Entenda o que é e qual a importância da ergonomia cognitiva

Entenda o que é e qual a importância da ergonomia cognitiva
O que é esse tipo de ergonomia?
Como a ergonomia cognitiva acontece no ambiente de trabalho?
Quais são os principais objetivos da ergonomia cognitiva?
Quais benefícios a ergonomia cognitiva promove?
Quais são os riscos cognitivos de uma empresa?
Quem está exposto a esses riscos?
Quais são os impactos negativos da falta de ergonomia cognitiva?
Como a ergonomia cognitiva ajuda a evitar riscos e problemas?
Como aplicar a ergonomia cognitiva?
Exemplos práticos de aplicação da ergonomia cognitiva
Como as soluções da Beecorp podem ajudar?
Categoria: Ergonomia

Favorecer o desenvolvimento dos talentos, tanto na vida pessoal quanto no âmbito profissional, é essencial. Para que seja possível, é preciso garantir o bem-estar em todos os aspectos: físico, cognitivo e relacional, o que pode ser alcançado por meio de ações para promover a ergonomia, inclusive, a ergonomia cognitiva.

Embora nem sempre receba a atenção necessária, ela é fundamental para que o profissional consiga obter um bom desempenho. Graças a ela, é possível contornar riscos e garantir melhores condições de trabalho, que geram impactos positivos também para a empresa.

Neste artigo, você vai descobrir como executar a ergonomia cognitiva e quais são os pontos necessários a esse caminho. Continue a leitura e veja, também, quais benefícios podem ser alcançados.

O que é esse tipo de ergonomia?

Os processos cognitivos são cruciais no desempenho de tarefas. As pessoas precisam ser capazes de tomar boas decisões e ter um foco ampliado. No entanto, nem sempre as condições favorecem essas ocorrências.

A ergonomia cognitiva aborda as questões relacionadas a esses processos. Ela está ligada à memória, à concentração, ao raciocínio e à atenção. Também se relaciona com o desempenho emocional de um colaborador, a resposta que ele tem no ambiente e em relação às suas funções.

As técnicas aplicadas para favorecer a ergonomia cognitiva buscam afetar positivamente a área psicológica do profissional, promovendo bem-estar no trabalho. Isso torna o espaço mais saudável, assim como favorece a execução das tarefas e o cumprimento das responsabilidades.

Como a ergonomia cognitiva acontece no ambiente de trabalho?

Para que possa acontecer no ambiente de trabalho, a ergonomia cognitiva depende do alinhamento de ações que visam à saúde física e mental para os colaboradores. Isso porque ambos os fatores podem comprometer a cognição e o desempenho.

Você viu que um dos aspectos que se relacionam com esse tipo de ergonomia no trabalho é a atenção. Para que o trabalhador consiga realizar suas funções de uma forma atenta, é necessário que tenha condições para tanto, como ferramentas, segurança, adequação do ambiente e diversos outros aspectos.

Saber como criar um bom ambiente de trabalho é o que vai proporcionar conforto, evitando as tensões e o sentimento de pressão que afetam os fatores cognitivos.

O clima organizacional também tem um forte impacto na ergonomia cognitiva. É necessário um ambiente equilibrado e harmônico para ela acontecer. Afinal, conflitos, competitividade excessiva, cobranças e pressões comprometem o estado psicológico e os aspectos cognitivos.

Portanto, é preciso garantir boas condições de trabalho em todos os sentidos para que a ergonomia cognitiva aconteça.

Quais são os principais objetivos da ergonomia cognitiva?

O foco da ergonomia cognitiva é proporcionar condições adequadas para que os processos cognitivos dos colaboradores sejam favorecidos. Assim, podem desempenhar suas funções com mais tranquilidade, autoconfiança e competência, explorando seus respectivos potenciais.

Entre os objetivos da ergonomia cognitiva, está o aumento da satisfação dos profissionais com o local de trabalho. Com isso, eles se tornarão mais produtivos, eficientes e saudáveis, e o clima organizacional será melhor.

Esse tipo de ergonomia visa, também, contribuir com os processos de tomada de decisão, conforme explicamos, melhorando a integração das funções mentais e motoras. Assim, a atenção e a memória do trabalhador são intensificadas.

O ambiente se torna mais propício para identificarmos o tipo de inteligência de cada profissional, para explorar da melhor forma suas competências e contribuir para o seu desenvolvimento pessoal e profissional. Logo, a empresa se beneficia com talentos ainda mais capacitados.

Quais benefícios a ergonomia cognitiva promove?

Você já deve ter percebido que promover a ergonomia cognitiva pode proporcionar uma série de benefícios, tanto para os colaboradores quanto para a empresa. A seguir, listamos alguns deles para que você compreenda, a fundo, os impactos positivos dessa estratégia.

