Como a NR 17 pode reduzir o absenteísmo dentro das empresas?

Nr17
O absenteísmo e suas causas
A constituição do absenteísmo
Formas de diminuir o absenteísmo nas empresas
Absenteísmo e ergonomia
Ergonomia como chave para o bem-estar corporativo
A NR 17 e seus objetivos
A estrutura da norma e a que é preciso estar atento
NR 17 como ferramenta para a gestão de pessoas
A aplicação da NR 17 no ambiente de trabalho
As vantagens da NR 17 para a empresa
Categoria: Ergonomia

O absenteísmo nas empresas refere-se à ausência de um colaborador no período de trabalho, seja por algumas horas ou até mesmo por vários dias. Mas qual a sua relação com a NR 17?

O absenteísmo impacta a sinergia operacional, interferindo na cadeia produtiva e sobrecarregando toda a equipe. Entre suas múltiplas causas, podemos destacar problemas relacionados à saúde, ao bem-estar do colaborador e ao ambiente de trabalho.

Se ele impacta tanto na produtividade e tem múltiplas causas, fica a pergunta: como reduzi-lo? É aí que entra a Norma Regulamentadora 17 (NR 17).

Para começar, é preciso cuidar da saúde dos funcionários e proporcionar-lhes boas condições de trabalho, ou seja, é necessária uma ergonomia adequada. Por isso, vamos ver alguns conceitos e entender como, a partir da ergonomia e da NR 17, é possível reduzir o absenteísmo e elevar a produtividade dentro da empresa. Confira agora!

O absenteísmo e suas causas

Os gestores devem estar sempre atentos aos índices de falta e principalmente as suas causas. São muitos os motivos que desestimulam ou impedem o trabalhador de estar presente em seu local de trabalho. Veja alguns deles:

  • problemas de saúde;
  • desalinhamento com a proposta e os objetivos da empresa;
  • clima organizacional desfavorável;
  • líderes arbitrários;
  • cansaço e estresse;
  • excesso de cobrança;
  • acúmulo de tarefas;
  • metas difíceis de cumprir;
  • desentendimento com colegas de trabalho;
  • falta de infraestrutura e de equipamentos.

Afinal, o índice de absenteísmo é antagônico à alta produtividade e, se ele está ocorrendo, é porque existem situações críticas que estão desmotivando os colaboradores. Portanto, esse índice não deve ser visto apenas como algo negativo, mas também como um alerta de que algo está errado.

A constituição do absenteísmo

O absenteísmo apresenta várias fórmulas que servem para apurar as metas aplicadas na avaliação de desenvolvimento, sendo que uma delas é composta pelas variáveis abaixo. Horas de falta ou absenteísmo voluntário:

Formas de diminuir o absenteísmo nas empresas

No momento em que os colaboradores começam a se ausentar da empresa, é fundamental buscar novas propostas para melhorar o ambiente de trabalho. Então, analise o ambiente da sua empresa e estude sugestões de otimização, tanto em termos de espaço físico quanto de condições e benefícios oferecidos aos colaboradores.

Quanto melhor eles se sentirem dentro da empresa, menores serão as possibilidades, por exemplo, de que faltem por desmotivação ou insatisfação. Sendo assim, confira algumas ações que você pode adotar para vencer essa situação.

Identifique os casos em que é justificado o absenteísmo nas empresas

Ressalta-se que nem sempre as faltas ocorridas são ocasionadas por baixo engajamento com a empresa ou por simples irresponsabilidade. Às vezes, o colaborador está apresentando algum problema de saúde — o qual pode, inclusive, estar vinculado à função que ele exerce no trabalho.

Por esse motivo, é interessante manter um programa médico para os funcionários. Atividades como o desenvolvimento regular de um grupo de ginástica laboral também podem reduzir o absenteísmo por doença, além de melhorar o vínculo entre o empreendimento e a sua equipe.

Identifique o colaborador desinteressado

Lembre-se de que alguns colaboradores levam a sério seu trabalho e a empresa. No entanto, eles podem estar desmotivados devido a uma gestão ineficaz ou por causa de um salário nada atraente, por exemplo. Essas são situações que o RH pode resolver por meio de medidas internas.

