Vida
Paralisia do sono: entenda o que é e como evitar

Paralisia do sono: entenda o que é e como evitar Por: Felipe Alvares

Causada, principalmente, por traumas, estresse e outros transtornos psiquiátricos, a paralisia do sono pode ser evitada. Uma das maneiras é manter a saúde mental em dia. Esse distúrbio consiste...
Qualidade de Vida
Endorfina: tudo sobre esse hormônio e como aumentar

Endorfina: tudo sobre esse hormônio e como aumentar Por: Luíza Terra

Embora a sensação de bem-estar envolva nossas emoções, ela está relacionada a eventos químicos que acontecem em nosso organismo. Para que uma pessoa se sinta bem, seu cérebro precisa...
Saúde
Lombalgia (dor lombar): causa, sintomas, diagnóstico e tratamento

Lombalgia (dor lombar): causa, sintomas, diagnóstico e tratamento Por: Alice Araujo

Se você nunca teve lombalgia, certamente conhece alguém que já sofreu por causa dela. Segundo estudo da OMS (Organização Mundial da Saúde), nada menos que 80 a cada 100...
Qualidade de Vida
Narcisismo: entenda tudo sobre o Transtorno de Personalidade Narcisista

Narcisismo: entenda tudo sobre o Transtorno de Personalidade Narcisista Por: Paola Sobral

O narcisismo é um transtorno de personalidade que leva o indivíduo a ter um comportamento arrogante, insensível e manipulador. O narcisista acredita ser especial e superior, com direitos especiais....
Qualidade de Vida
Auriculoterapia: você sabe o que é e para que serve?

Auriculoterapia: você sabe o que é e para que serve? Por: Luíza Terra

A partir de Auriculoterapia é possível tratar diversos problemas que afetam a saúde do ser humano, a partir de um mapa de pontos no pavilhão auricular. Nesse sentido, a...
Saúde
Febre: o que é, causas, sintomas e mais!

Febre: o que é, causas, sintomas e mais! Por: Anderson Rodrigues

A febre é uma alteração comum associada a várias doenças. Infecções, estresse, viroses, entre outros problemas de saúde, como dor de cabeça intensa, podem ocasionar o aumento da temperatura...
Qualidade de Vida
LGBTQIAPN+: o que significa cada letra e o contexto por trás da sigla

LGBTQIAPN+: o que significa cada letra e o contexto por trás da sigla Por: Felipe Alvares

A sigla LGBTQIAPN+ representa diferentes identidades de gênero e orientações sexuais. Por ser mais abrangente, ela acolhe uma quantidade maior de pessoas. Também substitui as siglas GLS e LGB,...
Saúde
Ansiedade: quais são os sintomas e como controlar

Ansiedade: quais são os sintomas e como controlar Por: Paola Sobral

Essa sensação natural é um estado de angústia caracterizado pela sensação de medo, insegurança e incerteza. A ansiedade desencadeia diversos sintomas, como excesso de preocupação, pensamento acelerado, insônia, fobias,...
Saúde
Checkup: o que é feito, quais são os exames e frequência indicada

Checkup: o que é feito, quais são os exames e frequência indicada Por: Anderson Rodrigues

Muitas pessoas ainda costumam procurar o médico apenas quando estão doentes. No entanto, o ideal é que todos façam um checkup periódico para monitorar sua saúde, a fim de...
SOLUÇÕES EM DESTAQUE
Qualidade de vida, Saúde e Ergonomia
Preparado para transformar pessoas e negócios?
O investimento em saúde, segurança e qualidade de vida impacta diretamente nos resultados da sua organização.
Fale com nossos especialistas
x

Solicite uma proposta







    Assine nossa newsletter

      Autor
      Carina Martins

      Head de Marketing e Inside Sales BeeCorp | Jornalista e Especialista em Comunicação Corporativa

      Deixe um comentário

      O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

      Fale com consultor!

      Fale com um consultor

        Cadastrar currículo