Blog da Beecorp

Reciclagem na saúde
Saúde

Reciclagem na saúde: os 4 “Rs” da saúde e qualidade de vida

Os quatro “Rs” da reciclagem quando relacionados a questões ambientais são muito conhecidos: reduzir, reutilizar, reciclar e repensar. Mas quando falamos da reciclagem na saúde, já não são tão conhecidos assim.

Por que somos tão atentos, e às vezes rigorosos, com questões ambientais e não o somos com nossa saúde? Por que algumas empresas têm na “sustentabilidade ambiental” uma verdadeira obsessão e a promoção da saúde e da qualidade de vida de seus funcionários é deixada em segundo plano?

Por essa razão, proponho pensarmos a reciclagem na saúde com os quatro “Rs” da boa saúde e da qualidade de vida.

Reduzir

Reduza o consumo dos alimentos. Reduza as calorias, as gorduras, os refrigerantes, a bebida alcoólica, etc. Ao comer menos calorias, vivemos mais.

Diminua também o uso do carro. Parece repetitivo, mas ande a pé, vá à padaria, compre o jornal, etc. Fuja do trânsito das grandes cidades e do preço da gasolina (e do álcool). São muitos os benefícios.

E reduza o estresse, um dos grandes vilões da nossa saúde.

Reutilizar

Uma boa forma de reutilizar o nosso envelhecido e estático corpo é voltar a ser criança. Reutilize tudo que está abandonado em sua casa. Ande de bicicleta, corra na esteira, jogue bola com seu Kichute®. Se você tiver filhos então, melhor ainda.

Reciclar

Tire férias, ajude ou participe dos trabalhos de alguma ONG, vá doar sangue. Vocês sabiam que a penicilina, que revolucionou a medicina, só foi descoberta porque Flemming saiu de férias.

Isso mesmo. Ao deixar uma placa com bactérias esquecida sobre sua mesa de trabalho, descobriu, ao voltar de férias, que onde cresceu um fungo chamado penicillum as bactérias tinham morrido. Recicle as ideias. Mudar de ideia é ótimo.

Repensar

Seus hábitos, suas atitudes. Repense sua carreira, invista naquilo que vale a pena, pondere sobre as situações difíceis, perceba que sempre é possível mudar e melhorar. Sêneca dizia:

Nada está mais longe do homem ocupado do que viver.

Visito empresas onde é obrigatório um treinamento de segurança e saúde antes de entrar na empresa, onde temos que estacionar de ré e pegar no corrimão.

Os coletores para selecionarmos os vários tipos de lixo estão por toda parte. Porém, se você tiver a pressão alta ou o seu colesterol estiver alterado, nada acontece.

Invista em bem-estar.

Artigo escrito por Eduardo Arantes, Diretor Técnico da BeeCorp.