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Médico em atendimento primário de colaborador em ambulatório da empresa.
Saúde Ocupacional

Gestão de ambulatório: qual a importância em investir nesse serviço?

Contar com um ambulatório na empresa é uma forma de melhorar o atendimento aos funcionários e também ajuda a reduzir custos de sinistralidade, que costumam aumentar as mensalidades dos planos de saúde.

Hoje já é possível terceirizar todas as atividades de uma empresa, sejam elas principais, sejam elas secundárias. É possível terceirizar as atividades hospitalares relativas ao atendimento primário (o atendimento ao paciente, por exemplo).

As vantagens da terceirização são muitas, como economia de tempo e dinheiro, permitindo que o gestor do setor ou da empresa tenha mais disponibilidade para atuar de forma estratégica, traçando planos para otimizar os negócios.

Já pensou em investir na gestão de ambulatório? Veja como essa decisão pode ajudar a empresa!

A gestão de ambulatório

A gestão de ambulatório nas dependências de uma organização é uma maneira de promover a saúde e a segurança dos funcionários. Também contribui para aprimorar a qualidade de vida deles.

Esse tipo de atendimento médico reduz, significativamente, os gastos com saúde, pois muitos problemas podem ser solucionados sem que seja preciso que o funcionário se desloque até uma clínica externa.

Os aspectos administrativos

É importante compreender como funciona a gestão ambulatorial. Ela abrange 5 pontos fundamentais:

  1. A gestão dos recursos humanos, envolvendo todas as equipes, inclusive os profissionais de saúde;
  2. A gestão dos recursos físicos, que são os insumos, medicamentos, materiais, equipamentos e mobiliário;
  3. A gestão dos processos, os quais envolvem os protocolos e os procedimentos operacionais;
  4. A gestão dos indicadores operacionais e gerenciais, com a apresentação de relatórios;
  5. A gestão dos documentos, respeitando os padrões definidos na legislação.

A importância de uma empresa terceirizada e as vantagens da gestão ambulatorial

Realizar o atendimento do funcionário no ambiente de trabalho, com boa qualidade e de maneira personalizada, além de diminuir o percentual de absenteísmo, reduz também as despesas com horas improdutivas resultantes de acidentes e de doenças.

O interesse da organização pelos colaboradores reduz ainda a rotatividade, que é um problema sério, pois envolve custos com demissões (direitos trabalhistas) e também a perda de talentos, ou seja, muitos bons profissionais podem abandonar o emprego caso se sintam lesados ou pouco importantes dentro de uma empresa.

É importante contar com o trabalho de uma boa empresa terceirizada, que ofereça serviços confiáveis, contribuindo para aumentar a qualidade de vida de cada funcionário.

Na gestão do ambulatório, a empresa terceirizada disponibiliza médicos generalistas, especialistas, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, enfermeiros, psicólogos, técnicos de enfermagem, entre outros.

A gestão do ambulatório através de uma empresa terceirizada oferece muitos benefícios à empresa, como:

  • Redução do absenteísmo (falta dos trabalhadores);
  • Aumento da produtividade;
  • Controle e acompanhamento médico;
  • Utilização racional da assistência médica (redução da sinistralidade);
  • Melhoria do relacionamento da empresa com o trabalhador;
  • Socorro rápido em casos de emergência;
  • Rapidez na realização de exames médicos (admissionais, demissionais, periódicos e retorno ao trabalho);
  • Melhoria no planejamento de ações preventivas;
  • Mapeamento da saúde ocupacional;
  • Gestão integrada do atendimento assistencial e ocupacional.
  • Substituição imediata de profissionais e sem custos extras;
  • Cobertura de férias, faltas e licenças;
  • Monitoramento de atestados e de casos crônicos, bem como dos casos relativos aos funcionários afastados da empresa;
  • Isenção de processos trabalhistas;
  • Atendimento a urgências e emergências;
  • Atendimento médico, ocupacional e assistencial;
  • Informatização com gestão ambulatorial/ocupacional provida de relatórios, taxas de absenteísmo, status dos exames dos funcionários;
  • Atendimento adequado aos grupos de risco.

O programa de benefícios de medicamentos (PBM)

Para os funcionários, o acesso à medicação é tão importante quanto o acesso ao atendimento médico. A gestão de ambulatórios realizada por uma empresa terceirizada realmente qualificada contempla a aquisição facilitada de diferentes remédios pelo funcionário.

Desse modo, é possível dar continuidade ao tratamento médico. A medicação é parte fundamental desse tratamento, é indispensável para o efetivo restabelecimento do paciente.

Os consultores identificam quais são as necessidades mais importantes da organização. O PBM oferece atendimento dedicado e personalizado, centralizando e monitorando cronogramas, ações e retornos.

A oportunidade de dedicar mais tempo a estratégia do negócio

Essa é uma vantagem que merece ser destacada à parte. A terceirização confere mais tempo ao gestor para se dedicar ao planejamento estratégico da sua área (seja ela RH, Medicina ou Segurança do Trabalho), fazendo com que ela contribua para a estratégia do negócio como um todo.

Por esse motivo, quando o gestor consegue delegar certas tarefas a outrem, a uma empresa especializada naquela atividade específica, ele consegue dispor de maior autonomia para traçar metas e estratégias efetivamente relacionadas à manutenção de um ambiente de trabalho produtivo, com funcionários mais motivados e preparados para o desempenho das suas tarefas.

Quando o gestor investe na gestão do ambulatório, delegando a uma empresa terceirizada a função de administrar as operações relacionadas, ele está atuando de forma estratégica. O setor não se exime da responsabilidade, mas passa a compartilhá-la com outros profissionais capacitados, otimizando o trabalho e multiplicando as chances de alcançar os resultados esperados.

Como já apontamos mais acima, a gestão ambulatorial vai além de administrar os recursos humanos, cuidando também dos recursos físicos, da documentação, dos indicadores e dos processos. A administração integra vários aspectos.

Os resultados esperados

Confira alguns números que comprovam a otimização na administração corporativa dos recursos humanos.

Espera-se uma redução de 25% nos custos médios com saúde e 30% nas taxas de absenteísmo. Em relação à sinistralidade, os números de redução são ainda mais atrativos com a implantação dos ambulatórios: 46% de redução nos gastos com a sinistralidade dos planos de saúde. Também se espera que haja uma diminuição de 50% nas consultas de emergência em hospitais conveniados.

A solução efetiva dos problemas, por outro lado, tem um aumento entre 80% a 90%.

A gestão de ambulatórios transforma o modo de a empresa se relacionar com seus colaboradores, demonstrando total interesse por sua saúde e procurando estimular atividades saudáveis que ajudem a melhorar sua qualidade de vida. Ela facilita o acesso dos membros de suas equipes ao tratamento médico e aos medicamentos que precisam, a menores custos para a empresa e para o próprio funcionário.

Trata-se de integrar o ambiente hospitalar aos processos internos, contando com uma empresa especializada para administrar o negócio.

Sente interesse nessa alternativa? Então, entre em contato agora mesmo com a BeeCorp e veja como ela poderia lhe ajudar.