Saúde do homem: como prevenir problemas com os colaboradores

saúde do homem
Categoria: Saúde

A saúde do homem, por força de características culturais predominantes entre os brasileiros, muitas vezes fica de lado e não recebe a atenção que deveria. O indivíduo evita se expor como suscetível e teme ser diagnosticado com alguma doença. Por essa razão existem campanhas como o Novembro Azul.

As empresas podem ter um papel relevante na alteração desse quadro, afinal as iniciativas nessa direção são sempre muito vantajosas e trazem benefícios para os colaboradores e para a própria organização. Continue a leitura e descubra 8 formas de prevenir problemas de saúde do homem entre os colaboradores.

Qual a importância da atenção à saúde do homem?

A atenção à saúde e ao bem-estar dos colaboradores faz parte da construção de um ambiente laboral com qualidade de vida. No entanto, no caso masculino, existe uma importância ainda maior por uma razão bem simples: o homem é mais resistente aos cuidados com a sua saúde.

É quase um valor cultural, sobretudo nos países latinos, a estratégica e necessária participação da mulher (mãe, esposa, irmã, filha) para que o homem faça uma consulta médica. Por essa razão, é comum que o paciente masculino chegue ao consultório em estágios mais avançados das doenças.

Nesse sentido, pesquisas divulgadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no ano de 2015, dão conta de que, enquanto 78% das mulheres entrevistadas fizeram pelo menos uma consulta médica nos 12 meses anteriores, entre os homens esse número caía para 63,9%.

Quais os principais cuidados?

Existem algumas medidas que a empresa pode tomar no sentido de ajudar os seus colaboradores na promoção de um maior cuidado com a própria saúde, em especial diante do quadro de doenças do século 21. Veja quais são essas medidas.

1. Incentivar a realização de exames

Muitas doenças relacionadas a saúde do homem podem ser evitadas simplesmente verificando se estão dando sinais de sua presença ou se o indivíduo apresenta suscetibilidades específicas e deve ser acompanhado mais de perto. Para isso, consultas e exames médicos são indispensáveis.

Portanto, iniciativas que incentivem a ida ao consultório médico são muito relevantes para a saúde do homem. A empresa pode fortalecer o esforço das mulheres da família do colaborador promovendo ações com esse fim.

2. Realizar campanhas de conscientização da saúde do homem

Campanhas de conscientização têm sido estimuladas por setores organizados da sociedade e pelo próprio Governo, em especial aquelas que associam determinado tema a uma cor. É o caso do Novembro Azul, pela saúde do homem, voltado para a prevenção do câncer de próstata.

Aproveitar essas campanhas e continuar com outras cuja demanda é identificada na região é uma boa ideia. A simples participação ativa em algumas das campanhas já existentes trará novo impulso aos cuidados necessários, com saldo positivo para todos.

3. Promover palestras sobre o tema “saúde do homem”

O tema “saúde do homem” pode ser abordado por diversas frentes, de modo que uma série de palestras podem ser planejadas para isso. Assim, considere aspectos como alimentação, atividade física, consultas e exames médicos de rotina, entre outros.

Convide profissionais da área, faça um planejamento adequado às atividades da empresa e divulgue o agendamento das palestras. Procure apoio entre os próprios colaboradores para a divulgação, de modo a envolver o maior número possível de trabalhadores.

4. Oferecer um plano de saúde

Um plano de saúde é um dos benefícios mais valorizados pelos profissionais. Na verdade, é um dos principais instrumentos de retenção de talentos em uma empresa.

Além das inúmeras vantagens que oferece, como uma melhor qualidade de vida, a disponibilidade de um plano de saúde pode ser um grande incentivo para o colaborador se empenhar. Uma iniciativa dessa natureza traz tantas vantagens para o colaborador como para a empresa que, ao final, poderá dispor de mais produtividade.

5. Investir em ergonomia

Um cuidado a ser observado, sobretudo nas operações que envolvem mais esforços e são realizadas por colaboradores masculinos diz respeito à ergonomia. Dessa forma, leve em conta detalhes que o leigo não observa, mas que um especialista é capaz de enxergar.

Assim, invista na correção das condições que porventura careçam de aprimoramento ergonômico. Muitos distúrbios e doenças graves resultam do descuido nessa área.

6. Incentivar a adoção de hábitos saudáveis para a saúde do homem

O incentivo à adoção de hábitos saudáveis pode focar suas investidas, facilitando uma alimentação equilibrada ou na prática de esportes e outras atividades físicas, como caminhadas. Promover essas atividades no âmbito da empresa ou com seu envolvimento direto facilita a incorporação de novos hábitos.

Pode-se pensar em parcerias com centros esportivos ou academias que envolvam atividades saudáveis, como ioga e outras. O setor de RH da empresa pode ser um grande facilitador, indicando os diversos perfis dos colaboradores, implementando ginástica laboral preparatória e institucionalizando outros hábitos saudáveis.

7. Adotar programas de qualidade de vida

Programas de qualidade de vida são essenciais para a saúde, além de aprimorarem as relações internas no ambiente de trabalho e os resultados no desempenho. Promover a saúde do homem investindo em qualidade de vida pode ser o melhor caminho para o sucesso das iniciativas nessa direção.

8. Conversar sobre saúde mental

Diagnósticos de estresse, ansiedade e depressão são muito difíceis de serem absorvidos pelos homens. Aceitar que ele é que precisa de cuidados é, de fato, muito difícil. Porém, a condução do tratamento após o diagnóstico encontra muita recusa também.

