Blog da Beecorp

Qualidade de vida no trabalho

Satisfação, produtividade e saúde: como garanti-los na empresa?

Dentro de uma empresa, enfrentamos diversos desafios para aumentar a eficiência dos processos, porém grande parte das medidas são focadas em ações operacionais, como criação de metas, compra de equipamentos e novas contrações. Você já pensou que pode conseguir melhores resultados ao relacionar satisfação, produtividade e saúde?

Se ainda não tiver pensado dessa forma, continue lendo o nosso post, pois daremos dicas importantíssimas!

Satisfação

Considerar remanejamentos

Quando houver algum colaborador insatisfeito com sua atual função, não deixe de considerar um remanejamento para um setor no qual ele se sinta melhor. Por mais que você o considere valioso na posição atual, não devemos sacrificar a sua felicidade dentro do ambiente de trabalho.

Por quê? A produtividade dele é proporcional à sua satisfação no trabalho! Incomodado com sua função no trabalho, ele acabará fazendo as coisas somente por obrigação. Com o tempo, ele pode perder sua capacidade de inovação e resolução de problemas.

Por outro lado, se você o remanejar para onde ele deseja, haverá uma grande chance de ele demonstrar a sua gratidão sendo produtivo. Ele buscará mostrar que você fez a escolha certa ao transferi-lo e você só tende a ganhar.

Além disso, o turnover de profissionais bem-qualificados é altíssimo hoje em dia. Então, você precisa buscar reter os talentos na sua empresa. Caso contrário, o seu concorrente estará de braços abertos para recebê-lo.

Promover interação

O ser humano é um animal social! Dessa forma, um ambiente de trabalho que prive seus funcionários de interagir, em vez de aumentar a produtividade, vai diminuí-la.

Então, crie oportunidades de interação que favoreçam a produtividade. Por exemplo, um ambiente descontraído para que eles possam fugir do ambiente de trabalho quando estiverem em intervalo.

A interatividade deve ser promovida de forma frequente e em situações diversas, como happy hours ou mesmo momentos de troca de ideias a respeito do trabalho.

Os fóruns, workshops e seminários de trabalho também representam uma ótima oportunidade. Além de interagirem, os colaboradores estarão crescendo profissionalmente ao incorporar novos pontos de vista, propor soluções conjuntas etc.

Criar um bom ambiente de trabalho

Você gosta de trabalhar em um lugar quente e apertado? Provavelmente, não. Da mesma forma, seus colaboradores não querem isso. O incômodo sentido por eles refletirá em uma produtividade menor.

Com isso, o tempo precioso que eles poderiam estar utilizando para desenvolver suas funções será desviado para reclamações. Já um bom ambiente de trabalho pode ser um motor para a produtividade.

O Google e o Facebook — eleitos constantemente como alguns dos melhores lugares para se trabalhar — têm alta produtividade, pois investiram bastante em um ambiente agradável e voltado para a satisfação dos colaboradores. Grandes talentos desejam trabalhar nesses locais.

Produtividade

Dar bons feedbacks

Dê feedbacks regularmente, tanto quando as coisas estão indo muito bem quanto nos momentos em que as coisas podem ser melhoradas. Agindo assim, é mais provável que sua equipe escute os comentários negativos sem considerar que você está sendo excessivamente duro.

Portanto, não deixe de fazer comentários positivos quando seus colaboradores estiverem seguindo o caminho certo — isso os deixará sempre motivados para manter um alto nível de qualidade. Já está mais do que comprovado que a liderança positiva é superior e gera melhores resultados que a chefia impositiva.

O segredo de um bom feedback é a objetividade e a pontualidade. Não podemos dissertar a respeito do comportamento do funcionário! Devemos simplesmente falar o que ele fez de certo/errado, as consequências que a atitude dele tem para o negócio e o comportamento esperado pela empresa.

Melhorar a comunicação

Se você entrevistar 100 funcionários a respeito do que pode ser melhorado na sua empresa, 80 deles certamente citarão a comunicação. Esse é um problema crônico que atinge todo o tipo de organização.

A solução, entretanto, é bem simples: basta investir em tecnologia e em gestão empresarial. Atualmente, há aplicativos com funcionalidades bastante interessantes:

  • Lista de tarefas: nelas, é possível determinar rapidamente quais são as atividades pendentes, quem deverá executá-las e o prazo final. Assim, não haverá transferência de culpa quando algo não tiver sido feito;
  • Fóruns: locais em que os colaboradores podem discutir a respeito da execução das suas tarefas, propor soluções e fazer reclamações de forma colaborativa;
  • Bate-papos: em vez de utilizar os improdutivos chats do WhatsApp e do Facebook, há canais próprios para a empresa. Isso não desviará a atenção dos colaboradores quando precisarem se comunicar.

Saúde

Promover a saúde de seus funcionários

A promoção de saúde é uma ação que tem um impacto bastante positivo sobre a produtividade. Com ela, somos capazes de diminuir as abstenções e o turnover, uma vez que colaboradores com boa disposição e bem-estar tendem a se afastar menos por condições de saúde.

Além disso, a preocupação com o bem-estar demonstra um comprometimento da sua empresa com o seu pessoal. A forma que eles encontram para retribuir a generosidade é o aumento da produtividade. Como gestor, você deve se perguntar: será que eu gostaria de trabalhar em um lugar que não se importa com minha saúde?

Criar uma rotina de atividades físicas no escritório

A ginástica laboral é uma ferramenta que vem sendo cada vez mais utilizada nas empresas. Com ela, podemos inserir rapidamente no ambiente de trabalho uma rotina de exercícios funcionais práticos e simples. Assim, podemos melhorar muitos dos indicadores de produtividade.

A atividade física provoca uma sensação única de bem-estar e relaxamento. O estresse da rotina afeta significativamente os recursos mentais dos seus colaboradores. Para combater esses efeitos, o exercício ajuda a liberar endorfina — o neurotransmissor do bem-estar. Assim, as equipes recuperam sua energia durante o próprio expediente e você não precisa esperar o dia seguinte para um aumento da produtividade.

Portanto, jamais se esqueça desta fórmula: a produtividade e a saúde andam juntas, e são proporcionais ao bem-estar e à satisfação dos membros da empresa. Cada um deles é uma parte essencial de um todo. Então, qualquer dinheiro gasto com a saúde e o bem-estar deles não será um custo, e sim um investimento.

Ainda ficou com alguma dúvida sobre a relação entre satisfação, produtividade e saúde? Comente aqui no nosso post!