Novembro azul: como realizar uma campanha eficaz na sua empresa?

Novembro azul: como realizar uma campanha eficaz na sua empresa?
Conheça o Novembro Azul
Saiba mais sobre o câncer de próstata
Desmistificando o câncer de próstata
O que abordar na campanha Novembro Azul da sua empresa
Como desenvolver ações efetivas na sua empresa
Categoria: Saúde

Novembro Azul é uma campanha muito importante para o cuidado e a atenção com a saúde do homem. O movimento visa conscientizar sobre a relevância do câncer de próstata, a sua incidência na população masculina e, sobretudo, incentivar a sua prevenção.

Na verdade, esse é um tema ainda cercado por muitos tabus, cujos dados e estatísticas são alarmantes. A incidência da doença é tão alta que, para cada 9 homens, um terá o diagnóstico da doença ao longo da sua vida. Você também vai entender nesse conteúdo:

  • Saiba mais sobre o câncer de próstata
  • Quais as formas de prevenção do câncer de próstata?
  • O que abordar na campanha Novembro Azul
  • As empresas têm um importante papel nessa estratégia e precisam abraçar a ideia de cuidar dos seus colaboradores e promover um impacto positivo na sociedade. Continue a leitura para entender um pouco mais sobre esse assunto e conferir sugestões de como aderir ao Novembro Azul. Caso queria um conteúdo mais aprofundado nesse sentido, veja nosso conteúdo:

    O que é a campanha de Novembro Azul?

    Em 2003, Travis Garone e Luke Slattery, dois amigos da cidade de Melbourne, na Austrália, foram inspirados pelas campanhas de combate ao câncer de mama. Eles decidiram deixar seus bigodes crescerem para chamar a atenção das pessoas sobre a importância do cuidado com a saúde dos homens.

    Como 17 de novembro é tido como Dia Mundial do Combate ao Câncer de Próstata, eles optaram por manter seus bigodes durante esse mês. No mesmo ano, mais amigos participaram dessa campanha, que teve o impacto positivo desejado, pois as pessoas ficavam curiosas com os bigodes longos.

    A ideia deu certo e, logo no ano seguinte, foi criada uma organização sem fins lucrativos para arrecadar fundos para combater o câncer de próstata. Ela foi chamada de Movember Foundation, unindo as palavras moustache (“bigode”) e november (“novembro”).

    O movimento cresceu e se espalhou para mais de 20 países, com alguns homens, além do bigode, cultivando toda a barba. Devido a isso, em alguns lugares, a campanha Novembro Azul também era chamada de No-shave November, ou seja, “novembro sem barbear”.

    A campanha foi trazida para o Brasil pelo Instituto Lado a Lado Pela Vida e pela Sociedade Brasileira de Urologia, em 2008. Com referência à cor azul, a escolha não tem nenhuma base específica. Apenas já era utilizada mesmo antes de surgirem os movimentos. Então, foi associada ao mês de novembro.

    Saiba mais sobre o câncer de próstata

    A sensibilização para a realidade do câncer de próstata pode ser mais eficiente com informação clara e precisa a respeito da doença. Veja, a seguir, os principais aspectos que precisam ser conhecidos.

    Estatísticas brasileiras que demonstram a importância do Novembro Azul

    O câncer de próstata é o tipo mais comum de câncer entre a população masculina, representando 29% dos diagnósticos da doença no país. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), há uma estimativa de 72 mil casos novos a cada ano do próximo triênio (2024-2027), atrás apenas do câncer de pele não melanoma.

    A doença é a segunda principal causa de morte por câncer em homens, sendo menor apenas que o número de óbitos provocados pelo câncer de pulmão. As estatísticas podem ser assombrosas: a cada 41 homens, pelo menos 1 morrerá de câncer de próstata.

    O câncer de próstata apresenta maior incidência entre homens mais velhos. Assim, seis em cada 10 casos são diagnosticados em homens com mais de 65 anos de idade. Na verdade, é raro que ocorra esse diagnóstico antes dos 40 anos. A média de idade, no momento do diagnóstico, é de 66 anos.

    Esse tipo de câncer é uma doença grave, mas a maioria dos casos diagnosticados não vai a óbito. E, quanto mais intensas forem as ações de conscientização e de trabalho permanente para as ações de prevenção e diagnóstico precoce, menores ainda serão os casos letais.

    Por tudo isso, a campanha do Novembro Azul se faz tão necessária.

    Principais sinais e sintomas do câncer de próstata

    Quando em seus estágios iniciais, o câncer de próstata não costuma provocar o aparecimento de sintomas. Em situações de maior evolução da doença, podem surgir algumas manifestações que, no entanto, não são exclusivas de evento oncológico.