Aumento da produtividade

Com mais concentração, foco e poder de decisão, o colaborador se torna mais produtivo, como dito. Isso impacta os resultados da equipe e faz com que a empresa, como um todo, se torne mais produtiva.

Melhoria no nível de satisfação com o trabalho

Uma vez que a ergonomia cognitiva ajuda a criar um ambiente de trabalho mais agradável e favorável, conseguimos aumentar o nível de satisfação do colaborador. Ele se sente bem em seu local de trabalho e, assim, se dedique mais.

Engajamento e motivação elevados

A satisfação com a empresa e com o cargo ocupado promove o engajamento do colaborador com as metas da organização. Ele trabalha mais motivado porque encontra boas condições e o ambiente ideal para isso.

Otimização da integração entre trabalhadores

As ações de ergonomia cognitiva visam alcançar todos os colaboradores. Sendo assim, teremos uma equipe com mais qualidade de vida, saúde e equilíbrio mental. Somando isso a um bom ambiente de trabalho, temos times muito mais integrados.

Redução do absenteísmo

Estresse, cansaço, falta de motivação e conflitos são grandes motivadores do absenteísmo. Mas, se os colaboradores estiverem mais satisfeitos, motivados e engajados, é possível minimizar o número de faltas.

Diminuição do número de demissões

Por tudo o que explicamos até aqui, percebemos que as ações de ergonomia cognitiva tornam a empresa um bom lugar para trabalhar. Assim, ela mantém o interesse dos talentos, minimizando o número de demissões.

Mais saúde no trabalho

A ergonomia cognitiva é um cuidado importante que promovemos com a saúde física e mental do colaborador. Por isso, os investimentos nela também garantem uma empresa mais saudável e qualidade de vida para a equipe.

Melhores resultados gerais para a empresa

Com tudo isso, a empresa pode alcançar melhores resultados gerais (entregas, números e métricas). Afinal, os colaboradores estarão mais satisfeitos, a organização terá menores taxas de absenteísmo e demissões, a rotatividade de funcionários será menor e os colaboradores terão mais saúde e qualidade de vida.

Quais são os riscos cognitivos de uma empresa?

Dentro de um aspecto cognitivo, há alguns riscos psicossociais aos quais os colaboradores estão mais sujeitos. Tudo depende de fatores como carga de trabalho, capacitação, ambiente organizacional e outras questões. Entretanto, há alguns pontos gerais que devem ser observados. A seguir, veja quais são.

Carga mental de trabalho

Dependendo da atuação ou das exigências, pode ocorrer uma elevada carga mental de trabalho. Isso faz com que o colaborador se sinta pressionado a entregar resultados, além de deixá-lo sobrecarregado.

Em níveis extremos, leva à Síndrome de Burnout ou esgotamento, que faz com que o funcionário não seja capaz de desempenhar as suas funções.

Transtornos psicológicos

Outro risco cognitivo tem a ver com o desenvolvimento de questões que afetam diretamente o psicológico. De acordo com a Organização Mundial da Saúde, 90% da população mundial sofre com estresse, e a situação do Brasil é preocupante. Somos o segundo país mais estressado do mundo.

A depressão também é um problema preocupante em nosso país. Afinal, 10,2% dos brasileiros adultos já receberam diagnóstico da doença. Junto a ela, a ansiedade é recorrente e atinge quase 19 milhões de brasileiros. Se o ambiente de trabalho não tiver a ergonomia adequada, essas tendências são fortalecidas.

Perda de foco

A falta de motivação e a baixa percepção sobre o próprio trabalho ainda conduz o profissional ao risco de não conseguir manter o foco e a atenção. Diante da procrastinação, ele encontra menos facilidade para cumprir tarefas específicas, bem como obedecer prazos e certas exigências.

Dificuldade de aprendizado

A capacidade cognitiva também pode ser comprometida a ponto de o colaborador ter dificuldade para aprender e consolidar novas informações. Isso é prejudicial tanto para o desenvolvimento da carreira quanto para a atuação na organização. Incapaz de reter novos conhecimentos, ele corre o risco de não acompanhar as transformações do mercado.

Incapacidade de tomar decisões

Além de tudo, talvez o talento não seja capaz de decidir de maneira relevante. Isso é especialmente grave no caso de gestores e líderes, mas pode acontecer em menor escala. A paralisia sobre qual caminho seguir compromete o próprio profissional, bem como aqueles que dependem dele.

Quem está exposto a esses riscos?

Alguns fatores aumentam a exposição a essas situações. Quem faz longas jornadas ininterruptas e quem assume muitas responsabilidades tem maiores chances de sofrer esgotamento.

