
Hoje, para que uma empresa possa sobreviver, é preciso monitorar constantemente as variáveis do ambiente externo e construir uma cultura organizacional sólida e eficaz. Essa cultura representa a forma como as coisas são feitas no dia a dia.
Não é à toa que muitos especialistas dão tanta atenção ao assunto. Para Peter Drucker, considerado o pai da administração moderna, a cultura de uma empresa devora a estratégia no café da manhã. Assim, é possível considerá-la crucial para o sucesso.
Existem diversas empresas que atribuem seu crescimento à sua sólida cultura, como a Ambev (focada na alta produtividade), a Amazon (centrada nos clientes), Pixar Animation (focada na inovação) e a Southwest Airlines (centrada nos colaboradores).
Pensando nisso criamos um post especialmente para você. Hoje vamos falar sobre a importância da cultura e sobre como desenvolvê-la em sua empresa. Continue lendo e fique por dentro do assunto. Boa leitura!
Primeiro, é preciso ter clareza sobre o que é cultura organizacional. Atualmente, muito se fala sobre o assunto e são diversos os conceitos utilizados. Em meio a tudo isso, fica cada vez mais complexo ter uma visão límpida e coerente do tema.
Então, para facilitar a interpretação, é importante que você considere a cultura de uma empresa como o conjunto dos valores, hábitos e crenças que são abraçados por seus funcionários. Essas características influenciam a forma de pensar, agir e reagir dos colaboradores e, por consequência, da empresa no mercado.
Isso significa dizer que, se uma empresa tem sua cultura focada na satisfação dos clientes, tudo o que ela fizer terá exatamente esse ponto como seu principal foco. Toda a empresa e seus funcionários entendem que os clientes são prioridades — e agem dessa forma.
Um caso muito interessante é o da Amazon, que tem sua cultura centrada no cliente. Nas reuniões com os diretores é comum que seu CEO, Jaff Bezos, deixe uma cadeira vazia para representar os clientes — e toda decisão deve ser tomada pensando neles.
É importante entender que toda empresa tem uma cultura, seja ela amplamente compartilhada ou não. Essa cultura começa a se delineada ainda nos estágios iniciais do negócio, nas primeiras interações interpessoais. Mas qual o seu impacto na empresa?
Isso pode variar bastante de acordo com cada cultura. Veja alguns impactos:
Os funcionários passam cerca de 17 horas semanais de forma improdutiva, de acordo com pesquisa divulgada pela Microsoft. Ao desenvolver uma cultura de produtividade, em que cada profissional entende o que deve fazer, é possível otimizar os resultados.
Um exemplo disso é a distribuidora de bebidas Ambev. A gigante desenvolveu sua cultura com foco na alta produtividade e afirma que cada funcionário deve pensar (e agir) como dono, comprometendo-se pessoalmente com os resultados desejados.
A satisfação dos clientes deve ser uma das principais prioridades para as empresas. Infelizmente, isso nem sempre é uma realidade. Estima-se que, em 2015, cerca de 86% dos clientes migraram para a concorrência por conta do mal atendimento.
Uma cultura sólida permite que os profissionais entendam a importância de satisfazer aos clientes finais. Uma empresa que entende muito bem disso é a Apple: a companhia tem um percentual de NPS (indicador de lealdade dos clientes) de 89%.
O mercado encontra-se cada vez mais turbulento. A prova disso é que nunca se viu tantas empresas abrindo e fechando em um período tão curto de tempo. Em meio a tudo isso, é importante encontrar um diferencial que torne a companhia única.
Esse diferencial, muitas vezes, pode ser visto na própria cultura organizacional. Ao desenvolver uma cultura sólida, é possível atribuir uma personalidade ainda mais marcante à companhia e diferenciá-la das outras empresas no mercado.
O mercado tem mudado a passos largos. Hoje, por exemplo, é possível falar em indústrias 4.0 — inteligência artificial, nanotecnologia, carros autônomos, etc. Para sobreviver, é importante que a empresa tenha uma cultura que propicie a inovação.
A Pixar Animation é um grande exemplo disso. Para seu fundador e presidente, Ed Catmull, grande parte do sucesso da companhia no lançamento dos seus filmes é graças à cultura de inovação que envolve a empresa e faz com que cada profissional seja criativo.
A cultura de uma empresa não pode ser criada ou modificada de uma hora para outra. É preciso um trabalho longo e árduo, fazendo com que cada profissional incorpore determinados valores ao seu dia a dia no trabalho.
Mas existem algumas coisas que podem ajudar. Veja:
O propósito de uma empresa é algo que vai muito além dos recursos financeiros, envolve um objetivo muito maior e que inspira outras pessoas. Então, para começar, crie um propósito que mova as pessoas no sentido da cultura que deseja solidificar.
A declaração de valores são os inegociáveis de uma organização, coisas que ela jamais abriria mão — como honestidade, paixão, etc. Além disso, os valores representam o centro da cultura organizacional, algo que rege a atuação de cada funcionário.
Então, estabeleça um conjunto de valores que tenham conformidade com a cultura. Depois, compartilhe-os como uma premissa básica dentro da empresa.
O diálogo dentro da empresa é uma importante ferramenta. Com ela, é possível alinhar e conduzir as pessoas rumo aos objetivos desejados.
Para potencializar a comunicação, é importante investir em ferramentas que facilitem esse processo, tais como: intranet, mural de recados, aplicativos mobile, caixa de sugestões, sistemas especializados e redes sociais corporativas.
Cada profissional deve se comprometer com a cultura, abraçar os valores compartilhados e tomar para si o propósito da companhia.
Mas, para que isso de fato aconteça, devem se sentir valorizados pela empresa. Para isso, é importante que invista no bem-estar dos trabalhadores, mostrando que realmente se importa com eles.
Agora você sabe o que é cultura organizacional, sua importância e como desenvolvê-la em sua companhia. Não deixe de aplicar as dicas aqui compartilhadas e obter grandes resultados, tornando o empreendimento próspero e bem-sucedido.
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