Portanto, é preciso investir em muita conversa sobre os temas envolvidos, seus efeitos e a importância que tem uma abordagem séria e responsável. Talvez seja a tarefa mais árdua, mas vale qualquer esforço. Uma boa estratégia é desenvolver a inteligência emocional dentro da empresa.

Como promover o Novembro Azul?

O câncer de próstata apresenta elevada incidência entre os homens e o exame para seu diagnóstico constitui um dos maiores tabus para o público masculino. Por essa razão, é imprescindível um esforço para participar ativamente da campanha envolvendo todos os colaboradores.

Entre as principais ações que podem ser promovidas estão:

  • estimular a realização de exames;
  • incentivar e apoiar iniciativas dos colaboradores nesse sentido;
  • promover discussões sobre o tema;
  • criar desafios entre os colaboradores masculinos da empresa.

Como você viu, assim como no caso da saúde da mulher, existem nuances próprias do público masculino que devem ser consideradas quando se trata de saúde do homem. Deixar de levar em conta essas características pode ser desastroso, mantendo os elevados índices de doenças masculinas que as estatísticas de saúde apontam.

Se você gostou deste post, assine a nossa newsletter e receba nossos conteúdos em primeira mão. Afinal, a boa informação precisa e deve ser compartilhada, não é mesmo?

BLOG DA BEECORP
Você também pode se interessar
Saúde
Febre: o que é, causas, sintomas e mais!

Febre: o que é, causas, sintomas e mais! Por: Anderson Rodrigues

A febre é uma alteração comum associada a várias doenças. Infecções, estresse, viroses, entre outros problemas de saúde, como dor de cabeça intensa, podem ocasionar o aumento da temperatura...
Saúde
Ansiedade: quais são os sintomas e como controlar

Ansiedade: quais são os sintomas e como controlar Por: Paola Sobral

Essa sensação natural é um estado de angústia caracterizado pela sensação de medo, insegurança e incerteza. A ansiedade desencadeia diversos sintomas, como excesso de preocupação, pensamento acelerado, insônia, fobias,...
Saúde
Checkup: o que é feito, quais são os exames e frequência indicada

Checkup: o que é feito, quais são os exames e frequência indicada Por: Anderson Rodrigues

Muitas pessoas ainda costumam procurar o médico apenas quando estão doentes. No entanto, o ideal é que todos façam um checkup periódico para monitorar sua saúde, a fim de...
Saúde
Psicologia: áreas de atuação e o que faz um psicólogo

Psicologia: áreas de atuação e o que faz um psicólogo Por: Paola Sobral

A Psicologia se refere ao estudo do comportamento humano e sua relação com o meio. Ela se ramifica em diversas áreas específicas, como Psicologia Ocupacional, Comportamental, do Esporte, Clínica,...
Saúde
ASO: esclareça as principais dúvidas sobre o Atestado de Saúde Ocupacional!

ASO: esclareça as principais dúvidas sobre o Atestado de Saúde Ocupacional! Por: Anderson Rodrigues

O Atestado de Saúde Ocupacional (ASO) é um documento que comprova quando o trabalhador tem a condição de saúde adequada para executar certas funções. É uma exigência para todos...
Saúde
Dor nas costas: entenda suas causas e o que ela pode significar

Dor nas costas: entenda suas causas e o que ela pode significar Por: Douglas Araújo

Dor nas costas é uma forma de se referir a várias condições e sensação de desconforto na região lombar, dorsal e das nádegas. Afeta principalmente a movimentação, postura e...
Saúde
O que é CAT: entenda tudo sobre a Comunicação de Acidente do Trabalho

O que é CAT: entenda tudo sobre a Comunicação de Acidente do Trabalho Por: Alice Araujo

CAT é a sigla para Comunicação de Acidente de Trabalho. Trata-se de um documento que registra a ocorrência de um acidente de trabalho. É um informe obrigatório que precisa...
Saúde
Psiquiatra: o que trata, importância e quando buscar ajuda

Psiquiatra: o que trata, importância e quando buscar ajuda Por: Anderson Rodrigues

O psiquiatra é o médico que estuda e trata os quadros que causam adoecimento e sofrimento mental. Sua função é ajudar pessoas a superarem doenças ou transtornos mentais relacionados...
Saúde
Sedentarismo: o que é, quais são suas causas e consequências

Sedentarismo: o que é, quais são suas causas e consequências Por: Douglas Araújo

Combater o sedentarismo é indispensável. Sobretudo para garantir o equilíbrio da saúde física e mental. Porém, mesmo reforçando essa recomendação, ainda é muito grande o número de pessoas que...
SOLUÇÕES EM DESTAQUE
Qualidade de vida, Saúde e Ergonomia
Preparado para transformar pessoas e negócios?
O investimento em saúde, segurança e qualidade de vida impacta diretamente nos resultados da sua organização.
Fale com nossos especialistas
x

Solicite uma proposta







    Assine nossa newsletter

      Autor
      Anderson Rodrigues

      Médico do Trabalho e Especialista em Ergonomia, Perícia e Gestão de serviços de saúde

      1 Comentario

      1. […] familiaridade dessa relação facilita muito o sucesso do atendimento. Da mesma forma, agiliza as ações preventivas, as medidas são tomadas em tempo hábil e, de maneira geral, com menor utilização dos […]

      Deixe um comentário

      O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

      Fale com consultor!

      Fale com um consultor

        Cadastrar currículo