Gestores e líderes podem “congelar” sobre quais decisões tomar, enquanto os funcionários de tarefas repetitivas e monótonas talvez encarem o aprendizado como um obstáculo. Isso só demonstra que a ergonomia cognitiva é essencial para todo o empreendimento, de modo a garantir a melhor gestão de talentos.

Quais são os impactos negativos da falta de ergonomia cognitiva?

A falta de cuidados sobre o aspecto cognitivo gera resultados indesejáveis no negócio e, justamente por isso, deve ser evitada. Em primeiro lugar, existe uma piora no ambiente de trabalho, já que os profissionais não conseguem explorar todo o seu potencial.

Além do mais, ocorre a falta de motivação, causada pelo desinteresse pela empresa ou as funções exercidas. É algo que gera perda de engajamento e comprometimento da produtividade. Como resultado, a empresa tem dificuldade para atingir resultados específicos.

Há, ainda, o aumento do absenteísmo. Muitas condições, como os transtornos psicológicos, geram afastamentos e licenças médicas. Isso compromete a coesão dos times e faz com que o empreendimento tenha gastos e perdas. Em diversos casos, tudo culmina na saída do emprego, o que amplia a taxa de rotatividade.

Para completar, há uma piora na imagem do negócio, enquanto empregador. A perda contínua de talentos prejudica a credibilidade no mercado e pode dificultar a atração de novos colaboradores.

Como a ergonomia cognitiva ajuda a evitar riscos e problemas?

Reforçando aquilo que explicamos nos tópicos anteriores, a ergonomia cognitiva proporciona melhores condições de trabalho para os colaboradores e torna o clima organizacional mais saudável. É dessa maneira que ajuda a evitar os riscos cognitivos que podem acarretar em todos os problemas que citamos.

Trata-se, portanto, de uma ferramenta essencial para conter os problemas causados nesse aspecto. Com uma atuação integrada, todo o time se sentirá melhor e mais preparado, longe de diversas dificuldades e conflitos.

Como aplicar a ergonomia cognitiva?

Principalmente, é preciso realizar um gerenciamento dos fatores de risco para que eles não se consolidem. Sendo assim, antes de dar início a programas de ergonomia cognitiva, é necessário entender quais são os riscos aos quais os colaboradores estão expostos.

Esses fatores são variáveis para cada organização, uma vez que estão relacionados ao seu segmento e à própria cultura da empresa. Além disso, podem existir riscos diferentes em cada setor. Esses riscos têm decorrência das funções realizadas por cada colaborador, das pressões que ele sofre e do clima vivenciado na organização.

Em todos os casos, é essencial definir estratégias que garantam a ergonomia cognitiva no ambiente organizacional. Um dos aspectos mais relevantes sobre essa abordagem é a sua versatilidade. É possível estimular a questão em diversos pontos, o que favorece a sua adoção.

Pode-se, por exemplo, pensar em oferecer jornadas mais flexíveis de trabalho. Cuidar da delegação de tarefas e fortalecer a comunicação também são pontos importantes para evitar a sobrecarga. Já a criação de um ambiente propício ao aprendizado — inclusive, de forma remota — ajuda a prevenir problemas na consolidação do conhecimento.

Soluções como ginástica laboral e Quick Massage não apenas evitam impactos físicos, como diminuem a tensão. Já um programa de gestão e controle do estresse é essencial para que não ocorram picos desse cenário.

Exemplos práticos de aplicação da ergonomia cognitiva

Você viu que uma das formas de promover a ergonomia cognitiva é por meio de jornada de trabalho mais flexível. Na prática, isso pode ser alcançado, por exemplo, com a adoção do sistema híbrido, mas oferecendo suporte para manter a saúde do trabalhador, como por meio de instruções sobre ergonomia no home office.

Em alguns cargos, também é possível flexibilizar o horário de entrada, saída, almoço e finais de semana. Basta contabilizar as horas trabalhadas, não necessariamente considerando um expediente fixo.

A adoção de uma plataforma de comunicação interna é outra forma de manter as equipes integradas e favorecer o trabalho. Ela faz com que líderes e gestores se tornem mais acessíveis, possibilitando esclarecer dúvidas com mais agilidade ou, mesmo, solicitar ajuda e suporte quando necessário. Isso minimiza a ansiedade, evita mal-entendidos, reduz o estresse da espera, entre outros problemas.

Estabelecer padrões para realização de atividades e tarefas é mais uma forma de aplicar a ergonomia cognitiva. Assim, há uma sistematização que evita dúvidas nas rotinas. Criar protocolos é interessante para que a equipe tenha mais autonomia, com liberdade para agir e decidir.

Também podemos citar a organização do próprio ambiente de trabalho, seja ele físico, seja virtual. Quando tudo está devidamente organizado, fica muito mais fácil para o profissional desempenhar suas tarefas, já que não encontra dificuldades na hora de fazer consultas, entregas de trabalhos, entre outros. Logo, isso também impacta a produtividade e satisfação.

