Transformação digital não é um assunto só de tecnologia, mas também de pessoas

Transformação digital
Categoria: Qualidade de Vida

A transformação digital está cada vez mais presente no dia a dia das empresas, provocado mudanças organizacionais constantes. Precisamos considerar também, as mudanças comportamentais provenientes de tanta tecnologia.

Sabemos que essa revolução tecnológica traz inúmeros benefícios, não só no contexto empresarial, mas também exige uma série de adaptações. Nesse sentido, o RH assume um papel fundamental e cada vez mais estratégico.

De acordo com uma pesquisa feita pela Delloite, 84% dos executivos estão focados em aumentar a produtividade da força de trabalho. Ou seja, esta nova era visa proporcionar resultados cada vez melhores e mais rápidos – o que exige uma atenção ainda maior aos colaboradores.

A questão aqui é: podemos sofrer consequências drásticas se priorizarmos a revolução digital e o foco nos resultados em detrimento do lado humano dessa equação. Quer entender melhor como se adaptar à transformação digital resgatando as questões humanas? Então, continue esta leitura!

O papel do RH na transformação digital

As mudanças tecnológicas têm transformado a rotina de todas as pessoas. Com isso, as empresas precisam se adequar constantemente às novas necessidades do mercado, adaptando seus produtos e serviços.

Como o capital humano é a principal força motora no processo produtivo da organização, os colaboradores são os responsáveis por promover essa inovação e entrega de resultados.

Portanto, quanto mais a empresa se sente cobrada por essas exigências do mercado, tendo que se reinventar para ganhar vantagem competitiva, mais ela tende a cobrar os funcionários para entregar esses resultados. Mas será que toda essa transformação digital se resume apenas a processos inovadores e eficientes?

Acontece que cabe ao RH entender as pressões do cenário externo e promover mudanças organizacionais saudáveis. Afinal, é muito importante garantir que os métodos utilizados respeitem o equilíbrio dos colaboradores, desenvolvendo competências alinhadas ao seu bem-estar, tanto pessoal como profissional.

As competências necessárias para esta nova era

Existem competências cruciais para se adaptar à nova realidade. Abaixo, listamos as principais. Veja!

Atitude diante de situações complexas

Ante um mundo cada vez mais complexo, incerto e ambíguo, os colaboradores precisam resolver problemas que talvez ainda não tenha sido solucionados por outras pessoas.

Por isso, ter postura ativa, em vez da reativa, é uma competência fundamental para a revolução digital. Dessa maneira, torna-se possível buscar as soluções e ser autogerenciável.

Saber lidar com os conflitos

Outra complexidade comum destes tempos são as diferentes gerações no ambiente de trabalho. Nesse contexto, cada colaborador pode enxergar a situação de uma maneira específica e ter prioridades distintas.

Isso aumenta os conflitos internos, que podem provocar desavenças no relacionamento interpessoal. Por essa razão, é importante ter empatia e escuta ativa e usar comunicação não violenta.

Ter criatividade e pensamento crítico

O especialista Alceu Roque Rech, autor do livro “Teoria Geral da Administração”, diz que a pessoa criativa se antecipa aos acontecimentos e, por esse motivo, tem um papel fundamental para contribuir com planos e estratégias empresariais. Quanto mais intensas forem essas mudanças, mais a criatividade aflora.

Já o pensamento crítico está ligado a uma resposta sobre o que fazer em determinada situação, servindo de apoio para a transformação digital.

Ser flexível e resiliente

Com tantas mudanças acontecendo, é preciso ter flexibilidade para se adaptar de forma rápida e da melhor maneira possível à revolução digital. E a resiliência proporciona exatamente isso.

Profissionais resilientes têm autocontrole e conseguem observar as circunstâncias de maneira otimista, visando soluções.

Os impactos da transformação digital na saúde

Apesar de necessário, o excesso de informação e comunicação traz impactos à saúde do colaborador que não podem ser desconsiderados. Pensando nisso, trazemos, abaixo, alguns exemplos de tendências que já se tornaram realidade, junto de suas respectivas consequências.

