Gestão de ambulatório: qual a importância em investir nesse serviço?

Categoria: Saúde

Contar com um ambulatório na empresa é uma forma de melhorar o atendimento aos funcionários, mas, também, ajuda a reduzir custos de sinistralidade, que costumam aumentar as mensalidades dos planos de saúde. Trata-se de uma unidade estratégica e de grande valia na política de saúde corporativa.

Hoje, porém, já é possível terceirizar todas as atividades de um negócio, sejam elas principais, sejam secundárias. Assim, é possível contratar as atividades hospitalares relativas ao atendimento primário ao paciente, por exemplo, para desenvolvê-las no âmbito da empresa.

Já pensou em investir na gestão de ambulatório? Veja como essa decisão pode ajudar a empresa!

O que é a gestão de ambulatório no âmbito de uma empresa?

O ambulatório médico, no universo das empresas, constitui um dos pontos básicos na estratégia de implementação da saúde no ambiente corporativo. Sua infraestrutura e sua equipe de profissionais, por mais simples que sejam, permitem conduzir, sobretudo, as ações de Atenção Primária à Saúde (APS).

Representam, desse modo, iniciativas que trazem grandes benefícios para os colaboradores e diversas vantagens para a organização. Por sua vez, constituem um trabalho que deve ser planejado e conduzido sob um sistema de gestão apropriado para o fim a que se destina.

A gestão de um ambulatório nas dependências da empresa consiste na condução dos trabalhos de atenção à saúde dos colaboradores em todas as suas frentes. Envolve a estruturação, a implantação e a administração das atividades de prevenção, cuidados e promoção da saúde, especialmente, no ambiente corporativo.

Ainda, constitui um importante instrumento e uma maneira de promover a saúde e a atenção médica aos colaboradores no âmbito interno da organização. Ao mesmo tempo, contribui para aprimorar a qualidade de vida, a segurança e a capacidade de prontas respostas em situações de demanda que se apresentem.

Esse tipo de atendimento médico reduz significativamente os gastos com a saúde, uma vez que muitos problemas podem ser solucionados sem que haja necessidade de o colaborador se deslocar até uma clínica fora da empresa. Evitam-se ausências e afastamentos em situações capazes de encontrar solução nas instalações da própria organização.

Qual o objetivo principal da gestão ambulatorial?

A gestão ambulatorial na empresa objetiva, principalmente, viabilizar o adequado atendimento médico relativo à atenção primária nas instalações da própria organização, como já foi observado. No entanto, é preciso garantir que esse atendimento se dê em conformidade com as necessidades locais.

Sua implementação assegura uma série de vantagens para a organização e para os colaboradores. Para alcançar esses resultados, deve-se contar com uma gestão profissional que alcance as diferentes frentes que compõem um sistema de gestão.

Como é a assistência médica ambulatorial?

A assistência prestada por um ambulatório médico tem natureza básica e inicial, isto é, conduz as primeiras abordagens da situação e avalia a necessidade de encaminhamento para uma unidade mais complexa. No âmbito administrativo das empresas, representa uma resposta local interna imediata, que reduz o número de afastamentos e de sinistralidade nos planos de saúde.

A gestão para promover a assistência médica ambulatorial na empresa atua em cinco frentes essenciais, que podem ser assim resumidas:

  • recursos humanos: constituídos pela equipe de saúde (médico, enfermeiro, auxiliar);
  • recursos físicos: formados pelas instalações, equipamentos e mobiliário, além dos medicamentos e insumos necessários;
  • processos: representados pelos protocolos e pelos procedimentos;
  • indicadores: tanto operacionais quanto gerenciais, e seus respectivos relatórios;
  • documentação: em atendimento aos padrões definidos pela legislação.

Dessa forma, as ações podem ser conduzidas de modo afinado com a legislação aplicável e em harmonia com os demais processos de gestão administrativa da empresa. Assim, por exemplo, o setor financeiro, o RH e o de controle de estoques, entre outros, são organizados incorporando os resultados e as demandas do ambulatório médico.

Qual a importância de uma empresa terceirizada na gestão ambulatorial?

Realizar o atendimento do funcionário no ambiente de trabalho, com boa qualidade e de maneira personalizada, além de diminuir o percentual de absenteísmo, reduz também as despesas com horas improdutivas resultantes de acidentes e de doenças. E você sabe que o absenteísmo é um dos grandes gargalos na gestão de pessoas.

