Você já se perguntou para que serve um endocrinologista? Esse profissional da saúde desvenda os mistérios do nosso sistema endócrino, que é responsável por regular uma grande quantidade de funções vitais em nosso corpo.
Desde o controle do metabolismo até a regulação dos níveis hormonais, o endocrinologista desempenha um papel crucial em manter nosso organismo em equilíbrio.
E caso você queira ajuda para garantir seu bem-estar no dia a dia, confira também nosso material exclusivo:.
E, para complementar tratamentos de saúde, a medicina alternativa também é uma ótima opção. Conheça mais sobre uma das vertentes dessa linha de saúde, a auriculoterapia.
O que faz o médico endocrinologista?
O endocrinologista é um médico especializado no estudo e tratamento de doenças relacionadas às glândulas endócrinas. Estas responsáveis pela produção e secreção de hormônios.
Esses profissionais diagnosticam e tratam uma variedade de condições, incluindo diabetes, distúrbios da tireoide, desequilíbrios hormonais, obesidade e muito mais.
Os endocrinologistas utilizam uma combinação de análises clínicas, exames e, em alguns casos, procedimentos especializados para avaliar e tratar seus pacientes.
Quando eu devo procurar um endocrinologista?
Aqui estão alguns sinais de que pode ser hora de procurar esse especialista:
- Aumento da sede e da micção: sede excessiva e aumento da frequência urinária podem ser sintomas de diabetes ou outros distúrbios endócrinos;
- Desregulação do peso: ganho ou perda de peso inexplicável, mesmo quando acompanhado de mudanças na dieta ou no estilo de vida, como a prática de atividade física;
- Distúrbios menstruais: irregularidades no ciclo menstrual, menstruação ausente ou excessivamente abundante;
- História familiar: história familiar de doenças endócrinas, como diabetes tipo 1 ou 2, distúrbios da tireóide ou outras condições relacionadas;
- Problemas de crescimento: crianças e adolescentes com crescimento inadequado em relação aos pares.
O que é que o endocrinologista trata?
Aqui estão algumas das condições que um endocrinologista trata:
Diabetes mellitus
Um dos distúrbios endócrinos mais comuns que endocrinologista trata, a diabetes se caracteriza por níveis elevados de glicose no sangue.
Isso acontece devido à produção insuficiente de insulina (diabetes tipo 1) ou resistência à insulina (diabetes tipo 2).
O Brasil possui um grande número de diabéticos. Segundo dados da pesquisa Vigitel – Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico de 2023, divulgada pela Agência Brasil, 10,2% da população do nosso país possui diabetes.
Distúrbios da hipófise
Essa glândula, localizada na base do cérebro, tem como papel principal regular funções corporais como crescimento, metabolismo, reprodução e produção de hormônios.
Existem vários distúrbios da hipófise, tais como:
- Acromegalia: aumento na secreção do hormônio do crescimento;
- Doença de Cushing: excesso de produção de cortisol;
- Prolactinoma: tumor que produz prolactina em excesso levando à produção de leite em mulheres que não estão amamentando, além de irregularidades menstruais.
Distúrbios da tireóide
A glândula tireóide localiza-se na parte frontal do pescoço e regula o metabolismo, o crescimento, o desenvolvimento, a temperatura corporal e a função cardiovascular.
Alguns dos distúrbios mais comuns que o endocrinologista trata em relação a tireoide são:
- Bócio: aumento anormal da glândula causado por deficiência de iodo. Esta doença fez, na década de 1940, uma ação de saúde coletiva que tornou obrigatória a adição de iodo no sal de cozinha;
- Hipertireoidismo: produção excessiva de hormônios da tireoide;
- Hipotireoidismo: produção insuficiente de hormônios da tireoide;
- Nódulos tireoidianos: crescimento anormal da glândula que podem causar dificuldade para engolir ou dor.
Distúrbios do crescimento
Avaliação e tratamento de problemas de crescimento em crianças e adolescentes, como deficiência de hormônio do crescimento (GH).
Nesse caso, o corpo não produz quantidades adequadas do hormônio, necessário para o desenvolvimento adequado, resultando em estatura abaixo da média, crescimento lento e outras complicações.
Essas são apenas algumas das condições que um endocrinologista trata. Eles são especialistas em diagnosticar e gerenciar uma ampla variedade de problemas hormonais e metabólicos, ajudando os pacientes a alcançarem um equilíbrio saudável e bem-estar.
O que fazer na primeira consulta com endocrinologista?
Aqui estão algumas etapas que você pode seguir para garantir uma consulta produtiva:
1. Reúna seu histórico médico
Antes da consulta, compile informações como condições pré-existentes, cirurgias anteriores, medicamentos que você está tomando atualmente e tratamentos médicos ou terapias que tenha recebido no passado.
Além disso, anote quaisquer sintomas que você esteja experimentando, mesmo que pareçam insignificantes. Isso inclui sintomas físicos, emocionais e alterações recentes na sua saúde.
Elabore uma lista de perguntas que você gostaria de fazer ao médico durante a consulta. Pode ser sobre seus sintomas, tratamentos disponíveis ou qualquer outra dúvida relacionada à sua saúde endócrina.
2. Descreva seus sintomas detalhadamente
Na consulta, descreva seus sintomas o mais detalhadamente possível. Seja específico sobre quando os sintomas começaram, sua gravidade, fatores que podem desencadeá-los ou aliviá-los e como eles afetam sua qualidade de vida.
Seja aberto e honesto sobre seu estilo de vida, hábitos alimentares, atividade física, consumo de álcool e tabagismo. Essas informações são cruciais para ajudar o médico a entender melhor sua condição e desenvolver um plano de tratamento adequado.
3. Participe ativamente
Durante a consulta, não hesite em fazer perguntas e esclarecer qualquer dúvida que você possa ter. Sinta-se à vontade para discutir suas preocupações e compartilhar suas preferências em relação ao tratamento.
Além disso, discuta sobre o plano sugerido para você. Afinal, ele pode incluir mudanças no estilo de vida, como evitar o sedentarismo, prescrição de medicamentos, terapias hormonais ou outras intervenções médicas necessárias que você precisará entender bem.
Quais exames podem ser solicitados?
Alguns dos exames comuns que o endocrinologista pode solicitar são:
- Densitometria óssea: usado para avaliar a densidade mineral óssea e diagnosticar condições como osteoporose e osteopenia;
- Exames de sangue: entre eles teste de glicose em jejum ou teste de tolerância à glicose para avaliação de diabetes, testes de função tireoidiana, exames para avaliar os níveis de hormônios e testes de função adrenal;
- Exames de imagem: exames como a Ressonância Magnética (RM) ou Tomografia Computadorizada (TC), podem ser necessários para avaliar o tamanho e a estrutura das glândulas;
- Testes genéticos: em alguns casos, pode-se solicitar testes genéticos para ajudar no diagnóstico de condições endócrinas hereditárias;
- Ultrassonografia: avalia a glândula em busca de nódulos ou outras anormalidades .
Gostou do conteúdo? Assine a Newsletter da BeeCorp e fique por dentro do que acontece sobre saúde no Brasil e no mundo.