    Isso significa que, na presença desses sinais e sintomas, é preciso investigar com precisão para se descobrir se são devidos ao câncer ou outro distúrbio, por exemplo, a hiperplasia benigna de próstata. Os principais podem ser assim relacionados:

    • micção frequente;
    • fluxo urinário fraco ou interrompido (dificuldade para manter o jato)
    • noctúria ou vontade de urinar frequentemente à noite;
    • presença de sangue na urina ou no sêmen;
    • disfunção erétil;
    • dor nos ossos (quando a doença se disseminou);
    • fraqueza nas pernas ou nos pés.

    Fatores de risco envolvidos: aborde no Novembro Azul

    Fatores de risco não constituem a certeza da doença quando presentes, nem garantia de imunidade quando ausentes. São indicativos de maiores chances de ocorrência da doença. Assim, por exemplo, homens com idade acima de 55 anos, com excesso de peso ou obesidade, apresentam maior propensão à doença.

    Os principais fatores de risco para o câncer de próstata podem ser assim relacionados:

    • idade;
    • etnia;
    • histórico familiar;
    • sobrepeso e obesidade;
    • hábitos alimentares;
    • modo de vida;
    • tabagismo (relacionado à agressividade do câncer quando ocorrente).

    Quais as formas de prevenção do câncer de próstata?

    A melhor forma de prevenção para o câncer de próstata é o diagnóstico precoce. A identificação da doença em seus estágios iniciais permite tratamento e cura. Portanto, não se trata de uma fatalidade para a maioria dos casos, mas da iniciativa de o indivíduo tomar os devidos cuidados.

    Esses cuidados são capazes de garantir uma antecipação às manifestações avançadas da doença. E, além disso, são constituídos por medidas simples que podem ser resumidas em um exame de sangue e uma consulta médica.

    Por sua vez, evitar o tabagismo, o sobrepeso e a obesidade constituem medidas preventivas. Essas, por sua vez, devem estar associadas à adoção de hábitos saudáveis de vida, como cuidados com a alimentação e prática de atividade física.

    Tratamento do câncer de próstata

    O tratamento do câncer de próstata, por sua vez, pode ser feito por meio de diferentes técnicas, que podem ser combinadas ou não. A principal delas é a cirurgia oncológica, quando a doença está restrita à próstata.

    A intervenção cirúrgica pode ser adotada juntamente à radioterapia e tratamento hormonal, conforme as características e circunstâncias de cada caso. Na ocorrência de metástase (quando o câncer se espalhou para outros órgãos), a radioterapia será utilizada junto ao tratamento hormonal, além de outras abordagens paliativas.

    A opção pelo melhor tratamento é totalmente personalizada, definida por médico especializado, após definir os riscos, benefícios e melhores resultados. Assim, de acordo com as condições clínicas do paciente e com o estágio da doença, será definida a abordagem mais adequada.

    Novembro Azul: desmistificando o câncer de próstata

    Um dos grandes desafios para prevenção do câncer de próstata é enfrentar os bloqueios culturais que envolvem os exames preventivos. A primeira campanha no Brasil adotou como lema a frase “um toque, um drible”, justamente na tentativa de quebrar os tabus.

    Com o movimento Novembro Azul, o Ministério da Saúde, órgãos não governamentais, instituições, profissionais da saúde e toda a sociedade envolvida têm o objetivo de desmistificar a doença. O intuito é mostrar a importância de realizar o acompanhamento médico, a fim de identificar o problema, que é silencioso.

    São realizadas diversas ações educativas e de alerta, sempre na tentativa de vencer essas barreiras culturais. A campanha tem o objetivo de mostrar também que o cuidado com a saúde não afeta a masculinidade e o quanto isso é fundamental para preservar a vida do homem, além de uma proteção para aqueles que estão ao seu redor.

    Embora o Novembro Azul tenha foco nos homens, o intuito é alcançar toda a sociedade, porque esses tabus dos quais falamos estão fixados ao senso comum. Sendo assim, a conscientização envolve, e requer, a participação de todos, inclusive das empresas.

    Como promover datas comemorativas a partir de campanhas de conscientização assertivas, como no caso do Novembro Azul

    O que abordar na campanha Novembro Azul da sua empresa

    Nas ações promovidas durante a campanha do Novembro Azul, a prevenção e a desmistificação do câncer de próstata e das suas medidas preventivas constituem o foco. Portanto, é fundamental trabalhar na educação, mostrando como vencer o preconceito e demonstrar o quanto isso é importante para a promoção da saúde e qualidade de vida.

    Trazer números, apresentar dados e estatísticas é uma boa maneira de promover o alerta. No entanto, também é interessante diversificar as ações realizadas, buscando alternativas complementares. Com elas, a mensagem pode ser ainda mais impactante, ao fugir do convencional.

    Uma forma de garantir esse cuidado com os colaboradores é realizar visitas a institutos relacionados ao câncer de próstata. Sair do meio comum para estar em um ambiente diferente e ter uma conversa com especialistas pode fazer toda a diferença para reforçar o alerta.