O interesse da organização pelos colaboradores minimiza, ainda, a rotatividade, isto é, a perda de talentos da empresa. Esse também é um problema sério, pois envolve custos com demissões (direitos trabalhistas), e a perda de profissionais, por vezes, muitos bons.

Talentos podem deixar a organização caso se sintam lesados ou pouco valorizados dentro da companhia. Investimentos que fortaleçam a qualidade de vida, o engajamento e o sentimento de pertencimento e de cuidado com os colaboradores são essenciais para manter uma equipe estável.

Nesse sentido, é essencial poder contar com o trabalho de uma boa empresa terceirizada, experiente e que ofereça serviços confiáveis, contribuindo para aumentar a qualidade de vida de cada funcionário. A construção de um clima organizacional saudável é outra frente beneficiada pelos bons serviços de um ambulatório.

Na gestão desse ambiente, por sua vez, a empresa terceirizada disponibiliza uma equipe de profissionais que pode ser bem diversificada. Assim, são considerados médicos e enfermeiros generalistas, especialistas, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, psicólogos e técnicos de enfermagem, entre outros.

Essencialmente, você não precisa se preocupar com contratações, entrevistas, treinamentos e tudo o que envolve a formação de uma equipe que deverá estar entrosada e voltada para determinados fins. Veja, a seguir, as inúmeras vantagens resultantes da gestão do ambulatório por meio de uma empresa terceirizada.

Quais as vantagens de sua adoção para a empresa?

Como se viu, a adoção do serviço de gestão terceirizado traz muitas vantagens e benefícios para a companhia. Em especial, facilita todo o processo, gera economia e disponibiliza expertise.

É importante considerar que permite o alcance e a realização de exigências da legislação, de melhorias administrativas e operacionais nas rotinas de trabalho, de relacionamento com os colaboradores e muito mais. Conheça, a seguir, os principais aspectos envolvidos e que representam vantagens, quando se conta com parceiros especializados:

  • redução do absenteísmo (falta dos trabalhadores);
  • aumento da produtividade;
  • controle e acompanhamento médico;
  • utilização racional da assistência médica (redução da sinistralidade);
  • melhoria do relacionamento da empresa com o trabalhador;
  • socorro rápido em casos de emergência;
  • rapidez na realização de exames médicos (admissionais, demissionais, periódicos e retorno ao trabalho);
  • melhoria no planejamento de ações preventivas;
  • mapeamento da saúde ocupacional;
  • gestão integrada do atendimento assistencial e ocupacional;
  • substituição imediata de profissionais e sem custos extras;
  • cobertura de férias, faltas e licenças;
  • monitoramento de atestados e de casos crônicos, bem como dos casos relativos aos funcionários afastados da empresa;
  • isenção de processos trabalhistas;
  • atendimento a urgências e emergências;
  • atendimento médico, ocupacional e assistencial;
  • informatização com gestão ambulatorial/ocupacional provida de relatórios, taxas de absenteísmo, status dos exames dos funcionários;
  • atendimento adequado aos grupos de risco.

Como aplicar a gestão ambulatorial de maneira eficiente?

Todo esse elenco de vantagens e benefícios resultantes da adoção de uma gestão ambulatorial sinaliza a importância de sua implementação na organização.

No entanto, para alcançá-lo, é necessário que sejam tomados alguns cuidados para que a gestão de fato seja eficiente. Acompanhe e descubra algumas iniciativas que podem fazer a diferença.

Defina a equipe responsável

A natureza dos trabalhos desenvolvidos pela empresa, suas características e as circunstâncias envolvidas com as atividades devem ser referência para a definição da equipe responsável pela condução dos trabalhos de gestão ambulatorial. De todo modo, os profissionais de saúde precisam ser capacitados e habilitados para tal.

Dessa forma, sendo um serviço terceirizado ou não, esses profissionais devem ser especializados como médicos do trabalho, enfermeiros do trabalho e auxiliares de enfermagem. Seguir as orientações da legislação é um cuidado que deve ser observado na definição da equipe.

Desenvolva ações para diferentes situações

Além das demandas mais comuns próprias das características da empresa, é importante conduzir ações com foco em diferentes situações aplicáveis. Assim, a participação efetiva nas campanhas voltadas para a saúde do homem (Novembro Azul) e da mulher (Outubro Rosa), entre outras, não deve ser perdida de vista.

