O que é procrastinar? Guia rápido para vencer esse problema no dia a dia

O que é procrastinar? Guia rápido para vencer esse problema no dia a dia
Definição
Causas
Exemplos
Tipos de perfis
Como a tecnologia auxilia?
A relação com saúde mental
Consequências para a empresa
Como inibir na empresa?
Categoria: Qualidade de Vida

‘Deixar para depois’ ou ‘enrolar’ uma atividade é procrastinar. Para fazer isso, o procrastinador realiza atividades que geram um prazer imediato, são mais fáceis ou não são prioridade.

Sobre a procrastinação, alguns dos tópicos abordados aqui serão:

  • Porque estou procrastinando?
  • Consequências e impactos
  • Ferramentas para vencer o hábito
  • É essencial identificar a procrastinação no ambiente de trabalho a fim de lidar com ela da melhor maneira. Além disso, é preciso entender por que esse problema está acontecendo. Somente assim será possível eliminar a origem dele, visto que pode estar relacionado a diversos fatores, como a depressão.

    Para ajudar você a lidar com essa situação no dia a dia de trabalho, preparamos este guia rápido sobre procrastinação. Além disso, temos um conteúdo sobre alimentação e produtividade, confira:

    O que significa procrastinar?

    A procrastinação se caracteriza pelo hábito de adiar ou prorrogar a realização de uma tarefa ou uma tomada de decisão. Se o procrastinador precisa pagar uma conta, por exemplo, ele deixa para o dia de vencimento. Se precisa comprar um presente de aniversário, espera até a data para realizar a escolha.

    O hábito de procrastinar é mais comum do que costumamos imaginar. Sabe-se que cerca de 95% da população manifesta esse tipo de fenômeno em diferentes contextos, como nos cuidados com a saúde, nos estudos, no trabalho e até mesmo nas relações interpessoais.

    Para algumas pessoas, no entanto, a procrastinação já se tornou um problema crônico, alcançando entre 15% a 20% dos indivíduos adultos. Esse hábito gera prejuízos significativos, sobretudo para a própria pessoa, pois leva ao hábito de não honrar seus compromissos. Assim, ela fica marcada de modo bem negativo, inclusive no ambiente ocupacional.

    Na verdade, o procrastinador tem sempre alguma pendência para resolver, gerando problemas para si mesmo e lidando com outras situações complicadas. Quando esse fenômeno se manifesta no ambiente de trabalho, não interfere somente na vida do indivíduo. Ele pode provocar efeitos muito negativos no que se refere ao andamento da organização.

    A procrastinação acaba afetando diretamente a produtividade do profissional, assim como da equipe que ele integra. Além disso, influencia de maneira negativa os resultados da empresa, a qualidade dos serviços ofertados, entre outros aspectos. É o que veremos no próximo tópico.

    Porque estou procrastinando?

    Conforme citamos, o ato de procrastinar nem sempre é voluntário, embora ele seja um hábito comum do ser humano. Muitas vezes, o trabalhador está vivenciando a procrastinação por algum problema na sua vida pessoal, no ambiente de trabalho ou mesmo no âmbito individual.

    A seguir, listamos alguns dos principais fatores que podem levar a esse comportamento para você entender melhor a dinâmica e a amplitude da procrastinação. Acompanhe!

    Sensação de incapacidade

    O trabalhador pode se sentir incapaz de realizar suas funções e, por essa razão, deixar de realizá-las ou adiar a solução possível. Isso acontece, por exemplo, em casos de Síndrome do Impostor, quando a pessoa acredita não ser merecedora ou não estar à altura do que tem ou do cargo que ocupa.

    Desmotivação

    Também pode acontecer de o profissional não estar motivado para desempenhar aquela atividade. Ele não encontra uma razão para fazer aquilo, mesmo que inconscientemente. Então, nesse caso, a tendência é adiar o quanto possível.

    Excesso de preocupação

    As preocupações em excesso, seja com o próprio trabalho, seja com a vida particular, dificultam manter o foco e a concentração. Inclusive, esse é um dos motivos do presenteísmo, pois, embora o colaborador esteja na empresa, seu pensamento está no problema.

    Desvalorização no trabalho

    Qual é a motivação para realizar um trabalho mais rapidamente ou com uma boa qualidade se isso não é reconhecido? A desvalorização do profissional, real ou pressentida, também leva à procrastinação, visto que o esforço dele não rende nenhuma vantagem ou benefício.

