4 dicas para melhorar a gestão de pessoas em uma empresa

Gestão de Pessoas
Por: Bárbara Campos

A gestão de pessoas na empresa é algo crucial para o sucesso e crescimento. Quando bem realizada, garante profissionais mais engajados, alinhados e comprometidos com os objetivos organizacionais. No final, todo o negócio é amplamente beneficiado.

Porém, é preciso entender que essa gestão não se restringe mais apenas às práticas operacionais, deve-se pensar de forma estratégica e implementar novas práticas ao dia a dia do RH. É preciso otimizar a comunicação interna, construir uma marca empregadora, investir na qualidade de vida dos profissionais, bem como em incentivos à ação.

Pensando nisso, criamos um post com 4 ótimas dicas para otimizar a gestão de pessoas na empresa de forma simples e eficaz. Continue lendo e fique por dentro do assunto!

1. Construa uma marca empregadora

Atrair talentos é uma das principais obrigações do RH. Com profissionais acima da média, é possível estruturar equipes de alta performance e obter melhores resultados. Mas, encontrar e conquistar talentos não é algo fácil, por isso deve-se investir na marca empregadora.

Uma marca empregadora é aquela que funciona como um ímã de profissionais, despertando neles o interesse por fazer parte da empresa. Para isso, é preciso que o RH saiba vender seu “peixe”, mostrando como a companhia é um bom lugar para trabalhar, que investe em seus atuais profissionais e que tem um grande propósito de atuação.

2. Invista no diálogo interno

A comunicação dentro da empresa sempre vai existir, seja ao enviar um e-mail ou colar um aviso no mural de recados. O obstáculo a ser vencido é a falta de planejamento. Quando não são planejadas, as informações deixam de chegar onde deveriam.

Por isso, deve ser cada vez maior o esforço em diagnosticar os “gaps” da comunicação, avaliando o que não tem dado certo na empresa. Também é preciso implementar novos canais, tais como: intranet, aplicativos mobile e sistemas especializados.

3. Aprimore a qualidade de vida no trabalho

O trabalho é uma extensão do lar dos profissionais, onde passam longas horas do dia. Quando esse ambiente é estressante, é provável que surjam conflitos interpessoais, aumente o número de erros e a própria produtividade das equipes seja comprometida.

Para eliminar essa possibilidade, é preciso investir no bem-estar. Comece incentivando uma alimentação mais saudável, a prática de atividades físicas e equilíbrio da vida profissional/pessoal. Também é possível oferecer programas de gestão de estresse, ginástica laboral e academia corporativa. No final, terá um ótimo clima de trabalho.

4. Incentive a liderança pelo exemplo

A maioria dos profissionais não pede demissão da empresa, mas do seu superior imediato. Essa é a primeira provada de que a liderança tem um papel crucial na condução do capital humano, então é importante ser exemplar e colocar a “mão na massa”.

Para tanto, é preciso que o RH incentive o diálogo entre líderes e liderados. Cada chefe de equipe deve saber dar feedback, bem como receber mensagens de melhoria. E mais: os líderes devem respeitar sua cadeira de comando, entregar resultados e abraçar os valores internos.

Estas dicas, certamente, contribuirão para melhorar a gestão de pessoas na empresa. Ao aplicá-las, será possível atrair mais talentos, melhorar a comunicação dentro da empresa, bem como a qualidade do clima de trabalho. Os resultados poderão ser vistos em todo o negócio.

Gostou do nosso conteúdo? Está pronto para otimizar a gestão de pessoas? Agora, aproveite para compartilhar conosco suas sugestões, dúvidas ou experiências sobre o assunto!

Gostou do artigo? Leia também:

Author
Bárbara Campos
Profissional de Recursos Humanos, graduada em Psicologia com experiência acima de 12 anos no mercado, nos segmentos de Varejo, Indústria Automobilística, Construção Civil e Instituição Financeira. Atuação com foco em gestão de projetos, implantação de programas e processos envolvendo todos os subsistemas de RH: Recrutamento e Seleção, Treinamento e Desenvolvimento, Carreira e Sucessão, Avaliação de Desempenho, Diagnóstico Organizacional,Comunicação Interna, Cargos e salários entre outros. Possuo pós graduação em Gestão de Negócios e formação em coaching.
x

Solicite uma proposta






    Fale com consultor!

    Fale com um consultor