Blog da Beecorp

Dinâmicas para SIPAT
Saúde Ocupacional

4 dinâmicas para SIPAT em seu ambiente de trabalho

Você sabe como manter a atenção e o engajamento dos seus colaboradores na SIPAT realizada pela sua empresa? Sabemos que pode ser bem desafiador desenvolver ações que motivem os funcionários. Por essa razão, realizar atividades que envolvem um maior dinamismo e interatividade, como as dinâmicas para a SIPAT, é uma excelente estratégia.

Por isso, vamos falar melhor sobre as dinâmicas e outras alternativas para despertar o interesse dos seus colaboradores. Ademais, vamos mostrar a importância de realizar dinâmicas para SIPAT e apresentar algumas ideias práticas de atividades que podem deixar esses eventos mais atrativos e eficazes na sua organização. Confira:

Sem tempo de ler? Clique no player para ouvir o conteúdo.


A importância de um bom planejamento da SIPAT

A SIPAT — Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho — é uma das atividades exigidas pela NR 5 e tem o objetivo de passar informações sobre a segurança do trabalho para os colaboradores de uma empresa.

Além disso, ela serve para que esses profissionais tomem maior consciência sobre seus hábitos e atitudes, reforçando a necessidade de escolher comportamentos que promovam o seu próprio bem-estar e saúde.

Porém, cada empresa tem necessidades específicas e pontos mais desafiadores. Da mesma forma, cada equipe de trabalhadores tem um perfil próprio. Assim, eventos padronizados, apenas com palestras e treinamentos, podem não ser a melhor escolha para a sua organização. Talvez o melhor caminho para garantir a eficácia da SIPAT na sua empresa seja apostar em atividades mais dinâmicas e lúdicas.
 

Os benefícios de incorporar dinâmicas para SIPAT

incorporação de dinâmicas para SIPAT é uma ótima estratégia para favorecer o ambiente de trabalho, afinal, elas permitem que os seus colaboradores participem ativamente das atividades propostas.

Esse tipo de participação facilita a absorção do conhecimento e a aplicação do que foi aprendido no dia a dia de trabalho. Além disso, motiva e integra os colaboradores, além de facilitar o interesse e atenção deles.

Outra vantagem de investir nas dinâmicas está relacionada com a forma de passar o conteúdo. Atividades lúdicas permitem que você passe o conteúdo de forma mais leve e sutil. Com isso, você consegue transmitir informações úteis de forma diferenciada para os seus colaboradores.

As dinâmicas para SIPAT também permitem uma maior interação entre a sua equipe de trabalho. Isso é importante porque não é possível promover a segurança e a saúde dos seus trabalhadores individualmente. A prevenção de acidentes só é eficaz quando acontece de forma coletiva, com o engajamento de todos os setores da empresa.

A interação e a troca de experiências proporcionadas por essas atividades melhoram o diálogo e a comunicação da sua equipe sobre questões de segurança. Os seus colaboradores tendem a se sentir mais confortáveis para esclarecer dúvidas e falar sobre dificuldades no trabalho. Dessa forma, conseguem encontrar soluções em conjunto, aumentando o cuidado de cada dentro do ambiente corporativo.

As dinâmicas para SIPAT

Existem diversas atividades que podem ser desenvolvidas na sua SIPAT. Porém, a sua eficácia dependerá de uma análise das suas demandas, do perfil da sua equipe e dos seus objetivos com cada uma delas.

Você precisa entender quais são os setores e comportamentos mais problemáticos no que diz respeito à segurança dos seus colaboradores. Os trabalhadores podem não usar os EPIs ou utilizá-los de maneira equivocada, por exemplo, o que compromete a sua segurança e a vida útil desses equipamentos.

Portanto, entenda, ao lado dos trabalhadores e gestores, quais são os pontos de intervenção que merecem foco nas suas dinâmicas. Além disso, conheça também como funciona o relacionamento entre os seus colaboradores. Ou seja, entenda como eles são próximos e íntimos no cotidiano.

Isso porque algumas dinâmicas precisam de mais interação e, se o seu time não tiver uma comunicação aberta previamente, elas podem causar mais constrangimento do que resultados. Além disso, você pode avaliar a necessidade de dinâmicas para quebrar o gelo entre os membros da sua equipe.

Com o bom entendimento desses pontos e uma avaliação cuidadosa dos objetivos de cada uma das atividades propostas, você poderá escolher aquelas que são mais adequadas para a sua SIPAT.

Confira a seguir 4 dinâmicas para SIPAT que podem ser aplicadas na sua empresa.

1. Quiz

Uma dinâmica de SIPAT interessante é a realização de um quiz após as palestras concluídas. Você pode programar perguntas previamente sobre a temática da exposição. Ao fim da palestra, reúna os seus colaboradores em pequenos grupos e comece um quiz com perguntas relacionadas às informações passadas.

