
Os gestores sabem bem a importância de ter funcionários trabalhando satisfeitos. A satisfação motiva, aumenta o rendimento e consequentemente a produtividade, além de criar um bom vínculo entre a empresa e o colaborador.
Um aspecto chave para manter uma boa relação entre empregador e empregado é o cumprimento das obrigações legais, assegurando os direitos, pagamentos e honorários acordados.
Contudo, por mais que a empresa mantenha em dia seus compromissos, sabemos que podem surgir motivos para o funcionário prestar queixas trabalhistas.
A queixa trabalhista consiste em uma ação judicial movida por um empregado contra seu empregador, seja ele contratado ou prestador de serviços.
Normalmente é aberta quando o colaborador entende que seus direitos foram violados ou que houve algum abuso ou excesso por parte do empregador.
E você sabe como ajudar sua empresa a evitar queixas trabalhistas? Preparamos algumas dicas para você neste artigo. Acompanhe!
De acordo com o Tribunal Superior do Trabalho (TST), mais de um quarto das queixas trabalhistas se referem ao pagamento incorreto de honorários, sendo 35.785 queixas por horas extras e 21.570 por intervalo intra-jornada, ou seja, o intervalo entre as jornadas de trabalho.
Além disso, tramitam 19 mil ações relativas à danos morais, 16 mil à questões relacionadas à terceirizações e 9 mil por falta de pagamento do adicional de insalubridade, ou seja, situações laborais que oferecem risco físico, químico ou biológico à saúde do trabalhador.
Queixas pelo não recolhimento do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) e por rescisão de contrato também estão entre as mais comuns.
Segundo reportagem publicada na revista Exame, o Brasil é o país campeão mundial de processos trabalhistas, com aproximadamente 2 milhões de casos por ano.
O grande erro e o mais comum do mundo corporativo consiste em desconhecer a legislação trabalhista. Além disso, outros erros desencadeiam muitas das queixas que citamos acima, como:
Após ter conhecimento dos erros mais comuns, conheça algumas atitudes que devem ser tomadas pelos gestores e pela empresa para ajudar na defesa, caso ocorram queixas, e até mesmo para preveni-las:
É importante ressaltar que toda essa documentação e todos esses cuidados ajudarão a empresa a se defender caso haja alguma queixa e/ou processo judicial. Com essa documentação em mãos, os advogados terão os recursos necessários para fundamentar a defesa.
A falta de diálogo entre a empresa e o colaborador desencadeia muitas insatisfações que posteriormente podem virar ações judiciais.
Além disso, um ambiente de trabalho com pouco conforto, estressante, com baixa qualidade de vida e com situações de insalubridade também pode acarretar o surgimento das queixas .
Então, lembre-se de proporcionar os direitos básicos ao trabalhador e de conferir um ambiente confortável, agradável e seguro. Estimule também a equipe a manter bons relacionamentos para que o clima seja positivo e leve.
Uma boa alternativa é fazer investimentos em bem-estar corporativo que compreendem ações de promoção de saúde, programas para elevar a qualidade de vida no trabalho e programas de ergonomia.
Esse conjunto de serviços melhora o clima organizacional e valoriza os colaboradores, demonstrando que a empresa se preocupa com eles, o que cria um vínculo forte e positivo. Assim, a equipe fica mais motivada, mais satisfeita e diminui a probabilidade de queixas.
Além desses benefícios, a ergonomia já é exigida por lei, segundo a norma regulamentadora número 17 (NR-17) e além de ajudar a proporcionar conforto, segurança e de aumentar a produtividade, também pode evitar queixas trabalhistas. Veja a seguir.
Já vimos que muitas queixas trabalhistas estão relacionadas à insatisfação do funcionário com as condições de trabalho oferecidas pela empresa.
A ergonomia vem para somar e proporcionar condições de trabalho que se adaptem às necessidades físicas e psicológicas dos profissionais. Sylvia Volpi, especialista na área, diz que
Ergonomia reduz a penosidade do ser humano, no intuito de sua melhor adaptação ao trabalho.
Dessa forma, a satisfação aumenta e as queixas diminuem. Além disso, trabalhar com saúde, conforto e segurança modifica a relação do colaborador com a empresa, tornando-a positiva para ambas as partes.
As queixas trabalhistas podem acontecer pelos mais variados motivos, e em geral, são negativas para a empresa e podem levar a perdas financeiras significativas.
Contudo, a adoção de medidas relativamente simples pode evitar grandes problemas. Basicamente o cumprimento à legalização vigente e a documentação feita de maneira adequada resguardam a empresa e são importantes ferramentas de defesa caso as ações judiciais aconteçam.
Então, que tal promover bem-estar corporativo para a sua empresa e evitar as queixas trabalhistas? Converse com a BeeCorp. Desenvolvemos programas de ergonomia, qualidade de vida no trabalho e ações de promoção da saúde.