Blog da Beecorp

Confraternização de empresa
Qualidade de Vida

Confraternização de empresa: como inovar na comemoração de fim de ano?

Os últimos meses do ano são reservados para o planejamento de um negócio. Geralmente, é nesse período que os setores se preparam para o ano seguinte e fazem previsões de novos projetos e investimentos. Também é nessa hora que se começa a pensar na confraternização da empresa. A expectativa dos colaboradores cresce à medida que a data se aproxima.

No entanto, mesmo com a volta do trabalho físico, algumas empresas seguirão em home office após a pandemia do coronavírus. Com isso, surge a incerteza em relação à comemoração: é possível realizá-la tendo a presença de todos os colaboradores? A melhor solução é fazê-la online? Como engajar as equipes à distância?

Preparamos algumas ideias para que você possa inovar nesse planejamento — e agradar a todos os públicos durante a confraternização da empresa neste fim de ano. Confira a seguir!

Entenda por que vale a pena manter a comemoração

A confraternização de fim de ano é uma forma de fechá-lo com chave de ouro — reconhecendo o esforço e trabalho dos colaboradores durante o ano. Os bons gestores admitem a importância dessa valorização e como ela faz diferença para a satisfação e produtividade das equipes.

Para as empresas que atuam na modalidade remota, torna-se ainda mais primordial celebrar as conquistas e a superação dos desafios, pois é uma maneira de renovar as forças e esperanças para um novo momento. Nesse cenário, a cobrança para inovar é maior e representa uma oportunidade para quem organiza.

Se a empresa onde você trabalha já está tomando medidas para promover a ação, considere os tópicos abaixo.

Inove no formato

A reabertura das cidades originou a possibilidade de fazer a festa presencial, mas a importância de manter todos seguros é a mesma. Na dúvida, não precisa escolher entre um e outro: faça o evento em um formato híbrido e diferente. Sua empresa pode organizar uma campanha de engajamento na intranet local, por exemplo, envolvendo fotos ou frases criativas, cujos ganhadores serão presenteados com um ingresso para a festa presencial.

Também é válido realizar sorteios pontuais — associados a outras ações, cujo prêmio seja o ingresso para a comemoração — ou, ainda, com o suporte das lideranças, pode-se presentear os funcionários com desempenho acima da média, como forma de reconhecê-los.

Aproxime as pessoas

Para garantir que o público de casa aproveite a celebração da melhor forma, a empresa pode enviar um “kit-festa”, com uma carta assinada pelo gestor da companhia, agradecendo pelos últimos meses de dedicação e uma taça de champanhe para um brinde coletivo.

Caso a empresa opte por realizar sorteio de brindes, comuns nesse tipo de comemoração, o número do colaborador pode ir no kit, para que ele acompanhe durante a live.

Outra maneira de engajar o grupo durante a transmissão é utilizar uma estratégia de gamificação, possibilitando momentos descontraídos e interações com quem está comemorando em seu lar. É importante que todos se sintam parte da festa, até mesmo quem estiver longe, e isso deve ser considerado no momento do planejamento.

Aposte em atividades lúdicas

Passar mais tempo em casa tende a facilitar o sedentarismo. Então, convocar as pessoas para se movimentar é uma boa pedida. A confraternização de fim de ano pode ser um dia inteiro, com uma programação diversificada e lúdica, para agradar a todos.

Que tal promover uma aula de fit dance, ginástica ou zumba para os colaboradores? Nada melhor que dar uma parada na rotina cansativa de trabalho e se movimentar, mexer e ouvir uma música alegre, não é mesmo?

Transforme esse instante de descontração em uma hora divertida, para reduzir o estresse e proporcionar mais motivação aos empregados.

Promova o entretenimento

No início da pandemia, as lives artísticas fizeram muito sucesso. Não apenas movimentaram o setor, que foi bastante afetado com o isolamento social, mas também ajudaram milhões de pessoas com as doações intermediadas pelos cantores. Atrações artísticas — que podem ser shows musicais, de humor, teatrais etc. — são boas sugestões para promover entretenimento e animar as pessoas.

Presencial ou virtual, é uma ideia que pode contar com a participação dos funcionários na hora de definir quem será o convidado. Sua empresa pode criar uma enquete e sondar sobre qual atração seria a preferida por eles. É uma maneira de incluí-los na decisão e demonstrar como sua opinião é importante.

Presenteie

Já é comum os empregados criarem expectativa para o brinde de fim de ano. Algumas empresas dão uma cesta de Natal, outras presenteiam com um peru e por aí vai. Apesar disso, não apenas os bens materiais são considerados especiais nesse momento.

O mês de dezembro é uma boa hora para noticiar um novo benefício corporativo: um aumento no vale-alimentação ou refeição, implementação de previdência privada ou, quem sabe, o quick massage, que consiste em sessões rápidas de massagem, realizadas com técnicas orientais, que promovem o bem-estar e o relaxamento.

A longo prazo, pode tornar os funcionários mais felizes e produtivos. Então, que tal testar já na comemoração do final do ano?

Contrate uma consultoria em segurança do trabalho

Antes de promover a diversão, é preciso pensar na segurança. Estamos vivendo um momento delicado, que exige máximo cuidado de todos. É papel das empresas oferecer todos os meios de higiene e profilaxia para proteger seus colaboradores, assim como eles devem ter bom senso coletivo e se cuidar durante o afastamento.

Na festa de final de ano, esses hábitos devem ser cobrados de maneira rígida, principalmente, se for presencial. Uma boa alternativa para auxiliar nessa demanda — e até em outras formas de promover a comemoração — é contratar uma consultoria em segurança do trabalho.

Na Beecorp temos profissionais especializados em proporcionar bem-estar em ambientes e eventos corporativos. Qualidade de vida e saúde coletiva são a nossa especialidade, e sua empresa pode contar conosco para promover uma celebração agradável e segura para todos os envolvidos.

As comemorações de encerramento do ano são bastante aguardadas pelos funcionários. É verdade que alguns preferem não participar — e a empresa não deve impor essa presença —, mas há quem não abra mão de confraternizar com os colegas, aproveitar o momento de descontração e relaxar, especialmente após um ano tão difícil.

Para quem está à frente desse tipo de evento, é uma chance de encantar, ser inovador e promover uma ótima experiência, mesmo a distância, sem comprometer a saúde e segurança dos colaboradores.

Nossas dicas de confraternização de empresa foram úteis para você? Se deseja saber mais sobre o assunto, entre em contato conosco para uma consultoria gratuita!