Você pode, inclusive, realizar a dinâmica de forma que eles precisem correr até um lugar específico para responder às perguntas e também pode oferecer um prêmio para o grupo vencedor da dinâmica.

Isso melhorará a absorção do conteúdo da palestra pelos seus colaboradores. Além disso, promover a movimentação física deles após um período em que estiveram sentados faz com que eles consigam manter a atenção nas atividades que virão a seguir.

2. Batata quente

Para essa dinâmica, é necessário solicitar que os seus funcionários anotem dúvidas e dificuldades relacionadas à política de segurança do trabalho da sua empresa em um papel. Esses papéis devem ser colocados em um recipiente, como uma caixa.

Solicite que os seus colaboradores sentem em roda e passem a caixa no estilo “batata quente” para os colegas de trabalho até que a música pare. Quando a música parar, o colaborador que estiver com a caixa deve ler uma das dúvidas e tentar responder. Caso não consiga, outro colaborador ou a comissão podem responder à questão.

Após a resposta, você pode proporcionar alguns minutos para que os colaboradores conversem sobre a dúvida apresentada e deem sua opinião. Com isso, além de sanar as dúvidas dos seus funcionários, você promove um canal de comunicação aberto entre eles na promoção da sua saúde e segurança. Além disso, aumenta a confiança entre eles e fortalece a equipe como um todo.

3. Jogo dos erros

Coloque imagens — podem ser desenhos ou fotos — de situações de trabalho do cotidiano dos seus colaboradores. Essas imagens devem conter um ou mais erros relativos à segurança dos trabalhadores.

Reúna os seus colaboradores em grupo e desafie-os a identificar os erros da imagem. Após solicitar que os grupos falem sobre o que identificaram, encoraje os colaboradores a conversarem sobre as possíveis consequências desses erros, assim como as dificuldades que encontram para seguir as regras de segurança.

Com isso, os colaboradores podem refletir sobre as próprias atitudes e as consequências delas para a própria saúde e a dos seus colegas. Além disso, você pode receber sugestões de medidas que a empresa pode tomar como um todo para melhorar a adesão dos funcionários às regras de segurança.

4. Mímica

Coloque em um recipiente o nome dos principais EPIs utilizados pelos seus colaboradores. Divida-os em grupos e peça para que um integrante do grupo pegue um dos papéis com o nome do EPI sem mostrar para os seus colegas. Esse colaborador deve realizar uma mímica para que os outros integrantes do seu grupo descubram qual o EPI.

As vantagens das dinâmicas para SIPAT

As atividades para SIPAT oferecem uma oportunidade única para a sua empresa entrar em contato com os funcionários e criar uma relação ainda mais saudável com eles. Confira, a seguir, alguns benefícios.

Integração de colaboradores

São raras as oportunidades para que os funcionários dos mais diversos departamentos se encontrem e possam se integrar. Apesar de esse cenário estar em mudança, os processos de trabalho ainda são muito setorizados, de modo que não surgem muitas oportunidades de diálogo e de troca de experiências. Afinal, após executarem as tarefas em outro setor, eles terão de voltar imediatamente para as funções originais.

A SIPAT, por outro lado, é uma chance única de os colaboradores se envolverem em ações mais interativas, pois não se trata só de passar os conhecimentos de segurança do trabalho, mas de proporcionar um momento de aprendizado único e efetivo. Portanto, desenvolva uma programação que fomente essa integração, isso os ajudará a se expressar melhor, o que certamente proporciona um ambiente mais empático.

As dinâmicas para SIPAT, nesse sentido, são muito melhores do que as atividades habituais, como palestras e cursos. O dinamismo ajuda as pessoas a pensarem em como resolver os problemas na prática, como uma equipe.

Com mais integração, você verá que sua empresa logo colherá alguns benefícios bem interessantes, como:

  • fluxos de trabalho mais ágeis, pois, quando os colaboradores se sentem mais envolvidos, eles têm maior facilidade em delegar tarefas ou pedir a cooperação dos colegas. Assim, em vez de gastarem tempo tentando resolver os problemas sozinhos, eles requisitam rapidamente ajuda;
  • inovação, uma vez que o contato com novas áreas acaba sendo bem interessante para o surgimento de novas ideias. Então, acaba que a SIPAT, além de permitir o cumprimento da lei e de ajudar na prevenção de acidentes de trabalho, ainda traz outras vantagens colaterais.

Portanto, não tenha medo de sair do tradicional e traga novas ideias para a SIPAT. Isso será um verdadeiro investimento para o seu negócio.

Maior envolvimento dos profissionais com os eventos

Em muitas empresas, os funcionários veem a SIPAT como aquela semana chata de palestras e de sermões. Consequentemente, eles já começam muito pouco engajados, querendo que ela passe logo e que eles possam voltar a fazer suas tarefas. Por mais que os palestrantes sejam ótimos e interajam com o grupo, isso não substitui o poder das gincanas para SIPAT.

