Gestão de equipe remota: 7 dicas para produzir mais

Gestão de equipe remota
Categoria: Qualidade de Vida

home office veio para ficar e, por isso, é preciso se preparar e aprimorar os processos para que a gestão de equipe remota se dê da forma mais adequada. No trabalho a distância, é preciso manter o engajamento da equipe para que não ocorram rupturas nas relações.

Adequar-se a essas transformações exige novas medidas e posturas para que não ocorram perdas de desempenho e produtividade da equipe. De maneira geral, é uma questão que envolve a implantação de novos procedimentos e alguns ajustes de acordo com a rotina do time.

Continue a leitura e conheça as 7 melhores dicas para otimizar a gestão de equipe remota.

Qual a importância do engajamento da equipe em home office?

A gestão de equipe remota sempre teve importância para as empresas, mas sua significância e seu alcance nunca foram tão amplos como nesses novos tempos. Seja por uma tendência que já se mostrava, seja por imposição das circunstâncias, a verdade é que o home office veio para ficar.

Assim, todos os aspectos de gestão de pessoal devem ser adequados à condição de trabalho a distância. E isso inclui os esforços das lideranças e do RH para incrementar o engajamento das equipes.

Na verdade, a necessidade de uma equipe alinhada e envolvida é ainda maior no sistema home office, sobretudo em razão de o trabalhador estar, praticamente, por conta própria, sob uma espécie de regime de autogestão. Desse modo, tanto para manter a produtividade, como para garantir o controle necessário, é preciso reforçar o engajamento e, assim, garantir a melhor gestão.

Quais os principais desafios e a importância da estratégia de gestão de equipe remota certa?

No trabalho de gestão remota, alguns desafios devem ser enfrentados, especialmente os que se referem às atividades a distância propriamente — além, claro, da gestão da própria equipe. Nesse sentido, os principais obstáculos da gestão de equipe remota, entre outros, são:

  • garantir uma comunicação eficiente com a equipe remota;
  • consolidar um sistema de gestão da jornada de trabalho;
  • garantir a adaptação de todos os colaboradores ao sistema online;
  • desenvolver as boas práticas para as atividades remotas (cronograma, ergonomia, comunicação).

Que dicas são importantes para otimizar a gestão de equipe remota?

Considerando os desafios que se apresentam para o gestor, algumas dicas podem ser de grande valia para promover uma adaptação mais efetiva e rápida com a equipe remota. Por sua vez, não se pode perder de vista as necessidades de cuidar da saúde e da qualidade de vida em casa.

1. Planeje as atividades

Qualquer que seja a atividade ou os meios empregados, um bom planejamento será sempre o primeiro passo para uma gestão de equipe remota eficiente. No caso de equipe em home office, a elaboração de um plano de trabalho bem definido se torna imprescindível, especialmente para facilitar o controle e os resultados pretendidos.

Assim, definindo o que cada um deve fazer e as metas a serem alcançadas, suas expectativas e as da equipe estarão alinhadas, evitando as surpresas. Fechando o ciclo, sua análise sobre os resultados e o feedback para os colaboradores permitem os ajustes necessários e completam a estratégia.

2. Conheça bem a equipe

Cada profissional tem características próprias, que são fruto de sua personalidade, sua história e suas experiências. Conhecer o perfil de cada um pode ser um grande facilitador para o relacionamento, especialmente no trabalho a distância.

Esse entendimento de como a equipe responde às diretrizes definidas pela empresa é essencial para facilitar as medidas referentes à próxima dica: manter uma boa comunicação. Continue acompanhando.

3. Mantenha uma boa comunicação

Na gestão de equipe remota, a comunicação precisa estar muito bem alinhada e com uma certa presteza nas retomadas de contato. O gestor deve se fazer presente no trabalho, embora não precise sufocar a equipe com contatos insistentes ou microgerenciamento, o que seria contraprodutivo.

Uma comunicação regular é útil e saudável, não apenas para verificar o andamento dos trabalhos, mas para proporcionar feedbacks importantes nos processos conduzidos por cada colaborador. Use a tecnologia e os meios institucionais disponíveis sem ser invasivo, respeitando os horários de trabalho.

4. Adapte os processos

As três dicas anteriores são essenciais para que a estruturação dos processos conduzidos pela equipe em home office não seja prejudicada por condições ou circunstâncias desfavoráveis. Será preciso um contato frequente e uma avaliação das estratégias adotadas para o formato de trabalho.

De todo modo, mostrando que a empresa está aberta e voltada para ajustar o modus operandi adotado, fica mais fácil realizar as adequações necessárias. Equipes engajadas costumam ser ainda mais colaborativas nesse sentido.

5. Reforce a cultura da empresa

A cultura da empresa é um dos principais elementos de coesão entre seus membros: executivos, gestores e colaboradores em geral. É preciso cuidar para que a distância não desconsidere, com o passar do tempo, os valores, a missão e a visão de futuro da organização, sobretudo porque para muitos haverá uma volta ao trabalho presencial.

Nesse sentido, é importante manter o vínculo, especialmente por meio de feedbacks sobre os resultados alcançados e as novas investidas da empresa, entre outras iniciativas. O essencial é fortalecer a equipe para que a natureza virtual não elimine o sentimento de pertencimento que deve ser cultivado.

6. Realize reuniões periodicamente

As reuniões podem acontecer na presença de um ou outro colaborador, mas também com toda a equipe, se for necessário fazer esse alinhamento geral. O principal é não negligenciar essa atividade, ou seja, as reuniões não devem ser deixadas de lado para que se mantenham os aspectos positivos de um bom ambiente de trabalho.

