O número de acidentes entre trabalhadores ainda é alto no Brasil. Isso mostra o quão importante continua sendo ter o suporte de uma empresa de segurança do trabalho para assessorar e contribuir com as tomadas de decisão dentro das organizações.
Empresas desse ramo oferecem um serviço completo. Cabe a elas realizar uma gestão integrada para garantir não só a segurança, mas também, a saúde, o bem-estar e a qualidade de vida dos trabalhadores. Por isso, na hora de fazer a contratação desse tipo de parceiro, é preciso considerar alguns aspectos.
É fundamental escolher com critério qual empresa dará suporte para a sua, a fim de contar com expertise técnica, uma boa estrutura e diversidade de soluções. Neste artigo explicaremos o que deve ser considerado na hora de firmar essa parceria. Acompanhe!
O que é uma empresa de segurança do trabalho?
As primeiras orientações sobre acidente de trabalho no Brasil foram registradas no Código Comercial de 1850. Apesar de esse ser um tema debatido há muito tempo, ainda hoje, a cada um minuto, um trabalhador é vítima de acidente de trabalho.
No ano de 2018, foram registrados 576.951 acidentes entre trabalhadores. A taxa de óbito por acidente ou doença laboral, entre 2002 e 2020, coloca o Brasil como segundo colocado no G20 para esse tipo de ocorrência, sendo 6 mortes para cada 100.000 trabalhadores. Mas é possível evitá-las com o suporte de uma empresa de segurança do trabalho.
Esse tipo de organização tem como objetivo assessorar outras empresas na execução mais segura dos seus processos. Elas conseguem identificar os riscos, de acordo com cada função exercida pelo trabalhador, e recomendar as melhores medidas para garantir proteção individual e coletiva.
A empresa de segurança do trabalho atua terceirizando seus serviços para outras organizações. Em vez de contar com um profissional ou uma equipe interna, é solicitado o trabalho e o suporte de especialistas, que avaliam cada detalhe para propor soluções totalmente adequadas à realidade e à demanda de cada negócio.
Quais são as principais atribuições dessas empresas?
O foco da atuação de uma empresa de segurança do trabalho é minimizar a ocorrência de acidentes, a incidência de doenças ocupacionais, proteger a integridade e a capacidade de trabalho do colaborador. Para tanto, é responsável por diversas atribuições, como você confere, a seguir.
Prevenção de acidentes
Como dito, essa empresa atua fazendo a prevenção de acidentes. Ela considera o que está estabelecido na NR 12 e outras legislações acerca de cada função e setor de atuação. Com isso, identifica os riscos pessoais e coletivos, oferecendo consultoria ou assessoria na implementação das soluções.
Promoção da saúde
Os riscos também podem envolver a saúde do colaborador, física ou mental. Uma empresa de segurança do trabalho identifica essas situações para evitar a ocorrência de doenças laborais. Atua, também, com a prevenção por meio da implementação de políticas e programas que garantem mais saúde para os colaboradores.
Realização de cursos e treinamentos
Profissionais bem treinados sabem, por si mesmos, identificar riscos e como evitar acidentes. Atuam com mais produtividade e competência. Por isso, a empresa de segurança no trabalho oferece cursos e treinamentos para capacitar trabalhadores, líderes e gestores.
Elaboração de documentos técnicos
Para cumprir normas e legislações, as empresas precisam elaborar documentos técnicos que vão respaldar suas decisões e ações. Uma empresa especializada elabora esses e outros documentos, seguindo os padrões que eles precisam apresentar, para que não haja erros nem discrepâncias.
Elaboração de perícias trabalhistas
Por meio das perícias trabalhistas, a empresa de segurança analisa todos os aspectos ambientais do trabalho e esclarece controvérsias técnicas para legitimar informações. O objetivo é verificar um fato para entender ou determinar aquilo que o causou, a fim de fazer as devidas correções e ajustes para que não mais aconteça.
Uma empresa de segurança do trabalho pode atuar como consultora, apontando tudo aquilo que a organização precisa ou deve adequar, mas ela também pode prestar assessoria, atuando dentro da contratante como parte do seu time. Assume toda a responsabilidade da parte de segurança e saúde, podendo ou não agir em conjunto com uma equipe interna.
Como escolher uma empresa de segurança do trabalho?
O que não podemos nos esquecer é de que tudo aquilo que se refere à segurança e saúde do trabalhador deve seguir normas. Existem regras e técnicas que precisam ser aplicadas para garantir o máximo de eficiência de programas e ações. Assim, é fundamental escolher com cautela a empresa de segurança do trabalho que vai assessorar você.
Considere que tudo aquilo que fere a integridade física ou psicológica do trabalhador na empresa é de responsabilidade dela. Portanto, é preciso muita experiência na hora de propor soluções.
Então, alguns aspectos devem ser considerados antes de firmar parceria com uma terceirizada em segurança laboral. Veja, a seguir, quais são esses aspectos que você precisa considerar na hora de fazer essa contratação.
Capacidade técnica
Analise qual é a capacidade técnica da empresa e do time que ela disponibiliza para prestar serviços. Veja se existe um engenheiro em segurança que responde por tudo isso.
Também, se há técnicos com conhecimentos atualizados para implementar as soluções propostas. Enfim, para cada serviço que será realizado, é indispensável a capacitação desses especialistas.
Expertise
Além dos conhecimentos técnicos, a empresa de segurança do trabalho precisa ter expertise. Quanto mais tempo de atuação no mercado, mais eficiência ela demonstra, por ter vivenciado diferentes situações e realidades. Teve tempo para aprimorar suas soluções, alcançando a excelência dos serviços prestados.
Serviços oferecidos
Verifique quais são as soluções disponibilizadas por essa empresa. Confira se ela trabalha com diferentes opções, não só de segurança, mas também, de saúde e bem-estar no trabalho. Afinal, é importante considerar o trabalhador como um todo, a fim de garantir sua integridade e satisfação, que vão deixá-lo motivado e mais produtivo.
Capacidade de operação
Apesar de ser indispensável ter um amplo portfólio, você precisa conferir se a empresa de segurança do trabalho tem capacidade de operação. Ela deve dispor de um bom time para atender aos seus diferentes clientes, garantindo atenção no momento em que eles precisarem.
Banco de talentos
Também é interessante que a empresa de segurança no trabalho tenha um bom banco de talentos. Desse modo, quando houver necessidade de novas contratações, terá a sua disposição diferentes opções de profissionais e perfis, para facilitar a seleção e ter certeza de contratar um talento alinhado com a cultura da sua organização.
Gestão integrada
Hoje, não podemos dissociar segurança, saúde, bem-estar e qualidade de vida no trabalho. Todos esses aspectos são fundamentais para que o colaborador tenha sua integridade garantida. Portanto, você precisa de uma empresa de segurança no trabalho que faça uma gestão integrada de todos esses aspectos.
Ela deve ter uma visão holística do colaborador, considerando tudo aquilo que possa trazer impactos negativos para ele. Ao mesmo tempo, deve trazer soluções que se complementam e que se adequam à realidade de cada empresa, observando a necessidade do time e os resultados que a organização pretende alcançar.
É por isso que a BeeCorp é a parceira ideal. Dispõe de todos os atributos que citamos, sendo uma empresa de segurança no trabalho completa, que faz a gestão integrada e traz soluções personalizadas para cada negócio. Promove integridade e a melhor experiência do colaborador, para que os bons resultados dele sejam excelentes para o seu negócio.
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