Um contexto muito diferente é o funcionário desinteressado. Talvez ele esteja apenas esperando uma oportunidade melhor em outro lugar ou simplesmente não goste de trabalhar.

Independentemente da justificativa, o profissional com esse perfil se inclina a apresentar faltas contínuas sem justificativa. Além disso, quando está presente, adere a uma atitude negativa, que pode “contagiar” uma boa equipe de trabalho.

Dessa forma, o setor de RH precisa estar alerta a esse tipo de ocorrência e tomar medidas o mais rápido possível, mesmo que o resultado seja o desligamento do colaborador.

Eduque os jovens colaboradores

A idade também exerce influência no absenteísmo. Funcionários jovens podem não ter a compreensão do quanto a falta individual é negativa para o desempenho coletivo. Em outras circunstâncias, eles podem considerar que não estão recebendo a atenção e as oportunidades que almejam.

É necessário, assim, praticar ações para educar a equipe mais jovem da empresa, já que seus membros, muitas vezes, estão em seu primeiro emprego. Isso pode ser feito informando esses colaboradores da relevância de seu papel e dos processos que levam ao crescimento individual ao longo do tempo. Apenas com essa dedicação por parte da empresa será possível manter os jovens talentos.

Estimule a assiduidade

A motivação para combater o absenteísmo surge da adoção de práticas eficientes, como incentivos e recompensas. Cabe à empresa estimular a assiduidade dos funcionários implementando estratégias que estimulem a sua participação.

A ergonomia (da qual trata a NR 17) é uma delas, já que o funcionário se sente incentivado a trabalhar em um espaço ajustável às suas necessidades e às atividades que desenvolve.

Muitos projetos podem ser criados com a finalidade de engajar cada vez mais o colaborador com a empresa — apresentações de trabalhos, eventos sociais atraentes, programa de recompensas e outras coisas. As recompensas envolvem bônus salariais, brindes, viagens, homenagens ao funcionário mais assíduo e até dispensa do trabalho por um dia, se isso for possível.

Os especialistas também recomendam a aplicação de penalidades antecedidas de advertências. Uma punição seria a suspensão pelo período de 30 dias, conforme determina o artigo 474 da CLT. A demissão por justa causa também é uma penalidade, passível de ser aplicada se o absenteísmo do funcionário configurar abandono de emprego.

Pode-se considerar que o colaborador abandonou o emprego se, injustificadamente, faltar ao trabalho pelo período de 30 dias, conforme explicado na Súmula 32 do TST e no artigo 482, alínea “i”, da CLT).

Entenda o absenteísmo mental

Embora não seja tão divulgado quanto o absenteísmo físico, o absenteísmo mental (voluntário ou involuntário) também deve ser considerado pelo gestor em seu combate ao problema.

Nesse caso, o funcionário encontra-se fisicamente presente na empresa, mas não desempenha tão bem suas atividades devido à dispersão mental. Popularmente, seria o trabalhador que vive no “Mundo da Lua” e que pode ser tão prejudicial à produtividade da empresa quanto o funcionário que falta fisicamente.

É necessário compreender as causas que levam o empregado a comparecer ao local de trabalho, mas não desenvolver suas atividades com o desempenho requerido.

Além de não efetuar sua função da forma devida, ele pode comprometer as atividades de outros funcionários, tornando-se uma “erva daninha” que representa somente custos para o gestor.

Como está a saúde mental da sua empresa?

Absenteísmo e ergonomia

De acordo com Kari-Pekka Martimo, especialista em gestão de absenteísmo, é possível manter a saúde do trabalhador equilibrada, mas, para isso, é preciso que se adotem mudanças no estilo de vida e ações preventivas.

Segundo ele, a empresa que investe em ergonomia e prevenção no ambiente de trabalho consegue aumentar em duas vezes a produtividade dos seus profissionais, reduzindo, com isso, os custos.