Leve em conta, ainda, outras ações de natureza preventiva relacionadas à orientação e promoção à saúde. São exemplos importantes: reeducação alimentar, adoção de novos hábitos de vida saudáveis e a prática de atividades físicas, entre outros.

Realize campanhas para orientar sobre o serviço

Faça com que os colaboradores conheçam os serviços prestados direta e indiretamente pelo ambulatório da empresa. No entanto, oriente para as condições de uso, por exemplo, as circunstâncias envolvidas e os procedimentos que devem ser adotados.

Deve ficar claro que não se trata de uma solução de todos os males, mas, sobretudo, de uma referência para orientação e atendimento dos colaboradores dentro do escopo que se propõe. É uma facilidade para a organização e para os seus colaboradores, com regras próprias de utilização.

Mantenha uma diretriz de proatividade na gestão

Além de orientar seus colaboradores, defina diretrizes de proatividade junto à equipe de gestão para que os resultados sejam ainda melhores. Dessa forma, as iniciativas de prevenção e promoção da saúde estarão sempre presentes e a satisfação dos colaboradores será ainda maior.

Considere esse mais um importante instrumento para fortalecer o engajamento dentro da organização. Com isso, a empresa vai construindo uma imagem interna de real envolvimento com o bem-estar e com a saúde da sua equipe, ao mesmo tempo em que promove a sensação de pertencimento entre os colaboradores.

Faça análise dos resultados

Após a implementação, adote alguns indicadores para o acompanhamento dos resultados alcançados. Esses indicadores devem ser capazes de mostrar como vem sendo a utilização dos serviços e realizar comparações com a situação anterior à sua adoção.

Uma análise desses resultados permite promover os ajustes necessários, identificar erros e acertos e ajustá-los. Uma pesquisa de satisfação dos colaboradores é um bom sinalizador para o fortalecimento das relações internas.

Contrate especialistas

Uma boa gestão ambulatorial poderá caracterizar um ambulatório de especialidades, assim como um ambulatório de saúde mental. Para esse fim, considere a contratação de profissionais especialistas em diferentes áreas, sobretudo naquelas que promovem maior qualidade de vida, como nutricionistas, fisioterapeutas, fonoaudiólogos e outros.

Por sua vez, considere que também é indispensável a existência de acompanhamento e de supervisão técnica administrativa no escopo da gestão ambulatorial. Dessa forma, é possível avaliar periodicamente os resultados e a competência da equipe.

Considere a possibilidade de um ambulatório virtual

Use a tecnologia a seu favor e considere a adoção de um ambulatório virtual para a empresa. Com isso, todo atendimento pode ser realizado em meio virtual.

Nesse sentido, podem ser adotadas as seguintes ações para o atendimento:

  • acesso ao metaverso;
  • criação de um avatar personalizado;
  • recepção e triagem;
  • marcação de atendimento ou encaminhamento para atendimento clínico;
  • atendimento com médicos especialistas (quando pertinente).

O que é o Programa de Benefícios de Medicamentos (PBM)?

Para os colaboradores da empresa, o acesso à medicação é tão importante quanto receber atendimento médico. A gestão de ambulatórios realizada por uma empresa terceirizada realmente qualificada contempla a aquisição facilitada de diferentes medicamentos por meio do Programa de Benefícios de Medicamentos (PBM).

PBM é a sigla para Pharmacy Benefit Management (“Gestão de Programas de Benefícios em Medicamentos”). O programa é mantido essencialmente pela indústria farmacêutica, envolvendo laboratórios e consumidores finais, entre outros.

Trata-se de um programa muito utilizado pelas farmácias e drogarias, e que permite oferecer preços bem mais atrativos na aquisição de medicamentos. São descontos oferecidos diretamente pelos laboratórios e que fazem os medicamentos chegarem bem mais em conta ao consumidor final.

Como a medicação é parte fundamental do tratamento, torna-se indispensável para o efetivo restabelecimento do paciente. O PBM, por sua vez, oferece atendimento dedicado e personalizado, centralizando e monitorando cronogramas, ações e retornos. Desse modo, é possível dar continuidade ao tratamento médico.