    Sobrecarga de atividades

    Se o trabalhador tiver muito a fazer, pode acontecer de ele não saber por onde começar, adiando suas tarefas e perdendo prazos. Estar sobrecarregado dificulta a produtividade, gerando desânimo pelo excesso de trabalho e, por vezes, estimulando temores paralisantes. Além disso, pode motivar outros problemas para a saúde mental, como a síndrome de burnout.

    Exemplos do comportamento procrastinador

    É importante entender que o hábito de procrastinar não indica necessariamente preguiça ou falta de vontade de trabalhar. Em muitos casos, o procrastinador sofre com o seu próprio comportamento e não encontra uma forma de sair daquele vício que ele mesmo criou para si.

    Por ficar adiando o que precisa fazer, seu tempo se torna escasso para as atividades ou tarefas que deve cumprir. Consequentemente, a pessoa acaba sobrecarregada, excessivamente preocupada e estressada. Esse hábito afeta a produtividade e abala a saúde mental do trabalhador.

    A empresa, por sua vez, perde em função do baixo desempenho do colaborador, do não cumprimento de prazos e metas, bem como por afetar o bem-estar, a saúde e a qualidade de vida dos envolvidos. Gestores precisam identificar os sinais da procrastinação por meio do comportamento. Assim, preste atenção a manifestações como:

    • baixo desempenho;
    • redução da qualidade do trabalho;
    • não cumprimento de prazos;
    • distanciamento das tarefas;
    • estresse e irritabilidade;
    • desculpas em excesso.

    A procrastinação também está muito relacionada ao presenteísmo. Nesse caso, apesar de o colaborador estar no posto de trabalho, ele não consegue se concentrar em suas atividades. Sua mente está longe, em outro lugar, provocando um distanciamento que o torna incapaz de se dedicar às tarefas.

    Quais são os principais perfis de procrastinador?

    Existem diversos tipos de procrastinadores. Nos tópicos a seguir, você confere os mais comuns.

    Procrastinador perfeccionista

    São pessoas perfeccionistas ao extremo por terem medo de serem julgadas ou constrangidas por alguma ação ou atividade desenvolvida. O procrastinador com essa característica perde muito tempo nos detalhes, o que o faz entregar a maioria de seus projetos na correria.

    Por essa razão, o indivíduo acaba cometendo erros em excesso. Assim, tende a passar exatamente pelo que queria evitar: sentir vergonha e/ou ser julgado. O temor de não ser perfeito adia os resultados constantemente. Essa situação é traduzida popularmente pelo dito “o ótimo é inimigo do bom”.

    Procrastinador sobrecarregado

    O procrastinador sobrecarregado tem muitas atividades a serem realizadas e chega a não saber por onde começar. Pode ser por escolha pessoal ou resultado de decisão de terceiros, como o posicionamento de lideranças.

    Normalmente, esse perfil apresenta bloqueios mentais e criativos antes mesmo de começar qualquer atividade, o que gera obstáculos para qualquer progresso. Embora esteja sempre produzindo, faltam organização e priorização das atividades.

    Procrastinador impostor

    Esse tipo de procrastinador costuma aparecer em ambientes com perfis de difícil complacência. Geralmente, ele acaba assumindo para si diversas demandas e atividades, de maneira que as responsabilidades fiquem atreladas somente a sua imagem. Esse perfil é mais propenso a desenvolver sentimentos ligados a quadros depressivos.

    Procrastinador medroso

    O mais comum entre os procrastinadores. São aquelas pessoas que adiam suas tarefas e obrigações de forma frequente por considerá-las chatas ou desagradáveis, deixando as entregas para o último momento. Esse perfil está atrelado à falta de motivação no trabalho, em que sua rotina se torna repetitiva e não há feedbacks sobre a qualidade do trabalho.

    Procrastinador feliz

    É aquele indivíduo que só trabalha bem quando está sob pressão. Para isso, ele adia suas tarefas sempre que possível com a intenção de entregá-las no prazo-limite. Se a sua atitude dá certo, repete o comportamento adotado.

    Como parar de procrastinar com o auxílio da tecnologia?

    Apontada por algumas pessoas como vilã, a tecnologia pode ser uma grande aliada na gestão de tempo e na organização das atividades. Confira aplicativos que podem ajudar a superar de vez a procrastinação.

    • AppBlock: funciona como um bloqueador de aplicativos e sites que possam distrair ao longo do dia;
    • TeuxDeux: organiza as tarefas em listas separadas por categorias. Quando o usuário deixa de fazer alguma tarefa, ela passa automaticamente para o dia seguinte, deixando a lista cada dia mais cheia;
    • SimplyNoise: reúne ruídos contínuos que ajudam a isolar o ambiente, como o barulho de ondas do mar;
    • Pomodoro Timer Lite: o método Pomodoro consiste em ser produtivo ao máximo por 30 minutos e, depois, fazer uma pausa de 5 minutos. Todas as distrações devem ser deixadas para os intervalos;
    • AppDetox: restringe o número de vezes que você poderá abrir determinado aplicativo por dia. Ele permite o bloqueio em horários e dias específicos da semana;
    • Todoist: lista todas as tarefas em um único lugar. No estilo “to-do”, permite que sejam sincronizadas com outros aplicativos de calendário, como o do Google. Além disso, é possível acessar a lista online de qualquer lugar e dispositivo.

    Veja também nosso guia sobre endorfina e produtividade:

    Para diminuir a procrastinação, cuide da saúde mental da sua equipe: descubra, neste guia, como aumentar a performance e a felicidade da sua equipe!

    Qual é a relação entre procrastinação e saúde mental?

    A incidência de emoções negativas associadas à entrega de uma demanda desperta a procrastinação como solução rápida para regular as emoções que vêm à tona. Essa postura tem resultados efêmeros e se mostra equivocada e agravante para a situação da pessoa. Afinal, no dia seguinte, as emoções serão intensificadas pela não execução da tarefa.

    Desse modo, a procrastinação afeta tanto a produtividade do colaborador como a sua saúde mental. A intensidade com que isso ocorre resulta diretamente da forma como a própria pessoa lida com a situação.

    Do ponto de vista da saúde, é certo que a tendência a procrastinar se vincula a uma percepção de bem-estar distorcida, assim como à diminuição da saúde mental. Nesse sentido, seu impacto pode ser bem menor quando o indivíduo está consciente do que ocorre e procura estratégias para não cair na armadilha.

    Por outro lado, quando esse comportamento de adiar para não enfrentar se instala, pode conduzir a um agravamento do estado de saúde mental. Nessas situações, a pessoa não encontra saída e se sente paralisada.

    O resultado é um aumento nos níveis de estresse pelo acúmulo de tarefas não realizadas. Ao mesmo tempo, reduz-se a autoestima, pela percepção da incapacidade de resolver as próprias tarefas. Além disso, cresce a vulnerabilidade ao sofrimento psicológico em geral, com incremento na ansiedade e nos processos depressivos.

    Quais são os efeitos da procrastinação na empresa?

    Além do efeito pessoal, o hábito de procrastinar na vida profissional impacta a empresa e é capaz de comprometer seriamente seus resultados. Assim, também é estratégico para a organização identificar e buscar soluções para casos de colaboradores que estejam apresentando esse comportamento.

    Nesse sentido, leve em conta que a prática da procrastinação produz efeitos negativos consideráveis sobre a produtividade da empresa. Além disso, a imagem da organização e sua competitividade no mercado podem ser afetadas.

    Veja, a seguir, os principais efeitos da procrastinação na empresa:

    • manifestações de incômodo entre os colegas;
    • conflitos entre equipes;
    • aumento da rotatividade de colaboradores (turnover);
    • atrasos no cumprimento de cronogramas;
    • redução na qualidade dos resultados apresentados;
    • queda do desempenho da equipe;
    • perda de engajamento dos funcionários;
    • elevação das taxas de absenteísmo e presenteísmo;
    • aumento no número de afastamentos do trabalho.

    Pode-se perceber um efeito dominó crescente com muitos danos aos resultados da organização. Essas consequências demonstram o quanto a empresa deve tratar o assunto com a seriedade e importância que realmente tem. Nesse sentido, precisa promover ações para eliminar a procrastinação no ambiente laboral.

    Como criar ações para inibir a procrastinação na empresa?

    Tendo em vista que a procrastinação gera prejuízos ao profissional e à equipe, é fundamental combatê-la no ambiente de trabalho. O setor de RH tem um papel muito importante nesse sentido, pois pode desenvolver atividades para inibir esse comportamento.

    Essas ações precisam dar suporte e apoio ao procrastinador, auxiliando-o a vencer esse hábito nocivo. Quer exemplos? Veja algumas sugestões para colocar em prática na empresa e melhorar a produtividade da equipe.

    Entenda as causas da procrastinação

    Antes de tudo, é preciso entender o que está levando à prorrogação das atividades. Ao identificar o procrastinador, procure reconhecer a origem do seu comportamento, analisando se o problema está no ambiente de trabalho ou na vida pessoal. Assim, será possível intervir o melhor possível conforme a necessidade dele.

    Evite prazos muito rígidos

    A urgência, em vez de estimular uma atitude rápida do profissional, pode levar à procrastinação. Isso acontece porque ele pode se sentir incapaz de cumprir aquele prazo e ficar desmotivado a iniciar a tarefa.

    Por esse motivo, evite trabalhar com prazos rígidos demais. Em vez disso, defina prazos factíveis para o colaborador se sentir seguro com seus compromissos e dar andamento à tarefa de uma forma mais natural. Logo, seus medos paralisantes não vão se manifestar.

    Invista em qualidade de vida

    Questões relacionadas à saúde, ao bem-estar e à qualidade de vida no trabalho também afetam a produtividade do colaborador. É fato que tensão, estresse e ansiedade prejudicam o foco e impedem a concentração.

    Assim, aposte em atividades que cuidem da saúde física, mental e social da sua equipe, para que ela esteja bem-disposta na hora de trabalhar. Ações preventivas que visam ao bem-estar no trabalho reduzem a ansiedade e facilitam o desempenho, dando menos chances à procrastinação.

    Aborde a autorresponsabilidade

    Mostre ao procrastinador que ele é o responsável pelo próprio sucesso. É importante que ele tenha essa visão, compreendendo que precisa se comprometer consigo mesmo e dar o seu melhor para alcançar objetivos pessoais.

    É importante que o indivíduo esteja atento às suas próprias reações perante suas tarefas e assuma uma postura consciente. Suas estratégias vão se aprimorar sempre que ele assumir o comando diante dos medos iniciais.

    Sugira ferramentas de gestão e organização

    Muitas vezes, a procrastinação se relaciona à desorganização e ao excesso de informações não processadas adequadamente. Sendo assim, recomende o uso de ferramentas que permitam gerenciar as tarefas e organizar prazos. A partir dessa prática, o profissional pode estabelecer prioridades e não sobrecarregar a mente.

    Com organização, fica bem mais fácil gerenciar as próprias tarefas, visualizar os próximos passos e agir de maneira mais centrada e planejada. A organização é o primeiro passo para a disciplina, que permitirá conduzir suas tarefas visando a resultados e, gradativamente, eliminando os temores.

    Mantenha uma comunicação clara e eficiente

    A comunicação é fundamental em qualquer processo dentro de uma empresa, inclusive para combater a procrastinação. Falhas ou ruídos interferem na clareza das mensagens e podem gerar dúvidas e incertezas que levam a esse hábito de deixar para depois.

    Assim, tome medidas que assegurem que a comunicação interna está sendo clara e eficiente. Confirme se houve entendimento total e, se houver demanda, não falte com os feedbacks, indispensáveis nesses casos.

    Ofereça feedbacks constantes

    Como dissemos, os feedbacks são essenciais para o indivíduo que tende à procrastinação. Mais que isso, devem ser acompanhados do cuidado com a certeza do resultado das respostas. Afinal, dependendo do assunto tratado e das questões levantadas, uma resposta pode intensificar ainda mais os medos.

    Portanto, é repetitivo, mas é essencial destacar: todo feedback deve estar acompanhado da certeza de uma comunicação eficiente, mas, sobretudo, que seja esclarecedora. Essa é uma grande ajuda das lideranças para o indivíduo com hábito de procrastinar.

    Disponibilize apoio psicológico aos colaboradores

    Oferecer atendimento psicológico para os colaboradores na empresa é uma iniciativa de alto nível de cuidado, muito bem recebida pela equipe. Essa ação ressalta o sentimento de pertencimento e a percepção do cuidado da empresa com seus colaboradores.

    Além disso, um psicólogo experiente pode ser o fio condutor para as ações que a organização vier a adotar. Caberá a esse profissional dar suporte aos colaboradores para suas questões pessoais que tenham conexão com o ambiente laboral. Todos sairão ganhando.

    Garanta um ambiente de trabalho organizado

    Uma das características do procrastinador é a desorganização, sobretudo na condução de suas tarefas.

    Assim, um ambiente organizado na empresa é capaz de agir em duas frentes. Por um lado, dificulta a implantação de procedimentos desorganizados. Por outro, auxilia a recuperação da ordem e a condução de trabalhos de forma mais adequada e dentro dos preceitos da empresa.

    É importante considerar que não existe uma fórmula única para vencer a procrastinação quando se manifesta entre os colaboradores. As medidas de combate devem estar adequadas ao cenário geral da organização. Logo, elas precisam atender às características dos colaboradores e às necessidades do negócio.

    Na BeeCorp, você encontra uma grande variedade de soluções para combater o hábito de procrastinar na sua empresa. São programas personalizados, que prezam a qualidade de vida, a saúde e condições adequadas de trabalho, de forma que a sua equipe tenha o suporte e os recursos necessários para explorar seu potencial, gerando excelentes resultados.

    Como vimos, o hábito de procrastinar pode surgir em qualquer segmento do mercado, uma vez que tem profundas razões pessoais, mas não se limita a elas. Por sua vez, a organização pode ter danos significativos, sobretudo em termos de imagem e produtividade. Então, identificar, resolver e prevenir novos casos é uma iniciativa estratégica para a empresa.

    Agora que você sabe mais sobre a procrastinação no ambiente de trabalho, baixe o nosso guia básico para cuidar da saúde dos colaboradores. É fácil, rápido e gratuito!

    BLOG DA BEECORP
    Você também pode se interessar
    Qualidade de Vida
    Pomodoro: o guia completo de como aplicar essa técnica

    Pomodoro: o guia completo de como aplicar essa técnica Por: Felipe Alvares

    Método Pomodoro: com o auxílio de um cronômetro, o tempo para realizar uma tarefa é dividido em intervalos denominados pomodoros e pausas, com durações que dependem do nível de...
    Qualidade de Vida
    atenção plena

    Atenção plena: guia para praticar no ambiente de trabalho Por: Douglas Araújo

    O excesso de informações e o constante uso da tecnologia nos torna cada vez mais acelerados e desconectados com o presente. Com tantos impulsos, é normal ocorrer o aumento...
    Saúde
    saude fisica, mental e social

    Como a saúde física, mental e social se relacionam e impactam no desempenho? Por: Carina Martins

    O equilíbrio da saúde física, mental e social é fundamental para garantir não só a saúde, mas também o bem-estar e produtividade dos trabalhadores. Com a assistência e cuidados...
    SOLUÇÕES EM DESTAQUE
    Qualidade de vida, Saúde e Ergonomia
    Preparado para transformar pessoas e negócios?
    O investimento em saúde, segurança e qualidade de vida impacta diretamente nos resultados da sua organização.
    Fale com nossos especialistas
    x

    Solicite uma proposta







      Assine nossa newsletter

        Autor
        Carina Martins

        Head de Marketing e Inside Sales BeeCorp | Jornalista e Especialista em Comunicação Corporativa

        8 Comentários

        1. Aqui é a Fernanda Lima , gostei muito do seu artigo tem
          muito conteúdo de valor parabéns nota 10 gostei muito.

        2. […] um indicativo de falta de concentração, assim como abandonar o posto de trabalho várias vezes e procrastinar tarefas. Esses fatores levam à queda de […]

        3. […] de saúde que podem ser evitados e um alto índice de absenteísmo, além de contribuir para a procrastinação das atividades por parte dos […]

        4. […] hábitos saudáveis, também a reeducação postural deve ser adotada. Nesse sentido, não se deve procrastinar, mas adotar logo a postura […]

        5. […] ofender, provocar insegurança, interferir na autoestima e desmotivar o colaborador, levando-o a procrastinar. Os insignificantes são vagos, genéricos e não acrescentam muito para quem está o […]

        6. […] falhas e atrasos na entrega também pode ser um indicativo de falta de concentração, assim como procrastinar tarefas. Esses fatores levam à queda de produtividade em vários âmbitos da […]

        7. […] característica é quase o oposto do procrastinar. Isso porque a pessoa proativa não deixa a tarefa para o outro, nem para depois. Portanto, esse […]

        8. […] Também pode ter mais ou menos dificuldade para trabalhar seus aspectos negativos, como a procrastinação. […]

        Deixe um comentário

        O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

        Fale com consultor!

        Fale com um consultor

          Cadastrar currículo