Ergonomia como chave para o bem-estar corporativo

A palavra “ergonomia” tem origem a partir do termo grego “ergon”, que se traduz como “trabalho”, e “nomos”, que significa “regras ou normas”. Portanto, essa área vai buscar estudar e compreender o ambiente de trabalho, o perfil dos colaboradores e o tipo de atividade exercida, além de traçar as condições adequadas para a execução das tarefas laborais.

Assim, haverá a qualidade necessária do ambiente de trabalho para que o funcionário desempenhe suas funções com saúde e segurança. Assim, consequentemente, haverá maior produtividade.

Sylvia Volpi, especialista na área, afirma que:

a ergonomia visa a enriquecer o conceito de produtividade conjugado aos conceitos de eficácia, bem-estar e qualidade.

Ela considera que, dessa forma, se reduz a penosidade do ser humano, objetivando sua melhor adaptação ao trabalho e a racionalização do sistema produtivo. Com isso, a almejada produtividade surge naturalmente, como consequência do processo.

Sendo assim, a NR 17, também chamada de Norma da Ergonomia, pode ajudar a empresa a implementar boas ações para melhorar as condições de trabalho, além de promover a saúde e a segurança de seus colaboradores. Vamos conhecê-la melhor.

A NR 17 e seus objetivos

O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), em conjunto com as entidades trabalhistas, criou uma norma regulamentadora específica para a ergonomia.

Essa norma busca estabelecer padrões que permitam a adequação das condições de trabalho às situações psicofisiológicas dos colaboradores. E isso de forma a proporcionar o máximo de conforto e segurança e desempenho eficiente.

A fundamentação legal da norma compreende os artigos 198 e 199 da Consolidação das Leis Trabalhistas, ou CLT. Dessa forma, por lei, as empresas precisam implantar os programas de ergonomia para dar segurança ao trabalhador e prevenir doenças de trabalho, como DORT (Doença Osteomuscular Relacionada ao Trabalho) e distúrbios psicológicos (estresse, depressão e ansiedade).

Osny Orselli, especialista em ergonomia e qualidade de vida, considera que seguir a norma e proporcionar a ergonomia aos colaboradores é, na realidade, um grande investimento. Ele afirma:

Talvez pouca gente saiba que ser uma organização sustentável — hoje em dia cada vez mais exigida por Lei, pela sociedade, pelos parceiros, pelos fornecedores e pelos clientes — é bom, não custa caro e dá lucro! Na realidade, a ideia de investir (e não gastar) em mecanismos de saúde, preservação ambiental, preservação de segurança, cuidado social e recursos humanos como um todo vem dos norte-americanos, que ‘descobriram’ que investir em gente dá retorno, dá lucro ou aumenta os lucros.”

Podemos perceber, então, que investir em ergonomia traz retorno, ou seja, é uma área que tem um bom índice de ROI (Return On Investment). Esse é um indicativo econômico que representa a relação entre o retorno e o capital investido em um projeto ou ação.

Também é essenicial que as empresas fiquem atentas a outros tópicos da legislação relacionados aos riscos ocupacionais, como é o caso do RAT e da CAT.

A estrutura da norma e a que é preciso estar atento

Como dito, a NR 17 visa a estabelecer parâmetros que permitam a adaptação das condições de trabalho às características psicofisiológicas dos trabalhadores, de modo a proporcionar um máximo de conforto, segurança e desempenho eficiente.

Para isso cabe ao empregador realizar a análise ergonômica do trabalho. Esse documento deve conter aspectos que descrevam as condições de trabalho nas seguintes atividades:

  • levantamento, transporte e descarga individual de materiais;
  • condições ambientais de trabalho;
  • equipamentos dos postos de trabalho;
  • mobiliário dos postos de trabalho;
  • organização do trabalho.

A norma apresenta a obrigatoriedade da AET para as seguintes áreas de atuação: Operadores de Checkouts e Trabalho em Teleatendimento/Telemarketing.

NR 17 como ferramenta para a gestão de pessoas

Os cuidados com as condições de trabalho já são regulamentados por lei. A NR 17 é mais do que uma exigência, é uma ferramenta de apoio para a gestão de pessoas. Ela é voltada ao colaborador, mas visa a apoiar também a empresa. Para isso, é preciso que os gestores a vejam como uma ferramenta positiva para diminuir o absenteísmo.

