Trabalhar sentado, não tirar intervalos de descanso e fazer muitas horas extras são costumes muito prejudiciais à rotina da equipe de uma empresa. Por mais que os afazeres sejam inúmeros e os prazos precisem ser cumpridos, é essencial adotar algumas práticas e bons hábitos no trabalho que garantam o bem-estar necessário para cumprir todas as funções,
Contudo, esta não é uma missão exatamente fácil. Por vezes, o profissional está tão acostumado com sua jornada que não se preocupa em mudar seu cotidiano. Há também casos em que os colaboradores sequer sabem de todos os benefícios que pequenas e simples atitudes diárias podem trazer para a saúde e o humor.
Mas você pode interferir de maneira positiva para que eles vençam este desafio. Quer saber como ajudar colaboradores a terem bons hábitos no trabalho? Acompanhe este artigo!
Quais bons hábitos no trabalho podem ser aconselhados?
Manter uma rotina de trabalho saudável ajuda o time a ter prioridades, se organizar melhor e ser mais produtivo. Essas vantagens podem ser apresentadas aos funcionários quando você puder aconselhá-los a respeito dos bons hábitos no trabalho.
E, quanto a essas práticas tão importantes, aqui estão algumas que podem ser recomendadas e relembradas periodicamente:
Alongamento
Para não ficar em uma mesma posição durante horas, o colaborador deve se levantar da cadeira sempre que possível. Se não se sentir à vontade para mexer braços e pescoço em um alagamento, ele pode caminhar até o banheiro, buscar um café ou visitar outro setor para passar algum recado. O importante é esticar o corpo e aliviar as tensões.
Cuidados com a alimentação
É normal perceber algum colega com sono após o almoço ou com o humor irritadiço diante de situações mais delicadas. Isso pode ser sinal de uma má alimentação. Portanto, indique refeições leves e equilibradas, somadas ao consumo constante de água.
Deste modo, ele se sentirá saciado e muito mais disposto a encarar o dia. Para que o incentivo seja ainda mais eficaz, a empresa pode até mesmo contratar uma consultoria nutricional.
Atenção para a postura
Esquecer de manter a postura ereta é algo comum a qualquer colaborador. E isso é observado especialmente entre aqueles que passam muito tempo em pé ou sentados diante de um computador.
Então, sempre que possível, lembre a equipe de ajustar o encosto da cadeira e manter os pés apoiados no chão ou em um banquinho. Assim, a coluna não fica sobrecarregada e é mais fácil permanecer elegante durante todo o dia.
Pausas durante a jornada
É muito importante que o colaborador faça pausas a cada 50 minutos trabalhados. O ideal é que ele descanse por outros 10 minutos e dê uma relaxada. O tempo pode ser aproveitado para checar as redes sociais, realizar um telefonema particular ou dar uma volta na empresa, com o intuito de se alongar.
O que pode ser feito quanto à convivência e ao trabalho em equipe?
Costumes saudáveis com foco no conforto e no bem-estar não são os únicos considerados bons hábitos no trabalho. Algumas atitudes de convivência e trabalho em equipe também podem ser estimuladas para melhorar o clima organizacional e transformar o ambiente em um lugar ainda mais agradável. Veja algumas delas:
Respeitar a empresa
O funcionário exemplar consegue absorver os valores da organização e entender qual é seu real propósito no mercado. A partir disso, insere tais premissas em seu cotidiano e consegue exercer um trabalho positivo, que vai muito além do esperado.
Oferecer ajuda
Apesar da hierarquia de cargos, é importante lembrar que ninguém é melhor do que ninguém. Todos têm suas dificuldades e habilidades — que podem ser compartilhadas para ajudar uns aos outros. Essa atitude alimenta o espírito de equipe e o companheirismo entre o pessoal.
Motivar
É normal que um dia renda mais e outro menos. Mas, nas horas mais complicadas, os colaboradores não podem desistir. Sendo assim, procure plantar a motivação nos membros da equipe e sugira que compartilhem o sentimento entre eles, principalmente quando alguém estiver enfrentando um desafio mais sério e precisar se sentir mais inspirado.
Manter uma boa comunicação
Colaboradores silenciosos ou que deixam respostas no ar pouco têm a acrescentar à organização. Manter uma boa comunicação é fundamental, mas isso não significa falar muito sobre a própria vida ou se intrometer no trabalho do colega.
O que deve ser incitado é o compartilhamento de informações úteis, os papos leves e descontraídos e a troca de ideias sobre o negócio. Trata-se de fatores essenciais para um bom relacionamento entre todos.
Como ajudar os colaboradores a adotarem todas essas práticas?
É provável que haja alguma resistência no começo, principalmente no que diz respeito aos bons hábitos de trabalho relacionados à saúde. Mas você pode começar a ajudar a equipe de uma forma muito simples: servindo de exemplo.
Ao demonstrar que tem conquistado bons resultados e dias cada vez mais produtivos, você certamente vai inspirar muitas pessoas. E, a partir disso, uma corrente se formará. Aos poucos, mais e mais funcionários estarão envolvidos e incentivados pelas percepções de melhoria.
Além do incentivo a esses hábitos, algumas empresas já tomam a iniciativa de adotar programas de qualidade de vida no trabalho, para aumentar a produtividade da equipe. Você pode sugerir a alternativa para a gestão e informar que a redução do turnover e a elevação do desempenho estão entre seus benefícios.
Também é possível criar maneiras descontraídas de ajudar os colaboradores. Peça autorização da gestão para enviar e-mails periódicos com lembretes sobre as práticas e todas as vantagens que elas trazem. Além disso, placas motivacionais e cartazes podem ser espalhados pelos setores, e palestras sobre o assunto, agendadas.
Lembre-se de que esses hábitos são válidos para absolutamente todos os profissionais da empresa. Faça com que a liderança seja participativa, pois a equipe também dirige um olhar especial para o comportamento de seus superiores.
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