Você sabia que existe o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial? Ele é comemorado no dia 26 de Abril e ajuda a fomentar a reflexão das pessoas a cerca da doença.
Muito se fala sobre a prevenção, mas hoje gostaria de falar sobre alguns cuidados específicos que devem ser tomados, e são negligenciados, quando se verifica a pressão arterial. Confira!
Cuidados ao verificar sua pressão
Para você que tem hipertensão arterial ou está fazendo o monitoramento da pressão, atenção para as informações e recomendações a seguir quando for aferir sua pressão.
- Faça um repouso de 15 minutos em um ambiente calmo e agradável. Não se mede a pressão arterial nas ruas das grandes cidades.
- A bexiga deve estar vazia.
- Após exercícios, álcool, fumo ou café você deve aguardar 30 minutos para medir. O exercício recente reduz a pressão.
- O manguito do aparelho de pressão deve estar firme e bem ajustado e deve ser mantido na altura do coração.
- Não falar durante a medida da pressão. Nem você, nem o médico ou a equipe de enfermagem. Falar pode aumentar a pressão.
- Esperar de 1 a 2 minutos entre as medidas.
- A posição sentada ou deitada é recomendada na rotina das medidas e vale a medida de menor valor para controle.
- Os aparelhos devem ser calibrados regularmente.
- No inverno a pressão pode subir e no verão diminuir.
Como medir minha pressão?
A automonitorização da pressão arterial é um meio simples e barato de obter um maior número de leituras, as quais são, pelo menos, representativas do ambiente natural no qual os pacientes passam a maior parte do dia.
Equipamentos
Há três tipos de medidores que podem ser utilizados para automonitorização. Os esfigmomanômetros de coluna de mercúrio continuam sendo o padrão-ouro, a partir do qual todos os outros aparelhos são comparados (são considerados o “ótimo”).
Os aparelhos aneroides (parecem um relógio) são ideais para a maioria dos pacientes e há relativamente poucos erros com eles, porém poucas pessoas sabem utilizar (o “bom”). Os eletrônicos estão disponíveis em grande número e ganharam popularidade rapidamente.
Podem medir a pressão no braço, pulso ou dedo, e podem ser inflados automática ou manualmente. O único ponto crítico é a precisão, que varia de um aparelho para o outro (o “razoável”). O ótimo pode ser inimigo do bom e este é arqui-inimigo do razoável.
Vantagens e desvantagens
Por fim, veja as vantagens e desvantagens da automedição da pressão arterial:
Vantagens | Desvantagens |
Elimina o efeito “avental branco” |
A maioria dos dados é imprecisa |
Número aumentado de leituras | |
Avalia resposta ao tratamento | |
Melhora a adesão ao tratamento | |
Reduz custos |
Converse com seu médico! Somente ele poderá orientar como monitorar sua pressão e te instruir e medicar no caso da hipertensão arterial.
Invista em saúde e bem-estar!
Artigo escrito por Eduardo Arantes, Diretor Técnico da BeeCorp.