Assim, é possível minimizar os prejuízos ao sistema organizacional das corporações e reduzir custos. Afinal, o absenteísmo é um grande inimigo da produtividade, da motivação e da satisfação dos funcionários.

Nesse panorama, essa norma regulamentadora é de grande importância, pois define que cabe ao empregador realizar a análise ergonômica do trabalho, a fim de verificar se as condições mínimas estão sendo obedecidas.

É preciso salientar que o absenteísmo é um dos grandes fatores enfrentados pelos administradores de vários segmentos da economia do país. A ausência dos colaboradores relacionada com a saúde é um dos principais motivos. Isso afeta bastante o nível de produtividade nos negócios.

Podemos perceber que investir em ergonomia significa proporcionar boas condições de trabalho, além de cuidar da saúde e da segurança do colaborador. Um funcionário que usufrui desses benefícios terá maior disposição e ânimo para desempenhar suas atividades. Assim, a relação com o trabalho torna-se mais agradável e confortável, o que diminui consideravelmente a probabilidade de faltas.

A aplicação da NR 17 no ambiente de trabalho

Não há como negar a relação que existe entre a ergonomia e o absenteísmo. Portanto, fica clara a necessidade de implementar a NR 17 no ambiente de trabalho para favorecer o colaborador e preservar os interesses da própria organização.

Mas na prática, como isso pode ser realizado? A seguir, listamos algumas dicas para que você possa aplicar essa norma regulamentadora em sua empresa de modo a alcançar benefícios para todos os envolvidos. Veja.

Faça um Programa de Ergonomia

O Programa de Ergonomia (PE) reúne todas as ações ou atividades que precisam ser realizadas pela empresa para tornar o ambiente de trabalho mais ergonômico. Ele envolve todas as etapas, desde aquelas iniciais de identificação dos riscos até novos investimentos.

Um dos tópicos que constam no Programa de Ergonomia é a análise dos riscos e situações ergonômicas inadequadas que já existem, sempre considerando o que foi estabelecido pela NR 17. Portanto, a Análise Ergonômica do Trabalho também se encaixa nesse programa.

Ele também traz um plano de ação. Uma vez que foram identificadas as situações e os riscos, quais medidas serão adotadas para corrigir esses problemas? O que é necessário para garantir a segurança ocupacional e mais saúde para os colaboradores? Nesse caso, é preciso considerar o trabalho realizado, já que a norma regulamentadora estabelece condições ideais em cada situação.

O programa também visa conceber um projeto para que o ambiente tenha uma ergonomia adequada. Assim, ele engloba, por exemplo, as correções na estrutura física do ambiente, a aquisição de novos equipamentos, maquinários e outros investimentos que auxiliarão a corrigir as situações identificadas.

Este programa pode ser desenvolvido antes de a empresa iniciar suas atividades ou então quando ela já está operando.

Conscientize os funcionários

Por mais que a empresa desenvolva um excelente Programa de Ergonomia, ele poderá não apresentar os resultados esperados se os colaboradores não estiverem engajados. Sendo assim, para implementar a NR 17 também é muito importante a conscientização da equipe.

É indispensável alertar sobre a importância de realizar as atividades laborais com atenção às questões ergonômicas. Os profissionais precisam estar cientes de como isso contribui para sua saúde, segurança e a execução adequada do trabalho.

Além disso, devem estar conscientes dos prejuízos que a negligência com a ergonomia pode trazer. Listar as consequências que isso promove ajuda na educação e no engajamento da equipe. Vale contar com o auxílio da CIPA para isso.

Palestras, dinâmicas, apresentações de casos, materiais educativos, avisos e lembretes espalhados no ambiente, entre outras medidas, são sempre muito bem-vindas para que haja um reforço em relação ao comportamento que se espera dos funcionários.