Quando bem executadas, elas trazem informação e diversão para os funcionários. Então, eles acabam por ficar ansiosos para saber quais novidades a SIPAT trará daquela vez, e esse é o melhor cenário para qualquer negócio.

Uma dinâmica de segurança do trabalho, apesar de abranger um assunto bem sério, não precisa ser chata de forma alguma! Na medida certa, é possível fazer algo bem lúdico com brincadeiras irreverentes nas quais as pessoas podem falar sobre suas dúvidas e suas angústias a respeito de temas para a SIPAT muito importantes, como:

  • equipamentos de proteção individual;
  • doenças ocupacionais e sua prevenção;
  • evitamento de acidentes de trabalho e de trajeto;
  • combate ao alcoolismo e ao tabagismo.

Por isso, o ideal é pensar fora da caixa e não ter medo de inovar durante essas ações.

Entendimento da importância da saúde e da segurança do trabalho

Quando executamos as tarefas cotidianas no ambiente de trabalho, corremos o risco de entrar no famoso “piloto automático” e acabar esquecendo a nossa saúde e o nosso bem-estar. Os temas para a SIPAT estão aí justamente para despertar o interesse do funcionário em se cuidar.

Nas palestras tradicionais, todo o conteúdo é dado de forma expositiva, ou seja, uma pessoa falando e os trabalhadores ouvindo passivamente. Então, o assunto fica parecendo distante da realidade, pois é um especialista falando para leigos. É normal que esse contexto ofereça vários momentos de desatenção.

Nas dinâmicas de ergonomia do trabalho, por outro lado, o trabalhador se torna o protagonista do seu próprio processo. Ele aprende, na prática, o que é ergonomia, quais posturas corretas para exercer sua atividade laboral, quais práticas adotar ao longo da sua rotina, a importância das atividades físicas etc.

Aumento da produtividade

Quando seus funcionários estão saudáveis, eles podem dedicar toda a sua energia para a execução das tarefas. O adoecimento, o sofrimento psicológico e a dependência de substâncias impedem que a pessoa entregue o seu melhor. Todas as pessoas passarão por alguns desses processos alguma vez na vida e sua empresa precisa estar preparada para lidar com isso. Por conseguinte, cuidar do trabalhador é manter a produtividade da empresa.

Além disso, a ergonomia não tem somente o objetivo de cuidar da saúde do trabalhador, mas também de pensar nas melhores formas de executar uma tarefa. Assim, os estudos avaliam também como as atividades laborais podem ser executadas da forma mais ágil e com a maior qualidade possível.

Diminuição de ocorrência de acidentes

Por fim, não podemos deixar de falar do grande objetivo da semana, que é a prevenção de acidentes. Existem várias medidas de segurança que precisam ser seguidas por cada funcionário sempre e que são fiscalizadas pelos órgãos governamentais. Elas são imprescindíveis para a conformidade com a lei trabalhista.

São vários os temas para a SIPAT nesse sentido:

  • importância da responsabilidade individual para a prevenção de acidentes;
  • divulgação dos processos internos para evitar a ocorrência;
  • medidas necessárias após o acontecimento de um evento adverso etc.

A elaboração de boas dinâmicas

Criar dinâmicas para SIPAT é uma verdadeira arte, uma vez que, além de pensar na transmissão de todos os conteúdos essenciais, é preciso pensar em estratégias de motivação e engajamento. Para isso, algumas dicas são bem legais, como as que você verá a seguir.

Seja criativo

A criatividade é pensar em formas de encantar ou impressionar o seu público com uma abordagem única para um problema antigo. Então, mesmo que a segurança no trabalho tenha sido sempre um tema para SIPAT, é possível falar dele por ângulos novos, como a importância da autonomia e os novos meios de buscar informações.

Traga práticas inovadoras

A tecnologia e a gestão de recursos humanos evoluíram bastante nos últimos anos. Assim, novas estratégias de interação vêm sendo elaboradas para trazer uma imersão maior com os temas. Algumas dinâmicas podem aproveitar a conectividade dos smartphones para atividades para SIPAT diferentes das usuais.

Sendo assim, encoraje uma conversa sobre a importância daquele EPI no ambiente de trabalho e acerca das dificuldades encontradas na utilização dele. Com isso, além de relembrar os EPIs e a importância, você possibilita uma maior conscientização dos colaboradores sobre a necessidade daquele equipamento.

Com a utilização adequada de dinâmicas de SIPAT na sua atividade, você melhora a sua eficácia e os resultados gerados por ela. Com isso, promove a segurança e a saúde dos seus colaboradores.

Esse é um tema muito interessante, não é mesmo? No entanto, muitos gestores ainda deixam a SIPAT de lado e não pensam em uma programação realmente efetiva. Então, não deixe de compartilhar o nosso post sobre as dinâmicas para SIPAT e vamos transformar os resultados das empresas!