O essencial é fazer o acompanhamento das atividades desenvolvidas pela equipe e ajustar o planejamento original, quando necessário. Ao mesmo tempo, as reuniões servem para atualizar o grupo sobre os resultados que têm sido alcançados e como todos estão se desempenhando.

7. Conte com a tecnologia

O trabalho em regime de home office encontra seus melhores resultados quando dispõe dos recursos oferecidos pela tecnologia. Nesse sentido, podem ser considerados, basicamente:

  • smartphones e estações de trabalho;
  • armazenamento e plataformas in cloud (nuvem);
  • aplicativos gerenciadores de tarefas;
  • aplicativos para videoconferências.

As atividades desenvolvidas e sua frequência podem variar de um segmento para outro. No entanto, essas são as ferramentas básicas e essenciais para facilitar a gestão e o relacionamento com equipes remotas. Se você observar, esses recursos tecnológicos serão mais facilmente utilizados pelos colaboradores da geração millennial.

O aprimoramento desses instrumentos é permanente e novos sistemas estão sendo colocados à disposição das empresas, considerando o crescimento do trabalho a distância. Essa é a natureza da própria tecnologia.

Como você pode ver, existem iniciativas que precisam ser tomadas pela empresa para garantir a gestão de equipe remota e manter o engajamento dos colaboradores. Procedimentos, posturas e ferramentas para esse trabalho não são difíceis de serem providenciados e implementados na rotina do time.

Se você já passou ou está passando pela experiência de conduzir colaboradores em home office, registre aqui o seu comentário ou simplesmente sua opinião sobre o tema deste post.

BLOG DA BEECORP
Você também pode se interessar
Qualidade de Vida
Narcisismo: entenda tudo sobre o Transtorno de Personalidade Narcisista

Narcisismo: entenda tudo sobre o Transtorno de Personalidade Narcisista Por: Paola Sobral

O narcisismo é um transtorno de personalidade que leva o indivíduo a ter um comportamento arrogante, insensível e manipulador. O narcisista acredita ser especial e superior, com direitos especiais....
Qualidade de Vida
Auriculoterapia: você sabe o que é e para que serve?

Auriculoterapia: você sabe o que é e para que serve? Por: Luíza Terra

A partir de Auriculoterapia é possível tratar diversos problemas que afetam a saúde do ser humano, a partir de um mapa de pontos no pavilhão auricular. Nesse sentido, a...
Qualidade de Vida
LGBTQIAPN+: o que significa cada letra e o contexto por trás da sigla

LGBTQIAPN+: o que significa cada letra e o contexto por trás da sigla Por: Felipe Alvares

A sigla LGBTQIAPN+ representa diferentes identidades de gênero e orientações sexuais. Por ser mais abrangente, ela acolhe uma quantidade maior de pessoas. Também substitui as siglas GLS e LGB,...
Qualidade de Vida
Resiliência: entenda o conceito e como ser mais resiliente

Resiliência: entenda o conceito e como ser mais resiliente Por: Paola Sobral

O significado de resiliência vem da física, que significa a capacidade de um material voltar ao seu estado original após sofrer alguma deformação. No campo da Psicologia, se refere...
Qualidade de Vida
Fonoaudiologia: entenda tudo sobre essa profissão

Fonoaudiologia: entenda tudo sobre essa profissão Por: Anderson Rodrigues

O fonoaudiólogo é o profissional da área de saúde graduado em fonoaudiologia. Ele auxilia pessoas de todas as idades no desenvolvimento ou no restabelecimento de funções e habilidades relacionadas...
Qualidade de Vida
Assexualidade, pansexualidade e outras orientações sexuais

Assexualidade, pansexualidade e outras orientações sexuais Por: Felipe Alvares

Há quem diga que cada pessoa tem sua opção sexual. Porém, esse não é o termo correto. Afinal, sexualidade não é uma escolha, é algo inerente ao ser. Por...
Qualidade de Vida
Serotonina: como esse hormônio impacta o seu bem-estar

Serotonina: como esse hormônio impacta o seu bem-estar Por: Anderson Rodrigues

Vários aspectos da sua qualidade de vida são resultado dos seus hormônios. Isso inclui desde o seu humor até sua disposição e produtividade. Um dos principais hormônios para seu...
Qualidade de Vida
Yoga: o que você precisa saber para iniciar na prática

Yoga: o que você precisa saber para iniciar na prática Por: Felipe Alvares

A Yoga é uma prática que utiliza diversas técnicas com o objetivo de trabalhar o equilíbrio entre corpo, mente e espírito. Apesar de ser mais conhecida pelas posturas, a...
Qualidade de Vida
Sonhos: como eles podem favorecer sua saúde mental

Sonhos: como eles podem favorecer sua saúde mental Por: Felipe Alvares

Se você procurar no diário de Oxford, sonho é conceituado como conjunto de imagens, de pensamentos ou de fantasias que se apresentam à mente durante o sono. A qualidade...
SOLUÇÕES EM DESTAQUE
Qualidade de vida, Saúde e Ergonomia
Preparado para transformar pessoas e negócios?
O investimento em saúde, segurança e qualidade de vida impacta diretamente nos resultados da sua organização.
Fale com nossos especialistas
x

Solicite uma proposta







    Assine nossa newsletter

      Autor
      Carina Martins

      Head de Marketing e Inside Sales BeeCorp | Jornalista e Especialista em Comunicação Corporativa

      Deixe um comentário

      O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

      Fale com consultor!

      Fale com um consultor

        Cadastrar currículo