Trabalhar com feedbacks positivos e programas de recompensa ou bonificação ajuda no reforço positivo das atitudes que se espera que o colaborador tenha. Assim, além de se tornar mais consciente sobre a importância da ergonomia, ele perceberá que seu esforço é reconhecido e beneficiado.

Cuide do ambiente de trabalho

A implementação da ergonomia no ambiente de trabalho também depende da atenção a diversos detalhes. Afinal a NR 17 também considera iluminação, temperatura e limpeza, por exemplo, como práticas que contribuem para a saúde e o bem-estar dos colaboradores.

Sendo assim, é essencial que o ambiente receba cuidados diários, justamente para observar se esses detalhes estão devidamente ajustados às necessidades dos colaboradores. A manutenção do espaço deve ser mantida de acordo com um cronograma. Nele podem constar as tarefas que devem ser realizadas todos os dias, todas as semanas, a cada 15 dias e assim por diante.

As correções, inspeções e adequações precisam acontecer para se ter certeza de que o ambiente está muito bem iluminado, para manter a temperatura agradável e segura conforme as atividades que são realizadas ali. A organização deve ser prezada, uma vez que bagunça e desordem atrapalham a produtividade e aumentam o risco de acidentes.

A limpeza não só contribui para a saúde como também traz mais conforto para que o colaborador se sinta bem onde ele está. Além disso, é necessário fiscalizar a equipe observando se cada profissional está seguindo aquilo que foi recomendado para ele. Quando não, deve ser feito o alerta para relembrar a atitude correta.

As vantagens da NR 17 para a empresa

A NR 17 oferece vantagens diversas para as empresas, como:

  • a significativa diminuição do absenteísmo: as técnicas ergonômicas ajudam a reduzir as ausências e os afastamentos, melhorando a sensação de bem-estar e a saúde dos funcionários enquanto efetuam sua jornada de trabalho;
  • a valorização do profissional: o colaborador tende a se sentir reconhecido e valorizado, já que está recebendo atenção da empresa para desenvolver seu trabalho e melhorar seu desempenho;
  • o aumento da produtividade: os funcionários sentem-se estimulados usando os equipamentos ergonômicos, com a estação de trabalho ajustada às suas necessidades e tendo a oportunidade de praticar a ginástica laboral, o que resulta em mais disposição para efetuar as atividades, otimizando a produtividade;
  • a valorização da cultura de segurança: os funcionários são estimulados a atuar dentro das normas de ergonomia e de segurança para evitar problemas de saúde e acidentes;
  • a redução de custos: o absenteísmo envolve custos, muitas vezes, altos demais para a empresa.

Os gastos com funcionários que faltam porque estão doentes ou sofreram algum tipo de lesão ficam evidentes na folha de pagamento. A empresa tem que custear cuidados médicos e, se for o caso, internações, cirurgias e medicamentos.

Além disso, a tendência é a queda na produtividade, já que aquele colaborador terá que ficar afastado por um período. A empresa, para não comprometer o ciclo de produção, pode contratar outro empregado temporariamente, mas isso implica novos gastos.

No caso de o trabalhador pedir demissão, também há custos para a organização. E ela terá que recrutar, selecionar e contratar um novo funcionário para ocupar o lugar daquele que se desligou da firma. O nível de satisfação do colaborador é um importante indicativo das possibilidades de ele sair ou permanecer na empresa.

A NR 17 é uma aliada efetiva no controle e combate ao absenteísmo. Claro que é preciso usá-la com outras ferramentas, mas sua funcionalidade é inquestionável.

A BeeCorp disponibiliza soluções para que você possa elementar essa norma em sua empresa de uma forma eficiente. Entre em contato conosco e veja como podemos ajudar!

BLOG DA BEECORP
Você também pode se interessar
Ergonomia
Entenda agora como funciona o processo eleitoral da CIPA

Entenda agora como funciona o processo eleitoral da CIPA Por: Ana Flávia Oliveira

Para formar a CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e Assédio), é preciso passar por um processo de eleição, no qual se escolhem os representantes da comissão. O...
Ergonomia
CIPA: você sabe o que é e o que faz?

