Como fazer ginástica laboral preparatória dentro da empresa?

Ginástica Laboral Preparatória
Categoria: Qualidade de Vida

Investir em saúde dentro das empresas está deixando de ser um diferencial para se tornar um requisito dos grandes talentos do mercado. Uma pesquisa feita pela Catho apontou que a preferência dos candidatos pelos benefícios relacionados à qualidade de vida se equiparam ao valor salarial e ao plano de carreira.

O avanço das doenças, como a síndrome de burnout, é um desafio para milhares de organizações, mas o segredo está em tratar o problema antes que ele se manifeste, isto é, oferecendo alternativas saudáveis aos colaboradores, que impactem positivamente seu estilo de vida, como a ginástica laboral preparatória.

Neste artigo, vamos explicar sobre os exercícios dessa modalidade e as vantagens que sua implementação pode trazer para o dia a dia corporativo. Acompanhe!

O que é ginástica laboral?

A ginástica laboral nada mais é que os exercícios da ginástica aeróbica aplicados no ambiente de trabalho. Na prática, é uma pausa na rotina para realizar uma sequência de atividades físicas. É importante que todos os setores participem desse momento, em especial aqueles cujos funcionários fazem movimentos contínuos e repetitivos.

A ginástica laboral para os colaboradores serve justamente para interromper o fluxo, embora não o atrapalhe, pelo contrário: a breve parada contribui para aumentar a motivação, melhorar a concentração e, até, combater o sedentarismo, ou seja, a ginástica laboral é uma excelente aliada para ajudar pessoas que têm pouco tempo para se exercitar.

Guia completo sobre Ginástica Laboral, inclusive a preparatória

Quais são os tipos de ginástica laboral?

Dentro dessa prática esportiva, há categorias específicas, que atendem a seus respectivos objetivos, mas todas elas têm em comum o poder de diminuir os riscos ergonômicos. São elas: a ginástica laboral preparatória, compensatória, de relaxamento e corretiva.

Ginástica laboral corretiva

Como o próprio nome já indica, esse tipo de ginástica laboral serve para corrigir ou reparar a má postura que o empregado venha a ter durante seu dia a dia de trabalho. O hábito de passar longas horas sentado (ou mesmo em pé) tende a fazer a musculatura relaxar em um ponto que a sobrecarregue, inviabilizando uma boa estrutura ergonômica.

Os benefícios da ginástica laboral corretiva são mais sentidos por quem costuma se queixar de dores nas costas e nas pernas — geralmente, consequência da má postura, má circulação etc.

Ginástica laboral de relaxamento

Essa modalidade costuma ser realizada no final do expediente e serve para desligar o corpo do trabalho. Seus movimentos são leves, para relaxamento e alongamento muscular, e duram de 10 a 20 minutos.

Ginástica laboral compensatória

Sabe aquela apresentação que você está preparando e, do nada, acontece um bloqueio criativo? Talvez seja hora de fazer alguns exercícios de ginástica laboral compensatória. Ela é recomendada justamente para esses momentos em que o corpo começa a apresentar sinais de fadiga ou cansaço e exige uma pausa breve. É uma boa oportunidade para se exercitar e recuperar a energia.

Ginástica laboral preparatória

Assim como a ginástica laboral de relaxamento serve para informar ao corpo que o dia de trabalho está chegando ao fim, a preparatória tem o efeito contrário: energizá-lo para o expediente que está começando. É uma das modalidades mais indicadas, pois afasta o sono e movimenta o corpo para iniciar bem a manhã.

Como incluir a ginástica laboral preparatória na rotina de trabalho?

Com a situação da pandemia, grande parte das empresas precisaram adaptar sua forma de trabalhar e lidar com as pessoas. Em casa, pode ser um desafio ainda maior dedicar alguns minutos à prática de uma atividade física. Ou não.

Um dos benefícios da ginástica laboral é sua versatilidade. Seus movimentos podem ser realizados no conforto da sua residência desde que guiados por um profissional qualificado — pois é isso que evita deslocamentos desnecessários e a eficácia do exercício. Para começar, é importante seguir estas dicas.

Determine o tempo de duração das atividades

Já deu para entender que a ginástica laboral é rápida. Seu objetivo não é atrapalhar a rotina de trabalho, mas torná-la menos cansativa e mais produtiva. Então, para realizar as atividades, reserve de 10 a 15 minutos, pela manhã ou pela tarde.

Apresente os benefícios

Nem todo mundo tem disposição para se exercitar ou parar seus afazeres corporativos. Por isso, a empresa deve destacar a importância de fazer a ginástica, pontuando seus benefícios para a saúde e qualidade de vida.

Incentive a participação

Não precisa ser obrigatório, mas reforce junto às lideranças como a adesão e participação dos colaboradores é essencial. Afinal, a empresa está investindo no programa para aumentar sua satisfação e desempenho. Portanto, o interesse deve vir de ambas as partes.

Escolha exercícios que movimentem os músculos usados no trabalho

Os exercícios da ginástica laboral preparatória devem ser realizados de acordo com a área de trabalho. Os colaboradores de um setor administrativo não devem fazer os mesmos que um grupo de produção. As instruções devem respeitar os músculos mais usados para garantir que terão a atenção devida.

Monitore os resultados

O monitoramento dos resultados é indispensável para conhecer onde se está acertando e quais são os pontos de melhoria. Isso vale para todas as áreas. Se a empresa já faz um acompanhamento da saúde dos seus empregados, os resultados serão mais satisfatórios e visíveis.

Se não, é uma oportunidade para começar, pois, coletando esses tipos de informação, torna-se mais fácil lidar com doenças ocupacionais, licenças médicas, absenteísmo etc.

