Blog da Beecorp

Outubro Rosa
Qualidade de Vida Saúde

Outubro Rosa: tudo que você precisa saber e como promover na sua empresa

Outubro Rosa é um movimento internacional de conscientização do câncer de mama. Seu nome remete à cor do laço rosa que simboliza a luta contra a doença e a importância da prevenção e diagnóstico precoce.

Quando se trata de saúde da mulher, um dos principais temas abordados é o câncer de mama. Essa doença é debatida ao longo de todo o ano, mas durante a campanha do Outubro Rosa, a conscientização e o convite à prevenção são intensificados.

Isso não é para menos, afinal, segundo dados do INCA sobre o câncer de mama no Brasil, em 2019 foram estimados 59.700 novos casos. Já em nível global, as estatísticas do Globocan 2018 apontam uma estimativa de 2,1 milhões de novos casos.

Com exceção do câncer de pele não melanoma, o câncer de mama é o que mais acomete mulheres no Brasil — por isso a importância de uma ação conjunta, o que também inclui as empresas. O Outubro Rosa é fundamental para promover a saúde preventiva da mulher e reverter essa situação alarmante. Continue a leitura para saber mais sobre o assunto!

O que é a campanha Outubro Rosa?

Na década de 90, alguns estados americanos já realizavam campanhas de conscientização sobre o câncer de mama, mas isoladamente. No final dessa mesma década, foi promovida a primeira corrida pela cura, organizada pela Fundação Susan G. Komen for The Cure. Durante o evento, foram distribuídos laços cor-de-rosa, e o mesmo aconteceu nos anos seguintes.

Quando o congresso americano aprovou a realização da campanha especificamente no mês de outubro, ele passou a ser reconhecido nacionalmente como a época do ano para realizar eventos e campanhas em prol da conscientização sobre a doença.

O laço rosa foi adotado como símbolo da campanha. Gradualmente, outros países aderiram a essa ideia, e no caso do Brasil, a primeira manifestação registrada aconteceu em 2002. A campanha Outubro Rosa começou por aqui com a iluminação do Obelisco do Ibirapuera com luzes cor-de-rosa — iniciativa realizada por mulheres simpatizantes da campanha.

Qual é o propósito da campanha?

O objetivo da campanha Outubro Rosa é principalmente a conscientização das mulheres sobre a importância de fazer a prevenção do câncer de mama. O principal foco das ações realizadas são as mulheres, para que conheçam essa doença, saibam como diagnosticá-la precocemente e o que fazer para preveni-la.


O intuito também é conscientizar toda a sociedade, uma vez que com essa ação conjunta, familiares, amigos, grandes marcas, órgãos públicos e empresas ajudam no alerta ao público feminino.

Para o triênio 2020/2022, segundo o Instituto Nacional do Câncer, a estimativa é de que, a cada ano, sejam registrados 66.280 novos casos da doença. Sendo assim, a prevenção ainda é o melhor caminho, e alguns resultados positivos já podem ser percebidos nas ações de controle.

Ainda em relação aos dados do INCA que citamos, eles também apontam que, em 2012, 52,8% das mamografias realizadas no Brasil estavam dentro da faixa etária recomendada, para mulheres dos 50 aos 69 anos, pois estão em um grupo de mais risco. Em 2017, o percentual saltou para 64,6%.

A adesão de toda a sociedade ao Outubro Rosa, bem como a promoção de ações motivacionais nas empresas, são indispensáveis para que a conscientização, a identificação e o tratamento da doença continuem a todo vapor, e em breve, possam ser reduzidos os números de casos e óbitos.

Por que o Outubro Rosa é tão importante?

Já explicamos que a campanha Outubro Rosa é fundamental para conscientizar sobre o câncer de mama, mas ela também tem o seu grau de importância em aspectos tangíveis e intangíveis dentro das empresas. Por isso, as ações e políticas de saúde no trabalho também precisam englobar movimentos como esse.

A adesão à campanha gera satisfação entre as funcionárias pela preocupação da empresa com sua saúde. Elas se sentem valorizadas e motivadas, já que estão inseridas em um grupo que respeita e investe em sua qualidade de vida.

É, ainda, um movimento que acolhe essas colaboradoras, demonstrando apoio emocional e físico — o que pode ser reforçado com a oferta de saúde assistencial. Aliás, essa é uma concretização daquilo que é fomentado durante a campanha.

Não podemos esquecer que esse trabalho educacional e incentivador também ajuda a reduzir o número de afastamentos em função da doença. Desse modo, a empresa tem menos desfalques em seu quadro de colaboradores, e há um controle de custos com a folha de pagamento.

Empresas apoiadoras do Outubro Rosa também têm um impacto positivo em sua imagem. Acontece uma valorização da marca empregadora entre todos os colaboradores, e isso se estende à sociedade, que percebe sua responsabilidade e humanização.

Como propor essa campanha dentro da empresa?

Para que as campanhas sobre câncer de mama no Outubro Rosa tenham uma boa aceitação entre as mulheres e gerem os resultados esperados, é importante adequá-la à realidade de cada empresa, afinal, o quadro de colaboradoras apresenta um perfil distinto entre as organizações.

Analisando o perfil das mulheres que trabalham na sua empresa, fica mais fácil definir quais medidas e ações transmitirão a mensagem corretamente. É importante abordar a respeito:

  • da doença em si;
  • daquilo que pode provocá-la;
  • da importância do diagnóstico precoce;
  • de como deve ser realizado o autoexame;
  • de quem precisa fazer mamografias, entre outros pontos.

Além do alerta sobre o cuidado com a própria saúde, é interessante sair do trivial e promover ações diferentes. É possível, por exemplo, incentivar a doação de cabelo para confeccionar perucas para mulheres em tratamento quimioterápico.

Podem ser organizados grupos de corrida, caminhada ou pedal, ou mesmo ações solidárias. A visita às mulheres que estão internadas, lutando contra a doença, pode promover uma sensibilização expressiva.

Pequenas ações fazem a diferença, como mudar a decoração do ambiente de trabalho, incentivar o uso de roupas cor-de-rosa, distribuir mimos às funcionárias, como flores, e assim por diante.

Preparamos um vídeo com algumas sugestões para inovar na sua campanha do Outubro Rosa. Confira!

As campanhas do Outubro Rosa, Novembro Azul, Setembro Amarelo e outras fazem a diferença para proporcionar saúde aos colaboradores, mas também beneficiam a empresa. Elas melhoram a imagem do ambiente laboral para a equipe e a sociedade, e ainda resultam em profissionais motivados, engajados e produtivos, com entregas de melhor qualidade.

Para que as campanhas de saúde na empresa gerem bons resultados, é interessante propor ações inovadoras. Veja neste e-book algumas ideias para aplicar no Outubro Rosa e Novembro Azul. Boa leitura!