Trabalho multitarefa

Para lidar com as constantes mudanças, os profissionais precisam realizar várias atividades ao mesmo tempo e manusear tecnologias distintas. No entanto, essa sobrecarga tende a aumentar o nível de estresse, o que pode desencadear transtornos mentais, como a síndrome de burnout e a depressão.

Além disso, é possível que essas doenças levem o colaborador a adotar hábitos nocivos, como sedentarismo, alcoolismo e tabagismo.

Metas irreais

Nunca falamos tanto do alcance de metas como ultimamente. Visando a aceleração dos resultados, muitos gestores traçam alvos sem se preocupar se eles são mensuráveis e atingíveis, características básicas da gestão por metas.

Além de essas cobranças causarem uma competição exagerada, promovem um clima ruim e tendem a desestabilizar os funcionários emocionalmente.

Vício no trabalho

Outra consequência negativa da transformação digital é a dificuldade do colaborador de se desligar do trabalho. Com os dispositivos móveis, é mais comum receber ligações fora do horário ou, até mesmo, parar o descanso para responder a um e-mail profissional, por exemplo.

Assim, o indivíduo se torna um workaholic sem perceber (nome dado àqueles que trabalham compulsivamente). Isso traz consequências graves até para o convívio familiar.

A relação da inteligência emocional com esses impactos

Se, por um lado, temos a necessidade de que as empresas se reinventem a todo instante e acompanhem as mudanças do mercado, que acontecem em uma velocidade absurda; do outro, percebemos a importância de gerir essas mudanças com cuidado.

Para o professor Angelo Soares, da Universidade do Québec, em Montreal, “esse duplo nó tem um impacto nefasto para a saúde mental e se traduz numa certa esquizofrenia organizacional”.

Inclusive, segundo o psicólogo Peter Baldwin, do Black Dog Institute, a expectativa é de que, em 2030, a saúde mental seja o maior ônus da saúde. De fato, a tecnologia desempenha um papel importante na vida pessoal e profissional; por isso, é importante estimular o uso de forma saudável e ajudar os colaboradores nesse sentido.

Diante desse quadro, a inteligência emocional tornou-se a competência mais importante deste século, pois, com ela, os colaboradores conseguem entender e gerenciar suas próprias emoções. Daniel Goleman, precursor do termo, explica que os principais elementos são:

  • autoconsciência: entender a si mesmo por meio do autoconhecimento;
  • autogestão: ter a capacidade de controlar e redirecionar impulsos;
  • motivação: gerar a energia e otimismo necessários;
  • empatia: compreender as emoções das outras pessoas;
  • habilidade social: construir relacionamentos saudáveis e influentes.

A transformação digital é um passo importante não apenas para as empresas, mas para toda a sociedade. Porém, as consequências para a saúde mental, física e social, provocadas por essa revolução, de maneira alguma podem ficar invisíveis.

É preciso focar no desenvolvimento de competências e mudanças saudáveis, provocando resultados sustentáveis a longo prazo.

Se você considera esse assunto interessante e quer ler mais sobre ele, descubra também o que faz uma empresa ser considerada o melhor lugar para se trabalhar!

BLOG DA BEECORP
Você também pode se interessar
Qualidade de Vida
LGBTQIAPN+: o que significa cada letra e o contexto por trás da sigla

LGBTQIAPN+: o que significa cada letra e o contexto por trás da sigla Por: Felipe Alvares

A sigla LGBTQIAPN+ representa diferentes identidades de gênero e orientações sexuais. Por ser mais abrangente, ela acolhe uma quantidade maior de pessoas. Também substitui as siglas GLS e LGB,...
Qualidade de Vida
Resiliência: entenda o conceito e como ser mais resiliente