Os consultores identificam quais são as necessidades mais importantes da organização. Nesse sentido, cada empresa faz uma parceria de PBM com um ou mais laboratórios específicos, que disponibilizam um preço diferenciado em seu sistema.

Qual a importância de dedicar mais tempo à estratégia do negócio?

A gestão terceirizada de ambulatório confere mais tempo ao gestor para se dedicar ao planejamento estratégico da sua área (seja ela RH, Medicina ou Segurança do Trabalho), o que contribui para a estratégia da empresa como um todo. Trata-se, portanto, de manter o foco na atividade-fim dos negócios da organização.

Por esse motivo, quando o gestor consegue delegar certas tarefas a uma empresa especializada naquela atividade, pode se dedicar integralmente às suas metas produtivas, dispondo de maior autonomia e mais tempo para o essencial na condução da empresa.

Manter o foco na atividade-fim significa poder traçar metas e estratégias efetivamente relacionadas à manutenção de um ambiente de trabalho produtivo. Ao mesmo tempo, facilita a operação com funcionários mais motivados e preparados para o desempenho das suas tarefas.

Quando o gestor investe na gestão do ambulatório, delegando a uma empresa terceirizada a função de administrar as operações relacionadas, ele está atuando de forma estratégica. Por sua vez, o setor não se exime da responsabilidade, mas passa a compartilhá-la com outros profissionais capacitados e habilitados.

Com isso, promove-se a otimização do trabalho e se multiplicam as chances de alcançar os resultados esperados. E, como apontado, a gestão ambulatorial vai além de administrar os recursos humanos, cuidando também dos recursos físicos, da documentação, dos indicadores e dos processos.

Resultados esperados da gestão de ambulatório

De tudo que foi exposto a respeito das características de uma boa gestão ambulatorial na organização, vale agora considerar os resultados que podem ser esperados. Assim, acompanhe agora as expectativas que você pode ter com a iniciativa.

Confira alguns números que comprovam a otimização na administração corporativa dos recursos humanos. Espera-se uma diminuição de 25% nos custos médios com saúde e 30% nas taxas de absenteísmo.

Em relação à sinistralidade, os números de redução são ainda mais atrativos com a implantação dos ambulatórios: 46% de queda nos gastos com a sinistralidade dos planos de saúde.

Nesse sentido, um importante aspecto diz respeito aos resultados alcançados ao considerar colaboradores com doenças crônicas. Nesses casos, é muito importante que exista um acompanhamento próximo, que incentive o colaborador e promova sua adesão ao tratamento, além de evitar possíveis abandonos no meio do caminho.

Em torno de 1,5% dos pacientes com distúrbios crônicos em uma organização costumam responder por cerca de 60% dos custos com a saúde na empresa. Por essa razão, o acompanhamento de perto também é necessário para o controle da sinistralidade.

Também se espera que haja uma diminuição de 50% nas consultas de emergência em hospitais conveniados. A solução efetiva dos problemas, por outro lado, tem um aumento entre 80% e 90%.

A gestão de ambulatórios transforma o modo de a empresa se relacionar com seus colaboradores. Na verdade, demonstra total interesse por sua saúde, procurando estimular atividades saudáveis, que ajudem a melhorar sua qualidade de vida.

Ela facilita o acesso dos membros de suas equipes ao tratamento médico e aos medicamentos de que precisam, a menores custos para a empresa e para o próprio funcionário. Trata-se de integrar o ambiente hospitalar aos processos internos, contando com uma empresa especializada para administrar o ambulatório.

As vantagens da terceirização são muitas: a economia de tempo e de dinheiro permite que o gestor do setor ou da empresa tenha mais disponibilidade para atuar de forma estratégica, traçando planos para otimizar os negócios.

Como você pode ver, existem razões de sobra para a organização investir na gestão ambulatorial, sobretudo com a segurança e a experiência de uma empresa especializada, capaz de proporcionar um elenco grande de vantagens para os colaboradores e para os resultados dos seus negócios.

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      Autor
      Ana Flávia Oliveira

      Especialista em Enfermagem do Trabalho, Ergonomia aplicada ao Trabalho e Gestão de Pessoas

      1 Comentario

      1. […] Agora que você já conhece a diferença entre um pronto-socorro e um pronto atendimento, saiba mais sobre a importância da gestão de ambulatório na empresa. […]

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