    Mais uma alternativa é seguir o exemplo que deu início ao Novembro Azul, promovendo campanhas de arrecadação na empresa para contribuir com homens que estão enfrentando a doença. Conhecer casos reais também causa impacto positivo e desperta a empatia e a solidariedade.

    Além disso, também não podemos esquecer que a saúde assistencial oferecida durante o ano inteiro é um cuidado indispensável com os colaboradores. Dessa forma, eles têm acesso ao atendimento médico de acompanhamento, o que pode evitar inclusive outras doenças.

    É essencial ainda trabalhar ações de bem-estar no trabalho e incentivar a adoção de hábitos saudáveis no dia a dia. Afinal, o surgimento do câncer de próstata também é facilitado, por exemplo, por uma dieta desequilibrada.

    Como desenvolver ações efetivas do Novembro Azul na sua empresa

    Aderir ao Novembro Azul é uma iniciativa que promove a saúde na empresa, trabalhando a conscientização dos colaboradores. As organizações têm um papel estratégico diante desse cenário alarmante, uma vez que podem direcionar campanhas personalizadas.

    Isso porque é mais fácil conhecer o perfil dos colaboradores para elas e elaborar ações que estejam em conformidade com as características desse público. Existem diferentes formas de abordar o tema, alinhando às características de quem receberá a mensagem. Acompanhe algumas dicas para promover ações desse tipo na sua empresa.

    Identifique o perfil de seus colaboradores

    Antes de dar início às ações, promova um levantamento a respeito do perfil dos colaboradores da empresa, assim como do conhecimento que eles têm acerca da doença e sua opinião sobre isso, entre outros aspectos. São cuidados que ajudam a definir de que maneira abordar para promover uma aceitação maior.

    Personalize a linguagem utilizada

    Em algumas empresas, por exemplo, o quadro de colaboradores é mais jovem e, muitas vezes, aceita melhor e consegue falar abertamente sobre temas como esse, que ainda são polêmicos. Em contrapartida, algumas organizações têm funcionários mais maduros e reservados, geralmente fechados para assuntos que envolvem sua vida privada.

    Então, o Novembro Azul deve ser trabalhado de modo que a mensagem seja transmitida na linguagem adequada para cada equipe. O foco pode ser na saúde e na qualidade de vida, por exemplo: é interessante abordar a longevidade ou os cuidados com os familiares, pois a preocupação com a própria saúde reflete não só na vida do indivíduo, mas também em quem está a sua volta.

    Facilite a realização de exames

    Como você viu antes, a medida de prevenção mais eficiente é o diagnóstico precoce, que se obtém, inicialmente, a partir dos exames laboratorial e clínico. Dessa forma, uma excelente contribuição que a organização pode dar à campanha é facilitar aos seus colaboradores a realização desses exames.

    Isso pode ser feito por meio de convênio médico, liberação de tempo da jornada para esse fim ou outra medida cabível e condizente com as condições da própria empresa.

    Promova a conscientização dos colaboradores

    Institucionalize a campanha em sua empresa, distribua cartilhas (próprias ou de terceiros), prospectos e mensagens virtuais, proponha palestras, sinalize visualmente. Assim, use sua criatividade e a dos próprios colaboradores, para promover a conscientização dessa realidade nacional.

    Deixe registrada na imagem da empresa esse cuidado e essa preocupação com a saúde de seus funcionários. Esse é um esforço importante, que promove benefícios para todos: empresa, colaboradores e seus familiares.

    Estimule a prática de atividade física

    A adoção de atividades físicas incorporadas à rotina do indivíduo constitui componente essencial da adoção de hábitos saudáveis. Aproveite o Novembro Azul e fomente a prática entre os colaboradores.

    Se possível, facilite para que mais colaboradores possam adotar a atividade física mais condizente com seu próprio perfil. Ainda, avalie como a empresa pode atuar para contabilizar bons resultados em relação a quantidade de colaboradores que são ou que se tornaram ativos.

    Como você pode ver, a adesão ao Novembro Azul pode fazer com que os colaboradores se mantenham saudáveis, e esse cuidado não é benéfico apenas para eles, pois também traz retornos positivos para a empresa. O investimento em seu patrimônio humano é refletido em maior engajamento da equipe e redução de custos com saúde. Além disso, a imagem da empresa é valorizada no mercado.

    Que tal desenvolver uma campanha do Novembro Azul personalizada para a sua empresa? Fale agora com um de nossos especialistas!

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        Autor
        Anderson Rodrigues

        Médico do Trabalho e Especialista em Ergonomia, Perícia e Gestão de serviços de saúde

        1 Comentario

        1. […] Além disso, é um tema interessante para ser tratado em campanhas, como no caso do Outubro Rosa e do Novembro Azul. […]

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