Estratégia de branding para atrair negócios e novos talentos

Branding
Por: Carina Martins

Você já deve ter percebido que, no mercado, as marcas não têm o mesmo valor. Há aquelas empresas que todos recomendam. Seu logotipo em uma embalagem funciona como uma garantia de qualidade. Elas são tão reconhecidas pela competência que suas vagas são disputadas pelos maiores talentos do mercado. Como chegar a esse patamar? O segredo é uma boa estratégia de branding. Sua empresa já tem uma?

Se a sua empresa ainda não formulou um plano para melhorar o branding, este post vai ajudá-lo. Vamos falar sobre a importância dessa estratégia para atrair novos negócios, aumentar as vendas e captar talentos — exatamente o necessário para alcançar resultados extraordinários. Confira!

O que é branding?

Essa expressão, cada vez mais comum no mundo dos negócios, pode ser traduzida como gestão da marca. Entender esse conceito é essencial para quem quer saber como divulgar o negócio na internet.

O branding envolve todas as ações focadas em construir uma imagem positiva da empresa com o público. Ou seja: ele trabalha com a avaliação que os funcionários, clientes, fornecedores, investidores e a comunidade têm daquela companhia.

Assim como quando conhecemos uma pessoa nós criamos um conceito a respeito dela, uma empresa tem o poder de despertar o mesmo tipo de julgamento nas pessoas que se relacionam de alguma forma com ela.

Qualidade, honestidade, sustentabilidade, responsabilidade social, valorização do ser humano — essas são algumas das características que tornam uma marca admirada pelo público e uma referência positiva no mercado.

Qual é a importância de uma boa estratégia de branding?

O branding tem resultado direto nos negócios. Você deve ter percebido que o mercado está cheio de produtos e serviços bem parecidos. Na maioria das vezes, eles são oferecidos a preços similares também.

Nessa circunstância, o que leva um consumidor a se decidir por um produto ou outro? O branding! O conhecimento e a imagem que o comprador tem de uma marca vai orientá-lo na decisão.

Na verdade, nem sempre ele vai se perguntar de forma consciente:

  • se a marca é confiável;
  • se ela é reconhecida por sua qualidade;
  • se ela atua de alguma forma em favor da comunidade em que ela está inserida (responsabilidade social);
  • se ela procura criar processos de produção menos agressivos em relação ao meio ambiente (sustentabilidade);
  • se ela trata o consumidor com respeito;
  • se ela trata seus colaboradores com respeito;
  • se ela recebe avaliações positivas de seus clientes.

O fato é que, mesmo que ele não tenha consciência da avaliação desses requisitos, ela já foi feita de forma prévia, a partir das informações que ele recebeu a respeito da empresa ao longo do tempo.

Quando ele ouviu a respeito de um projeto social em que a empresa se envolveu, quando a companhia foi mencionada por ser um ótimo lugar para trabalhar, quando viu um contato da rede social elogiando o atendimento — tudo isso contribuiu para que o consumidor formasse uma imagem positiva do negócio.

Portanto, o branding é um diferencial importantíssimo para uma organização. Ele:

  • fideliza clientes, que se tornam evangelistas da marca;
  • conquista novos consumidores, criando oportunidades de negócios;
  • aumenta as vendas da companhia;
  • atrai os melhores talentos do mercado, que querem trabalhar em uma empresa idônea, confiável e reconhecida por sua excelência.

Como colocar em prática uma boa estratégia de branding?

Agora que você entendeu a importância do branding, vamos às dicas para criar uma estratégia eficiente. Acompanhe:

1. Pratique os valores que deseja projetar

Para que o seu branding seja forte e consistente, seus valores não podem estar só no discurso. Eles realmente precisam fazer parte da cultura organizacional e se revelar nas grandes decisões e nos detalhes.

Portanto, se você quiser que a sua empresa tenha uma imagem humana e sensível no mercado, comece praticando isso com seus colaboradores e clientes. Não será necessário anunciar essa qualidade — esses grupos vão se encarregar de transmitir a mensagem, de dentro para fora da organização.

2. Conte histórias

Nada é tão poderoso para criar uma imagem do que uma boa história. Pode ser a trajetória de sua empresa, se ela tiver lições dignas de superação para inspirar os seus colaboradores e consumidores.

Ou, então, conte como o seu negócio faz a diferença na vida das pessoas. É importante usar vídeos para divulgar produtos, mas é possível ir além: mostre qual foi o impacto que eles causaram na vida dos seus clientes.

Dessa forma, você mostra que a empresa está interessada não só em vender e lucrar, mas que ela entende que pode atender necessidades, proporcionar felicidade e realizar sonhos. Seu público-alvo vai se identificar e se tornar fã da sua marca!

3. Interaja com o público

Muitas empresas têm qualidades e valores admiráveis para divulgar, mas elas não conseguem estabelecer seu branding porque essas informações ficaram “escondidas”.

Para alcançar o público, sua marca precisa estar onde ele está. Isso envolve descobrir quais são os canais que eles consomem informação e desenvolver ações de marketing compatíveis com esses meios.

Você pode apostar no marketing de conteúdo, criar iniciativas educacionais interessantes e marcar presença nas redes sociais. Utilize esses meios não só para divulgar informações, mas para interagir com seu público e criar um relacionamento.

4. Dê visibilidade à sua marca

Você já deve ter visto que uma certa marca de refrigerante aparece em muitos filmes de Hollywood. Você pode ver a protagonista da comédia romântica tomando Coca-Cola, o super-herói abrindo uma latinha, além dos cartazes que aparecem “acidentalmente” nas locações.

Tudo bem que desbravar Hollywood seja um pouco demais, contudo, há outras maneiras eficientes de colocar a sua marca diante do público. O Google AdWords é um exemplo.

Ao anunciar no AdWords, sua marca vai aparecer para quem pesquisar palavras-chave relacionadas ao seu negócio. Além disso, ela vai surgir na tela do computador, do smartphone e do tablet do seu público, reforçando sua presença no mercado.

A exposição é constante e relevante. Ou seja: toda hora o consumidor vai ver a sua marca. Mas essa não será uma exposição irritante, já que ela apareceu em um contexto apropriado.

Uma boa estratégia de branding é essencial para colocar sua marca na mente do consumidor de uma forma positiva. Ela ainda pode aumentar a confiança nos seus produtos e atrair talentos para a sua companhia. Fantástico, não é mesmo?

E agora, entendeu por que sua empresa também precisa criar uma boa estratégia de branding para alavancar seu sucesso? Gostou do post? Quer ler outros conteúdos como este?

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