CIPA: você sabe o que é e o que faz? Por: Ana Flávia Oliveira

CIPA é a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e Assédio que atua na prevenção de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais. Seu objetivo é promover saúde, preservando a...
Ergonomia
Ergonomia: conceito, tipos e benefícios no trabalho

Ergonomia: conceito, tipos e benefícios no trabalho Por: Ana Flávia Oliveira

Ergonomia é o conjunto de regras e procedimentos que visam os cuidados com a saúde do profissional, dentro e fora do seu ambiente de trabalho. Regulamentada pela NR 17,...
Ergonomia
Tudo que você precisa saber sobre segurança do trabalho

Tudo que você precisa saber sobre segurança do trabalho Por: Ana Flávia Oliveira

Segurança do Trabalho (ST) é um conjunto de medidas de prevenção adotadas para proteger os colaboradores de uma empresa. Para isso, são reduzidos os riscos de acidentes de trabalho...
Ergonomia
Como escolher uma cadeira ergonômica para escritório

Cadeira ergonômica: como escolher uma para escritório Por: Felipe Alvares

Muitas pessoas podem considerar a beleza como um critério importante ao escolher uma cadeira para o seu escritório. Pensam na combinação da peça com o restante do mobiliário, mas...
Ergonomia
Nr17

Como a NR 17 pode reduzir o absenteísmo dentro das empresas? Por: Ana Flávia Oliveira

O absenteísmo nas empresas refere-se à ausência de um colaborador no período de trabalho, seja por algumas horas ou até mesmo por vários dias. Mas qual a sua relação...
Ergonomia
Conheça sobre Normas Regulamentadoras e sua relação com a saúde e bem-estar do trabalhador

Conheça sobre Normas Regulamentadoras e sua relação com a saúde e bem-estar do trabalhador Por: Ana Flávia Oliveira

Um conjunto de documentos normativos da legislação trabalhista representa importante papel para a segurança, saúde e bem-estar dos colaboradores de uma empresa: são as Normas Regulamentadoras, conhecidas por sua...
Ergonomia
Riscos ocupacionais: entenda mais e os 5 tipos!

Riscos ocupacionais: entenda mais e os 5 tipos! Por: Luíza Terra

Um dos principais focos de atenção em Saúde e Segurança do Trabalho (SST) reside nos riscos ocupacionais. São aquelas situações, condições ou procedimentos que oferecem possibilidade de danos à...
Ergonomia
Principais riscos ergonômicos encontrados nas empresas

Principais riscos ergonômicos encontrados nas empresas Por: Ana Flávia Oliveira

Os riscos ergonômicos são todas as condições que afetam o bem-estar, sejam elas físicas, mentais ou organizacionais. Podem ser compreendidas como fatores que interferem nas características psicofisiológicas do profissional,...
SOLUÇÕES EM DESTAQUE
Qualidade de vida, Saúde e Ergonomia
Preparado para transformar pessoas e negócios?
O investimento em saúde, segurança e qualidade de vida impacta diretamente nos resultados da sua organização.
Fale com nossos especialistas
x

Solicite uma proposta







    Assine nossa newsletter

      Autor
      Ana Flávia Oliveira

      Especialista em Enfermagem do Trabalho, Ergonomia aplicada ao Trabalho e Gestão de Pessoas

      6 Comentários

      1. […] caso da NR 17, não há escolha ou exceção: todo empresário que tenha, ao menos, um funcionário contratado […]

      2. […] ergonômicos cuja solução depende da compreensão da maneira que o problema se apresenta. Regulamentada pela NR 17, a AET é uma análise que deve ser feita pelo empregador visando apontar as condições e as […]

      3. […] e harmonizar tais normas, bem como melhorar a proteção do trabalhador. Com relação à NR 17, que trata das Regras de Ergonomia, houve uma grande atualização, principalmente no tocante a […]

      4. […] segurança e saúde do trabalhador (como orienta a NR 17); […]

      5. […] segurança e saúde do funcionário (da maneira orientada pelo que determina a NR 17); […]

      Deixe um comentário

      O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

      Fale com consultor!

      Fale com um consultor

        Cadastrar currículo