Que tipos de exercício englobam a ginástica laboral preparatória?

Há diversos tipos de exercícios dentro dessa categoria, desde os simples até os que provocam mais a musculatura. Considerando que essa modalidade é recomendada para quem está prestes a começar o dia de trabalho, destacamos alguns movimentos para aquecer.

Alongamento

Pode ser feito em pé ou sentado. Basta estender os braços acima da cabeça, alongando a coluna, e manter a posição por 20 a 30 segundos. Isso vai fortalecer suas costas, que devem ficar eretas nas próximas horas.

Contração do abdômen

De pé, afaste as pernas. Flexione um pouco o tronco e contraia o abdômen. Ponha as mãos no quadril e flexione o joelho direito, estendendo o outro lado. Mantenha a posição por 10 a 15 segundos e, em seguida, troque o joelho.

Flexão do pescoço

Ainda de pé e com as pernas afastadas, deixe o tronco ereto e o abdômen contraído. Leve as mãos entrelaçadas para a nuca e flexione o pescoço, lançando o queixo na direção do peito. Permaneça assim por 10 a 15 segundos.

A ginástica laboral nas empresas é uma ótima alternativa para quem gosta de se exercitar, mas tem dificuldade para encaixar a prática no dia a dia. Aproveite esses intervalos na sua rotina de trabalho e movimente seu corpo. Esses exercícios são essenciais para se manter produtivo e relaxado durante o expediente. Para as organizações, é a chance de investir na segurança física e mental dos colaboradores.

Entendeu como funciona a ginástica laboral preparatória? Já realiza esses exercícios no seu ambiente de trabalho? Comente!

BLOG DA BEECORP
Você também pode se interessar
Qualidade de Vida
LGBTQIAPN+: o que significa cada letra e o contexto por trás da sigla

LGBTQIAPN+: o que significa cada letra e o contexto por trás da sigla Por: Felipe Alvares

A sigla LGBTQIAPN+ representa diferentes identidades de gênero e orientações sexuais. Por ser mais abrangente, ela acolhe uma quantidade maior de pessoas. Também substitui as siglas GLS e LGB,...
Qualidade de Vida
Resiliência: entenda o conceito e como ser mais resiliente

Resiliência: entenda o conceito e como ser mais resiliente Por: Paola Sobral

O significado de resiliência vem da física, que significa a capacidade de um material voltar ao seu estado original após sofrer alguma deformação. No campo da Psicologia, se refere...
Qualidade de Vida
Fonoaudiologia: entenda tudo sobre essa profissão

Fonoaudiologia: entenda tudo sobre essa profissão Por: Anderson Rodrigues

O fonoaudiólogo é o profissional da área de saúde graduado em fonoaudiologia. Ele auxilia pessoas de todas as idades no desenvolvimento ou no restabelecimento de funções e habilidades relacionadas...
Qualidade de Vida
Serotonina: como esse hormônio impacta o seu bem-estar

Serotonina: como esse hormônio impacta o seu bem-estar Por: Anderson Rodrigues

Vários aspectos da sua qualidade de vida são resultado dos seus hormônios. Isso inclui desde o seu humor até sua disposição e produtividade. Um dos principais hormônios para seu...
Qualidade de Vida
Yoga: o que você precisa saber para iniciar na prática

Yoga: o que você precisa saber para iniciar na prática Por: Felipe Alvares

A Yoga é uma prática que utiliza diversas técnicas com o objetivo de trabalhar o equilíbrio entre corpo, mente e espírito. Apesar de ser mais conhecida pelas posturas, a...
Qualidade de Vida
Sonhos: como eles podem favorecer sua saúde mental

Sonhos: como eles podem favorecer sua saúde mental Por: Felipe Alvares

Se você procurar no diário de Oxford, sonho é conceituado como conjunto de imagens, de pensamentos ou de fantasias que se apresentam à mente durante o sono. A qualidade...
Qualidade de Vida
Massoterapia: tipos de técnicas, benefícios e indicações

Massoterapia: tipos de técnicas, benefícios e indicações Por: Felipe Alvares

Massoterapia é a classificação dada para as técnicas que visam proporcionar saúde e bem-estar para as pessoas, como Quick Massage, reflexologia e Shiatsu. Ela pode ser aplicada, exclusivamente, por...
Qualidade de Vida
O que é pilates? Entenda os benefícios dessa prática e para que serve

O que é pilates? Entenda os benefícios dessa prática e para que serve Por: Carina Martins

Pilates é um método de treinamento que pode ser feito por pessoas de qualquer idade. Devido aos inúmeros benefícios do pilates para saúde, é uma prática recomendada por muitos...
Qualidade de Vida
Dependência emocional: como identificar e superar

Dependência emocional: como identificar e superar Por: Paola Sobral

Normalmente relacionada com experiências que ocorreram durante a vida, a dependência emocional precisa de muito apoio para ser superada. Cuidar da saúde mental e procurar ajuda de um profissional...
SOLUÇÕES EM DESTAQUE
Qualidade de vida, Saúde e Ergonomia
Preparado para transformar pessoas e negócios?
O investimento em saúde, segurança e qualidade de vida impacta diretamente nos resultados da sua organização.
Fale com nossos especialistas
x

Solicite uma proposta







    Assine nossa newsletter

      Autor
      Carina Martins

      Head de Marketing e Inside Sales BeeCorp | Jornalista e Especialista em Comunicação Corporativa

      Deixe um comentário

      O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

      Fale com consultor!

      Fale com um consultor

        Cadastrar currículo