Blog da Beecorp

Qualidade de vida no trabalho

Por que o incentivo à atividade física nas empresas é importante?

Praticar exercícios físicos regularmente acarreta diversos benefícios físicos e mentais para o corpo humano, como perda de peso, melhora do humor, aumento dos níveis de energia e muito mais. No entanto, apenas saber desses benefícios não é motivo suficiente para fazer as pessoas se exercitarem. Então talvez com o incentivo à atividade física feito corretamente, esse quadro melhore, não?

O incentivo à atividade física nas empresas é importante e interessante tanto para o funcionário quanto para a empresa. Para o funcionário, pois ele vai desfrutar de todos os benefícios da atividade física regular, e para a empresa, pois ela terá menos gastos e maior retenção de colaboradores, tornando-se mais sustentável. Entenda melhor!

Como praticar o incentivo à atividade física na empresa

A seguir, descubra como fazer para incentivar a prática de atividades físicas na empresa.

Encoraje a prática de alongamentos

Empregados que passam muito tempo sentados na mesma posição podem se beneficiar com uma rotina de alongamentos. Quem trabalha em escritório ou em alguma condição semelhante tende a adquirir maus hábitos de postura, que podem ocasionar problemas na coluna e nas articulações.

Por isso, é de extrema importância a empresa encorajar os funcionários a manter uma rotina de alongamentos com exercícios para ombros, costas, braços e pescoço. É interessante, também, incentivar pequenos intervalos para o empregado levantar e fazer uma pequena caminhada, nem que seja para pegar um cafezinho. Dessa forma, a empresa estará dando um ótimo passo na criação de um ambiente mais ativo.

Implemente a ginástica laboral

A ginástica laboral é uma prática feita com a supervisão de um profissional de educação física ou fisioterapia que visa a correção de postura, ativação de grupos musculares, respiração e alongamento.

A ginástica é uma ótima forma de reduzir dores e lesões geradas por má postura, além de ser uma aliada no combate a danos por esforço repetitivo. Também, a sua execução é bastante prática e rápida, não levando mais do que 15 minutos para ser realizada.

Sendo assim, a ginástica laboral é uma excelente forma de manutenção de qualidade de vida e incentivo à atividade física no ambiente das empresas, além de gerar um ótimo retorno sobre o investimento feito.

Monte um grupo de corrida e caminhada

A pressão do ambiente empresarial, muitas vezes, afeta o empregado mais do que ele pode aguentar. Tarefas para entregar, e-mails, reuniões etc. — tudo isso contribui para que os colaboradores fiquem cada vez mais tensos.

Pensando nisso, uma ideia interessante seria a criação de um grupo de caminhada e corrida com os funcionários da empresa. Isso funcionaria como uma válvula de escape da pressão diária. Além disso, exercícios em grupo unem pessoas e criam vínculos entre elas, o que é ótimo para o ambiente da empresa.

Para criar o grupo, é necessário, primeiramente, escolher um lugar agradável e que seja acessível a todos, de preferência ao ar livre, como um parque. É interessante, também, garantir a presença de alguém experiente nesse tipo de exercício ou de um educador físico, para que o grupo não perca o foco e a organização.

Chame a atenção para a alimentação

Para o corpo funcionar de forma correta, com energia e disposição na hora de trabalhar e de se exercitar, é necessário ter uma alimentação de qualidade. Por isso, ao pensar em incentivo à atividade física, é preciso que a empresa reforce a estratégia com a implementação de um plano de reeducação alimentar com acompanhamento nutricional.

A reeducação alimentar é importante, pois dará ao empregado o cardápio correto para suas necessidades. Pessoas que não têm uma alimentação balanceada, equilibrada e diversificada, geralmente, sofrem de algumas alterações, como: cansaço, ansiedade, irritação, ganho de peso, falta de energia, entre outros.

Faça mudanças simples

O incentivo à atividade física também pode ser feito por meio de algumas pequenas mudanças na empresa, dentre elas:

  • disponibilizar uma pequena academia ou ambiente para prática de exercícios físicos na própria empresa;
  • permitir horários de trabalho flexíveis ou intervalos para a prática de atividades físicas;
  • encorajar o uso de escadas;
  • providenciar algumas bicicletas para os funcionários que quiserem fazer o trajeto para a empresa pedalando;
  • disponibilizar um ambiente para duchas e troca de roupas depois de atividades físicas.

Principais benefícios

O incentivo à atividade física traz diversos benefícios para os funcionários e para a empresa. Confira, a seguir, os principais deles.

Colaboradores atentos e motivados

A prática de atividade física é benéfica para a saúde do corpo inteiro, inclusive da mente. Quem se exercita regularmente terá menos estresse, ansiedade e sonolência durante as atividades diárias. Por isso, a empresa que deseja ter funcionários mais dispostos e que trabalhem de forma otimizada, com certeza investirá em um programa de incentivo à atividade física.

Menos doenças e lesões

Os exercícios físicos aumentam a resistência muscular e melhoram a funcionalidade das articulações, além de favorecerem a circulação sanguínea. Isso torna o corpo bem mais resistente a lesões por esforço repetitivo, melhora a postura e faz com que a pessoa trabalhe de forma mais eficiente.

Além disso, a atividade física regular diminui a incidência de doenças cardiovasculares, diabetes tipo 2, osteoporose e doenças mentais. Isso é ótimo para o funcionário e, também, para a empresa, pois sofrerá menos com faltas, aumentando a produtividade geral, e gastará menos com assistência médica.

Colaboradores unidos

O incentivo à atividade física, sobretudo se for realizada em grupo, transforma o ambiente da empresa, pois vai unir as pessoas. Um grupo de corrida ou de esportes é muito benéfico à organização pelo fato de criar um espírito de equipe e companheirismo entre os colaboradores. Isso é ótimo, pois a empresa será, para os empregados, um ambiente onde eles se sentem bem e confortáveis para trabalhar, diminuindo o absenteísmo.

Sendo assim, é essencial que a companhia implemente uma estratégia de incentivo à atividade física, encorajando os colaboradores a adotar hábitos saudáveis, que beneficiam não somente a vida profissional, como também a pessoal. Essa prática também se mostra bastante benéfica para a empresa, como vimos ao longo do texto.

Então não perca tempo, siga as dicas do artigo e faça da saúde dos seus colaboradores uma prioridade na sua empresa!

Gostou do artigo? Leia também: