Blog da Beecorp

Qualidade de vida no trabalho

7 razões para você investir em um bom ambiente de trabalho

Dentro do universo empresarial existem inúmeros fatores que contribuem para o sucesso de um empreendimento — desde investimentos em marketing até a gestão de pessoas. E hoje vamos falar sobre a qualidade do ambiente de trabalho, um dos aspectos que mais impactam na motivação e produtividade de uma equipe.

Pela relevância do assunto, fica claro que todo empreendedor deve ficar atento ao clima organizacional de seu negócio e se esforçar para manter o ambiente saudável e construtivo.

Como nós sabemos da importância disso no cotidiano de uma empresa e das dificuldades enfrentadas, principalmente por pequenos empreendedores, trouxemos ao blog um conteúdo para ajudá-lo a entender por que você deve investir em um bom ambiente de trabalho.

Quer aprender? Então, continue lendo este post!

Afinal, o que é um bom ambiente de trabalho?

Que um bom ambiente de trabalho é importante para o funcionamento da empresa, você já sabe, mas o que se encaixa nessa definição?

Em resumo, a primeira noção que você, enquanto empreendedor, precisa ter em mente é que um local de trabalho saudável é aquele que contribui para que os funcionários deem o seu melhor e consigam produzir e alcançar bons resultados.

Caso não fosse assim, o melhor a se fazer seria possibilitar que eles trabalhassem em um home office, onde não há tantos fatores negativos e elimina-se o tempo e o custo perdidos com transporte.

Mas, muito mais do que sofás para descanso, cadeiras ergonômicas, decoração lúdica e estimulante e bons equipamentos, um ambiente de trabalho ideal deve se adequar aos funcionários que você tem. Ou seja, cada equipe demanda um local diferente para produzir mais e se desenvolver profissionalmente.

Assim sendo, nem sempre esse ambiente ideal depende de instrumentos físicos. Em alguns casos, aspectos como acompanhamento psicológico, mudança nas cores do escritório ou um lanche saudável, podem se transformar em um grande fator positivo à empresa.

Ou seja, é preciso se manter atento a todas as questões que possam influenciar na produtividade da equipe, buscando eliminar as que atrapalham e aperfeiçoar e implantar boas práticas em seu dia a dia.

Quais os benefícios de se promover um ambiente de trabalho adequado?

Como você percebeu, não existe uma definição única para um bom ambiente de trabalho. No entanto, é fato que esse tipo de estratégia é fundamental para que os funcionários produzam mais e a empresa cresça de maneira constante e duradoura.

Confira agora alguns dos principais motivos para você promover esse tipo de ambiente em sua empresa:

1. Afeta positivamente a motivação dos funcionários e colaboradores

Você já parou para refletir o quanto os ambientes que frequentamos e interagimos podem influenciam em nosso humor e disposição para realizar nossas tarefas do dia a dia?

Em casa, por exemplo, quando você discute com algum familiar, o clima costuma ficar pesado, as pessoas não dialogam e isso acaba influenciando demais na motivação de estar ali — às vezes, até procuramos sair um pouco para pensar e retirar aquela carga negativa.

Em uma empresa, a premissa é exatamente a mesma. Se o ambiente de trabalho é saudável e estimulante, as pessoas tendem a trabalhar felizes e motivadas e isso possui um reflexo muito positivo na produtividade e qualidade do trabalho desenvolvido.

De outro modo, um espaço de trabalho pesado, não favorece o diálogo e interação entre os colaboradores, o que, certamente, prejudica o desenvolvimento de seu negócio.

2. Garante mais qualidade de vida ao trabalhador

Como empresário, você certamente compreende que as pessoas são um de seus maiores bens. Afinal, sem uma boa equipe de trabalho, sua empresa dificilmente chegará longe.

Nesse cenário, cumpre ressaltar que um ambiente de trabalho adequado, com boas instalações, boa ventilação e luminosidade e equipamentos apropriados para a execução das tarefas, acaba sendo um fator determinante para a conquista de mais qualidade de vida aos seus funcionários.

Entenda que, como empreendedor, quando você se preocupa com o bem-estar de seus colaboradores e dá a eles condições para se desenvolverem e trabalharem com conforto e desenvolverem suas capacidades humanas e profissionais, sua empresa é a maior beneficiada.

Assegurar a qualidade de vida ao seu trabalhador é uma atitude extremamente positiva, pois também reflete em sua produtividade. Afinal, quando estamos satisfeitos e felizes com nosso trabalho, nossa vida pessoal também se torna mais equilibrada e, consequentemente, produzimos mais.

3. Cria uma identidade com a empresa

A criação de uma identidade com a empresa pode ser considerada outro importante benefício que um bom local de trabalho traz ao negócio. Para o sucesso de um empreendimento é essencial que seus funcionários se sintam parte, verdadeiros atores nesse processo e, assim, trabalhem com o máximo de empenho para alcançar os resultados.

Quando nos identificamos com os objetivos e missões de uma empresa, trabalhamos para que ela cresça, pois acreditamos que aquilo representa o nosso próprio crescimento profissional.

Assim, não restam dúvidas de que esse tipo de comportamento é muito positivo para qualquer empreendimento, especialmente para aqueles que estão em fase inicial e precisam de todo o empenho e produtividade de seus colaboradores para crescer.

4. Contribui para o crescimento profissional de seus funcionários

Um bom profissional é aquele que tem uma boa formação e qualificação, sabe lidar com os diversos perfis de clientes e tem proatividade frente aos inúmeros desafios de um cotidiano empresarial.

Para se conquistar esse tipo de talento para seu negócio, dois fatores são importantes: o primeiro diz respeito ao recrutamento e seleção de funcionários, o segundo tem forte ligação com o ambiente de trabalho na empresa.

Ora, uma empresa bem estruturada e com um clima agradável para se trabalhar, certamente, contribui para o crescimento profissional de seus funcionários. As razões para isso são muitas:

  • Estimula que os funcionários busquem cursos de aperfeiçoamento profissional;
  • As relações interpessoais são enriquecedoras;
  • O aprendizado dentro da empresa é constante;
  • A colaboração e o diálogo contribuem para adquirir novos conhecimentos;
  • Os cursos de capacitação ofertados pela empresa são bem aproveitados.

Dessa maneira, com todo esse ambiente favorável, sua equipe de trabalho se torna mais preparada e profissional para vencer os obstáculos e contribuir com o crescimento do negócio.

5. Estimula o diálogo e a participação nas decisões da empresa

Quando falamos em pequenos negócios em fase de expansão, a figura de um empreendedor centralizador é bem comum. Como ele iniciou sozinho esse sonho, tende a tomar para si todas as responsabilidades e decisões e, muitas vezes, pode deixar passar alguns detalhes importantes.

Por outro lado, quando o negócio se preocupa em proporcionar um bom ambiente de trabalho aos seus funcionários, observa-se que eles tendem a se sentir mais à vontade para conversar, expor suas opiniões, críticas e sugestões, o que pode ser muito importante para o desenvolvimento empresarial.

Ora, aquele ditado de que “duas cabeças pensam mais do que uma” é uma verdade que se aplica ao universo corporativo. Seja por ter uma visão diferente do problema ou mesmo por falta de experiência, pode acontecer de o empreendedor não conseguir vislumbrar todas as alternativas existentes.

Nesse cenário, o ambiente acolhedor e respeitoso da empresa pode contribuir bastante para que a criatividade de seus funcionários seja trabalhada em prol da melhoria dos resultados de seu empreendimento.

6. Confere mais autonomia aos funcionários

Quando trabalhamos com algo que gostamos, em um ambiente de trabalho seguro, saudável e estimulante, temos mais liberdade para desenvolvermos nossa criatividade e, consequentemente, desempenhamos um trabalho mais aperfeiçoado.

No entanto, quando o clima na empresa não é tão favorável assim, o trabalho não se desenvolve, principalmente devido ao fato de os funcionários sentirem a necessidade de recorrer a um superior para tomar todas as decisões.

Essa insegurança e falta de autonomia da equipe é consequência de um ambiente de trabalho desregulado e, certamente, prejudica bastante o desenvolvimento da empresa. Afinal, os gestores precisam sempre tomar decisões e orientar funcionários, mesmo em tarefas meramente burocráticas.

Dessa maneira, o que se conclui é que um bom recinto profissional estimula a autonomia da equipe, o que gera um trabalho mais rápido, produtivo e eficiente. Quando o trabalhador se sente seguro e preparado para tomar decisões, sabendo que a empresa confia em seu potencial, ele executa suas funções com mais perfeição.

7. Aproveita melhor as habilidades de cada funcionário

Ninguém é bom em tudo; cada um de nós tem habilidades diferentes. Dentro do contexto corporativo, é essencial que o empreendedor consiga observar sua equipe e identificar as melhores habilidades em cada um de seus funcionários.

Haverá aquele funcionário que se dá muito bem com o atendimento ao cliente — é educado, comunicativo, simpático e empático. Do mesmo modo, existem funcionários que são mais tímidos, mas com uma grande habilidade para lidar com as finanças, por exemplo — é organizado e responsável.

Dentro de uma empresa, cada tipo de funcionário é importante. Afinal, existe uma função que se adequa a cada perfil de funcionário.

Assim sendo, um ambiente de trabalho saudável contribui para que o potencial de cada membro da equipe seja devidamente explorado. Todos têm o seu valor reconhecido e, do seu modo, contribuem para o crescimento da empresa.

Como você pode perceber ao longo do texto, um bom ambiente de trabalho é capaz de melhorar consideravelmente os resultados de uma equipe. Portanto, não basta ter bons funcionários, é preciso se preocupar em dar a eles condições de desenvolverem todo o seu potencial.

O que achou deste post? Quer continuar aprendendo um pouco mais? Confira as 5 melhores práticas de meditação no trabalho.