Resiliência: entenda o conceito e como ser mais resiliente Por: Paola Sobral

O significado de resiliência vem da física, que significa a capacidade de um material voltar ao seu estado original após sofrer alguma deformação. No campo da Psicologia, se refere...
Qualidade de Vida
Fonoaudiologia: entenda tudo sobre essa profissão

Fonoaudiologia: entenda tudo sobre essa profissão Por: Anderson Rodrigues

O fonoaudiólogo é o profissional da área de saúde graduado em fonoaudiologia. Ele auxilia pessoas de todas as idades no desenvolvimento ou no restabelecimento de funções e habilidades relacionadas...
Qualidade de Vida
Serotonina: como esse hormônio impacta o seu bem-estar

Serotonina: como esse hormônio impacta o seu bem-estar Por: Anderson Rodrigues

Vários aspectos da sua qualidade de vida são resultado dos seus hormônios. Isso inclui desde o seu humor até sua disposição e produtividade. Um dos principais hormônios para seu...
Qualidade de Vida
Yoga: o que você precisa saber para iniciar na prática

Yoga: o que você precisa saber para iniciar na prática Por: Felipe Alvares

A Yoga é uma prática que utiliza diversas técnicas com o objetivo de trabalhar o equilíbrio entre corpo, mente e espírito. Apesar de ser mais conhecida pelas posturas, a...
Qualidade de Vida
Sonhos: como eles podem favorecer sua saúde mental

Sonhos: como eles podem favorecer sua saúde mental Por: Felipe Alvares

Se você procurar no diário de Oxford, sonho é conceituado como conjunto de imagens, de pensamentos ou de fantasias que se apresentam à mente durante o sono. A qualidade...
Qualidade de Vida
Massoterapia: tipos de técnicas, benefícios e indicações

Massoterapia: tipos de técnicas, benefícios e indicações Por: Felipe Alvares

Massoterapia é a classificação dada para as técnicas que visam proporcionar saúde e bem-estar para as pessoas, como Quick Massage, reflexologia e Shiatsu. Ela pode ser aplicada, exclusivamente, por...
Qualidade de Vida
O que é pilates? Entenda os benefícios dessa prática e para que serve

O que é pilates? Entenda os benefícios dessa prática e para que serve Por: Carina Martins

Pilates é um método de treinamento que pode ser feito por pessoas de qualquer idade. Devido aos inúmeros benefícios do pilates para saúde, é uma prática recomendada por muitos...
Qualidade de Vida
Dependência emocional: como identificar e superar

Dependência emocional: como identificar e superar Por: Paola Sobral

Normalmente relacionada com experiências que ocorreram durante a vida, a dependência emocional precisa de muito apoio para ser superada. Cuidar da saúde mental e procurar ajuda de um profissional...
SOLUÇÕES EM DESTAQUE
Qualidade de vida, Saúde e Ergonomia
Preparado para transformar pessoas e negócios?
O investimento em saúde, segurança e qualidade de vida impacta diretamente nos resultados da sua organização.
Fale com nossos especialistas
x

Solicite uma proposta







    Assine nossa newsletter

      Autor
      Luíza Terra

      Coordenadora de Marketing BeeCorp | Relações Públicas e Especialista em Marketing Digital

      4 Comentários

      1. […] “saúde digital” tem maior abrangência. Trata-se da utilização mais intensa da tecnologia de informação e comunicação no segmento da saúde, sobretudo na interface de […]

      2. […] os trabalhos relacionados à transformação digital, por exemplo, muitos colaboradores se apresentam com barreiras para prosseguimento em tarefas […]

      3. […] O mercado tende a mudar bastante com os impactos de cada grande inovação tecnológica que surge. Pense em como a popularização da internet, especialmente a navegação móvel, afetou a forma como buscamos produtos, serviços e informação. E isso já está acontecendo mais uma vez com a chegada do metaverso, a nova onda da transformação digital. […]

      4. […] transformação digital vem alcançando praticamente todas as áreas da atividade humana, na busca constante por maior […]

      Deixe um comentário

      O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

      Fale com consultor!

      Fale com um consultor

        Cadastrar currículo