Blog da Beecorp

Qualidade de Vida

5 práticas para tornar seu RH mais estratégico

O RH estratégico é cada vez mais importante para as empresas, tornando-as prósperas e competitivas no mercado. De acordo com pesquisa, companhias que investem efetivamente no assunto têm desempenho 51% superior à concorrência, em média.

Mas como construir uma gestão de pessoas realmente estratégica? Para tanto, é preciso contar com a ajuda de algumas práticas, desde a utilização do People Analytics até a construção uma marca empregadora para atrair talentos.

Pensando nisso e na importância do assunto, decidimos criar um post especialmente para você. Nele, vamos falar das 5 melhores práticas para tornar seu RH estratégico. Confira!

1. Construa uma marca empregadora

Para atrair talentos, é cada vez mais comum a construção de uma marca empregadora. Essa marca tem como objetivo vender a imagem da empresa para o mercado de trabalho, mostrando que ela é um excelente lugar para trabalhar e construir uma carreira.

Muitas coisas podem ser feitas nesse sentido, porém o mais indicado é utilizar os atuais funcionários como embaixadores da marca. Mostre, por meio das redes sociais ou página de carreiras, como eles são felizes em fazer parte da sua empresa.

2. Utilize o People Analytics

Muita coisa mudou nos últimos anos. Hoje, o processo de tomada de decisões não deve ser baseado apenas em palpites, mas na análise de diversos dados sobre as pessoas. Esse processo é chamado de People Analytics, e contribui para arquitetar um RH muito mais eficaz.

Para ficar mais claro, esse processo envolve ao menos três etapas principais: a coleta de dados importantes (por meio de softwares de gestão, pesquisas ou acompanhamento de métricas), a estruturação desses dados a fim de obter informações estratégicas e, por último, sua utilização para tomar importantes decisões, como a implementação de novas capacitações.

3. Modernize o processo de seleção

Mesmo que tenham muitos candidatos no processo de seleção, ele não será eficiente se não encontrar alguém realmente competente e com aderência à cultura da empresa. Para tanto, além das antigas táticas (dinâmicas, entrevistas etc.), é preciso contar com a ajuda da tecnologia.

Uma das ferramentas mais eficazes é o software de mapeamento do perfil comportamental dos profissionais. Com ele, é possível obter uma quantidade enorme de informações sobre o perfil de cada candidato, tudo em poucos minutos e com elevada objetividade.

4. Invista no bem-estar interno

Atualmente, não é difícil ver empresas que investem efetivamente na qualidade de vida dos colaboradores. O motivo é muito simples, companhias que apostam no assunto são (em média) 86% mais produtivas e 70% mais rentáveis que suas concorrentes.

Para tal fim, é possível implementar diversas medidas. Como exemplos, é possível destacar: incentivo a atividades físicas, implementação de academias corporativas e programas de controle de estresse. Mas, para isso, é importante contar com a ajuda de especialistas.

5. Utilize a gestão à vista

A metodologia de gestão à vista é bastante simples, mas pode contribuir para a construção de um clima de transparência e foco nos resultados. Grosso modo, consiste na apresentação dos principais indicadores de desempenho em murais fixos dentro da empresa, onde qualquer funcionário possa olhar e compreender os resultados alcançados.

Um exemplo seria a implementação de um mural na sala de reuniões. Nele, poderiam constar indicadores sobre a taxa de absenteísmo, turnover, satisfação dos clientes, índice de reclamações etc. Empresas como Natura e Ambev já utilizam essa prática.

Veja, essas são dicas incríveis para implementar na empresa e construir uma gestão de pessoas realmente estratégica. Desse modo, grandes resultados poderão ser alcançados e a companhia poderá ser beneficiada em seus diversos níveis e áreas de atuação.

Gostou do nosso conteúdo? Está pronto para construir um RH estratégico? Agora, aproveite para compartilhar conosco suas principais sugestões, dúvidas ou experiências sobre o assunto!

Artigo desenvolvido pela Solides, empresa especialista em software para gestão de pessoas sob a perspectiva comportamental.

Gostou do artigo? Leia também: