Blog da Beecorp

Saúde e qualidade de vida
Qualidade de Vida

Como reinventar o cuidado com a saúde e qualidade de vida dos colaboradores?

Em grandes empresas, a preocupação com saúde e qualidade de vida dos colaboradores caminha lado a lado com a busca por melhores resultados. Programas, campanhas e ações podem ser implementados para alcançar esse objetivo, e momentos desafiadores como o que estamos vivendo exigem uma abordagem diferenciada.

A pandemia do novo Coronavírus trouxe diversos desafios, manter corpo e mente em equilíbrio é um imperativo para quem quer navegar da melhor maneira por tantas incertezas. As mudanças promovidas pelo distanciamento social e a quarentena exigiram adequações no âmbito empresarial e já alteraram as relações de trabalho.

Agora, as organizações precisam encontrar meios para continuar cuidando dos colaboradores, mesmo que remotamente. É preciso reinventar as estratégias, processos e métodos. Conversamos com Karina Ferraz, Analista de Benefícios e Qualidade de Vida do Grupo CPFL Energia, empresa parceira da BeeCorp, que nos contou como vem sendo o processo por lá. Continue a leitura e saiba mais sobre o assunto!

Saúde e qualidade de vida: impactos e desafios da pandemia

A pandemia impactou diversos aspectos no mundo todo. As pessoas se viram obrigadas a mudar radicalmente suas rotinas e relações sociais, tanto em família quanto no âmbito profissional. O espaço da casa e a companhia da família passaram a se misturar com a rotina do trabalho – de maneira inédita para tantos brasileiros.

Os problemas provocados por essa crise não se resumem à contaminação da Covid-19: seus reflexos são percebidos na saúde mental e orgânica das pessoas. Os casos de depressão, por exemplo, praticamente dobraram, saltando de 4,2% para 8%.

As empresas também se depararam com um novo cenário, que exigiu mudanças drásticas em sua organização. Além da desaceleração da economia, houve a necessidade de montar equipes remotas, coordená-las e manter a produtividade e a qualidade das entregas.

A responsabilidade do cuidado com a saúde e qualidade de vida do trabalhador também faz parte desse desafio. Como reinventar ações e programas preventivos para atender, de uma forma eficaz, às necessidades dos profissionais que, agora, trabalham e interagem a distância?

É fundamental atentar-se a essa questão nesse momento, pois os trabalhadores estão vivendo uma fase delicada, com as pressões por resultados, cuidado com a saúde e a família, além do estresse em função das incertezas do futuro.

Muitos sentem dificuldade para se adequar ao novo sistema de trabalho, a novas ferramentas e tecnologias. Também pode ser complicado conciliar a rotina profissional e a pessoal dividindo a casa com outras pessoas, que têm suas próprias atividades e necessidades.

A importância de manter o foco na solução

Em momentos de crise, é natural que as pessoas mantenham foco nos problemas, e isso também acontece com as empresas. As companhias, no entanto, precisam ter boas estratégias para manter suas operações dentro do “novo normal” e o cuidado com as equipes faz a diferença em uma boa gestão.

Já sabemos que os desafios existem, buscar alternativas para nos adequarmos à nova realidade do mercado se faz necessário. Ao mesmo tempo, não podemos deixar de oferecer o suporte que os colaboradores precisam para se manterem em equilíbrio.

É interessante encararmos essa fase como uma oportunidade de aprendizado que vai possibilitar o encontro de novos caminhos e estratégias. Dessa forma, será possível vencer esse período e outras adversidades que a empresa possa vivenciar no futuro.

A busca pela adequação ao novo normal proporciona maior conhecimento e a adoção de novas práticas, recursos e ferramentas que antes não faziam parte do seu dia a dia. Sobre isso, Karina diz:

“O grande desafio de qualquer cenário é buscar sempre se inovar, pois uma pessoa ou um processo que não se movimenta não evolui. Tudo na vida é uma construção e, independentemente da pandemia, o grande desafio é: sempre manter o olhar nas pessoas para atingir os melhores resultados.”

Adequação de ações e programas em momentos de crise

É muito importante entender que, mesmo com o trabalho remoto, as especificidades e características de cada negócio, é possível proporcionar experiências de alto impacto positivo para os colaboradores.

O cuidado com sua saúde e qualidade de vida pode acontecer, por exemplo, por meio de recursos tecnológicos. O ambiente virtual é um grande aliado nesse sentido, porque faz a conexão de pessoas de todo o mundo.

Da mesma forma que as tecnologias são utilizadas pelos profissionais para desempenharem seu trabalho, as mesmas ferramentas podem ser exploradas para proporcionar bem-estar.. Uma alternativa é a formação de grupos para prática de mindfulness ou ioga. Sua empresa também pode propor:

  • Séries de vídeos educativos;
  • Desafios semanais para a prática de exercícios;
  • Aulas de ginástica laboral online;
  • Suporte psicológico à distância;
  • Materiais educacionais.

As ações da CPFL durante a pandemia

Mesmo programas que já existiam podem ser adaptados para esse momento de trabalho remoto – e é o que a CPFL está fazendo. A empresa oferecia ginástica laboral aos seus colaboradores, e quando houve a necessidade de manter o afastamento social, passou a organizar esse momento em aulas online. Karina explica:

“Criamos um escopo personalizado e conseguimos chegar a um denominador comum sobre o horário, a técnica de aula e a melhor plataforma. Foram várias reuniões para chegarmos neste resultado e fazermos dessa crise uma oportunidade de mudança”

Segundo ela, foi montado um comitê para discutir a pandemia e como a CPFL cuidaria dos seus colaboradores, em especial em relação à postura ergonômica. Assim, a empresa encontrou uma alternativa para manter a saúde e qualidade de vida da equipe, mesmo sem contato direto.

Além da ginástica laboral, Karina conta que os colaboradores da CPFL têm acesso a uma plataforma onde podem fazer pesquisas e estudar sobre alimentação saudável, melhores posturas, sono e como se portar no trabalho home office.

É normal que, com o trabalhador em casa, haja um envolvimento da família nessas ações. A especialista explica que na CPFL isso não estava previsto, mas foi um ganho no projeto, pois os colaboradores aproveitaram para fazer as atividades e ficar mais próximo de quem está ali dentro do seu lar – o que proporcionou o engajamento deles com a organização.

Agilidade em prol de melhores resultados

Muitos têm a impressão de que a pandemia aconteceu de repente, mas ela gerou reflexos gradativos, embora em um curto período. Segundo Karina, a CPFL monitorou essa evolução com os comitês de gestão.

“Conforme foi crescendo o período de isolamento, nós antecipamos medidas e orientações aos colaboradores, sempre mantendo-os informados. Foi necessário  decisões ágeis e concretas, para atender à nova realidade do mercado”.

Essa é uma ação essencial para as organizações porque, quanto mais rápido elas agirem, melhor será a adaptação do colaborador ao “novo normal”. Isso também demonstra que as empresas estão atentas ao momento e buscando soluções.

É fundamental contar com parceiros flexíveis e que atendam com essa agilidade para adequar as estratégias a diferentes realidades e necessidades da empresa. São necessárias soluções que atendam à demanda no escritório ou na residência do profissional. Karina explica que na CPFL:

“Tudo foi pensado para que nós conseguíssemos, nesse período, ter esse processo de transformação e a parceria com a BeeCorp proporcionou o resultado esperado em função do amplo portfólio de soluções oferecidas”.

A parceria teve início em agosto de 2019, com atendimento de Ginástica Laboral presencial em 36 cidades, além de ações de incentivo à prática de atividades físicas na unidade de Campinas. Durante a pandemia, o programa passou a ser realizado com Ginástica Laboral online, além de liberação da plataforma com conteúdos sobre saúde e qualidade de vida – com livre acesso para toda área de concessão da CPFL.

Karina, reforça a importância de entendermos que a empresa funciona além das quatro paredes, assim, o cuidado com a saúde e qualidade de vida dos colaboradores precisa transpor os limites físicos com adoção de soluções mais versáteis.

“Que esses conhecimentos passem a ser aplicados e se tornem um grande aprendizado”.

Sua empresa também pode cuidar melhor da saúde e qualidade de vida dos trabalhadores durante e depois da pandemia. Entre em contato com nossa equipe e conheça as soluções à sua disposição!