Blog da Beecorp

Consultoria nutricional
Qualidade de Vida

Consultoria nutricional para empresas: por que contratar uma?

Quem trabalha em período integral e, especialmente, tem uma rotina corrida acaba colocando a alimentação em segundo plano. Quando os horários são apertados, é comum que as refeições se tornem lanches. E, com o tempo, surgem os efeitos negativos da falta de equilíbrio na hora de comer.

Já pensou nos benefícios que uma consultoria nutricional para empresas pode trazer nesse sentido? Para que todo o organismo funcione bem, é necessário consumir nutrientes adequados.

Porém, muitas vezes, as pessoas não têm conhecimento suficiente para manter uma rotina alimentar balanceada. Mesmo com o cuidado com o que comem, podem deixar de ingerir alimentos fundamentais ou ingeri-los inadequadamente.

Por isso, explicaremos no post de hoje a importância de uma consultoria nutricional e os benefícios de promovê-la no ambiente corporativo. Acompanhe!

O que uma consultoria nutricional oferece?

A má alimentação é uma das principais causas de doenças. Sem a nutrição essencial, o corpo humano não recebe as energias que precisa para manter sua saúde.

E isso tem grande impacto, ainda, nos níveis de disposição e produtividade. Nesse sentido, entenda os benefícios que uma consultoria em nutrição pode trazer para você e seus funcionários:

Saber compor melhor os ingredientes da nutrição

Não adianta apenas inserir o consumo de frutas e verduras na alimentação para que ela seja melhor. É preciso saber fazer as combinações dos alimentos para que as finalidades no organismo não sejam perdidas. Essas informações podem ser orientadas com a ajuda de uma consultoria especializada.

Conquistar mais bem-estar

O acompanhamento nutricional influencia na qualidade de vida como um todo. Não ter uma alimentação balanceada altera, portanto, o bem-estar físico e mental de um indivíduo.

Evitar doenças e desgastes

Quando nos alimentamos de forma saudável, os níveis de energia são alterados para melhor, de forma a prevenir uma série de doenças que apareceriam devido à imunidade baixa. Alguns alimentos melhoram a glicemia, o perfil lipídico e ainda promovem o emagrecimento.

Por exemplo, serviços de consultoria nutricional são fundamentais no controle da ansiedade, um sintoma cada vez mais presente entre os brasileiros. A alimentação correta liberta os indivíduos da ingestão de muita toxinas, as quais, eventualmente, ajudariam a piorar um quadro já ruim de extenuação e estresse.

Como funciona a consultoria nutricional?

Esse tipo de atendimento deve ser personalizado, levando em consideração a idade, os fatores genéticos, o peso, as patologias e alergias, o tipo de rotina e os hábitos alimentares de cada pessoa. Saber o histórico do paciente é importante a fim de que as orientações e combinações de alimentos funcionem adequadamente.

Essa avaliação só pode ser feita por profissionais da área de nutrição, pois, após o diagnóstico, os pacientes são orientados de acordo com as suas necessidades específicas.

Por exemplo, nas adaptações de ingestões dos grupos alimentares, como os energéticos (carboidratos), os construtores (proteínas), os reguladores (frutas e as verduras) e os energéticos extras (como óleos, gorduras e os açúcares).

Os encontros podem acontecer mensalmente, contanto que os colaboradores recebam o apoio de que precisem para que a conscientização seja realmente promovida. As mudanças de alimentação podem ser motivadas por meio de palestras sobre nutrição e saúde, e não podem faltar as avaliações dos perfis nutricionais.

As atividades em grupo também são válidas

Além do acompanhamento individual, uma consultoria apropriada pode fomentar os trabalhos em grupo, visando ajudar quem tiver mais dificuldades de engajar-se nas mudanças por conta própria.

É possível promover a conscientização dos grupos por meio de eventos específicos. Podem ser abordados temas como a relação da boa (e má) alimentação com doenças; os perigos da alta ingestão de açúcares e sódio; a relação da alimentação com a cognição, dentre outras.

Dinâmicas e jogos podem facilitar a absorção das informações pelos colaboradores. Ainda, a empresa pode fornecer benefícios aos colaboradores que estiverem mais dispostos a se envolver com a mudança.

Por exemplo, a distribuição de “vale-refeição”, seguida de orientações especiais, poderá estimular que os funcionários almocem de um jeito mais saudável.

Que benefícios o ambiente profissional ganha?

Reconhecendo-se que as mudanças na alimentação influenciam o organismo de diversas formas, listamos, a seguir, alguns dos benefícios que uma consultoria nutricional proporciona ao ambiente de trabalho:

Melhoria no ambiente empresarial

Os cuidados voltados aos colaboradores refletem positivamente para a organização. Cuidar da nutrição dos funcionários significa preocupar-se com a saúde e o bem-estar deles. Ou seja, assim, você vai valorizá-los.

Todo profissional gosta de se sentir estimado no local de trabalho, sabendo que é importante para a empresa. Os resultados aparecem tanto nas relações sociais e profissionais quanto no desempenho. O ambiente será muito mais harmonioso com a promoção do bem-estar do time que trabalha para a sua empresa.

Maior motivação e produtividade

Agenciar a motivação dos colaboradores é um ponto fundamental para empresas de qualquer segmento. Os profissionais mais motivados exibem melhores resultados, têm o desempenho impulsionado e, consequentemente, são mais produtivos.

Com o equilíbrio dos nutrientes, alteramos os nossos sentidos e até mesmo o humor. Alguns alimentos são capazes de fortalecer determinadas áreas do cérebro, despertando a sensação de alegria, aumentando a disposição e diminuindo o cansaço.

Dessa forma, a empresa toda sai ganhando. A boa saúde do time diminui as faltas e o índice de atestados médicos, o tempo de ociosidade, a lentidão nos processos e os índices de acidente no trabalho.

Aperfeiçoamento da parte cognitiva

O consumo de nutrientes adequados para o organismo é vital para a nossa memória. O raciocínio e a concentração podem ficar adormecidos a partir de uma alimentação de péssima qualidade. Muitas atividades ficam comprometidas. Alimentos como peixes, azeites e oleaginosas são responsáveis por ativar e potencializar esses mecanismos.

Fortalecimento da imagem institucional

Nada mais incrível do que trabalhar em uma empresa que busca a melhor qualidade de vida de seus funcionários. Essa imagem será refletida não somente pelos seus colaboradores, mas pela companhia como um todo diante do mercado, isto é, seus clientes e parceiros.

Uma empresa que cuida dos seus profissionais é bem vista perante o público-alvo. Ainda mais se for engajada em questões relacionadas à saúde a ao bem-estar da sociedade. Além de ser positiva para as pessoas que trabalham na instituição, essa estratégia funciona como um excelente diferencial competitivo na comparação com os demais concorrentes.

Podemos, assim, entender que a consultoria nutricional para empresas é uma ótima estratégia de qualidade de vida no trabalho. O retorno a partir desse investimento inicial traz resultados satisfatórios e bastante almejados por qualquer instituição.

Este artigo foi relevante para você? Assine nossa newsletter! Assim, você receberá todas as atualizações do blog da BeeCorp, sem o risco de perder nenhum conteúdo interessante!