A dor nas pernas é um tipo de desconforto ou dor localizada, a qual pode ser contínua ou interrompida. Apresenta uma grande variedade de causas, que podem ou não ser associadas a doenças.
Praticamente todos já sentiram essa dor alguma vez na vida, sendo bastante comum em diversos ambientes de trabalho. Porém, quando ela persiste por um período prolongado ou é aguda, pode ser um sintoma de outro problema grave. Por isso, é importante adotar medidas para lidar com ela, como Ginástica Laboral ou medicamentos.
Entender suas principais causas e como lidar com elas é fundamental para garantir uma melhor qualidade de vida e bem-estar. E, em muitos casos, a solução é bem simples: basta adotar pequenas mudanças de hábito que fazem uma grande diferença.
Acompanhe e entenda melhor a dor nas pernas, suas causas mais comuns e como lidar com ela quando surge.
Confira também nosso conteúdo exclusivo sobre Ginástica Laboral:
O que é dor nas pernas?
Por definição médica, uma dor nas pernas é a dor ou desconforto que ocorre na região entre o tornozelo e a virilha. Isso inclui também a dor que você sente no dia a dia, pelo cansaço.
Em muitos casos, ela ocorre devido a maus hábitos no cotidiano, mas também pode ser o resultado de doenças. Por isso, é necessário prestar atenção em quando ela ocorre e em sua intensidade.
O que pode causar dor nas pernas?
Antes de poder lidar com essa dor, é importante entender suas possíveis causas. Assim, você consegue diferenciar aquela dor comum da rotina em relação a outras, com origens graves. Confira, a seguir, alguns dos principais exemplos.
Dor de crescimento
Estima-se que 20% das crianças e adolescentes sentem dores no corpo enquanto crescem. É o resultado dos músculos e conexões do sistema nervoso se reconfigurando rapidamente. As pernas são o foco mais comum dessa dor, já que carregam o peso do corpo.
Problemas de postura
Outra causa comum dessa dor é a postura. Mesmo alguém que trabalha em escritório e fica sentado a maior parte do dia ainda está sujeito a vários riscos ergonômicos, o que impacta gradualmente o esforço dos músculos e dos ossos.
Problemas de circulação
A maior parte das dores nas pernas, na realidade, são causadas por problemas na circulação sanguínea. Algo bem comum em pessoas que têm problemas como sedentarismo, pois a falta de movimentação também compromete a eficiência do sistema cardiovascular.
Como identificar se a causa da dor nas pernas é a circulação?
Os casos de dor na perna ligados à circulação sanguínea são bem comuns, especialmente em idosos. A forma mais fácil de reconhecer é o inchaço na perna. Isso indica um acúmulo de fluidos na região devido à má circulação.
Quais são as doenças que causam dores nas pernas?
Essa dor também pode ser o efeito colateral de uma doença. Veja, aqui, alguns exemplos de condições que costumam causar essas dores:
- Lipedema: acúmulo de gordura nas pernas, o qual leva a inchaço e pressão sobre os músculos, ossos e nervos;
- Artrite: inflamação das articulações, as quais causam dor local ou irradiada;
- Fibromialgia: associada a dores generalizadas pelo corpo, resultando principalmente de ansiedade ou depressão.
Nesses casos, o mais importante é buscar um tratamento adequado.
Quais são os sintomas?
Como mencionamos, a dor em si pode ser um sinal de que há algo errado no corpo. Porém, ela também vem com outros sinais que indicam sua causa.
Alguns dos principais exemplos são:
- úlceras;
- varizes;
- vermelhidão;
- mudanças localizadas de cor.
Mesmo quando esses sintomas não vêm associados à dor em si, podem indicar que há algum problema de saúde ao qual você precisa prestar atenção, buscando cuidados médicos.
Como tratar esse problema de saúde?
Como há várias causas, também existem diversos tipos de tratamento para lidar com a dor nas pernas. Medicamentos analgésicos podem ajudar a conter a dor, mas não são uma solução definitiva.
A quiropraxia tem ganhado bastante destaque nessa área. Trata-se de uma técnica que envolve manipular o corpo e as juntas de forma a aliviar tensões, melhorar a circulação e reduzir dores.
O que é bom para aliviar a dor nas pernas?
Se a sua intenção é diminuir a dor imediatamente, seja ela causada por câimbra ou outros fatores, existem algumas opções.
Primeiro, evite movimentar a perna, para não forçar a musculatura. Nos casos de inchaço, tente levantá-las um pouco acima do corpo, para que o sangue flua naturalmente e massageie levemente a parte dolorida.
Compressas geladas também são muito úteis. O frio reduz a sensibilidade e a pressão ajuda a quebrar qualquer tensão muscular que possa causar dor.
Quando procurar um médico?
Se houver dor nas pernas intensa e persistente por mais de 48h, seja de forma constante ou recorrente, o ideal é procurar um médico. Assim, será possível identificar a causa e realizar um tratamento mais direto.
Complicações possíveis da dor nas pernas
Quanto mais uma dor persiste e aumenta, mais ela interfere no dia a dia. No caso mais simples, ela já influencia sua qualidade de vida e bem-estar.
Além disso, há muitos casos em que ela pode afetar a segurança no trabalho. Especialmente para profissionais que atuam em locais com risco de queda ou que manuseiam equipamento pesado.
Como prevenir essa dor?
Tratar a dor nas pernas é importante, mas o melhor é sempre prevenir. Felizmente, existem várias opções.
Primeiro, é importante pensar na sua ergonomia. Sua postura ao longo do dia e a forma como distribui seu peso afetam sua musculatura. Gradualmente, isso também pode causar dores nas pernas.
A prática de atividade física é outra aliada aqui. Isso porque os ossos e os músculos mais saudáveis tendem a sofrer menos com câimbras, problemas de circulação ou neuronais. Além de todos os outros benefícios que ela traz para a saúde, como bem-estar, disposição e melhora na imunidade.
A dor nas pernas é um problema comum, mas que exige atenção. Tanto no seu tratamento quanto na prevenção, o ideal é agir imediatamente para promover sua qualidade de vida.
Se você quer promover a saúde e bem-estar dentro da sua equipe, o importante é começar quanto antes. Confira o nosso Kit de Boas Práticas de Qualidade de Vida e encontre o direcionamento que precisa agora mesmo!