Blog da Beecorp

hábitos saudáveis
Qualidade de Vida

Hábitos saudáveis: como e quais estimular na empresa!

A sua empresa estimula os hábitos saudáveis entre os colaboradores? Pois saiba que essa prática traz muitos benefícios tanto para o trabalhador quanto para a corporação. Você sabe os motivos?

Aliás, essa é uma tendência cada vez mais forte no ambiente de trabalho, já que a qualidade de vida influencia diretamente no rendimento e no engajamento do empregado e, consequentemente, nos bons resultados da empresa.

Quer saber como promover um estilo de vida mais saudável entre os funcionários? Então, continue a leitura, pois é sobre isso que falamos neste post!

Por que promover hábitos saudáveis na empresa?

Não é segredo para ninguém que para ter mais saúde, bem-estar e longevidade é preciso manter hábitos saudáveis. Com eles é possível ter um corpo mais funcional e prevenir diversas doenças.

Sabendo disso, você já parou para pensar que um funcionário que mantém um estilo de vida saudável é mais produtivo? Pois é! Uma boa alimentação, a prática de atividades físicas, o sono regulado e outras atitudes fazem com que a pessoa seja mais bem-disposta e resistente às enfermidades.

Agora, imagine o contrário: alguém que se alimenta mal, é sedentário, dorme pouco e fuma, sua integridade física e mental comprometida. Consequentemente, rende bem menos na execução de sua função, além de faltar mais ao trabalho por motivos de saúde.

Todo mundo sabe que é preciso manter hábitos saudáveis para ter qualidade de vida e saúde, que, por sua vez, é imprescindível para que o funcionário tenha um bom desempenho no trabalho.

Por exemplo, um estudo da Universidade de Brigham Young, nos Estados Unidos, concluiu que colaboradores que têm uma alimentação ruim apresentam 66% de propensão à queda na produtividade.

Já uma pesquisa da Willis Towers Watson apontou que o estresse (62%) e a falta de atividades físicas (44%) são os principais riscos à saúde dos funcionários e à produtividade da empresa. Além desses fatores, foram avaliados presenteísmo (42%), excesso de peso/obesidade (40%) e maus hábitos alimentares (36%).

Se preocupar com a qualidade de vida do colaborador promovendo hábitos saudáveis também é uma maneira de aumentar a produtividade da corporação. Ou seja, ambas as partes saem ganhando.

Como promover hábitos saudáveis no ambiente de trabalho?

Agora que você já sabe os motivos para incentivar os hábitos saudáveis entre os seus funcionários, fica a dúvida: como promovê-los? A verdade é que com ações simples a empresa estimula uma vida mais saudável dentro e fora do ambiente de trabalho. A seguir, veja as nossas dicas.

Alimentação equilibrada

Uma dieta saudável e rica em nutrientes é importante para manter a boa saúde e o corpo funcional. Estimular esse hábito entre os funcionários pode ser mais fácil do que você imagina.

Cardápio saudável

As empresas que fornecem refeições para os empregados devem oferecer um cardápio variado e nutritivo. Contratar um nutricionista ou uma empresa de alimentação para cuidar dessa parte é uma boa ideia.

Condições para as refeições

Mesmo os funcionários que trabalham meio período e, portanto, não fazem refeições fornecidas pela empresa necessitam de um lugar adequado para isso. Um refeitório com condições apropriadas para que eles possam armazenar e consumir alimentos saudáveis em vez de apelar para a comida industrializada por falta de um lugar adequado.

Informação

A informação é uma arma poderosa, não é mesmo? Que tal aproveitar o local em que os funcionários fazem as refeições para ensiná-los a se alimentar melhor? Para isso, cole panfletos e cartazes no refeitório.

Outra medida eficaz são as palestras ministradas por nutricionistas, que abordam de maneira didática diversos assuntos relacionados à alimentação, desde como se nutrir melhor até como evitar doenças por meio da dieta.

Atividades físicas

A prática regular de atividades físicas melhora o condicionamento físico, previne doenças, ajuda a manter o peso corporal adequado, entre outros benefícios. Portanto, incentivá-la auxilia, e muito, a promover a qualidade de vida do funcionário.

Você já ouviu falar da ginástica laboral? Ela é uma prática de exercícios físicos por 10 a 15 minutos durante o expediente de trabalho, comandada por um fisioterapeuta ou educador físico. É baseada em técnicas de alongamento, percepção de controle corporal, respiração, reeducação postural e compensação dos músculos. Veja as vantagens:

  • melhora o sistema respiratório, cardíaco e esquelético;
  • reduz a sensação de fadiga e cansaço ao final do expediente;
  • aumenta a atenção e concentração;
  • combate e previne as doenças ocupacionais (LER/DORT, estresse, depressão e ansiedade);
  • melhora o condicionamento físico, coordenação motora, resistência e flexibilidade;
  • minimiza a monotonia;
  • promove interação entre os funcionários.

É muito comum que os colaboradores que praticam ginástica laboral passem a fazer exercícios físicos também fora do ambiente de trabalho, já que percebem todos os benefícios que eles trazem para o corpo e para a mente.

Relaxamento

Além de cuidar do corpo, manter hábitos saudáveis é zelar pela mente. O estresse do dia a dia, tanto no trabalho quanto em casa, afeta diretamente o rendimento do funcionário, e isso pode desequilibrar a produtividade da empresa.

Fora isso, o estresse é um dos grandes vilões para o desenvolvimento de ansiedade e depressão. Por esse motivo é preciso combatê-lo no ambiente de trabalho e proporcionar mais qualidade de vida para o colaborador.

Para isso, a Quick Massage é uma aliada poderosa! Ela é uma massagem rápida, que dura em torno de 15 minutos, mas tem um efeito relaxante intenso que traz bem-estar. Os movimentos são feitos nos membros superiores (região cervical, ombros, braços, antebraços, mãos e região lombar). Entre os seus inúmeros benefícios estão:

  • combate o estresse laboral;
  • reduz a tensão muscular;
  • aumenta a circulação sanguínea;
  • promove o relaxamento e o bem-estar;
  • reduz a sensação de fadiga;
  • melhora a disposição.

Viu como promover os hábitos saudáveis na sua empresa é uma excelente alternativa para minimizar o absenteísmo e aumentar a produtividade? Um colaborador com mais saúde e qualidade de vida é mais engajado e bem-disposto, rendendo mais nas suas atividades e ajudando a corporação a atingir os resultados desejados.

Nosso post ajudou você? Todos os meses, lançamos conteúdos exclusivos sobre bem-estar. Assine a nossa newsletter e não perca nossas novidades!