Como as soluções da Beecorp podem ajudar?

A Beecorp pode contribuir para identificar os riscos em potencial na sua organização e, ao mesmo tempo, implementar os melhores programas para garantir ergonomia cognitiva conforme as necessidades da sua empresa e do seu time.

Além desse suporte inicial, oferece serviços e estratégias para implementação dos programas, como as já citadas Ginástica Laboral e Quick Massage. Também disponibiliza Atendimento Psicológico, Biofeedback, Blitz Educativa, Mindfulness, Palestras e Intervenções, entre outras ações que são personalizadas de acordo com aquilo que a sua empresa precisa.

A Beecorp tem a solução ideal para garantir a ergonomia cognitiva em sua empresa. Acesse o site para conhecer as estratégias disponíveis e conversar com a nossa equipe!

BLOG DA BEECORP
Você também pode se interessar
Ergonomia
Entenda agora como funciona o processo eleitoral da CIPA

Entenda agora como funciona o processo eleitoral da CIPA Por: Ana Flávia Oliveira

Para formar a CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e Assédio), é preciso passar por um processo de eleição, no qual se escolhem os representantes da comissão. O...
Ergonomia
CIPA: você sabe o que é e o que faz?

CIPA: você sabe o que é e o que faz? Por: Ana Flávia Oliveira

CIPA é a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e Assédio que atua na prevenção de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais. Seu objetivo é promover saúde, preservando a...
Ergonomia
Ergonomia: conceito, tipos e benefícios no trabalho

Ergonomia: conceito, tipos e benefícios no trabalho Por: Ana Flávia Oliveira

Ergonomia é o conjunto de regras e procedimentos que visam os cuidados com a saúde do profissional, dentro e fora do seu ambiente de trabalho. Regulamentada pela NR 17,...
Ergonomia
Tudo que você precisa saber sobre segurança do trabalho

Tudo que você precisa saber sobre segurança do trabalho Por: Ana Flávia Oliveira

Segurança do Trabalho (ST) é um conjunto de medidas de prevenção adotadas para proteger os colaboradores de uma empresa. Para isso, são reduzidos os riscos de acidentes de trabalho...
Ergonomia
Como escolher uma cadeira ergonômica para escritório

Cadeira ergonômica: como escolher uma para escritório Por: Felipe Alvares

Muitas pessoas podem considerar a beleza como um critério importante ao escolher uma cadeira para o seu escritório. Pensam na combinação da peça com o restante do mobiliário, mas...
Ergonomia
Nr17

Como a NR 17 pode reduzir o absenteísmo dentro das empresas? Por: Ana Flávia Oliveira

O absenteísmo nas empresas refere-se à ausência de um colaborador no período de trabalho, seja por algumas horas ou até mesmo por vários dias. Mas qual a sua relação...
Ergonomia
Conheça sobre Normas Regulamentadoras e sua relação com a saúde e bem-estar do trabalhador

Conheça sobre Normas Regulamentadoras e sua relação com a saúde e bem-estar do trabalhador Por: Ana Flávia Oliveira

Um conjunto de documentos normativos da legislação trabalhista representa importante papel para a segurança, saúde e bem-estar dos colaboradores de uma empresa: são as Normas Regulamentadoras, conhecidas por sua...
Ergonomia
Riscos ocupacionais: entenda mais e os 5 tipos!

Riscos ocupacionais: entenda mais e os 5 tipos! Por: Luíza Terra

Um dos principais focos de atenção em Saúde e Segurança do Trabalho (SST) reside nos riscos ocupacionais. São aquelas situações, condições ou procedimentos que oferecem possibilidade de danos à...
Ergonomia
Principais riscos ergonômicos encontrados nas empresas

Principais riscos ergonômicos encontrados nas empresas Por: Ana Flávia Oliveira

Os riscos ergonômicos são todas as condições que afetam o bem-estar, sejam elas físicas, mentais ou organizacionais. Podem ser compreendidas como fatores que interferem nas características psicofisiológicas do profissional,...
SOLUÇÕES EM DESTAQUE
Qualidade de vida, Saúde e Ergonomia
Preparado para transformar pessoas e negócios?
O investimento em saúde, segurança e qualidade de vida impacta diretamente nos resultados da sua organização.
Fale com nossos especialistas
x

Solicite uma proposta







    Assine nossa newsletter

      Autor
      Ana Flávia Oliveira

      Especialista em Enfermagem do Trabalho, Ergonomia aplicada ao Trabalho e Gestão de Pessoas

      Fale com consultor!

      Fale com um consultor

        Cadastrar currículo