Blog da Beecorp

Saúde Corporativa
Saúde Ocupacional

Saúde Corporativa: reduza a sinistralidade médica e implante um modelo sustentável

O plano de saúde é um dos benefícios comumente oferecidos por grande parte das empresas brasileiras, além de ser algo muito valorizado pelos trabalhadores. Ainda assim, quem é gestor sabe que o custo com a saúde corporativa costuma ser bem alto. Como se não bastasse, os reajustes constantes dos planos torna esse investimento cada vez mais caro para o empregador.

Por conta disso, o ideal é que as empresas conheçam as melhores formas de controlar esse custo. Criar uma cultura de cuidado e prevenção, com o fomento à saúde dentro da empresa, é uma excelente estratégia. Com colaboradores mais preocupados com seu bem-estar, a tendência é que o uso do plano de saúde diminua consideravelmente, assim como a quantidade de ausências e afastamentos.

A BeeCorp ajuda você a fazer uma gestão estratégica da saúde corporativa. Quer saber como? Confira o que o Dr. Anderson Rodrigues (médico especialista em Medicina do Trabalho, Ergonomia, Perícia Médica e Gestão de Serviços de Saúde Empresariais) tem a dizer sobre o tema!

O que é saúde corporativa?

A gestão de saúde corporativa é focada nos planos de saúde das empresas, que representam, atualmente, o segundo maior gasto das instituições, ficando atrás apenas da folha de pagamento”, conta Dr. Anderson. Saúde corporativa é, portanto, uma expressão que abrange as diversas ações que uma empresa faz para promover o bem-estar do colaborador.

O conceito está relacionado não apenas às boas práticas para prevenir acidentes ou a oferecer plano de saúde para os trabalhadores. Mais que isso, é considerada saúde corporativa tudo que visa melhorar a qualidade de vida dos funcionários.

Sendo assim, uma empresa deve ir além do básico. É preciso promover ações de conscientização para que os colaboradores se preocupem mais com a própria saúde. De acordo com uma matéria da Exame, o plano de saúde representa mais de 10% do orçamento da área de Recursos Humanos.

Por esse motivo, criar um modelo mais sustentável para as empresas, e que ainda aumente a saúde dos trabalhadores, é uma ótima opção de investimento. Ter pessoas mais saudáveis e felizes trabalhando pode fazer uma grande diferença nos resultados da empresa como um todo.

Como melhorar a qualidade de vida do colaborador?

Pode parecer difícil, mas ações simples já melhoram a qualidade de vida dos funcionários da sua empresa. Entre as principais medidas, pode-se destacar a conscientização como carro-chefe. Afinal, primeiramente é preciso despertar no colaborador o interesse em se cuidar, para, só então, ensiná-lo a levar uma vida mais saudável.

Motive-o a mudar

Para fazer essa conscientização, é preciso levar em conta os diferentes tipos de pessoas. Enquanto alguns são movidos por dados e informações com fundamento, outros só dão um passo para melhorar a saúde com uma abordagem mais emocional e apelativa. Por isso, o RH pode apresentar dados sobre a saúde no Brasil e os benefícios da mudança de hábitos, assim como convidar pessoas para contar como a vida saudável beneficia a relação familiar.

A partir de um diagnóstico de gestão de saúde, é possível obter dados que otimizem a implementação de programas de saúde corporativa. Tendo em vista “a condição de saúde específica dos empregados esperamos que, uma vez que ele receba o benefício, leve os hábitos saudáveis também para dentro de casa, melhorando a condição de vida geral”, pontua o Doutor.

Leve possibilidades plausíveis

Mais uma vez, é preciso levar em conta a rotina e realidade dos colaboradores da sua empresa. Se você trabalha em uma startup ou empresa de tecnologia e lida com pessoas mais jovens, é possível trazer soluções tecnológicas e atuais para a mudança de hábitos.

Em compensação, se a maior parte dos trabalhadores da sua empresa leva uma vida corrida e realiza funções operacionais, com esforço físico, você pode incluir treinamentos de alongamento e oficinas de cuidado com a alimentação, por exemplo.

Como a BeeCorp pode ajudar sua empresa?

A BeeCorp pode ser seu braço direito para implantar essa cultura de saúde corporativa dentro da empresa!

A ação beneficiará tanto o empregado, quanto o empregador. Afinal, enquanto os colaboradores ficarão mais saudáveis e terão maior bem-estar tanto dentro quanto fora da empresa, os gestores não terão que lidar com o alto custo dos planos de saúde, além do índice de ausência por problemas de saúde diminuir consideravelmente.

Para isso, a BeeCorp lançou um novo programa de gestão de saúde corporativa. De acordo com o Dr. Anderson, médico diretor da empresa,

“o objetivo é reduzir a sinistralidade médica e implantar um modelo que seja sustentável de cuidado com a saúde dos beneficiários, tanto titulares quanto dependentes”.

Como funciona o programa de saúde corporativa?

O programa é dividido em etapas:

  • primeiramente, é feito o levantamento do perfil dos planos de saúde da empresa;
  • em seguida, são analisados os dados dos relatórios do(s) plano(s) de saúde, dentro do padrão da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). “Para isso, usamos uma ferramenta tecnológica, onde compilamos os dados e, por meio de análise big data e analíticas, estruturamos um plano de ação”, conta o diretor médico.

Esse plano de ação envolve a formação de um Comitê de Saúde dentro da empresa, que é o responsável por realizar as ações que são propostas pela BeeCorp após o diagnóstico.

“Por exemplo, em uma empresa onde é identificada alta taxa de sedentarismo, pressupõe-se que, com o tempo, os colaboradores virão a ser hipertensos, diabéticos e tendem a apresentar alto risco cardiovascular. Assim, tomaremos medidas protetivas da saúde, como estimular a atividade física e alimentação saudável”.

Qual o diferencial da BeeCorp em relação às outras empresas?

A BeeCorp conta com uma equipe especializada na gestão de saúde corporativa. “Muitas empresas fazem apenas o diagnóstico e, depois, contam com uma terceira para prosseguir com os cuidados de saúde”, aponta o Dr. Anderson. Em contrapartida, a BeeCorp, além de realizar o diagnóstico, já oferece uma equipe de confiança para dar continuidade às ações sugeridas.

Vale ressaltar que a empresa conta com um portfólio de mais de 60 soluções de bem-estar, para atender as diferentes necessidades das empresas. O objetivo, com esse novo programa, é entregar soluções preventivas, e não apenas reativas. Dessa forma, além de diminuir o uso do plano de saúde, os colaboradores também ficarão mais dispostos, aumentando a produtividade e os números da empresa.

Como podemos ver, a saúde corporativa vai além de oferecer benefícios como planos de saúde e regras para evitar acidentes. O principal objetivo é trabalhar com a conscientização e prevenção para, a longo prazo, colher os frutos de contar com uma equipe saudável e feliz. O programa de gestão de saúde corporativa da BeeCorp conta com diferenciais atrativos que facilitam a vida dos contratantes.

Quer saber mais sobre o programa? Entre em contato conosco! Nós temos a solução para a saúde corporativa da sua empresa!